Fênix 200 - Especificações

Motos: MVK Fenix, MVK Fenix Gold, MVK Spyder 300, MVK Black Star, MVK Halley

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores MVK

Responder
luguta

Cesar Benzoni escreveu:Tu eh de q lugar de MG? Se for de perto de Uberlandia podemos dar uns roles! Minha namorada é de la, vivo praqueles lados.

É isso ae!
Abraço
Fala Cesar,

infelizmente estou um pouco longe de Uberlândia (minha terra natal), moro em BH mas com certeza se for pra esses lados lhe escreverei aqui no forum para marcarmos umas voltas!!!

Grande abraço,

Gustavo
lipenur

[/quote]

Caro colega Lipenur,

suas dicas são valiosas, porém meu conhecimento em mecânica e elétrica tem grandes limitações. As modificações por você citadas que mais me interessaram foram a troca do Giglê no carburador e a retirada da ponteira de escape. Pergunto: Como e onde se faz isso? Onde encontro a peça do carburador?

Gustavo[/quote]

Olá Luguta, só tem uma maneira de aumetar seu conhecimento: mão na massa :D !!!

Vamos lá

Carburador, para mexer no giclê vc terá que:

1 - Fechar a torneira do tanque
2 - Esgotar a gasolina do carburador (tem um parafuso onde sai a mangueira, na parte de baixo dele).
3- Retirar o carburador. tire o coletor de admissão (soltar os dois que vão ao motor é mais fácil), soltar a braçadeira que liga o duto de ar do filtro à entrada do carburador, soltar tb, afogador (eu arranquei o meu fora, já que ele não funcionava, e restringia a passagem de ar), deverá tb se necessário, soltar cabo de acelerador
4 - soltar os quatro parafusos que seguram a cuba (parte de baixo do carburador), o giclê de alta é o que aparece em vermelho na foto, o meu era numero 98 (fabricação 2007), passei para 108 (no chute mesmo, depois coloquei 120 e ficou engasgando em alta)

Imagem

repare que ele é sextavado e a ponta não, essa ponta é o giclê, o restante é chamado de caneta, se vc levar a caneta com giclê para pedir um igual, esquece, ninguem sabe o que é isso (experiência própria), após olhar bem, ví que dava para soltar a ponta (com chave de fenda), e pronto, é só levar essa ponta (giclê), em qualquer casa de AUTOpeças, e pedir uma com medida maior (minha sugestão é o 108 mesmo), ele é usado em carburadores automotivos (não me lembro a marca), não se preocupe se a cabeça for maior, pois servirá, o importante é verificar passo de rosca, e diâmetro.

agora é só montar tudo novamente

acho que um leigo, não levaria mais de 2h para fazer tudo isso !!!

Quanto ao escapamento esse video fala por sí só !!!

http://www.youtube.com/watch?v=QzTDfdTG ... re=related

EDIT: Link errado

Boa Sorte, qualquer dúvida estou a disposição !!!

lipenur@hotmail.com
GEO

Quero agradecer a galera que possui a Fenix 200 pelos relatos aqui postados. Meu pai ficou louco pela moto, mas tinhamos poucas informaçoes sobre ela, por isso ele estava com muito medo. Agora com os depoimentos de vocês, ele ficou um pouco mais tranquilo. No mês que vem iremos buscar a tão sonhada moto com um pouco mais de tranquilidade. Valeu galera! :) :)
luguta

[/quote]

Olá Luguta, só tem uma maneira de aumetar seu conhecimento: mão na massa :D !!!

Vamos lá

Carburador, para mexer no giclê vc terá que:

1 - Fechar a torneira do tanque
2 - Esgotar a gasolina do carburador (tem um parafuso onde sai a mangueira, na parte de baixo dele).
3- Retirar o carburador. tire o coletor de admissão (soltar os dois que vão ao motor é mais fácil), soltar a braçadeira que liga o duto de ar do filtro à entrada do carburador, soltar tb, afogador (eu arranquei o meu fora, já que ele não funcionava, e restringia a passagem de ar), deverá tb se necessário, soltar cabo de acelerador
4 - soltar os quatro parafusos que seguram a cuba (parte de baixo do carburador), o giclê de alta é o que aparece em vermelho na foto, o meu era numero 98 (fabricação 2007), passei para 108 (no chute mesmo, depois coloquei 120 e ficou engasgando em alta)

Imagem

repare que ele é sextavado e a ponta não, essa ponta é o giclê, o restante é chamado de caneta, se vc levar a caneta com giclê para pedir um igual, esquece, ninguem sabe o que é isso (experiência própria), após olhar bem, ví que dava para soltar a ponta (com chave de fenda), e pronto, é só levar essa ponta (giclê), em qualquer casa de AUTOpeças, e pedir uma com medida maior (minha sugestão é o 108 mesmo), ele é usado em carburadores automotivos (não me lembro a marca), não se preocupe se a cabeça for maior, pois servirá, o importante é verificar passo de rosca, e diâmetro.

agora é só montar tudo novamente

acho que um leigo, não levaria mais de 2h para fazer tudo isso !!!

Quanto ao escapamento esse video fala por sí só !!!

http://www.youtube.com/watch?v=QzTDfdTG ... re=related

EDIT: Link errado

Boa Sorte, qualquer dúvida estou a disposição !!!

* editado: contra as regras do site divulgar email * [/quote]

Bem Lipenur,

devo dizer que estou igualmente agradecido e impressionado pela sua cooperação. Acho que uma das coisas que mais está me ajudando em apaixonar-me cada dias mais pelas motos é a união desse grande grupo. Compartilhar informações motociclisticas parece ser tão essencial quanto fazemos na Informática.

Bem, vou me arriscar na parte do carburador tão logo eu mude para uma casa no mes que vem. Estou morando em prédio e a garagem não me da muitas possibilidades, especialmente se tiver que largar a moto desmontada enquanto compro as peças. Talvez nas minhas férias mês que vem.
Qual foi o ganho real com essa troca?

Quanto ao escapamento, pretendo fazer o quanto antes. É impressionante o quanto a gente se acostuma com o ronco rápido. Antes eu achava alto e imponente e agora nem tanto mais, rsrsrs. Você teria video da sua moto em youtube ou algo assim pra mostrar? Quais modificações estéticas já fez?

Muitissimo obrigado mesmo pelas dicas.

Caso precise também de alguma coisa meu email é * editado: contra as regras do site divulgar email *

Grande abraço
Luiz Gustavo
Fênix MVK 200cc 2009/2009
Riding free, forever...
luguta

GEO escreveu:Quero agradecer a galera que possui a Fenix 200 pelos relatos aqui postados. Meu pai ficou louco pela moto, mas tinhamos poucas informaçoes sobre ela, por isso ele estava com muito medo. Agora com os depoimentos de vocês, ele ficou um pouco mais tranquilo. No mês que vem iremos buscar a tão sonhada moto com um pouco mais de tranquilidade. Valeu galera! :) :)
Meus parabéns pela escolha! Não se esqueça de compartilhar suas experiências com os colegas aqui depois ok?

Grande abraço!
Luiz Gustavo
Riding free, forever...
lipenur

bom.. continuando... (até me expulsarem :lol: )

esqueci de relatar a 2ª melhor modificação feita até o momento (pelo fator segurança): Pneu Tubeless. Isso explica um pouco o pq resolvi mexer na coroa (ela já estava fora mesmo...)

OBS: a primeira foi a pastilha de freio, ele parecia um botão liga/desliga, não havia sensibilidade nenhuma, em piso molhado, ou a roda estava girando ou estava travada (dianteira), após ela acabar, coloquei outra em emergência (vide topico peças genéricas da mvk), agora sim eu tenho muita sensibilidade, e travar a roda é muito mais difícil (mas não impossível).

bom... vamos ao pneu... tenho muita familiaridade com furos, afinal sou ciclista de fim de semana, gosto de umas estradas... chego a pedalar até 200km em um unico dia, e remendar furo em pneu é minha rotina... (é raro sair para dar uma volta sem ter que arrumar o pneu).

Bom... mesmo sabendo disso, fiz a "loucura" de ir para o litoral, e posteriormente fazer um "bate-volta" em Holambra ( 150km da capital sp), mesmo sem ter me preparado para algum imprevisto.

Um pouco menos empolgado para rodar, e com a cabeça mais acertada, resolvi comprar a tal "vacina para pneus", que constitui uma pasta verde colocada dentro da câmara, para quando o pneu furar ela imediatamente entrar em ação. Como já era previsto o pneu furou (na cidade), à cerca de 100m de um borracheiro, fui até lá para encher o pneu e fazê-lo girar, para que então a vacina vedasse, após 30 min tentando fazer o "troço" funcionar, não teve jeito, o borracheiro desmontou. Não posso afirmar que o produto não é eficaz, por que até o momento eu não classifiquei o "objeto" causador do furo como "prego" ou "estaca", já que o mesmo tinha 120mm de comprimento e 5mm de diâmetro, causando inacreditáveis 4 furos na câmara !!! Fica aqui um alerta, essa câmara é muito difícil de encontrar, e é meio salgada (R$ 58,00 após pesquisar muito). Mas antes não tivesse comprado ... explico o pq:

Meu pneu já estava "calvo", deveria já ter feito a troca dele e colocado um tubeless no lugar.
Comprei um bico 90º para pneu sem câmara (R$ 6,00), mas não é só isso, é necessário tb aumentar o diâmetro do furo da roda (broca 11mm), não há a necessidade de fazer um rebaixo, apesar da grande espessura do material, o bico entra sem maiores dificuldades. Como é sabido, pneus tubeless demoram muito para esvaziar se furar, garantindo o término da viagem e a segurança da mesma, e para os mais precavidos, dá para fazer um "remendo" (espagueti) em pneu sem câmara, mesmo sem desmontar ele da roda.

Só por curiosidade, paguei R$ 180,00 no pneu 130/90-15, quem quiser o tel/end passo por e-mail.

Sou marinheiro de primeira viagem em motos, mas percebi no começo que essa moto não inspirava segurança nenhuma em curvas, parecia que ela escorregava a traseira em desniveis (aparentemente suspensão lerda, demorava para voltar o curso), ou em curvas acentuadas de media/alta velocidade ela ficava balançando (dançando), a traseira, causando muita insegurança, fora os remendos de pista, onde ela ficava dançando de um lado para o outro, sendo muito difícil de controlar. Esses problemas acabaram depois que troquei o pneu, mas não sei ao certo dizer se foi pelo tipo de borracha (marcas diferentes), costado do pneu mais rígido, ou pelo sistema tubeless (em bike sei que dá muita diferença).

Imagem
lipenur

Olá Laguta !!!

Não fiz nenhum video do ronco da minha moto, por alguns motivos: o microfone de máquinas fotográficas (que filmam), é muito ruim, e outra, escutei vários roncos no youtube, e tenho meu pc ligado em Home-Theater, com o sub ligado qualquer ronco é lindo :lol: , mas com caixinhas normais é horrível, não dando para se basear nesses videos :cry:

Quanto ao ganho real da troca de giclê, foi em aceleração e retomadas de velocidade, ela fica mais esperta para andar, não dá aquela sensação de "manca" como vem originalmente, qto a velocidade final não deve ter aumentado mais do que 5km/h

Quanto a modificações estéticas, vou postar algumas fotos:

Alforge

Imagem

Troquei tb os espelhos (mais uma emegência, eles ficaram soltos)

Imagem

troca de iluminação do painel

Imagem

Xenon e pisca aceso com leds (botão liga/desliga), o pisca passou para os farois auxiliares, já que ela não consegue sustentar a carga de um "farol auxiliar"

Imagem

Imagem
luguta

lipenur escreveu:Olá Luguta !!!

Não fiz nenhum video do ronco da minha moto, por alguns motivos: o microfone de máquinas fotográficas (que filmam), é muito ruim, e outra, escutei vários roncos no youtube, e tenho meu pc ligado em Home-Theater, com o sub ligado qualquer ronco é lindo :lol: , mas com caixinhas normais é horrível, não dando para se basear nesses videos :cry:

Quanto ao ganho real da troca de giclê, foi em aceleração e retomadas de velocidade, ela fica mais esperta para andar, não dá aquela sensação de "manca" como vem originalmente, qto a velocidade final não deve ter aumentado mais do que 5km/h

Cara,

sua moto está realmente muito bacana. Não estou nem conseguindo dormir pensando na modificação do escapamento que pretendo fazer amanhã mesmo! Sei e entendo que essas câmeras pra filmar são uma porcaria, e as caixinhas de som também não ajudam ao reproduzir. Depois que lhe escrevi, encontrei no youtube o video do mesmo cara que ensinou a fazer mostrando como ficou o ronco. Mesmo não sendo uma gravação fidedigna eu pude ter uma noção e confesso que me inspirou.

Quanto às outras modificações, me preocupei com o que falou à respeito do pneu. Com quantos quilômetros trocou o seu? Trocou os dois ou somente o traseiro? Por equanto estou apenas indo e voltando do trabalho mas estou prestes a mudar de casa e depois disso serão 100KM de ida e volta todos os dias do trampo, contra os atuais 10 que percorro. A última coisa que quero é ficar na estrada parado. Tenho um daqueles sprays que "vedam" e enchem o pneu após um furo mas sei que não posso colocar minha vida nas mãos de um frasco desses. Gostei também da idéia do bico de encher curvo. Não sei porque todo fabricante já não faz isso de fábrica. É notório que toda moto dá trabalho ao calibrar, mesmo minha antiga Biz 125 com rodas de liga leve. Eu só não sei quanto ao meu pneu com camara, se acharei o tal bico curvo para ele mas vou dar uma olhada com certeza.

Quanto aos retrovisores, achei curioso você ter mencionado. Até esta manhã eu não havia tido problemas, mas voltando do lava rápido, o conjunto da esquerda bambeou e tive que parar para apertá-lo. Mais alguns quarteirões e foi a vez do espelho do mesmo lado (Só a parte do espelho). Tive que pegar as ferramentas debaixo do banco para apertá-los. Irei rastrear a frequências desses ocorridos pra saber se tenho um problema. Pode ter sido coincidência apenas, vai saber.

A iluminação do seu painel ficou show!!! Aonde pode-se comprar os leds? Tem algum kit ou especificação a ser notada? Tem algum risco em abrir os painéis e instalar esses troços? Putz, você tem sido uma péssima influência pra mim, hehehe. :twisted:

Quanto aos alforges, acho maravilhoso o look que dá na moto, mas somente investirei nos meus ano que vem. Estou construindo uma casa e isso tem drenado a grana do orçamento motociclistico todo. Pra quebrar o galho instalei o bauleto da minha antiga Biz. Ele é bonito e está novinho. O único porém é que o sissy bar não deixa ele abrir. Sendo assim, tenho que tirar o baú do suporte sempre que for tirar alguma coisa. Como isso não é frequente acabo por não me incomodar.

O kit de xenon e auxiliares ainda não senti necessidade, mas devo dizer que você fez um ótimo trabalho. Se não me engano você havia mencionado algo sobre a queima do conjunto óptico ou algo assim, o que houve? É o acrílico que proteje o conjunto?

Não rodei ainda em chuva com a minha mas também não senti insegurança com ela. De que ano é a sua? Ela já veio com ABS de fábrica? Amanhã posto umas fotos da minha. Vou tentar filmar ou fotografar a operação "incrementa ronco", e posto aqui pra compartilhar com a galera!

Grande abraço 8)
Luiz Gustavo
Riding free, forever...
lipenur

Olá Gustavo !!!

Pneu - Troquei apenas o pneu traseiro (9.500km). preciso comprar tb um produto desse em spray, e tb uma bomba de bicicleta (miseros R$15), pois o spray irá lançar a cola, mas se até vedar o pneu ficar esvaziando... dalhe bombinha !!!

Iluminação do painel - já requer mais cuidados... Não recomendo quem não tenha média experiência com eletrônica e principalmente "serviços técnicos alternativos" (gambiarras mesmo) !!!utilizo leds comuns (3 volts), é necessário um resistor (que transforma 12v em 3v).

No velocimetro, tive que fazer 4 furos, pois no local original da lâmpada não atingia todos os numeros.

No Conta-Giros, fiz um furo na parte de baixo da carcaça, pois internamente não era possível colocar os leds (como no velocimetro), repare que originalmente só há iluminação na parte superior dos numeros.

Xenon - eu puxei fiação 4mm direto da bateria (com fusível independente), até dentro do farol, utilizei um relê para não sebrecarregar a fiação original. Adicionei um cooler pequeno dentro do farol (fiz pequenos furos na arte de baixo do farol), para resfriar o reator do xenon (problema elétrico resolvido).
Mas a peça cromada dentro do farol (bloco ótico), não suportou a temperatura da nova lâmpada e acabou "queimando" o cromo, achei um "bloco ótico" (R$ 20,00) na mesma medida (mas com lente de vidro amarelo), retirei a lente e coloquei a original da mvk, já que até o momento esta não apresentou nenhuma alteração.
OBS: encontrei com vidro transparente, mas este era mais caro e com vidro de má qualidade.

Freio - aquela peça que é chamada de ABS, na verdade é um brake-guard, sua função é retardar a pressão do óleo quando o manete é acionado forte e repentinamente (emergência), pois caso não tenha ele, a roda é bloqueada instantaneamente (a minha possui). Mesmo com essa peça, a roda travava muito fácil, era difícil controlar a sensibilidade, qdo troquei a pastilha (R$ 6,00), senti que era necessário muito mais força para travar (talvez a pastilha seja mais dura), isso me deu muito mais segurança, principamente em piso molhado.

Poste fotos da sua motoca !!! e compartilhe o video conosco, se tiver da retirada do escape, seria legal, pois essa parte eu não registrei :( !!!

Abraços e boa sorte !!!!
luguta

lipenur escreveu:Olá Gustavo !!!

Pneu - Troquei apenas o pneu traseiro (9.500km). preciso comprar tb um produto desse em spray, e tb uma bomba de bicicleta (miseros R$15), pois o spray irá lançar a cola, mas se até vedar o pneu ficar esvaziando... dalhe bombinha !!!
Fala meu novo amigo!

Perguntei pela quilometragem a fim de me programar. Não gosto de ser pego de surpresa nem mesmo nos menores valores. O tal do spray já me salvou algumas vezes, uma delas eu estava em meio a um lugar perigosíssimo e tarde da noite. Enchi o pneu com o danado do spray e fui embora. Quanto à bomba de bicicleta ainda não havia pensado, mas minha prioridade é o bico curvo. Sabe onde acho para pneus com camara?
lipenur escreveu: Iluminação do painel - já requer mais cuidados... Não recomendo quem não tenha média experiência com eletrônica e principalmente "serviços técnicos alternativos" (gambiarras mesmo) !!!utilizo leds comuns (3 volts), é necessário um resistor (que transforma 12v em 3v).

No velocimetro, tive que fazer 4 furos, pois no local original da lâmpada não atingia todos os numeros.

No Conta-Giros, fiz um furo na parte de baixo da carcaça, pois internamente não era possível colocar os leds (como no velocimetro), repare que originalmente só há iluminação na parte superior dos numeros.

Xenon - eu puxei fiação 4mm direto da bateria (com fusível independente), até dentro do farol, utilizei um relê para não sebrecarregar a fiação original. Adicionei um cooler pequeno dentro do farol (fiz pequenos furos na arte de baixo do farol), para resfriar o reator do xenon (problema elétrico resolvido).
Mas a peça cromada dentro do farol (bloco ótico), não suportou a temperatura da nova lâmpada e acabou "queimando" o cromo, achei um "bloco ótico" (R$ 20,00) na mesma medida (mas com lente de vidro amarelo), retirei a lente e coloquei a original da mvk, já que até o momento esta não apresentou nenhuma alteração.
OBS: encontrei com vidro transparente, mas este era mais caro e com vidro de má qualidade.

É. Bem...Isso tudo ainda é muito "advanced" pra mim que comecei agora. Fora que a moto ainda está na garantia de fábrica. Fico com medo de ferrar alguma coisa na parte elétrica. Mesmo assim, não significa que não irei fazer. Quem sabe quando animar não pego estrada de MG a SP e te peço uma ajuda? :roll:
lipenur escreveu: Freio - aquela peça que é chamada de ABS, na verdade é um brake-guard, sua função é retardar a pressão do óleo quando o manete é acionado forte e repentinamente (emergência), pois caso não tenha ele, a roda é bloqueada instantaneamente (a minha possui). Mesmo com essa peça, a roda travava muito fácil, era difícil controlar a sensibilidade, qdo troquei a pastilha (R$ 6,00), senti que era necessário muito mais força para travar (talvez a pastilha seja mais dura), isso me deu muito mais segurança, principamente em piso molhado.
Pois é, mesmo assim creio que a tal pecinha ficou apelidada como ABS pois vi uma reportagem sobre a tal no Auto Esporte a um tempo atrás. Estou sentindo uma segurança dez vezes maior com essa moto. Talvez pelo fato da antiga ser uma Biz, mas já tive uma situação de emergência e não fiquei na mão. Trocou a pastilha por outra original ou foi similar de outro fabricante?

lipenur escreveu: Poste fotos da sua motoca !!! e compartilhe o video conosco, se tiver da retirada do escape, seria legal, pois essa parte eu não registrei :( !!!

Abraços e boa sorte !!!!
Irei tentar postar as fotos quando voltar pra BH, como lhe disse, estou em Sampa a trabalho. Tive o mesmo problema que você com a máquina digital, e meu amigo que possui uma filmadora bacana não estava em BH no final de semana. A conclusão é que não consegui filmar o antes. Como eu comentei por e-mail, arranquei apenas uma das ponteiras e a outra pretendo tirar na quinta-feira. Mesmo se não conseguir filmar, tentarei fotografar e postar um passo-a-passo aqui pra galera.
Mais uma vez valeu mesmo pelas dicas, serão de muita valia nessa minha estréia no mundo custom!

Aproveitando, sabe de uma loja bacana de acessórios em SP, que seja nas redondezas do Brooklin Novo?

Grande abraço!

Gustavo
Luiz Gustavo
Riding free, forever...
Responder