Assim como fiz no Fórum Kawasaki Ninja Brasil, onde sou moderador, com minha ultima moto, uma Kawasaki Ninja 650r Lime Green 2012 (Dona Dilma), pretendo registrar aqui um diário da minha nova aquisição, um Vulcan 900 Custom (Suzana Vieira), como comecei a postar lá, por enquanto vou copiar o que postei lá e depois ir atualizando.
Há algum tempo que pretendia trocar minha Ninja 650r por uma moto que fosse menos visada pela bandidagem e como consequência tivesse o seguro mais baixo que os R$ 4.300,00 que a Porto me cobrou no ano passado.
Estava em duvida entre as três que mais me interessavam e meu corretor apontou como de seguro baixo:
1- Harley Davidson xr1.200x
2- Harley Davidson 1.200 Custom
3- Kawasaki Vulcan 900 Custom
Após muito pensar e ponderar decidi pela Vulcan pois tem:
1- Refrigeração líquida
2- Suspensão mais confortável
3- Concessionária mais próxima de minha casa
4- Comando de válvulas no cabeçote
5- Tanque com capacidade maior (20 litros)
6- Pedaleiras mais altas que as das concorrentes, permitindo deitar mais nas curvas sem raspar no asfalto.
7- A marca Kawasaki
Na sexta-feira (07/02/14) decidi que ia fechar negócio no sábado (08/02/2014), pois em março eu teria que renovar o seguro da 650r, estava decidido a pegar uma Vulcan 2013 na K-Dealer, pelo valor de R$ 32.000,00, mas entrei no site da Kawasaki e vi uma promoção de 50 Vulcans 2011 zero km por R$ 27.000,00. Não tive dúvida, pois, pelo que pesquisei, a diferença entre uma 2011 e uma 2013 é apenas adesivagem, que na 2011 é vermelha e nas 2013 verde, gosto mais da cor verde, além de minha jaqueta e capacete serem lime green, mas por R$ 5.000,00 a menos eu abria mão das preferencias, liguei para algumas CC de sampa e nenhuma tinha as 2011, liguei para a Kawasaki que me indicou a Casarini, e lá havia uma.
No dia seguinte, sábado fui lá e ela já estava separada me esperando, ao lado da mesa do vendedor, gostei e já deixei Dona Dilma (Ninja 650r 2012) como parte do pagamento, após assinar a papelada voltei pra casa de Táxi, meio triste por ter me separado de Dona Dilma, mas ansioso pela nova experiência que ia vir.
Estava tudo pronto, corretor de seguro e o despachante avisados da troca.
Na quarta-feira a Casarini me disse que eu já podia pegar ela, mas ainda faltava emplacar (lacrar) e eu não gosto de sair com veículo sem placa da concessionária para evitar dissabores com os polícias, mas a ansiedade falou mais alto e saí do trampo às 13:30 e fui buscar a danada.
Às 16:17 já estava em cima dela, liguei o motor, com receio daquele peso todo, e saí devagar pela avenida Rudge na direção de um posto de gasolina que fica do outro lado da margina Tietê, de cara achei a moto mais fraca que a 650r, mais pesadona, complicado de esterçar o guidom, coração disparado de medo no meio do transito, ela estava com 0,2 km rodados.
Cheguei no posto, foi um parto achar o pezinho e abrir o bocal do tanque, ela estava a esta altura com 2 km e pegou 18,8 litros. Alguns comentaram sobre a moto : Bonita, quantas cilindradas? Etc.
Após abastecer saí apavorado, pois ia pegar o transito pesado das Marginais Tietê e Pinheiros. Entrei na Tietê com caminhões pra todos os lados, anda e pára e meu medo aumentando, percebi logo que a disposição da Vulcan é muito menor que da 650r, ela tem força, muito torque, na quinta a 50 km/h ela vai de boa, mas mesmo eu não tendo acelerado forte já deu pra ver que ela não dá as arrancadas e retomadas rápidas da 650r, ela ganha velocidade, mas não com tanta rapidez quanto a 650r, talvez pelo peso (280 Kg), e provavelmente pela diferença de estilo de moto, pelo meu medo e pelo transito.
Gostei dos retrovisores, melhor que os da 650r, dava pra ver tudo atrás, de boa. No anda e pára eu sofria pra tentar achar os apoios dos pés, ficava procurando ele mais atrás...
Fui por um tempo atrás dos carros, no anda e pára, até que tomei coragem de pegar o corredor, com medo de mudar de faixa, afinal a danada não é nada ágil em costurar entre os carros como a 650r. Mas entrei no corredor e fui passando, passando... e comecei a sorrir ao descobri que não é tão ruim pegar corredor com ela.
Após uns 15 minutos senti que minha mão direita estava formigando, não sei se devido a vibração, que achei quase imperceptível, ou se era porque eu estava apertando demais os manetes devido ao medo de estar naquela jamanta no meio daquele transito.
Fui na boa até em casa, pegando corredor pelas avenidas, que tinham corredores mais apertados que as marginais, sempre com mais cuidado do que eu tinha com a Ninja, poucas vezes eu entalei entre os carros, muitos deles abriam caminho.
Após uns 30 minutos cheguei em casa, inteiro e um pouco mais tranquilo, mas ainda preocupado, pois na garagem eu teria que descer uma rampa para a vaga no subsolo, e ela é muito íngreme e tem um angulo de 90 graus, ali foi que senti o peso da danada, na Ninja eu descia num piscar de olhos, sem pensar, na Vulcan eu parei antes da rampa e calculei, pensei, planejei, rezei e desci devagarinho e tremendo. Consegui estacionar ela sem cair.
Com o tempo e eu ganhando experiência, muita coisa pode mudar, mas comparado com a Ninja 650r a Vulcan:
-É mais lenta na retomada
-A visibilidade dos retrovisores é bem melhor que a da 650r
-É mais difícil de passar nos corredores, mas não muito, provavelmente com o tempo eu ganhe mais confiança.
-Mais complicado esterçar e mudar de faixa em baixa velocidade.
-Muito maior e mais pesada, mas muito mesmo. Mais difícil manobrar ao estacionar em baixa velocidade.
-A buzina parece de bicicleta.
-Parece que a posição de pilotagem com as pernas esticadas cansa menos, o banco é muito mais confortável.
-Achei mais macia que a 650
-Nas ondulações e emendas do asfalto o guidom balança, parece que vai se separar do resto da moto.
-Os freios são mais fracos, chega a dar medo, a Ninja breca com gosto, a Vulcan vai parando devagar.
-O câmbio é incrível, ao contrário da 650r, não faz o menor tranco nem ruído ao engatar as marchas, uma beleza só.
-O ronco do motor é mais forte e gostoso que o da 650r.
-Algumas vezes, quando ela está parada e vc dá uma acelerada ela dá uma tossida estranha, tipo um estouro, já tinha lido sobre isso em um fórum.
Ela me esperando na CC

Já em casa:

31 kms rodados da casarini até em casa no painel do estilo de um fusca