Shadow 600: Óleo, filtro, O-ring, etc

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
Filhodobar
Contato:

RenanSP escreveu: Quanto ao problema elétrico da tua,li no outro tópico que foi por culpa de desconhecimento do dono anterior. Eu paguei um monte de sapo na minha no inicio por conta de relaxo e desconhecimento do dono anterior (parte elétrica e arrefecimento principalmente). Mas o jeito é não desanimar com a sombra porque a bicha é um tanque e depois de resolver essas coisinhas o treco anda até embaixo da agua...literalmente.

Abs.
Hahahaha... pode crer, RenanSP... não desanimarei não.
Só estou com uma baita saudades da moto, que ainda está parada. Acredito que até sexta já estou acelerando, novamente.
Não faz idéia do transtorno que tem sido ficar sem a moto agora, justamente quando começou meu estágio na ROCAM e meus horários ficaram super malucos, todos os dias.
Pelo menos o pessoal me liberou a moto do trabalho para ir e vir para casa... mas sinto falta demais daquele torque fenomenal da Shadow.
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
Vitor_Coutinho

Alguém já usou o filtro de óleo da K & N? Qual a vida útil? Vale a pena?
RenanSP

Vamos lá...

Primeira troca de óleo com o Lubrax, antes usava o Mobil.

Pontos positivos: Maior durabilidade, a embreagem não patina acima dos 1000 km (mobil fazia isso na minha), a moto fica muito macia e o motor funciona redondinho sem ruidos.

Ponto negativo: O óleo baixou bem pelas últimas medições, ao contrário do Mobil que quase não baixava, acredito que pode ser mesmo em virtude da troca da marca do óleo, vamos ver nas próximas trocas.

Considerando a baixa do óleo, preferi trocar o mesmo na faixa dos 1700km, ao invés de completar, o que me deu uma margem maior que o mobil.

Status final: Aprovado. É mais barato que o mobil (de 14 a 15 a garrafa nos postos BR mesmo), tem tecnologia superior e dura mais. Só me preocupou o fato de baixar mais, mas verei se consigo realizar a próxima troca na casa dos 3000.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Filhodobar
Contato:

Então RenanSP... quando peguei a moto, não faço nem idéia do óleo utilizado, mas na minha primeira troca de óleo com Motul 3000 ele baixou MUITO.
Sério, cheguei a ficar preocupado.
Já na segunda troca, o nível do óleo manteve-se estável, baixando muito pouco, o que é normal, já que uma parte do óleo é queimada na lubrificação da câmara, anéis, etc...
Agora fiz a troca do Motul (APi SM - R$ 25,00) pelo Lubrax (APi SL - R$ 10,50) e imagino que o nível vai baixar mesmo, e deve estabilizar na próxima troca.
Segundo um amigo que trabalhava com mecânica de motos, isso acontece pq o óleo novo de classificação maior vai eliminando a "sujeira" do óleo velho (se houver) de classificação API menor.
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
maxdiatribe

E ae pessoal! Eu gostaria de deixar uma dica aqui, talvez já tenham feito isso, mas fiz hoje e achei interessante passar pra voces. É sobre a retirada do filtro de óleo. Ja ouvi algumas pessoas dizerem que se não tiver a chave de filtro, da pra fazer um furo nele e desenroscar com uma chave de fenda. Pois bem, fiz isso hoje, mas antes de fazer o furo eu imaginei que o impacto necessario pra o bico da chave de fenda penetrar no filtro poderia estragar a rosca onde ele é acoplado, então, eu fiz primeiramente o furo com uma furadeira e só depois, coloquei a chave de fenda e desenrosquei. Desculpe ai se for obvio demais, mas se eu precisei de algum tempo pra imaginar uma forma melhor de fazer e acredito que os irmãos poderiam poupar esse tempo. Abraços!
Homem + Máquina = rolé!
Heverson

O melhor para tirar o filtro de óleo é utilizar a chave própria.

A segunda opção é utilizar uma lixa grossa em volta do filtro, o que dará melhor firmesa ao desrosqueá-lo com as mãos.

O uso de chave de fenda serve como um último recurso. Desde que a chave de fenda esteja limpa, afiada e que não acerte a rosca que fixa o filtro. Irá rasgar a lata e o elemento de papel, mas não deixará resíduos soltos.

Furar o filtro utilizando uma furadeira não é recomendável. Ainda que a broca não acerte a rosca que fixa o filtro ao furar a carcaça e o papel, irá gerar minúsculos resíduos (cavacos da lata e partículas de papel do filtro) que podem retornar ao motor. Ao empurrar a chave de fenda, estes resíduos serão empurrados também e terão tempo e espaço para voltar ao bloco do motor.
Estes minúsculos resíduos irão voltar à linha de lubrificação e aí, o motor terá sua vida útil muito prejudicada.
Moto: Intruder 250 - Shadow 600
maxdiatribe

Heverson escreveu:O melhor para tirar o filtro de óleo é utilizar a chave própria.

A segunda opção é utilizar uma lixa grossa em volta do filtro, o que dará melhor firmesa ao desrosqueá-lo com as mãos.

O uso de chave de fenda serve como um último recurso. Desde que a chave de fenda esteja limpa, afiada e que não acerte a rosca que fixa o filtro. Irá rasgar a lata e o elemento de papel, mas não deixará resíduos soltos.

Furar o filtro utilizando uma furadeira não é recomendável. Ainda que a broca não acerte a rosca que fixa o filtro ao furar a carcaça e o papel, irá gerar minúsculos resíduos (cavacos da lata e partículas de papel do filtro) que podem retornar ao motor. Ao empurrar a chave de fenda, estes resíduos serão empurrados também e terão tempo e espaço para voltar ao bloco do motor.
Estes minúsculos resíduos irão voltar à linha de lubrificação e aí, o motor terá sua vida útil muito prejudicada.
Poxa Heverson, eu não tinha me tocado disso, peço desculpas pela informação, já que pode prejudicar o funcionamento. Eu tive boa intenção, mas não tive conhecimento suficiente. Obrigado pela advertencia velho! rsrsrs
Homem + Máquina = rolé!
nizrotiv

Pessoal, alguém sabe se esse "suor" de óleo tem solução? Isso está me incomodando muito hahaha.

Sempre que rodo acontece isso e os mecânicos vivem dizendo que é normal, mas vira e mexe eu vejo algumas Shadows que não sofrem disso.

Imagem
RenanSP

Como eu disse lá no PHS, normal não é! Mas também não abaixa óleo não.

Esse "fenomeno" só acontece na minha se eu sentar o reio na moto por um longo período de tempo na estrada (leia-se entre 120/140 diretão). Esqueci de mencionar lá, que isso acontece mais quando o óleo está mais próximo da "validade final", não sei se o óleo quando envelhece "afina" o que possibilitaria passar por juntas já não tão novas. Isso ocorre também na minha, muito pouco, na tampa do outro lado, próximo ao pinhão onde fica aquele parafuso Allen grande.

A primeira vez que apareceu eu tomei um susto, me incomodou. Achei até no começo que fosse liquido de arrefecimento, mas era dessa borracha da embreagem mesmo.

Quanto eu tiver que encostar a moto para fazer algo eu também peço para trocar essa junta.

PS: Mecânico fala que é "normal" vazar, porque mecânico ODEIA trocar junta, pois é um serviço relativamente chato para eles que não se pode cobrar muito.

Abs.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
nizrotiv

RenanSP escreveu:Como eu disse lá no PHS, normal não é! Mas também não abaixa óleo não.

Esse "fenomeno" só acontece na minha se eu sentar o reio na moto por um longo período de tempo na estrada (leia-se entre 120/140 diretão). Esqueci de mencionar lá, que isso acontece mais quando o óleo está mais próximo da "validade final", não sei se o óleo quando envelhece "afina" o que possibilitaria passar por juntas já não tão novas. Isso ocorre também na minha, muito pouco, na tampa do outro lado, próximo ao pinhão onde fica aquele parafuso Allen grande.

A primeira vez que apareceu eu tomei um susto, me incomodou. Achei até no começo que fosse liquido de arrefecimento, mas era dessa borracha da embreagem mesmo.

Quanto eu tiver que encostar a moto para fazer algo eu também peço para trocar essa junta.

PS: Mecânico fala que é "normal" vazar, porque mecânico ODEIA trocar junta, pois é um serviço relativamente chato para eles que não se pode cobrar muito.

Abs.
Valeu pela força novamente, Renan!

Como eu comentei lá, amanhã vou trocar óleo e filtro e já vou aproveitar e mandar arrumar isso ai, só to imaginando a cara do mecânico dizendo "Ahhh.. Isso é normal, não tem problema nenhum não" kkk

Abraços
Responder