Vulcan 900: Diário de uma Custom

Moto: Kawasaki Vulcan

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Kawasaki, Colaboradores Kasinski

Responder
rklein

26/01/2015

Ontem fui no primeiro Bate e Volta com Vera Fischer, para Itú com um pessoal de V-Rod, como prefiro, grupo pequeno, apenas 5 motos, 04 V-Rods e uma Kawasaki Vulcan (Suzana Vieira).

Primeira vez que botei Vera Fischer na estrada, e aqui pra nós, a danada está no meio termo entre uma Custom e uma uma sport.

Exige cuidado nas curvas fechadas, mas deita gostoso, alguns da turma "fizeram as unhas no asfalto" em curvas fechadas, bacana de se ver, mas graças a Deus, tenho juízo e "alicate de unha" em casa.

Na volta, na Castelo, infringi a lei por alguns minutos, 120, 130, 140 km/h e eu sofrendo com o vento no peito, pela falta de uma carenagem e naquela posição de "vela de barco" desisti da brincadeira e voltei para a lei e os confortáveis (e seguro) 120 km/h.

O gostoso dessa moto é a retomada, é uma bala, girou o manete e você dispara gostoso, muito divertida a danada.

O barulho que sai do escapamento original é muito bacana, tem um documentário de 50 minutos que conta a estória da criação da V-Rod, muito bacana, e uma das coisas que me chamou a atenção foi a preocupação com o som do escapamento, que como diz o documentário, lembra e muito, "o som dos motores boxer de competição da Porsche".

Mas não estou aqui pra falar apenas de HD, e sim da experiencia de uma V-Rod x Vulcan.

Não tem como dizer qual é melhor, já falei algumas coisas, segue mais algumas que estou percebendo

A V-rod tem muito mais torque que a Vulcan, mas a Vulcan te entrega em baixíssimas rotações, e isso vc percebe no transito da cidade. Na estrada a V-Rod dá o troco, o motor tá mais para uma esportiva.

A V-Rod faz curva melhor que a Vulcan e como deita essa danada, mas temos que saber antecipadamente que não tem um "S" fechado pela frente, pois não dá pra virar ela de um lado para o outro rápido não. Mas na Vulcan também não dá!

Na cidade, incomoda o calor das duas ventoinhas do radiador, e a canela direita sofre demais com o jato quente e a proximidade do escapamento com a panturrilha direita, o negócio é tão quente, que não tem como usar uma capa de chuva qualquer, pelo que li no Fórum, elas derretem no primeiro uso, tem que ser uma especial, vendida pela HD, que tem uma especie de tecido resistente ao calor, na área da canela que fica quase colada numa parte do escapamento, muito ruim.

Abasteci Vera Fischer antes de sair para o passeio, e ... ... danou-se, 9,69 km/l. Não tive dúvidas, essa cachaceira tem que ir urgente para um Rehab na concessionária. Mas no destino, abasteci e ela meio que se redimiu, 17,53 km/l. Porém, isso foi na maciota, na maior parte do tempo, velocidade de 80 km/h devido a estrada cheia de curvas. Na mesma estrada Suzana fez 23,4. Preciso ver como seria se estivesse a 120 ou mais numa rodovia com retas e longas curvas abertas. Saudade dos 20,8 km/l de Suzana, quase uma abstemia.

Tem uma coisa chata com relação ao pezinho. Na Vulcan, se ele estiver aberto, se você acionar o start não acontece nada, o motor nem gira, já na V-rod aparece uma mensagem no LCD do painel, te avisando, mas se você não ler, ela liga, gira o motor e desliga imediatamente , não sai do lugar, e você acha que a bigorna quebrou. Já praguejei várias vezes achando que ia ter que chamar o guincho.

Hoje resolvi pegar o caminho que encurta a distancia entre minha casa e a Matriz, o mesmo que sempre fiz com a Ninja e com a Vulcan,diferente das avenidas e tipico de ruas de bairro se sampa, asfalto remendado d e com aquelas malditas lombadas altas e estreitas que a Ninja passava de boa, e a Vulcan raspa o fundo se você não passar por cima dela da esquerda para direita, mesmo mais baixa que a Vulcan, consegui passar pelas três lombadas sem raspar as parte baixas da V-Rod.

Também não fui maltratado pela suspensão no péssimo asfalto, não é tão macia como na Vulcan, mas tá muito longe de te maltratar.

Como tenho o (mal) costume, "equipei" a cachaceira, um SissyBar estiloso, que até é bacana, e um protetor de motor, originais HD, e que trem feio e grande, c*guei o visual e dei adeus aos corredores. Lembrei da Vulcan, que enfeitei toda pra depois me arrepender da merd* feita, e tirar quase tudo.

Segue fotos do passeio, que Suzana também foi, pois pedi a um amigo ir com ela para o caso de eu não acompanhar o ritmo dos novos parceiros, e ficar sozinho no meio do caminho, e também para poder mudar de uma pra outra pra comparar.

As duas são bacanas e satisfazem, mas em resumo, uma tá mais pra namorada recente e a outra para esposa, mãe de seus filhos. A V-Rod tá num meio termo entre uma Custom clássica, como a Vulcan, e uma esportiva.

Se quer um passeio 100% calmo e contemplativo, Vulcan, se quer um pouco de adrenalina e matar um pouco a saudade de um Speed, V-Rod.

Vera Fischer e as primas, Suzana Vieira infiltrada, é a terceira na foto.

Imagem

Imagem

Sissybar, bonito, mas mesmo assim, não sei se era melhor ter deixado sem.

Imagem
Imagem
Imagem
rklein

28/01/2015

Cheguei agora a pouco com Vera Fischer, e fui fazer um agrado em Suzana Vieira, olhei pra ela e falei "Vou te usar", montei nela e apertei aquele botãozinho "Ponto G" onde a brincadeira começa e dei uma rapidinha com ela pela garagem.

Como a suspensão é macia, fácil de manobrar em baixa velocidade, o ronco grave do escapamento (original) é muito gostoso de se ouvir, o da V-Rod também é muito gostoso, é mais agudo, tipo um "prííííííííí......", lembra o de uma tri cilíndrica.

Lembrei que eu não abasteci ela (Vulcan) na volta do BV para Itú no domingo, e vi no hodômetro parcial que tinha rodado 402 km, o marcador quase no palitinho da reserva, luz de reserva estava apagada, e não está queimada.

Que beleza essa Kawa! A mestiça "gringa alemã" até pode ter mais história, fama e nobreza, mas a Japa Gorda, bastante diferente e menos conhecida que suas irmãs esportivas, quase uma bastarda, também é de família famosa, linhagem mais recente, mas nem por isso deixa de ser "High Quality" e de circular muito bem no "High Society".

O consumo da V-Rod até agora:
Imagem

9,7 km/l foi de doer, deve ter maracutaia aí! Mas os demais estão até razoáveis.

Medi a latgura dos "mata cachorro" das duas:

Vulcan : 77 cm
V-Rod : 87 cm

10 cms é muito, se a Vulcan entala nos corredores, imagina a V-Rod? Pronto, resolvi de vez, sabado vou tirar essa tranqueira. Deve ter sido desenhado por um estagiário da Harley.
Imagem
Imagem
rklein

29/01/2015

Hoje abasteci Vera de novo, 157 km rodados e que beleza: 17,2 km/l!

E isso foi no meu trajeto barra pesada pra normal: 2 dias Osasco e 2 dias Alphaville.

A média subiu para 14.4 km/l, muito longe da média de Suzana de 19.3 km/l, mas já dá pra bancar a birita da cachaceira

Tomei uma baita susto agora a pouco, num retorno aqui na Giovanni, que é um "U" meio fechado, quando o semáforo abriu, saí bem devagar com o guidom mais fechado do que deveria, a bruta quase que deita de vez para o lado de dentro, mas consegui segurar... ...aí lembrei do "Mata Cachorro"

Andei observando que o cambio da Vulcan é melhor que o da V-Rod, pois nunca aconteceu de eu querer engatar da primeira para a segunda e o Neutro entrar, e na V-Rod isso ocorre muito pouco, mas ocorre.

Aliás, que trabalho bacana a Kawasaki fez no cambio da Vulcan, engatar o Neutro é 100% de acerto, parece que a danada sabe quando vc quer o Neutro, a primeira ou a segunda.

A buzina da V-Rod, ao contrário do que eu pensei, é uma mão na roda, os motoristas respeitam mais o "fooooooooommmmm" alto da V-Rod do que o "bi bi biiiiiii" da Vulcan. Deve ser porque pensam que é um caminhão.
Imagem
Imagem
rklein

31/01/2015

Pronto, tirei o bagulho do Mata Cachorro

Agora passo no corredor mais fácil que de Suzuki Yes.
Imagem
Imagem
rklein

01/02/2015

Veja como o consumo é definido pelo piloto.

No ultimo domingo, abasteci as duas, Night Rod e Vulcan, para o BV para Itú. Hoje abasteci a Vulcan de novo, a Night abasteci na quinta. A Vulcan foi pilotada por um camarada meu no ultimo passeio. Resultado, na mesmo pista, andando junto, a V-Rod fez 17,22 km/l e a Vulcan 15,7. E minha media com a Vulcan era 19,3 km/l, com esta gastança, caiu 0,1 e está em 19.2 km/l.

Interroguei o perdulário para entender isso aí, e descobri que ele, ao contrário de mim, gosta de esticar as marchas!!!!!
Imagem
Imagem
rklein

03/02/2015

Hoje eu saí de casa no escuro, e que surpresa o farol da Night Rod, espetacular, iluminava tanto quanto os dos carros ao meu lado. Não sei como a HD conseguiu essa proeza num farol tão pequeno como esse. Os bonitos farois duplos da Ninja 650r e o da Vulcan não chegam nem perto.

Imagem

Pela primeira vez senti o que é uma suspensão traseira batendo no curso, passei de boa por uma lombada e percebi o "tunc" na buzanfa magrela, caracteristica das Harleys, e pelo que li, isso é muito mais constante nos outros modelos da HD, na V-Rod nem tanto. Em tres semanas foi a primeira vez que ocorreu comigo. E acho que nem havia motivo, pois nem passei tão rapido assim pela lombada e eu tambem não engordei.

Imagino que com garupa a coisa vai complicar. Provavelmente devo deixar os amortecedores tradeiros com mais pressão.

Definitivamente a Vulcan tem suspensão mais confortável.

Aí está a Bruta já sem o Mata Cachorro de novo

Imagem

...o pneuzão quando passa em algumas irregularidades, tipo olho de gato, brita na pista, etc emite um som de tambor.

...Abasteci Vera Fischer, 16,5 km/l, media subiu 0,4 km/l, está 14,7.

O posto aqui em Alphaville perto do trampo, que é o que tem a gasolina mais cara do mundo, subiu a aditivada de R$ 3,2 para R$ 3,6/litro. Aumento de 12,5%... ...vaca mentirosa

Eleita o melhor motor do mundo:

A perereca!

- auto lubrificante
- troca o óleo a cada 4 semanas
- recebe pistão de qualquer tamanho
- não ferve quando esquenta
- quanto mais quente melhor funciona
- e o melhor de tudo: não estraga nem f*dendo!
Imagem
Imagem
rklein

07/02/2015

Hoje troque o sapatinho dianteiro de Suzana Vieira. Com 11.858 kms, ela ainda estava com os dois Dunlop D404 originais.

Dianteiro 80/90-21M/C 48H
Traseiro 180/70-15M/C 76H

http://www.dunlop.eu/dunlop_ptpt/mc/tyr ... d/D404.jsp

Imagem

O traseiro ainda está em bom estado, nem quadrado está, já o dianteiro já havia chegado na marca TWI e resolvi trocar logo porque, apesar de não está chovendo muito aqui, mas espero que chova, senão não vai ter mais água pra eu beber e nem pra eu me lavar, não me agrada pneu careca em pista molhada.

Como não curti muito o pneu fino da dianteira, e um colega que tem outra Vulcan igualzinha colocou a algum tempo um mais gordinho e aprovou, disse que a moto ficou um pouco mais alta e mais macia, resolvi apostar, mesmo nunca tendo alterado especificações de pneus originais de moto ou carro, apenas o fabricante, mas o tamanho não.

Coloquei então no dianteiro, o Metzeler ME 880 Marathon 90/90 - 21 M/C 54H TL.

Imagem

http://www.metzeler.com/site/br/product ... ionen.html

Quando for trocar o traseiro, vou deixar os dois da mesma marca/modelo. O traseiro será então o ME 200/70 B 15 M/C 82H TL, mais gordinho e um pouco mais alto que o Dunlop 180/70-15M/C 76H original.

Ao sair da loja, já percebi que a frente ficou levemente mais alta, quase nada, mas deu pra perceber pela parte de cima do Para-Brisa que invadiu um pouco a minha linha de visão, vou inclinar ele mais um pouco para eu poder continuar olhando por cima dele.

Andando pra casa, deu a impressão da moto ter ficado um pouco mais macia, mesmo não tendo trocado o traseiro como fez meu camarada, que disse que percebeu a moto mais macia, além de mais alta, raspando menos nas lombadas mais altas e curtas.

Rodei apenas 12 km da loja na Barão de Limeira até aqui em casa, não deu pra perceber qualquer outra vantagem ou desvantagem nessa troca.

Como a mudança foi pouca, creio que não vai influenciar muito negativamente no velocímetro, nem no comportamento dinâmico da moto... espero

Agora tenho que decidir como vai ser a calibragem, pois de acordo com o Manual da Vulcan, eram 40 libras no Dunlop 80/90, e agora não sei se mantenho a pressão ou se diminuo um pouco, quanto eu não sei. O "tecnico" da loja disse que agora devo colocar 32 psi, o que me pareceu muita redução na pressão para tão pouca mudança no tamanho do pneu.

Outra coisa, comprar jaqueta, capacete ou capa de chuva com a cor e marca da moto, não é boa ideia, pode até ficar bacana, mas quando você troca de moto, cag* tudo, Lá vai vc, todo Kawasaki lime green numa Kawa Vermelha, ou pior, numa HD laranja (Honda nem em exemplo). Melhor comprar tudo preto e sem marca de fabricante de moto.
Imagem
Imagem
rklein

08/02/2015

Hoje antes de ir num BV para a estrada do vinho, com o objetivo de encher a pança na Quinta do Olivardo (sucesso total), abasteci Suzana e Vera.

Suzana = 20,0 km/l
Vera = 14,9

pelo andar da carruagem, a média da Night Rod vai ficar mesmo em uns 15 km/l.

Fui na Night e voltei na Vulcan.

Para resumir:

A Vulcan é mais confortável em maciez da suspensão, comandos (embreagem, freios e cambio).

A VRod ganha no banco, que encaixa muito melhor, trava a buzanfa, na V-Rod o banco é meio que como um "L", e na Vulcan é tipo a metade de baixo de um "C", ou seja, o apoio para a lombar é menos eficiente e vc meio que desliza pra trás e pra frente. A espuma do banco da V-Rod parece ser mais "eficiente". Talvez o couro do banco da V-Rod ajude também, dando mais firmeza que o material sintético da Vulcan.

Onde a V-Rod bate forte na Vulcan é na retomada de velocidade e na sensação de estabilidade nas curvas. Na Vulcan tem hora que a frente fica meio boba, tipo leve demais e flutuando, já a V-Rod entra (e sai) grudada no chão.

Cada uma tem suas faixas em que a vibração é mais percebida, nunca incomoda em nenhuma das duas, mas abaixo de 80 km/h a Vulcan quase não vibra e acima disso você começa a perceber (mas não a se incomodar). Na V-Rod é o contrário, quanto mais acelera, a pouca vibração some por total.

Quem algum dia for rodar pela Estrada do Vinho, tomar cuidado com areia e brita que os carros que saem das chácaras e vinícolas trazem para a pista, algo tipo parecido com a Estrada dos Romeiros, que além disso tudo, tem cocô de cavalo também.

Você sai de uma curva fechada e se depara com um pouco de areia/brita na estrada. Indo devagar é de boa, pois não é tanto assim, e onde passam as rodas dos carros fica limpo para vc passar.
Imagem
Imagem
rklein

09/02/2015

O banco de couro da Night Rod é muito bonito e confortável, mas se vc lavar a moto, entra água pelas costuras e pela plaquinha bacana de metal que tem nele. Resultado, lavei ontem e hoje cheguei no trampo com a buzanfa molhada

Agora entendi porque a HD vende uma capinha de chuva para o banco

Abasteci Vera, 17,5 km/l, tanque gasto em ir e voltar pra São Roque + uns 30 kms na cidade hoje.

10/02/2015

Mas esse tanque foi numa tocada na Raposo Tavares, que vel maxima é de 100 km/h e é cheia de radar.

...não foi a toa o nome Vera Fischer, de vez em quando ela vai pra uma Reabilitação e bebe pouco
Imagem
Imagem
rklein

10/02/2015

Hoje eu peguei uma baita transito na Giovanni, de vez em quando entalava no corredor mais apertado que piriquita de noviça, na longa subida, fiquei com dó da embreagem de Vera.

Lá se vão 3 semanas com a Night Rod, e eu sem vontade nenhuma de ir para o trampo com a Vulcan, tudo bem que ela é econômica, manutenção mais baixa, mais confortável, macia, etc.... mas esse negócio de "boazinha" não tá com nada, tem que dá é tesão mesmo, adrenalina, e nisso a V-Rod, mesmo sendo Custom, mesmo sendo Harley, tem de sobra.

Pra quem tem uma sport, e quer correr menos risco de ver um cano, pagar seguro baixo e não sofrer de crise de abstinência de adrenalina, essa danada é a solução.

Nunca comprei moto ou carro pensando em marca, e sim no produto em si, e a V-Rod é um excelente produto, não é a toa que é a Custom mais vendida no Brasil (somando os dois modelos, Night Rod e Muscle).

E vejam que beleza de arrancada, a Muscle, mais leve que a Night Rod, 0 a 100 km/h em 4,10 seg, a Night, 4,45 seg.

Das 92 mostos testadas pela Duas Rodas, são 33a e 42a colocadas, a frente de várias motos expertas como a nossa valente e torcuda Ninja 650 (47a com 4,53 seg).

A Vulcan, 73a colocada, 6,83 seg, não faz feio, mesmo sendo "boazinha" como uma vovó, arranca endiabrada e mais rápido que uma Ninja 300 (74a com 6,99 seg)!!!!

Viu aí @renatoki, melhor você não ficar do meu lado num semáforo, viu?

Imagem
Imagem
Imagem
Responder