Tipos de aço e solda p/ construção de chassis

Motos: Choppers, Bobbers e projetos exclusivos

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Outras Marcas

denio coelho

Gostaria de saber dos amigos, que tipo de aço, diametro, espessura da parede do tubo e que tipo de solda é mais usada e melhor para construção de chassis de moto bobber, ok!? Abraço a todos.
moto na estrada e Jesus no coração!
Dênio Coelho
jirschik
Moderador
Contato:

Denio, já fiz algumas pesquisas e constatei a necessidade de utilização de tubos de aço "sem costura". É um processo diferente de fabricação, pois os tubos "com costura" são feitos à partir de uma chapa de aço que é aquecido, conformado e soldado. A solda é a costura.
Quanto ao tipo de solda, a utilização de uma solda MIG é boa alternativa. Com a TIG o acabamento pode ficar melhor, mas para soldar com TIG é necessário muito mais treino do que com MIG.
Outro ponto importante além da solda é o desenho do chassis que deve ser bem "travado", como em uma treliça.
Imagem
denio coelho

Obrigado pelo esclarecimento amigo, quero juntar todas as informações possíveis para construir minha propria bobber!! Abraço.
moto na estrada e Jesus no coração!
Dênio Coelho
rgallas

Estou atrás pra montar uma chopper mas o problema maior é que nos últimos 3 anos o Detran não está homologando motos "caseiras" se que estas passem pelo INMETRO.

Tenho um amigo que transformou uma CB-400, aproveitou o motor (com número e tudo) e a parte do chassis que tinha o numero gravado e mesmo assim não conseguiu a documentação.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
cros
Moderador

rgallas escreveu: Tenho um amigo que transformou uma CB-400, aproveitou o motor (com número e tudo) e a parte do chassis que tinha o numero gravado e mesmo assim não conseguiu a documentação.
conheço um camarada que fabrica triciclo e motociclos além de restaurar, ele está fazendo uma moto pra esposa dele com motor de Twister, quem fabrica cria o número e registra e depois passa no Inmetro lá em Pelotas...(unico lugar no RS que legaliza)
Imagem
rgallas

Eu to interessado nesse processo....
O Inmetro de Porto Alegre não faz isso? Porque será?
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
cros
Moderador

rgallas escreveu:Eu to interessado nesse processo....
O Inmetro de Porto Alegre não faz isso? Porque será?
Me parece que o Detran de Pelotas é o único "qualificado" pra esse processo... uma vez ouvi que o pessoal do Inmetro mesmo regula o motor pra ficar dentro das normas, mas depois o pessoal desregula...
Imagem
cros
Moderador

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
hellmann
Contato:

depende se voce vai fazer a moto inteira, e ainda de qual tubo voce tá falando. a alma deve ser mais reforçada, SEMPRE.
e todos sem, costura.
vou contar uma coisa, nas motos 125 da honda, tirando a alma, todos os outros tubos são com pouco menos de 2mm de parede. isso inclui a balaça. eles só mudam a resistência pelo diamerto.
solda TIG é a melhor de todas. MIG/MAG é boa, eletrodo revestido NÃO usar, maçarico muito menos (pode usar pra lataria/tanque/afins, mas não pra estrutural)
cros
Moderador

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Responder