Ontem fui no primeiro Bate e Volta com Vera Fischer, para Itú com um pessoal de V-Rod, como prefiro, grupo pequeno, apenas 5 motos, 04 V-Rods e uma Kawasaki Vulcan (Suzana Vieira).
Primeira vez que botei Vera Fischer na estrada, e aqui pra nós, a danada está no meio termo entre uma Custom e uma uma sport.
Exige cuidado nas curvas fechadas, mas deita gostoso, alguns da turma "fizeram as unhas no asfalto" em curvas fechadas, bacana de se ver, mas graças a Deus, tenho juízo e "alicate de unha" em casa.
Na volta, na Castelo, infringi a lei por alguns minutos, 120, 130, 140 km/h e eu sofrendo com o vento no peito, pela falta de uma carenagem e naquela posição de "vela de barco" desisti da brincadeira e voltei para a lei e os confortáveis (e seguro) 120 km/h.
O gostoso dessa moto é a retomada, é uma bala, girou o manete e você dispara gostoso, muito divertida a danada.
O barulho que sai do escapamento original é muito bacana, tem um documentário de 50 minutos que conta a estória da criação da V-Rod, muito bacana, e uma das coisas que me chamou a atenção foi a preocupação com o som do escapamento, que como diz o documentário, lembra e muito, "o som dos motores boxer de competição da Porsche".
Mas não estou aqui pra falar apenas de HD, e sim da experiencia de uma V-Rod x Vulcan.
Não tem como dizer qual é melhor, já falei algumas coisas, segue mais algumas que estou percebendo
A V-rod tem muito mais torque que a Vulcan, mas a Vulcan te entrega em baixíssimas rotações, e isso vc percebe no transito da cidade. Na estrada a V-Rod dá o troco, o motor tá mais para uma esportiva.
A V-Rod faz curva melhor que a Vulcan e como deita essa danada, mas temos que saber antecipadamente que não tem um "S" fechado pela frente, pois não dá pra virar ela de um lado para o outro rápido não. Mas na Vulcan também não dá!
Na cidade, incomoda o calor das duas ventoinhas do radiador, e a canela direita sofre demais com o jato quente e a proximidade do escapamento com a panturrilha direita, o negócio é tão quente, que não tem como usar uma capa de chuva qualquer, pelo que li no Fórum, elas derretem no primeiro uso, tem que ser uma especial, vendida pela HD, que tem uma especie de tecido resistente ao calor, na área da canela que fica quase colada numa parte do escapamento, muito ruim.
Abasteci Vera Fischer antes de sair para o passeio, e ... ... danou-se, 9,69 km/l. Não tive dúvidas, essa cachaceira tem que ir urgente para um Rehab na concessionária. Mas no destino, abasteci e ela meio que se redimiu, 17,53 km/l. Porém, isso foi na maciota, na maior parte do tempo, velocidade de 80 km/h devido a estrada cheia de curvas. Na mesma estrada Suzana fez 23,4. Preciso ver como seria se estivesse a 120 ou mais numa rodovia com retas e longas curvas abertas. Saudade dos 20,8 km/l de Suzana, quase uma abstemia.
Tem uma coisa chata com relação ao pezinho. Na Vulcan, se ele estiver aberto, se você acionar o start não acontece nada, o motor nem gira, já na V-rod aparece uma mensagem no LCD do painel, te avisando, mas se você não ler, ela liga, gira o motor e desliga imediatamente , não sai do lugar, e você acha que a bigorna quebrou. Já praguejei várias vezes achando que ia ter que chamar o guincho.
Hoje resolvi pegar o caminho que encurta a distancia entre minha casa e a Matriz, o mesmo que sempre fiz com a Ninja e com a Vulcan,diferente das avenidas e tipico de ruas de bairro se sampa, asfalto remendado d e com aquelas malditas lombadas altas e estreitas que a Ninja passava de boa, e a Vulcan raspa o fundo se você não passar por cima dela da esquerda para direita, mesmo mais baixa que a Vulcan, consegui passar pelas três lombadas sem raspar as parte baixas da V-Rod.
Também não fui maltratado pela suspensão no péssimo asfalto, não é tão macia como na Vulcan, mas tá muito longe de te maltratar.
Como tenho o (mal) costume, "equipei" a cachaceira, um SissyBar estiloso, que até é bacana, e um protetor de motor, originais HD, e que trem feio e grande, c*guei o visual e dei adeus aos corredores. Lembrei da Vulcan, que enfeitei toda pra depois me arrepender da merd* feita, e tirar quase tudo.
Segue fotos do passeio, que Suzana também foi, pois pedi a um amigo ir com ela para o caso de eu não acompanhar o ritmo dos novos parceiros, e ficar sozinho no meio do caminho, e também para poder mudar de uma pra outra pra comparar.
As duas são bacanas e satisfazem, mas em resumo, uma tá mais pra namorada recente e a outra para esposa, mãe de seus filhos. A V-Rod tá num meio termo entre uma Custom clássica, como a Vulcan, e uma esportiva.
Se quer um passeio 100% calmo e contemplativo, Vulcan, se quer um pouco de adrenalina e matar um pouco a saudade de um Speed, V-Rod.
Vera Fischer e as primas, Suzana Vieira infiltrada, é a terceira na foto.

Sissybar, bonito, mas mesmo assim, não sei se era melhor ter deixado sem.