Vulcan 900: Diário de uma Custom

Moto: Kawasaki Vulcan

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Kawasaki, Colaboradores Kasinski

Responder
rklein

Isso aí Acacio,

Me desculpem os amantes da marca HD, mas também acho que as qualidades das Harleys são outras (acabamento, rede social, quantidade de acessórios, concessionárias espetaculares...) mas definitivamente não é confiabilidade, penso que isso a Kawasaki tem melhor, acho que e as outras japonesas e europeias também.

Se você coloca uma Vulcan 900 Custom ao lado de uma FatBoy Special, ambas preto fosco, é visível que os materiais da Fat são mais nobres e o acabamento é superior. Não que na Vulcan seja ruim, muito pelo contrário, é muito bom, mas a Fat realmente impressiona pelo esmero e requinte, e não é a toa que a Fat custe o dobro da Vulcan e tudo na HD (acessórios e peças) custe os olhos da cara.

Pena que isso não se traduza em confiabilidade mecânica. Elas ficam paradas com algum defeito, mas sem perder a beleza e nobreza :mrgreen:

É impressionante como a Autostar está sempre cheia de clientes e motos, e eu já vi, na parte superior da concessionária, uma quantidade absurda de motos, que penso ser esperando peças. Nas da Kawasaki você não vê tanto movimento nem volume. Penso que parte disso é de clientes que lá vão se encontrar, mas a outra é de clientes que vão em busca de solução para os problemas de suas amadas. Imagino que a frota circulante da HD e a idade média das HDs também é superior as das Kawas, o que implica em mais manutenção também.

Já li e ouvi muito que a HD "Não vende motos, e sim estilo de vida".

Acho que o importante é saber o que se está comprando, se quer conforto e confiabilidade, penso que HD não é a melhor opção. Neste caso, acho que não tem o que é melhor ou pior, e sim, o que você quer?

Isso é apenas opinião minha, que sou usuário leigo, não entendo nada de mecânica, mas tenho a forte impressão, que a probabilidade de minha Vulcan me deixar na mão é muito menor que a V-Rod, e menor ainda do que uma das HDs de projeto mais clássico.
Imagem
Imagem
dom.arcanjo

Kleberson escreveu:
dom.arcanjo escreveu:A primeira marcha realmente faz este barulho mais forte. É da própria moto.
Tambem achei muito estranho a principio, mas agora to acostumado.
Sim, a primeira normal, até minha Intruder 125 ou a Mirage 250 faziam tb.
A HD 883 do meu brother aqui tb faz.

O lance é um pequeno clunc ao passar da 1o. para 2o. até a 3o. tb. subindo marcha. a sua tb se comporta assim aumentando marchas Arcanjo?
É normal.
Não sei se me acostumei ou pelo periodo de uso, os barulhos foram reduzindo conforme uso.
Na meia idade, a experiência é tão importante quanto a novidade.
http://www.vulcanriders.com.br/
acacio92

rklein escreveu:Isso aí Acacio,

Me desculpem os amantes da marca HD, mas também acho que as qualidades das Harleys são outras (acabamento, rede social, quantidade de acessórios, concessionárias espetaculares...) mas definitivamente não é confiabilidade, penso que isso a Kawasaki tem melhor, acho que e as outras japonesas e europeias também.

Se você coloca uma Vulcan 900 Custom ao lado de uma FatBoy Special, ambas preto fosco, é visível que os materiais da Fat são mais nobres e o acabamento é superior. Não que na Vulcan seja ruim, muito pelo contrário, é muito bom, mas a Fat realmente impressiona pelo esmero e requinte, e não é a toa que a Fat custe o dobro da Vulcan e tudo na HD (acessórios e peças) custe os olhos da cara.

Pena que isso não se traduza em confiabilidade mecânica. Elas ficam paradas com algum defeito, mas sem perder a beleza e nobreza :mrgreen:

É impressionante como a Autostar está sempre cheia de clientes e motos, e eu já vi, na parte superior da concessionária, uma quantidade absurda de motos, que penso ser esperando peças. Nas da Kawasaki você não vê tanto movimento nem volume. Penso que parte disso é de clientes que lá vão se encontrar, mas a outra é de clientes que vão em busca de solução para os problemas de suas amadas. Imagino que a frota circulante da HD e a idade média das HDs também é superior as das Kawas, o que implica em mais manutenção também.

Já li e ouvi muito que a HD "Não vende motos, e sim estilo de vida".

Acho que o importante é saber o que se está comprando, se quer conforto e confiabilidade, penso que HD não é a melhor opção. Neste caso, acho que não tem o que é melhor ou pior, e sim, o que você quer?

Isso é apenas opinião minha, que sou usuário leigo, não entendo nada de mecânica, mas tenho a forte impressão, que a probabilidade de minha Vulcan me deixar na mão é muito menor que a V-Rod, e menor ainda do que uma das HDs de projeto mais clássico.
Minha Vulcan chega nessa quarta feira :D :D :D :D
E a sensação que tive ao ve - la na caixa toda embalada com um maior capricho e cuidado na oficina longe de sol e chuva foi simplesmente maravilhosa.

Não sei o que tem nela mas é uma moto que me passa uma confiança muito grande mesmo sem nunca ter andando nela e quando andei me apaixonei por ela.

Na Harley as motos ficam desativadas no pátio tomando sol e chuva isso é justo? Pagamos caro e as motos tem esse cuidado "maravilhoso" chegam em nossas casas limpas mas não dá uma semana para aparecer ferrugem nos discos de freio, escapamento, parafusos e algumas partes de metal mais frágeis.

Não podemos visitar a oficina para ver os serviços dos mexânicos da CC.

Sabe se lá o que fazem com aquelas motos que deram PT e estão na oficina

Nunca passou na cabeça de ninguém que eles podem muito bem aproveitar dessas motos que deram PT um tanque meio amassadinho , paralamas, rodas e etc fazer a funilaria e por nas motos novas? Afinal de contas as peças são intercambiáveis entre diversos modelos.

Colocar peças usadas na sua moto e fazer mil e uma malandragens.
Kawasaki Vulcan 900 Classic
rklein

dom.arcanjo escreveu:
Kleberson escreveu:
dom.arcanjo escreveu:A primeira marcha realmente faz este barulho mais forte. É da própria moto.
Tambem achei muito estranho a principio, mas agora to acostumado.
Sim, a primeira normal, até minha Intruder 125 ou a Mirage 250 faziam tb.
A HD 883 do meu brother aqui tb faz.

O lance é um pequeno clunc ao passar da 1o. para 2o. até a 3o. tb. subindo marcha. a sua tb se comporta assim aumentando marchas Arcanjo?
É normal.
Não sei se me acostumei ou pelo periodo de uso, os barulhos foram reduzindo conforme uso.
Exatamente, hoje rodando com a Vulcan prestei bastante atenção quando trocava as marchas, e achei o barulho baixo, também não sei se diminuiu, se eu me acostumei, ou se aprendi a trocar as marchas no "tempo correto", pois tenho a impressão que se trocarmos as marchas "no tempo correto" o barulho diminui.

Parece que depois de um tempo nem percebemos mais isso, passa a fazer parte do "ruído de fundo" :mrgreen:

Abasteci hoje, 18,6 km/l. média geral continua em 19,2 Km/l, e a média dos últimos 10 tanques, 19,4 km/l, ou seja, tendencia da média melhorar 0,2 km/l.
Imagem
Imagem
Kleberson

Hoje faz duas semanas que comprei a Vulcan, peguei 360km na estrada e 292km na cidade.

Os barulhos subindo a marcha diminuiram bem, tenho passado as marchas e praticamente apenas com um pequeno som, um clunc bem fraco, procuro passar no tempo certo dela.

De vez em quando a marcha entra com o som mais alto.

tb nao sei dizer se estou pegando o jeito de fazer as trocas mesta moto com cilindrada alta (digo em relacao a valente intruder), ou se é com o tempo que as engrenagens vao se ajustando melhor.

So digo uma coisa, estou adorando pilotar a Vulcan, pego corredor tranquilamente, quando vem um "cachorro louco" atras, eu dou seta, saio do caminho, e volto em seguida :-D

mais 150km saio do amaciamento da primeira fase. acho que o consumo vai subir mais um pouco, os dois ultimos tanques ficaram em 15 km/L
Imagem
rklein

O consumo vai melhorar por duas razões, o amaciamento e você vai se adaptando a ela. questão de tempo.

Com relação ao corredor, viu aí? Com o tempo vc se acostuma a domar essa massa toda, e o efeito prático é que ela fica fina e leve! :mrgreen:

Uma coisa boa no corredor com ela, em baixa velocidade, é que ela é "dócil" e tem centro de gravidade baixo, não é nervosa nem tem centro de gravidade alto, como uma sport, por isso não dá pulos súbitos nem fica balançando de um lado para o outro por qualquer coisa.

Sempre fiz o mesmo que voce com relação aos motoboys e afins nos corredores, afinal, se meu trajeto é de 40 minutos pilotando civilizadamente, se eu endoidar e pilotar como eles, ganho o que? 5 a 10 minutos? De que adianta aumentar o risco em 100% pra ganhar 25% no tempo? e seria 10 minutos!!! Péssima relação custo beneficio, né mesmo? Melhor ir de boa, apreciando o passeio e a moto? Nada melhor que 10 minutos a mais numa Vulcan, provavelmente quem tem uma moto ruim queira sair logo de cima dela :mrgreen:

E não se esqueça, cuidado com os joelhos no tanque, para não polir o fosco, é de repente, quando você vê, o brilho já tá lá! Um tanque polido só dói menos que um tanque amassado/arranhado, mas é uma tristeza e tanto. :x
Imagem
Imagem
rklein

Hoje numa rua maltratada, pensei na vantagem da roda gigante de aro 21" da Vulcan 900 Custom. Fui pra net pesquisar e vejam que viagem na maionese!

Leia abaixo uns trechos que uma reportagem fala de uma moto com roda dianteira de aro 21":

"... com seu aro 21″ na frente projetado para enfrentar obstáculos... ...a roda dianteira aro 21″ atropela tudo que vier pela frente......Rodas: aro 21″ com pneus 90/90 R21 na dianteira e aro 17″ com pneus 150/70 R17 na traseira..."

Estão falando da Vulcan? Não, isso é um trecho de uma reportagem sobre a BMW F800 GS! :shock:

As diferenças são que o pneu dianteiro original da Vulcan 900 CT é 80/90-21, que eu acertadamente troquei pelo 90/90-21, o mesmo da Big Trail da BMW. Ao contrario do meu receio inicial, não percebi nenhuma consequência negativa com a troca, foi só ganho mesmo, pois absorve um pouco mais as pancadas e ainda melhora a má aparência de "canela fina" quando se olha pela dianteira (de lado fica bacana).

E o pneu Pneu traseiro da Vulcan é 180/70-15, o da BMW é 150/70-17. Vou trocar ele, assim que ele gastar, por um 200/70-15, mas isso ainda está longe, pois com 13.000 km, ainda está com sulcos profundos e nem um pouco quadrado.

E essa reportagem?

Tamanho da roda ajuda motocicletas a vencerem obstáculos

"...Elas vêm equipadas com aros de 21 polegadas na dianteira. Com essa dimensão, o piloto consegue transpor os obstáculos com mais conforto e segurança. O conjunto pneus/rodas é capaz de superar a dificuldade, e o piloto consegue manter o controle da moto. O mesmo ocorre na hora de ultrapassar uma lombada ou subir numa guia...

...A desvantagem das rodas grandes é o maior efeito giroscópico, força que tende a manter a roda na posição vertical e dificulta a realização de curvas em altas velocidades... ...Rodas de 18 polegadas não possuem a mesma capacidade para superar obstáculos... ...Rodas menores facilitam as manobras, mas são indicadas apenas para pisos em boas condições; rodas maiores exigem mais esforço nas manobras, mas estão prontas para encarar qualquer tipo de rua ou estrada..."

Calma, não precisa me espancar nem me banir, sei que além do tamanho das rodas, existem suspensão, quadro, distribuição de peso e outros fatores que colaboram para essa eficiência de uma Big Trail em terreno ruim, mas minha gorda pelo menos tá com galochas adequadas para esse nosso martirío diário que são nossas ruas, o que já é alguma vantagem, né mesmo? :mrgreen:

http://carros.uol.com.br/motos/noticias ... aculos.htm
Imagem
Imagem
Kleberson

rklein, foi lendo o seu diário com a Dona Suzana que eu acertadamente mentenho minhas coxas longe do tanque, e tb todo corredo,r eu sempre olho para baixo para nao raspar nos carros, e sim, ela ja esta mais fina e leve hehe
valeu! :lol: :lol:

Sabado foi levar minha esposa para a casa de uma amiga, a rua tinha aquelas lombadas finas e altas, deu uma leve batidinha em baixo, voltei passando pela lombada na diagonal. que raiva que deu. vou providenciar um protetor de carter.

Sobre o pneu dianteiro, otima noticia do post anterior, acho que irei trocar o meu tb.

ha, faz um tempo que ia te falar, faça uns videos cara, po, pegue um go pro hero e mande ver, queremos ver/ouvir a Dona Suzana 8) e a nervosa Vera :twisted:
Imagem
rklein

Verdade, esquecemos que quando estamos sem garupa ele pode até passar sem raspar, mas com garupa... Mas uma raspadinha só não é nada.

Com relação a GoPro, no ano passado, fiquei animado, comprei logo duas câmeras (Hero 3 e Xtrax SD21), para prender uma na dianteira e outra na traseira, cheio de ideias para fazer grandes produções, filmar é legal, mas descobri depois que editar... vixe, um saco, não tenho paciência, e aí encostei as duas. Fogo de palha! :mrgreen:

Olha elas na Ninja e no capacete, mas foi só filmar a primeira vez e tentar a edição que desisti de ser cineasta e continuei na fotografia. Até fiz um Timelapse e editei, ficou bacana (link abaixo)

http://youtu.be/8InXQRakWyA

Imagem
Imagem

Com relação ao pneu, espera o seu gastar e depois troca, o ganho não é tão grande assim que valha o prejuízo. O meu dianteiro rodou 12.000 kms.

Tem outra coisa sobre trocar os pneus, ao colocar maiores, a moto termina ficando uma merreca mais alta, não é muito, mas já é alguma coisa.

Fiquei em duvida sobre a pressão do pneu maior, no original é 40 psi, alta assim, imagino que para aguentar as pancadas, ao colocar um pouco maior imagino que devemos reduzir a pressão, a moto vai ficar um pouquinho mais macia também, só não sei em quanto reduzir, estou testando 36 e 38 psi.
Imagem
Imagem
Kleberson

Pô, legal cara, faça pelo menos um com a Vera ou Suzana, depois que ver o resultado quem sabe se anima.
Nem precisa ser uma produção nao, apenas fazendo os cortes de videos e jogando na timeline e pronto.
Veja este cara, ele fez um video ate que curto, mas com 6 Gopro rss :lol:
https://youtu.be/t_na5QQNc84

uma vez eu comprei uma camera (espiã, chaveiro) e prendi na minha Mirage, curti a ideia.
Quero comprar uma go pro e começar a documentar viagens e tals.

ha, quando a dirigibilidade nos corredores, eu ando sempre com minha esposa, a 9 anos, quase que diariamente, e mesmo com ela, a Vulcan se mantem bem estavel, tb ela ajuda muito sendo uma otima garupa, seguindo meus movimentos naturalmente. achei incrivel como a Vulcan fica estavel, quase que nao preciso ficar corrigindo a trajetoria com o guidon.
Imagem
Responder