Comentários de um motoqueiro principiante....

Assuntos diversos, relacionados ou não ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
rafaeladvogado
Desvirtuador
Contato:

Eu sempre fecho a torneira e desligo aquele botão do punho direito vermelho, que desliga a parte elétrica da moto...

Na hora de arrancar eu sempre lembro de abrir a torneira, porém as vezes eu vou ligar a moto e nada acontece e levo alguns segundos pra lembrar que a chave do punho direito estava desligada... por isso eu ligo ela e já lembro de abrir a torneira...

Pois eu sempre desligo as duas... então se eu lembro de ligar uma eu óbviamente lembro da outra hehehe, ou seja, a dica é desligar a torneira e a elétrica também... pois tu nunca vai conseguir ligar a moto com a elétrica desligada e daí vai lembrar e abrir a torneira da gasolina...

...

Por falar em curvas... minhas curvas também não são muito boas... as vezes estou numa curva e ela fica meio "quadrada" hehehhe tipo, tenho que corrigir a trajetória, para não sair do asfalto nem invadir a contra-mão de direção hehehhe :lol: :lol: :lol:
Imagem
Boaventura

rafaeladvogado escreveu:Pois eu sempre desligo as duas... então se eu lembro de ligar uma eu óbviamente lembro da outra hehehe, ou seja, a dica é desligar a torneira e a elétrica também... pois tu nunca vai conseguir ligar a moto com a elétrica desligada e daí vai lembrar e abrir a torneira da gasolina...
Hehe da até vergonha d assumir isso...
Mas sempre desligo as 2 tbm, e mts vezes na pressa, bato no botão vermelho, ela liga e saio andando, aí ela começa a dar akela falta, aí lembro "Putz a torneirinha" aí só esticar a mão e abrir, nem precisa parar a moto!!! :P
marciobmd

Amigos!

Quando conheci o fórum, vi que outros futuros, alguns já motociclistas, nunca sentaram a bunda no banco de uma moto antes de fazer a habilitação. E eu me perguntava: posso virar motociclista depois de algumas décadas de vida?

Alguns dados:

Experiência prévia em duas rodas: Bicicleta sem rodinhas desde os 6 anos.
Experiência em duas rodas com motor: 1 volta na quadra/quarteirão em scooter automática (freio e acelerador), com graves problemas para parar o veículo, mas nada grave.

Bom, comecei as aulas práticas ontem. Como sou condutor habilitado "B", não precisei fazer aulas teóricas.
Pra fazer a habilitação, paga-se uma taxa de + ou - R$140,00 - em Porto Alegre - que cobre as taxas do DETRANRS e mais algo em torno de R$380,00 pelas 15 aulas práticas, aluguel da moto para a prova e exame médico. isso, pra quem não vai ser motoboy.

Primeiro passo: exame médico. Ver cores, ler letrinhas miúdas, medir pressão e ouvir duas perguntas: "Tu já anda de moto, né!?" ((Não, nunca.)) "Mas POR QUE tu vai fazer isso!?" ((é o meu sonho...))

Segundo passo: 48h depois do exame médico vc faz a primeira aula. Dura 50 minutos, o cara me apresenta a moto depois de saber que nunca andei ("mas tu anda de bicicleta?" por deus, se alguém que não sabe andar de bicicleta for tirar habilitração pra moto, esse mundo tá perdido."essa é a moto, sabe como é?") e aponta os comandos "freio traseiro, do lado de lá, no pé. embreagem. (aponta com o dedo). O instrutor liga a moto.

Terceiro passo: o cara te diz pra subir na moto (aí, é igual montar a cavalo: sempre pelo lado esquerdo) e passa a te tratar quase como um retardado - "o manete tá travado" (sim, eu percebi que tem um parafuso de 7 cm atravessado no punho e no cano do guidão).

Quarto passo: arrancar. pensei que seria uma barbada, afinal, quem roda mais de 2000km por mês, sabe tudo de arrancar... mas não durante os 3 primeiros minutos. Depois que tu ouve o motor, sente ela rodar, passa a ser barbada.

Quinto passo: parar. Bom, minha experência anterior para parar uma scooter foi meio ruim (por muito pouco não entrei porta de uma veraneio a dentro - estacionada na calçada). Mas o principal é: senta o pé pq o freio da CG 125 é uma bost* (ou o freio traseiro é meio mascado em todas?), pra quem tá acostumado com carro, freiar suavemente, bobagem. Crava o pé no freio (sem ser psicótico) e senta a mão na embreagem ANTES da moto pensar em diminuir a velocidade, se não, apaga...

Sexto passo: fazer o circuito em 8, zigue-zague nos cones, andar sobre a tábua e parar onde está escrito... PARE. Fazer isso incontáveis vezes durante os próximos 35 ou 40 minutos.
Uma coisa me chamou a atenção: quanto mais pra frente tu olha, melhor o teu equilíbrio. Andar sobre aquela tábua com a moto quase apagando (já que não dá pra acelerar) é uma barbada.

Bom, fim da primeira aula, calor no sol senegalês das 13:00 de Porto Alegre, muito suor, mas a sensação do vento no rosto, não tem preço.

Feita a primeira aula, o cara me diz que posso marcar as próximas aulas em horário duplo, pra ir mais rápido. Por falta de tempo, acabo marcando quase todas em horários simples, e vou passar as próximas 2 semanas e meia nessa função.

Hoje, 7h da manhã, eu e mais 3 bravos alunos na chuva. Pra minha surpresa, me deram uma moto sem o parafuso no manete junto com o aviso: CUIDADO que o acelerador tá livre!

Mais 50 minutos tomando água na cabeça, e andando no circuito (um "labirinto" quadrado), juntando com o oito, cones, tábua, pare.

Por enquanto, a minha impressão é que qualquer um aprende a andar de moto, pilotar são outros 500. Vendo o modo de pilotar de alguns motociclistas e a maneira como funciona a moto-escola, acabo desconfiando que a seleção natural entre os aptos a pilotar e os não aptos, acontece, infelizmente, no trânsito. O motociclista que também é motorista, sabe onde colocar a moto no trânsito, sabe quando está sendo visto e sabe as reações dos outros motoristas. Não me parece que alguém aprende isso na auto-escola, acho até que não se aprende sendo informado, mas apenas com um bom tempo no trânsito.

E, cara... se em 20 metros de asfalto, numa CG125 em 1° marcha, na quadra de uma escola de samba, já é divertido, o que deve ser, num dia de folga, sem compromissos, rodeado de amigos, numa motoca bacana??

Próxima aula, só na outra semana...
Márcio
Drag Star assim que possível
Moura
Contato:

Bom algo me diz que vamos ter a visita do Jovi, mas vamos lá, que nesse assunto eu posso opinar :P
mdb escreveu: Primeiro passo: exame médico. Ver cores, ler letrinhas miúdas, medir pressão e ouvir duas perguntas: "Tu já anda de moto, né!?" ((Não, nunca.)) "Mas POR QUE tu vai fazer isso!?" ((é o meu sonho...))
Essa parte é facil...
mdb escreveu:o cara me apresenta a moto depois de saber que nunca andei ("mas tu anda de bicicleta?" por deus, se alguém que não sabe andar de bicicleta for tirar habilitração pra moto, esse mundo tá perdido."essa é a moto, sabe como é?") e aponta os comandos "freio traseiro, do lado de lá, no pé. embreagem. (aponta com o dedo). O instrutor liga a moto.
Me senti meio como um retardado nessa hora mais beleza!!!!
mdb escreveu:"o manete tá travado" (sim, eu percebi que tem um parafuso de 7 cm atravessado no punho e no cano do guidão).
Pelo jeito isso é padrão o meu tava travado tambem, se não fosse eu pedir ate hoje nunca tinha trocado de marca.....isso é auto escola :shock:
mdb escreveu:Quarto passo: arrancar. pensei que seria uma barbada, afinal, quem roda mais de 2000km por mês, sabe tudo de arrancar... mas não durante os 3 primeiros minutos. Depois que tu ouve o motor, sente ela rodar, passa a ser barbada.
Essa foi tranquila tambem!!!!
mdb escreveu:Quinto passo: parar.
Eles tinham que avisar pra usar na o freio da frente ao inves do traseiro, assim talvez eu não parace minha moto na traseira de um palio :evil:

mdb escreveu:Sexto passo: fazer o circuito em 8, zigue-zague nos cones, andar sobre a tábua e parar onde está escrito... PARE. Fazer isso incontáveis vezes durante os próximos 35 ou 40 minutos.
Uma coisa me chamou a atenção: quanto mais pra frente tu olha, melhor o teu equilíbrio. Andar sobre aquela tábua com a moto quase apagando (já que não dá pra acelerar) é uma barbada.
Chega uma hora que cansa, enche o saco :twisted: :twisted: ...Mas deixo uma dica, se for ter aula em dia de sol vai de regata ou passa protetor, pra não ficar com o braço bicolor igual o idiota que aqui escreve :oops: ....

Hoje me considero um motociclista, e tento de certa forma mostrar nesse transito loko que existe sim, diferença entre motociclista e motoqueiro.....mas falta muito pra mim aprender ainda....mas já estou no caminho certo, ando com gente se sabe o que faz (irmandade) e isso pra quem esta aprendendo ajuda e muito.
Paulo Moura
Yan.Metal
Colaborador

Como o Moura disse o Jovi vai mover isso aqui, mas eu também vou comentar e dar as boas vindas ao mundo de duas rodas (no qual sou novato também, habilitado desde 26/06/2008) ao Mdb : :P
mdb escreveu: Experiência prévia em duas rodas: Bicicleta sem rodinhas desde os 6 anos.
Comecei com 7, e tinha 19 na época das aulas (quer dizer, tenho 19) e o melhor nem de carona não tinha andado, entre o caminho da auto escola e a pista no primeiro dia, segurava no apoio da moto igual aqueles peões em barretos segura no boi, não soltava nem a pau, depois de um tempo, nem segurar segurava.
mdb escreveu: Segundo passo: (...) o cara me apresenta a moto depois de saber que nunca andei e aponta os comandos "freio traseiro, do lado de lá, no pé. embreagem. (aponta com o dedo). O instrutor liga a moto.

Isso eu ja sabia :)
mdb escreveu: Quarto passo: arrancar. pensei que seria uma barbada, afinal, quem roda mais de 2000km por mês, sabe tudo de arrancar... mas não durante os 3 primeiros minutos. Depois que tu ouve o motor, sente ela rodar, passa a ser barbada.
Eu tinha problemas nessa parte. Custei a arrancar bem, acho que também pela falta de contato, até mesmo em dirigir carros, custei a pegar o tempo da moto.
mdb escreveu: Quinto passo: parar. Bom, minha experência anterior para parar uma scooter foi meio ruim (por muito pouco não entrei porta de uma veraneio a dentro - estacionada na calçada). Mas o principal é: senta o pé pq o freio da CG 125 é uma bost* (ou o freio traseiro é meio mascado em todas?), pra quem tá acostumado com carro, freiar suavemente, bobagem. Crava o pé no freio (sem ser psicótico) e senta a mão na embreagem ANTES da moto pensar em diminuir a velocidade, se não, apaga...
Nunca tive problema em parar não. Acho que a moto que você andou estava precisando revisar o freio, provavelmente a pastilha tá gasta, só um apertão e já começa parar, ainda mais na pista que você anda muito devagar. O ferio da frente se der um apertadão, vai voar bonito, igual minha instrutora falou "moto é igual mulher tem que tratar com carinho" ( obs: tive aula com uma mulher de moto e putz sabia muito, sou totalmente sem esse preconceito).
mdb escreveu: Sexto passo: fazer o circuito em 8, zigue-zague nos cones, andar sobre a tábua e parar onde está escrito... PARE. Fazer isso incontáveis vezes durante os próximos 35 ou 40 minutos.

Depende, não sei como é ai, mas aqui em Minas não é muito fácil não, aqui são muito rígidos, dar uma volta na pista é facil (tirando a parte da rampa que tive um pouco de dificudades. devido também ao problema em arrancar). Mas para passar é outos 500, não pode nem inclinar um pouquinho, tem que ter um velocidade constante,não pode tremer um pouquinho na prancha devido a nervosismo, tem que ser perfeito, conheço pessoas que ja tomaram 3 paus, eles dão pau por qualquer coisinha mesmo aqui.
mdb escreveu: E, cara... se em 20 metros de asfalto, numa CG125 em 1° marcha, na quadra de uma escola de samba, já é divertido, o que deve ser, num dia de folga, sem compromissos, rodeado de amigos, numa motoca bacana??
Concordo plenamente,quando comecei a fazer aula também ficava muito empolgado, esses dias andei na chuva é um saco nada glamuroso, mas quando não ta chuvendo, nossa é muito bom mesmo, difícil ate de descrever, então vou deixar a frase que um professora minha sempre falava e é uma boa definição pois andar de moto é " tudo de bom".

Agora um comentário resumo de tudo, dando minha versão.

Aqui em Minas é meio diferente, a moto não tem nenhuma trava no guidom (acho que por isso que custei a aprender a arrancar, acelerava demais e soltava embreagem muito rápido), também não é acelerada não, rotação normal, moto morrer fáci, tem que ir acelerando de levinho para ela não morrer na pista, e isso reprova um galera aqui, pessoal deixar a moto morrer no quadrado.

No meu primeiro dia fui de carona até o estacionamento do estádio (lugar onde tem um espaço aberto, usado para aprender a dirigir), não fui na pista só na terceira aula. Chegando lá a instrutora me mostrou os comandos e falou a teoria de como arrancar (acelera um poquinho e vai soltando a embreagem devagar) e me deu a moto.

Como já disse custei para arrancar, achei que nem ia conseguir NUNCA, me senti um derrotado. mas quando arranquei a primeira vez e dei uma voltinha fui até os 20 km/h e fiquei meio bobo de felicidade, ventinho na cara andando, fiquei mantendo velocidade e sei lá, o dia tava mais bonito, o céu parecia mais azul ou era impressão minha?

Ai ela pediu para parar perto dela falou para mim dar mais uma volta. E para arrancar foi difícil denovo, mas como já tinha arrancado uma vez, tava mais tranquilo ( e veio aquela imagem na cabeça do filme do professor aloprado, quando ele fica vendo pessoas na TV malhando e fala a frase "SIM EU POSSO", que também ta muito na moda agora só que no plural "YES, WE CAN") e dei mais uma voltinha.

Ai depois ela pediu para colocar a segunda, ai que fiquei feliz mesmo (SPEED), ela explico a teoria de passar a marcha (pois não sabia, nem no carro também sabia, foi tudo meio do zero). Arranquei fui andando, acelerei bastante para passar a marcha, troquei e fiquei andando agora a uns 35 km/h, mais feliz ainda. :D

Mas ela brigou um pouco, pois acelerei muito para passar a marcha fiz o motor esguelar, pois achava que se a moto não tivesse numa velocidade boa a marcha "não ia entrar" e depois tomei mais uns fumos por esguelar a moto.

Ai teve uma hora que pensei, agora vou colocar a terceira e como sempre trocava as marchas com o motor cheio, quando coloquei a terceira na YBR, senti indo meio para trás a moto viro um foguete (na primeira vez parecia) fui até us 60 km/h no velocimetro, depois o medo não deixou ir mais longe e estava também acabando o espaço.

A mulher quase morreu, no primeiro dia já coloquei 60km/h, nem arrancando tava conseguindo e ja queria ver quanto a moto andava, tomei um pouco de esporro. Mas nem liguei tava meio bêbado de felicidade e na verdade só queria passar a terceira, pois de carro tinha um trauma de nunca conseguir passar a terceira, sempre deixava morrer, por não encaixar a marcha.

E para terminar, cai com a moto parada, na hora de descer não abri o descanço e meio inclinei a moto (igual fazemos na bicicleta) para descer e quem disse que aguentei o peso, cai com ela no cão parado. Mas nem isso me abalou e fiquei contando os dias para a próxima aula.
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
Moura
Contato:

Um topico que contem alguns relatos de principiantes que me ajudou a ver que não era só eu que fazia besteira...rsrsrs

viewtopic.php?p=2336&highlight=#2336
Paulo Moura
marciobmd

Bah, fiz uma pesquisa em todo o tópico de motociclismo geral, mas não tinha visto aquele tópico no boteco... (foi mal, Jovi). De qualquer maneira, a idéia era falar pra quem nunca andou e não pra quem já tem a moto, mesmo que há pouco tempo, e já é quase um motociclista, hehehe
Inquestionáveis são as mãos dos moderadores: antes movido do que bloqueado, hehehe
Márcio
Drag Star assim que possível
Ze Rico

Eu acho que o maior problema não são as aulas e a inexperiência e sim o fato da moto escola não te preparar realmente para enfrentar o transito, ligar acelerar trocar de marcha parar fazer oito grande e pequeno, andar reto é tudo fácil de aprender, agora desviar de carros e pedestres, se safar de fechadas e paradas bruscas de caminhões, não se aprende nas aulas, e esta é a na minha opinião a maior diferença entre o prazer e manter-se vivo. :roll:
ZE RICO BROTHERS
Facção São Paulo SP

Imagem
gildalfer
Contato:

E também tem aqueles que logo que ganham a carteira compram uma Hayabusa e se espatifam na traseira de um caminhão.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Ze Rico

Vc esta certo irmão, este é outro detalhe importantíssimo, o cara nunca teve moto, mas é um coroa bem sucedido, como eu rsrsrsr, então tira carta e vai na HD e compra uma heritage ou mesmo uma electral glide a primeira moto da vida do cara, pronto, já fica se achando, usa somente no domingão de sol e o resto todo mundo já sabe... :wink:
Porque não começar com alguma outra para ir pegando o jeitão, não tem de ser uma HD de 1600 cc, karakas o povo complicado
ZE RICO BROTHERS
Facção São Paulo SP

Imagem
Responder