bom.. continuando... (até me expulsarem

)
esqueci de relatar a 2ª melhor modificação feita até o momento (pelo fator segurança): Pneu Tubeless. Isso explica um pouco o pq resolvi mexer na coroa (ela já estava fora mesmo...)
OBS: a primeira foi a pastilha de freio, ele parecia um botão liga/desliga, não havia sensibilidade nenhuma, em piso molhado, ou a roda estava girando ou estava travada (dianteira), após ela acabar, coloquei outra em emergência (vide topico peças genéricas da mvk), agora sim eu tenho muita sensibilidade, e travar a roda é muito mais difícil (mas não impossível).
bom... vamos ao pneu... tenho muita familiaridade com furos, afinal sou ciclista de fim de semana, gosto de umas estradas... chego a pedalar até 200km em um unico dia, e remendar furo em pneu é minha rotina... (é raro sair para dar uma volta sem ter que arrumar o pneu).
Bom... mesmo sabendo disso, fiz a "loucura" de ir para o litoral, e posteriormente fazer um "bate-volta" em Holambra ( 150km da capital sp), mesmo sem ter me preparado para algum imprevisto.
Um pouco menos empolgado para rodar, e com a cabeça mais acertada, resolvi comprar a tal "vacina para pneus", que constitui uma pasta verde colocada dentro da câmara, para quando o pneu furar ela imediatamente entrar em ação. Como já era previsto o pneu furou (na cidade), à cerca de 100m de um borracheiro, fui até lá para encher o pneu e fazê-lo girar, para que então a vacina vedasse, após 30 min tentando fazer o "troço" funcionar, não teve jeito, o borracheiro desmontou. Não posso afirmar que o produto não é eficaz, por que até o momento eu não classifiquei o "objeto" causador do furo como "prego" ou "estaca", já que o mesmo tinha 120mm de comprimento e 5mm de diâmetro, causando inacreditáveis 4 furos na câmara !!! Fica aqui um alerta, essa câmara é muito difícil de encontrar, e é meio salgada (R$ 58,00 após pesquisar muito). Mas antes não tivesse comprado ... explico o pq:
Meu pneu já estava "calvo", deveria já ter feito a troca dele e colocado um tubeless no lugar.
Comprei um bico 90º para pneu sem câmara (R$ 6,00), mas não é só isso, é necessário tb aumentar o diâmetro do furo da roda (broca 11mm), não há a necessidade de fazer um rebaixo, apesar da grande espessura do material, o bico entra sem maiores dificuldades. Como é sabido, pneus tubeless demoram muito para esvaziar se furar, garantindo o término da viagem e a segurança da mesma, e para os mais precavidos, dá para fazer um "remendo" (espagueti) em pneu sem câmara, mesmo sem desmontar ele da roda.
Só por curiosidade, paguei R$ 180,00 no pneu 130/90-15, quem quiser o tel/end passo por e-mail.
Sou marinheiro de primeira viagem em motos, mas percebi no começo que essa moto não inspirava segurança nenhuma em curvas, parecia que ela escorregava a traseira em desniveis (aparentemente suspensão lerda, demorava para voltar o curso), ou em curvas acentuadas de media/alta velocidade ela ficava balançando (dançando), a traseira, causando muita insegurança, fora os remendos de pista, onde ela ficava dançando de um lado para o outro, sendo muito difícil de controlar. Esses problemas acabaram depois que troquei o pneu, mas não sei ao certo dizer se foi pelo tipo de borracha (marcas diferentes), costado do pneu mais rígido, ou pelo sistema tubeless (em bike sei que dá muita diferença).