Shadow 600: Relação, Coroa, Pinhão e Corrente

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
cros
Moderador

gregoryfc escreveu:Galera, e se colocar a Coroa e o Pinhão da CB500 ? O pinhão tem 17 e o original tem 16. Alguém já fez essa alteração ?!
E qual corrente vocês aconselham?!
goriber escreveu:Caras, todo lugar que ligo perguntando sobre a coroa da cb500 pra adaptar na shadow 600, me falam que tem o problema do passo diferente, o que vai causar danos a coroa... alguém sabe dizer se procede?
Vejam se esse tópico ajuda em algo...
viewtopic.php?f=43&t=2349

Pra mim o problema é a furação da coroa, em relação ao cubo de roda.
Imagem
gregoryfc

cros escreveu:
gregoryfc escreveu:Galera, e se colocar a Coroa e o Pinhão da CB500 ? O pinhão tem 17 e o original tem 16. Alguém já fez essa alteração ?!
E qual corrente vocês aconselham?!
goriber escreveu:Caras, todo lugar que ligo perguntando sobre a coroa da cb500 pra adaptar na shadow 600, me falam que tem o problema do passo diferente, o que vai causar danos a coroa... alguém sabe dizer se procede?
Vejam se esse tópico ajuda em algo...
viewtopic.php?f=43&t=2349

Pra mim o problema é a furação da coroa, em relação ao cubo de roda.
Cros eu li o tópico e deu pra entender bem como funciona a relação. Mas você sabe como eu verifico o tal do "passo" da corrente, pra verificar se bate com o da coroa da CB500 ? Ou é possível colocar uma outra corrente diferente da que já esta na moto para que esta bata com o passo da coroa ?

Obrigado
cros
Moderador

gregoryfc escreveu: Cros eu li o tópico e deu pra entender bem como funciona a relação. Mas você sabe como eu verifico o tal do "passo" da corrente, pra verificar se bate com o da coroa da CB500 ? Ou é possível colocar uma outra corrente diferente da que já esta na moto para que esta bata com o passo da coroa ?

Obrigado
Olha só, nunca comprei corrente para "tal moto" pedia reforçada com retentores, passo 520 e de marca boa, como KMC, DID ou mesmo VAZ que era usada na Mirage, as vezes o problema era achar. O que poderia dar problema era a quantidade de elos, pois dependendo poderia ficar mais curta, se fosse comprida era só retirar elos.

A diferença eu tirava no ajuste, quanto menos ajuste na corrente nova melhor pois sobrava kilometragem para tirar a diferença, não pode ajustar no final, ai fica sem folga para aperto.

O melhor é colocar o kit (claro vai ter que comprar pra saber esse é o problema) e girar a roda (no ar) e ver se não dá acavalamento de dentes com os elos, olha, nunca tive problemas e já troquei muita relação nesses anos todos.

É mais comum acavalar com o kit usado porque os elos se afastam e os dentes tanto da coroa quanto do pinhão gastam criando mais espaços entre eles, ai o elo pega na ponta do dente e dá aqueles trancos.
Imagem
goriber

agora fiquei no ar... a coroa da cb é passo 525 se não me engano, a furação é exatamente a mesma.. a vaz produz coroas com o passo da shadow(520) com 36, 41, 42, 43 e a original 44 dentes, mas não é muito fácil de achar essas com menos dentes, aqui em curitiba na borguezani demora mais de um mês pra chegar... to pra comprar o pinhão original e coroa da cb500 riefel, e corrente dourada red dragon, mas to encucado com o tal passo...
LorenzoFerrari
Contato:

se vc trocar tudo por passo diferente, n tem problema. o q vc não pode fazer é colocar corrente com passo 520 com coroa e pinhão 525
Vitória-ES/Ponta Grossa-PR
goriber

e como q colocam a coroa da cb500 com o pinhão original da shadow? são de passo diferente...
Higor Lourenco

Olá camaradas, talvez este seja minha primeira participação no fórum, porém acesso e leitura eu pratico faz tempo.

Após ler quase todos as contribuições deste tópico, comprei uma coroa Riffel da CB500 com 40 dentes para minha Shadow 600 - 2003. Comprei também uma corrente KMC 525 com 110 elos, ou seja, curta. Por falta de atenção minha no momento da compra, pois pedi o tamanho certo e o cara pegou o errado, resultado, terei que voltar na General Osório no sabado de manha para efetuar a troca.

Instalei a coroa nova com o pinhão e corrente usadas. Sei que não é o correto a se fazer, porém promovi a troca das peças por um problema de vibração bem forte. Em uma viagem de Sorocaba a São Paulo eu e minha esposa chegamos com dor nas costas, dor de cabeça, membros dormentes/formigando e totalmente fadigados, por pouco nao parei a moto e vim a pé!

As peças que estavam na minha moto estavam em boas condições por isso mantive pinhão e corrente. Resultado da coroa da CB500, furação exatamente a mesma e faz com que a moto trabalhe em menor rotação logo menor a vibração atendendo o objetivo (do meu caso).

Porém em conversa com o amigo "RenanSP", vou investigar o carburador (limpar e regular) pois entendo que estou mascarando um possível problema.

Caso alguém tenha mais experiências com a vibração excessiva da Shadow 600, agradeço a troca de informações.

Em breve colocarei mais relatos sobre minha investigação de vibração.
RenanSP

Higor Lourenco escreveu:Olá camaradas, talvez este seja minha primeira participação no fórum, porém acesso e leitura eu pratico faz tempo.

Após ler quase todos as contribuições deste tópico, comprei uma coroa Riffel da CB500 com 40 dentes para minha Shadow 600 - 2003. Comprei também uma corrente KMC 525 com 110 elos, ou seja, curta. Por falta de atenção minha no momento da compra, pois pedi o tamanho certo e o cara pegou o errado, resultado, terei que voltar na General Osório no sabado de manha para efetuar a troca.

Instalei a coroa nova com o pinhão e corrente usadas. Sei que não é o correto a se fazer, porém promovi a troca das peças por um problema de vibração bem forte. Em uma viagem de Sorocaba a São Paulo eu e minha esposa chegamos com dor nas costas, dor de cabeça, membros dormentes/formigando e totalmente fadigados, por pouco nao parei a moto e vim a pé!

As peças que estavam na minha moto estavam em boas condições por isso mantive pinhão e corrente. Resultado da coroa da CB500, furação exatamente a mesma e faz com que a moto trabalhe em menor rotação logo menor a vibração atendendo o objetivo (do meu caso).

Porém em conversa com o amigo "RenanSP", vou investigar o carburador (limpar e regular) pois entendo que estou mascarando um possível problema.

Caso alguém tenha mais experiências com a vibração excessiva da Shadow 600, agradeço a troca de informações.

Em breve colocarei mais relatos sobre minha investigação de vibração.
Higor,

Além da equalização dos carburadores, acho que o mais interessante, seria também realizar a regulagem das válvulas! A vibração da minha foi embora, depois de ter checado este item.

A Shadow tem um funcionamento bem linear, não é comum essa vibração insuportável que você relatou.

Abs e boa sorte!
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Higor Lourenco

Boa.. havia esquecido de mencionar este ponto tambem.
Este final de semana será de teste talvez pegue a estrada com garupa para verificar as alterações.
Alguma indicação de mecânico bom e confiável?
Estou frequentando as oficinas Motoflex na zona leste, conheço o pessoal e estou confiando nos caras. Mas indicação e referência nunca é demais.

Abraços
rocha_best

Opa

Estou precisando trocar a relação da minha shadow, e pelo o que eu entendi das mensagens desse post, a relação original é 16/44, com passo de corrente 520.

Também pelo o que eu entendi, a coroa da CB500 é 40 dentes, passo de corrente 525.

Na busca por relações novas para a moto, achei jogos de pinhão/coroa com corrente avulsa, e VÁRIAS lojas disseram que a corrente pra shadow é a 525 (e não a 520).

Pergunta… isso está certo?

Estou procurando pinhão e coroa 525 pra montar a relação 16/40, mas dá meio difícil de achar.

Se alguém tiver indicação de lojas em SP, agradeço.
Estarei no ABC amanhã, e pretendia montar as peças na minha sombra no domingo.

Caso as indicações sejam de Jundiaí e região, adiarei para o decorrer da semana.

E claro, se conseguir as peças (e conseguir montar tudo no lugar), vou dar um jeito de filmar a troca, e posto aqui pro pessoal depois.

Obrigado
[]s
Thiago Rocha
Jarinu - SP
Responder