Fala camarada Jotace,
Quando eu tinha sport eu pensava numa Bigtrail, não pelo design, pois sempre apreciei a estética de uma carenagem e também pelo conforto que ela traz na estrada afastando o vento do corpo da gente, mas, como uso a moto diariamente para ir para o trampo e as nossas ruas são muito ruins, eu pensava que uma Bigtrail era mais adequada pra não maltratar a carcaça, pensava também que nos fds os passeios não se limitariam a lugares com asfalto na porta, poderia ir também em cachoeiras e fazendas, até aí, tudo de bom, e uma BMW estava na mira, até porque na época falavam que elas não eram visadas
Mas a coisa mudou, e a praga mirou as Bigtrails também.
Entre os "confortos" disponíveis: a carenagem de uma sport, a versatilidade de uma bigtrail, ou poder rodar sem apreensão de ser assaltado de uma Custom, fiquei com a terceira opção e não me arrependo.
Mudar de estilo de moto sempre vai exigir uma adaptação, abrir mão de alguma coisa por outra, e pra ganhar "sossego" vale a pena abrir mão de carenagem ou suspensão.
Qualquer passeio de moto com medo, é desagradável, e não tem carenagem ou suspensão que compense.
Pegar a estrada sem medo, só ou acompanhado, sair a hora que você quiser, pra onde você quiser, isso não tem preço.
Eu percebi que, ao mudar de estilo, seja ele qual for, basta incorporar o espirito da moto, cada estilo de moto tem o seu estilo, cada um deles tem um variante do prazer que é único e exclusivo do motociclismo, mas todos são verdadeiros espíritos do motociclismo.
É como o esporte, tem várias modalidades, mas são todos esportes.
Eu hoje não saio mais das Customs, não apenas porque Custom ainda não atraiam os parasitas, até acho, por varias razões, pouco provável que essa cambada passem a se interessar por elas algum dia. Não saio da Custom, porque eu experimentei na pratica o prazer que é rodar numa Custom, que, assim como nas Nakeds, Speeds e Bigtrails, tem os seus pontos fortes e que eu aprendi a enxergar, sentir e usufruir... ...sem medo
Vai pra uma Custom, o inicio é doloroso, as costas doem no inicio (mas os joelhos agradecem de imediato), mas logo logo a coluna se acostuma e a dor vai embora, você vai ter que mudar de turma, e isso é complicado no inicio, mas logo você arruma outra, igual ou melhor (é como fim de namoro), o roteiro vai mudar também, nada de estrada de terra, mas tem muito destino bacana que o asfalto vai até a porta, ou perto. A estética é outra, não é tão atraente pra seu "gosto", mas depois você aprende a apreciar as curvas e especialidades da "jovem senhora", até porque sem medo de ver cano apontado pra sua testa, montar nela fica muito mais gostoso, compensando em muito as limitações.
Quanto às concessionárias, eu fico na duvida, sei que a maioria acha que as especializadas são mais em conta e eficientes, e não duvido disso, mas ainda tenho a força do habito, e é muito comodo pra mim fazer a manutenção numa delas. Mas isso vai mudar