Dirigir sem habilitação

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Kings
Colaborador

datherra escreveu:Pessoal, a situação que irei citar aqui não é correta, mas minha ansiedade está me fazendo considerá-la e gostaria da opnião de vocês por favor:

estou providenciando minha CNH com a categoria A, nunca tive moto e estou em vias de comprar a Shadow 750. Estou também fazendo aulas particulares com um professor da MotoSchool em uma 250cc mas irei tomar aula em minha própria moto no mês que vem (assim que sair da loja).

Minha namorada já tem habilitação (CNH) para pilotar motos, mas não tem experiência e por isso também irá fazer algumas aulas com a própria Shadow.

Estou querendo fazer uma viagem de 420km no reveillon para Catanduva saindo de Sampa (somente estradas ótimas no caminho: Bandeirantes e Washington Luiz). Pergunto: os senhores acham que se eu for parado eu conseguirei simplesmente passar a moto para minha namorada que é habilitada e continuar a viagem, já que minha CNH não deverá ficar pronta até lá?

Gde [ ] e muito obrigado a todos!
PS: vocês conhecem algum tópico falando sobre quanto que se gasta inicialmente com equipamentos de segurança e para se proteger de chuva?
Minha opinião (mas não vai ficar triste): eu não viajaria.

Acho que a polícia é o menor dos seus problemas. Dificilmente param uma moto custom desse jeito. A não ser que vc esteja correndo muito (o que tenho certeza que vc não fará) ou faça alguma besteira por ai (o que acho que até pode acontecer).

Eu também fiquei muito ancioso ao comprar minha primeira moto. Queria ir para todos os lugares com ela. Mas fui indo aos poucos, etapa por etapa, e hoje acredito que fiz a coisa certa.

Indo aos poucos, vc vai curtindo sua moto e aprendendo sobre ela e sobre todo o mundo motociclístico. Sua bunda vai se acostumando ao banco, sua cabeça vai se acostumando ao capacete (no começo é um pouco apertado, depois vc acostuma e o capacete afrouxa um pouco), seu pescoço se acostuma (no começo achava o capacete um pouco pesado, doia um pouquinho o pescoço). E vc vai pegando o jeito da moto, amaciando o motor (viajar longe assim no período de amaciamento não é recomendável).

Sobre equipamentos de segurança, varia muito. Capacete bom varia de R$ 350,00 a R$ 3.000,00. Uma jaqueta de cordura impermeável de R$ 450,00 a R$ 1.500,00, uma bota de R$ 150,00 a R$ 600,00, luva de R$ 50,00 a R$ 350,00 e capa de chuva de R$ 30,00 a R$ 110,00. Acho que isso é o mínimo. Extra plus teria calça de cordura de R$ 300,00 a R$ R$ 800,00, balaclava por uns R$ 30,00. E não se esqueça que possivelmente vc terá que comprar alforges para sua moto (para carregar no mínimo a capa de chuva, se vc não precisar levar bagagem nenhuma), um sissy bar (sua mulher se sentirá muito mais segura com ele), além de um novo banco para o garupa (acredite, depois de 400 Km ela não estará tão feliz, como num passeio de 100 Km).
Jovi
Administrador
Contato:

A gente fala muito desse assunto aqui né, mas, hoje fomos a AFA(Academia da Força Aérea) e na entrada da Base Militar, antes de chegar o Coronel que iria autorizar nossa entrada os soldados pediram habilitação para permitir a entrada na base de todos os pilotos e motoristas de carros, adivinha?

Vários caras sem habilitação no comboio.... que coisa feia!

Claro, que todos esquecidos... :oops: :wink:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
caruso
Colaborador

Que coisa feia, hein?!!?!?! ahahahahahaha
Caruso

Imagem
glauber.leite

Bom pessoal eu fui um dos que nao tinham a CNH na hora que o soldado pediu...rssrsrsrsr
negocio é o seginte...eu aprendi a pilotar moto com 14 anos....e esse ano consegui comprar a minha mirage -DyLan...
claro que ainda tenho muito que aprender...e confesso que aprendi muito nesse passei com vocês...
mas o meu problema é fod*...
comecei a tirar minha carta em maio de carro e de moto...
estou até agora na luta e nao consegui...
mas a culpa não é minha...tudo lá é demorado...eu gastei 600 nas duas...junto com os exames e o CFC...
e mais 600 para comprar as duas...
mas meu o problema é que trabalho e não dá para ficar faltando no trabalho...o detran exige 15 aulas de cada...e as provas e tudo o mais são tudo nos horarios de trabalho...
é muito difícil de tirar a habilitação...
bati 10.000km essa semana na moto....e tudo isso sem a carta...fui parado 7 vezes e em todas nnao tomei nada...apenas na ultima vez que fui parado eu levei uma multa de dirigir sem a habilitação e eles exigiram alguem para retirá-la se nao eles iriam levar ela para o pátio...
chamei meu tio e peguei a multa...
sabe....se vc estiver andando certo...ngm vai falar nada...
nesse dia que tomei a multa eu passei por um sinal vermelho e para a minha surpresa eles estavam na esquina e ai nao tive o que falar...
mas das outras vezes até na blitz eu dei seta para parar desliguei a moto com todo o cuidado e eles me mandaram ir embora tranquilamente...
esse fim de ano eu vou fazer uma viagemd e 400km...vou rezar bastante...e seja o que deus quiser...
Gustavo Rios

Glauber,

Vai rezar para dar certo uma coisa que está errada??? hahaha
mas parei por aqui senão o Jovi vai me expulsar por mudar o foco da conversa.

Mas desejo uma excelente viagem e boa sorte e não me leve a mal na brincadeira.. rs

Abraços.
Gutto
CB500 - Mooca
cros
Moderador

PLANTÃO GAZETA
22/12/2008 12:17
Denatran prorroga o prazo para atual legislação na emissão de CNH até março de 2009

A gerência de Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informa que o prazo para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na atual legislação, está prorrogado até o dia 02 de março de 2009.

Cada Detran tratará especificamente da necessidade de estender o prazo por mais tempo. A prorrogação se deve ao fato de não haver tempo hábil para as alterações dos sistemas nos Estados. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT) irá atender a prorrogação do prazo, visto que, a demanda pela obtenção da primeira habilitação aumentou consideravelmente nos últimos dois meses. A procura é intensa, aproximadamente 400 pessoas são atendidas por dia na sede da autarquia.

O candidato a condutor que der entrada no formulário Renach até o prazo estabelecido terá 12 meses para concluir o processo de habilitação na atual norma de trânsito. Somente entrarão na resolução 285/2008 (que trata do aumento da carga horária) os candidatos que derem entrada na obtenção da primeira CNH a partir de 03 de março 2009 ou os que derem entrada antes e não concluírem o processo de habilitação no prazo de 12 meses.

Autor: Raquel Ferreira
Imagem
glauber.leite

Bom pessoal
só queria relatar aqui a minha experiência do ano..

meu primo de 20 anos tbm...chegou de belo horizonte aqui em santo andré as 7:00 da matina...logo depois de 2 horas saimos em direção a catanduva.
era o dia 24 e a estrada estava lotada...
eu nao tenho a carta mas ele tem...e cada uma estava com uma mochila eu fui levando a moto até o começo da bandeirantes... e dai entao eu deixei com ele...
cara tava lotado de policia...no 2 pedagio da bandeirantes eu estva guiando a moto...quando vi que os PM estavam parando até harley...
então eu dei seta e parei no proprio pedagio antes de passar pela policia...acendi um cigarro...e pedi um copo de água para a mocinha de lá...entao após parar de tremer eu dei meu capacete pro meu primo que foi pilotand...passamos pela policia e nao pararam a gente...
só fui pegar a moto já na washington luis
atyé lá tinha muita policia
paramos seis vezes na estrada para descansar...
e chegamos lá a tarde...
mas nao fomos parados sequer uma vez...

agora para votlar eu confesso que estava com medo...
então sai de lá as 2: da manha do sábado...
e cheguei em sao paulo as 6:30...
vi muito pouco policial...
e a estrada estava bem fazia...
foi tudo tranquilo...
430km da minha casa até catanduva...
umaexperiencia a mais...e 12.000 agora na Mirage
espero emb reve ter a habilitação mesmo dando certo esa viagem...

rssrsrsr

abraços a todos
Jovi
Administrador
Contato:

Motoristas que cometerem crimes no trânsito ou se envolverem em acidentes graves deverão passar por um curso de reciclagem específico para poder voltar a dirigir. A nova regra foi publicada na última sexta-feira, 9, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e vale a partir de 1º de julho deste ano.

Mais informações em: Blog Motos Custom
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Mickimba

Contran regulamenta exames para condutores recuperarem CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta segunda-feira a Resolução 300, que estabelece os exames necessários para que os condutores condenados por crime de trânsito ou envolvidos em acidentes graves possam voltar a dirigir. A partir de 1° de julho de 2009, além do curso de reciclagem já previsto pelo artigo 268 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores que forem condenados por crime de trânsito deverão se submeter aos exames de aptidão física e mental, avaliação psicológica, exame escrito sobre legislação de trânsito e exame de direção veicular.

No caso do acidente de trânsito considerado grave, segundo o parágrafo 1° do artigo 160 do CTB, o condutor nele envolvido poderá ser submetido aos exames exigidos para os condutores condenados por delito de trânsito, a juízo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Neste caso, deverá ser assegurada ampla defesa ao condutor.

Após o processo administrativo, e não sendo acolhida a defesa, o Detran determinará que o condutor se submeta aos exames de aptidão física e mental, avaliação psicológica, exame escrito sobre legislação de trânsito e noções de primeiros socorros e exame de direção veicular.

Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 160. O condutor condenado por delito de trânsito deverá ser submetido a novos exames para que possa voltar a dirigir, de acordo com as normas estabelecidas pelo CONTRAN, independentemente do reconhecimento da prescrição, em face da pena concretizada na sentença.

§ 1º Em caso de acidente grave, o condutor nele envolvido poderá ser submetido aos exames exigidos neste artigo, a juízo da autoridade executiva estadual de trânsito, assegurada ampla defesa ao condutor.

§ 2º No caso do parágrafo anterior, a autoridade executiva estadual de trânsito poderá apreender o documento de habilitação do condutor até a sua aprovação nos exames realizados.

Art. 268. O infrator será submetido a curso de reciclagem, na forma estabelecida pelo CONTRAN:

I - quando, sendo contumaz, for necessário à sua reeducação;

II - quando suspenso do direito de dirigir;

III - quando se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído, independentemente de processo judicial;

IV - quando condenado judicialmente por delito de trânsito;

V - a qualquer tempo, se for constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito;

VI - em outras situações a serem definidas pelo CONTRAN.
"Errar é humano, culpar os outros é estratégia."
Mickimba

CNH suspensa pode dar prisão no Paraná

10:53 - 28/05/2009

Portal do Consumidor

A partir de hoje, o motorista do Paraná que não entregar ao Detran a carteira de habilitação suspensa poderá ser preso pelo crime de desobediência, que prevê detenção de 15 dias a seis meses. A medida vale para qualquer cidadão, seja ele da área política, judicial ou policial. A determinação é do secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, que assinou resolução nesta quarta-feira. Os condutores que já receberam a notificação do Detran para entregar a carteira - cerca de 69 mil pessoas em todo o Estado - devem fazê-lo, caso contrário receberão a “visita” de um policial militar e terão que entregar o documento na mesma hora. Já os que receberem a notificação a partir de hoje, terão 48 horas para entregar o documento. A entrega deve ser feita em qualquer posto do Detran. Instâncias A resolução vale para o condutor que já buscou todas as instâncias para recorrer à notificação de suspensão, que seria basicamente a apresentação de defesa ao Detran, recebimento de segunda notificação, novamente a apresentação de uma defesa à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e, por fim, a apresentação de outro recurso no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Delazari esclareceu que processos de suspensão de carteira chegam a durar anos e, como em cinco prescreve a primeira multa, muita gente aguardava a prescrição e não entregava a carteira. “As pessoas apostavam na impunidade”, afirmou o secretário. O assessor jurídico do Cetran, Marcelo Araújo, comentou que nenhum estado fez o que está sendo feito no Paraná.Cassação é diferente Carteira suspensa e carteira cassada são duas coisas diferentes. O documento é suspenso na mesma hora se o condutor tiver 20 pontos na carteira, ou ainda quando é flagrado dirigindo embriagado, fazendo racha, participando de competição esportiva sem autorização, fazendo manobra perigosa, quando não presta socorro à vítima de trânsito, quando está em velocidade acima de 50% do limite permitido, dirige sem capacete ou, ainda, ameaça pedestres. Em algumas situações a carteira não é suspensa na hora, ou seja, a pessoa recebe uma multa e tem direito à defesa. Já a cassação é efetuada quando o motorista é flagrado dirigindo com a carteira suspensa.
"Errar é humano, culpar os outros é estratégia."
Responder