Me desculpem os amantes da marca HD, mas também acho que as qualidades das Harleys são outras (acabamento, rede social, quantidade de acessórios, concessionárias espetaculares...) mas definitivamente não é confiabilidade, penso que isso a Kawasaki tem melhor, acho que e as outras japonesas e europeias também.
Se você coloca uma Vulcan 900 Custom ao lado de uma FatBoy Special, ambas preto fosco, é visível que os materiais da Fat são mais nobres e o acabamento é superior. Não que na Vulcan seja ruim, muito pelo contrário, é muito bom, mas a Fat realmente impressiona pelo esmero e requinte, e não é a toa que a Fat custe o dobro da Vulcan e tudo na HD (acessórios e peças) custe os olhos da cara.
Pena que isso não se traduza em confiabilidade mecânica. Elas ficam paradas com algum defeito, mas sem perder a beleza e nobreza
É impressionante como a Autostar está sempre cheia de clientes e motos, e eu já vi, na parte superior da concessionária, uma quantidade absurda de motos, que penso ser esperando peças. Nas da Kawasaki você não vê tanto movimento nem volume. Penso que parte disso é de clientes que lá vão se encontrar, mas a outra é de clientes que vão em busca de solução para os problemas de suas amadas. Imagino que a frota circulante da HD e a idade média das HDs também é superior as das Kawas, o que implica em mais manutenção também.
Já li e ouvi muito que a HD "Não vende motos, e sim estilo de vida".
Acho que o importante é saber o que se está comprando, se quer conforto e confiabilidade, penso que HD não é a melhor opção. Neste caso, acho que não tem o que é melhor ou pior, e sim, o que você quer?
Isso é apenas opinião minha, que sou usuário leigo, não entendo nada de mecânica, mas tenho a forte impressão, que a probabilidade de minha Vulcan me deixar na mão é muito menor que a V-Rod, e menor ainda do que uma das HDs de projeto mais clássico.