Vulcan 900: Diário de uma Custom

Moto: Kawasaki Vulcan

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Kawasaki, Colaboradores Kasinski

Responder
rklein

Tem umas coisas interessantes neste doc da Abraciclo de 16/07/2014:

http://automotivebusiness.anankecdn.net ... df_219.pdf

1- A participação das duas rodas na Frota Geral cresceu de 25,5% para 26,5% de 2011 a maio/2014

2- As vendas de motos caíram 4,1% entre o 1o sem/2013 e o 1o de 2014, mas as vendas de motos acima de 450 cc cresceram 12,7%.

3- Neste mesmo período, a produção de motos até 150cc caiu 9,9%, de 151cc ate 449cc caiu 1,4, e acima de 450cc, subiu 14,3%, já as vendas no atacado foram -13,4%, -8% e +11,5% respectivamente.

4- No 1o semestre, o NE foi onde mais se vendeu motos, depois vem o Sudeste, Centro Oeste, Sul e por fim, o NO.

5- 146 concessionárias foram fechadas de 2012 a junho/2014.

6- A projeção é que o emplacamento de motos acima de 450cc, passem de 2,4% para 4,0% do total.

7- 74% das motos que exportamos é para a Argentina.

8- Há mais de 700 Projetos de Lei em tramitação no (maldito) Congresso que envolvem motos e motociclistas, entre eles as pérolas abaixo:

Limitador de velocidade – PLS 96/07
• Projeto prevê a instalação obrigatória de limitador de velocidade para motocicletas e
motonetas, independente da cilindrada, para que não ultrapassem os 110 km/h.
• Posicionamento Abraciclo: Contrário, pois trata o assunto sem isonomia e traz
insegurança aos motociclistas.
• Ações: Argumentos apresentados por correspondência ao relator e parlamentares
da CCJC (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado. Com isso
projeto será apreciado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, que
aguarda definição de novo relator.

Placa no Capacete – PL 5651/2009
• Medida exige que os condutores e passageiros de motocicletas usem capacete com a
gravação da placa do veículo, a fim de contribuir com a diminuição da violência urbana.
• Posicionamento Abraciclo: Contrário, pois não reduzirá a violência e penalizará os
cidadãos usuários de motocicleta.
• Ação: Argumentos apresentados por correspondência ao relator e parlamentares da
Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos deputados, servindo como
referência para o “voto em separado” apresentado pelo deputado Hugo Leal.
Projeto agora aguarda apreciação na referida Comissão

Obrigatoriedade do uso de colete airbag – PL 1171/2011
• Torna obrigatório o uso de colete inflável de proteção para os condutores de
motocicletas.
• Posicionamento Abraciclo: Contrário a obrigatoriedade, pois a eficácia não está
cientificamente comprovada
• Ação: Projeto irá a plenário da câmara, pois não teve aprovação unânime nas
comissões onde tramitou (foi reprovado em duas das três comissões).

Já nesse aqui, das vendas atacado até Jul/2014:

http://automotivebusiness.anankecdn.net ... df_229.pdf

Vemos que no 1o sem de 2014, foram vendidas 829.836 motos, a Honda vendeu no atacado, 680.994 motos (82,06% do total), Yamaha 97.884 (11,80%)... A Kawasaki 3.549 (0,43%), ou seja, Honda + Yamaha = 94%, todas as outras juntas, se contentam com miseráveis 6%.

A Kasinski não aparece mais, li em algum lugar que ela se desfiliou da ABRACICLO.
Imagem
Imagem
rklein

Ontem abasteci, consumo de 20,9 km/l, média subindo, está agora em 18,7 km/l. Muito mais econômica que a Ninja 650r, cuja média foi de 17,6.

Eu não esperava que a Vulcan fosse ser mais econômica que a 650r, mais leve e de menor cilindrada.

E eu continuo usando a Vulcan na maior parte do tempo no mesmo trajeto que eu usava a Ninja, para ir e vir todo dia para o trabalho, eu costumo respeitar a velocidade máxima da via, até porque tem muito radar no trajeto, continuo chegando em casa e no trampo no mesmo horário de sempre. Acho que as vezes que dei uma acelerada na Ninja não iria influenciar num consumo de 20 meses, pois rodo muito mais durante a semana do que na estrada em fds, e nestes 7 meses de Vulcan eu também não percebi nenhuma mudança na forma que piloto, apenas me acostumei com ela.

Acho que por o motor da Vulcan girar menos que a 650r numa mesma velocidade ela termina sendo mais economica.
Imagem
Imagem
rklein

Hoje fui na General Osório, estacionei na Barão de Limeira ao lado de uma Vulcan Custom bonitona como a Suzana Vieira, conversei com o dono dela que estava trocando o pneu dianteiro original por um Metzeler 90x90, mais gordinho que o magrelo Dunlop 80x80 original da Vulcan Custom, gostei do visual e ele me disse depois que rodou que deu pra sentir uma grande diferença em buracos, a moto ficou mais macia e tals. Ele já tinha trocado o 180 traseiro por um 200, e ficou bacana também!

Eu pensei que não caberia, que ia encostar no paralama, mas deu sim. Vai ser o próximo sapatinho da Suzana.

http://www.metzeler.com/site/br/product ... ionen.html

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aproveitei que estava lá pra ficar menos sport e mais custom :mrgreen:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
jaimeassuncaosf

Primeiramente parabéns pela iniciativa! Já tinha lido suas primeiras publicações, mas me afastei um pouco do mundo virtual. Voltando a ler, o negócio é viciante assim como rodar com nossa Vulcan!

Você poderia me explicar melhor sobre os tópicos abaixo? Onde exatamente colocaram essa borracha? Também sinto um barulho de uma pancada ao passar num buraco, o que a CC corrigiu?

"Colocaram uma borracha entre a bandeja protetora do motor e o motor, e o barulho de vibração sumiu.

Ainda não caí num buraco pra checar se a pancada na dianteira desapareceu, vou ver se cato um pra testar, o que não é nada difícil em sampa"

Um abraço e sucesso!
Jaime Assunção
rklein

Blz Jaime?

O lance da borracha é que após colocarem a bandeja, quando a moto ficava em Neutro, com a vibração, ocorria um barulho de metal com metal, deduzi que era uma parte da bandeja batendo no motor, aí a concessionária me disse que para resolver, arranjaram um pedaço de borracha e colocaram entre a bandeja e o motor, a vibração sumiu, não cheguei a ver, até é porque é difícil ver lá embaixo, mas amanhã vou tentar tirar uma foto.

Já a pancada era quando a roda dianteira caía num buraco, e aí eu ouvia um "tunc", a concessionária me disse que era porque aquele parafusão que prende o guidon no chassi estava sem o aperto necessário, me disseram que foi necessário apertar, e realmente a pancada sumiu.

Mas já estou desconfiando que ambos os barulhos estão voltando aos poucos, provavelmente a borracha está saindo do lugar e o parafusão estar afrouxando de novo.

Amanhã tiro fotos e coloco aqui pra explicar melhor.
Imagem
Imagem
rklein

Hoje abasteci, 19,5 km/l. A Média melhorou 0,9 km/l e está agora em 18,8 km/l.

Hoje abaixei e olhei lá no protetor do carter e não vi borracha alguma, ou ela deve ter escapado, ou não colocaram e resolveram de outro jeito, porém o barulho não está aparecendo como antes, agora raramente ele aparece...

Imagem

Imagem

Parece que este protetor não é o adequado pra Vulcan, pois a parte saliente do motor não encaixa no buraco que tem nele, fica em contato com ele...

Já o parafuso que apertaram pra acabar com o barulho que ocorria quando a moto caia num buraco é esse aí:

Imagem

Já a algum tempo eu estava desconfiado que o pneu dianteiro está perdendo muita pressão, tipo 7 a 8 libras / semana, cai de 40 lbs para 32/33 lbs, não me lembro se isso foi depois que troquei a roda, acho que pneu furado não deve ser, pois penso que perderia pressão mais rapido... será problema na roda nova?

O traseiro também anda perdendo, mas bem menos, tipo de 2 a 4 libras/semana, de 28 para 24/26 lbs.
Imagem
Imagem
jaimeassuncaosf

Obrigado pelas explicações!

Com relação aos pneus, estou com os originais ainda e curti muito a idéia do 90x90 na frente. Meu pneu dianteiro tb perde muita pressão durante a semana, já o traseiro não!

Será normal isso?

Um abraço!
Jaime Assunção
rklein

Ôpa, então se o pneu da sua perde pressão também o "problema" não é exclusivo da minha Suzana, pode ser que seja porque pneus finos perdem pressão mais rápido.

Uso a moto diariamente, vc também?

Será que com este asfalto lisinho de nossas ruas, pneus finos, com pressão tão alta, 40 psi, sofram mais, e a cada remendo/buraco que caia lá se vai um pouco de ar, e um pouco de ar perdido num pneu fino representa mais pressão perdida que o mesmo tanto num pneu gordo e com menos pressão. Será isso então?

Parece lógico também que num pneu com pressão mais alta o ar se esforce mais para escapar do que num pneu com pressão mais baixa. Tipo o que acontece nas superlotadas cadeias brasileiras, né mesmo? :mrgreen:

Provavelmente quem usa apenas fim de semana não perca pressão tão rapidamente e nem perceba, mas usando todo dia o processo acelere e fique mais perceptível.
Imagem
Imagem
dom.arcanjo

Sobre a pressão do pneu.
A minha é uma LT Classic, com pneu mais gordo na dianteira e não tenho este tipo de problema com ela. Antigamente eu tinha uma chopper com pneu fino na frente e que tinha que ser calibrado quase toda semana. O problema foi resolvido depois que comecei a usar pneu com câmara (ou seria camera... :roll: :?: ).
Não sei ao certo, mas a Vulcan Custom possui pneu com ou sem câmara/camera?
:roll: :?:
Na meia idade, a experiência é tão importante quanto a novidade.
http://www.vulcanriders.com.br/
rklein

Sem camera.

Cada vez mais acho que não é problema de minha moto, e sim característica (indesejável) deste tipo de pneu. Custava a Kawa ter colocado um mais gordinho para os países de terceiro mundo? :

Sempre tive motos de pneus gordinhos e nunca tive essa chateação.
Imagem
Imagem
Responder