Mirage 250 EFI: Problemas elétricos em Geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Eder J R S

Pergunta boba, mas...
Se existem os fios e não há lâmpada conectada neles (como os meus, que estão isolados e sem as lâmpadas dos bauletos ligadas), mesmo assim pode haver fuga de corrente :?:
Como, por exemplo, no caso, do fio do GPS (que só "funciona" quando ligamos o GPS na base). Sem GPS, ele fica lá sem função nenhuma.
Pode isso :?:

No caso da minha Mirage, o pessoal da oficina resolveu trocar a bateria (na garantia), pois disseram que quando o retificador "dá pau", normalmente a bateria "vai junto". Disseram que o fato da moto não pegar com 14v não é por causa da voltagem baixa, mas sim da falta de amperagem na bateria :!: , que deve estar com defeito. Segundo eles, a "força" da bateria na partida vem de boa amperagem, sendo que a voltagem nem precisa estar acima dos 14v para a partida. No meu caso, provavelmente a amperagem da bateria não está legal (não está segurando a amperagem).
Já li que não dá pra medir a amperagem da bateria com o multímetro (12V, 12A), então vou ter que torcer e rezar pra que dê certo a nova bateria.
E aí?
jirschik
Moderador
Contato:

Eder, qual era a função dessas lâmpadas no bauleto? Elas ficavam acessas junto com o farol? Se 'sim', então mesmo sem lâmpada, há possibilidade de fuga de corrente, pois o fio estaria energizado e havendo uma exposição do fio com o chassis, haveria a fuga de corrente por este ponto, enquanto o circuito estiver energizado. Mas também é preciso pensar que o chicote foi alterado e pode ser que a fuga seja em outro fio que passa junto deste novo circuito. Por isso que o melhor agora é retirar essa adaptação e inspecionar onde foi mexido para fazê-la, pois a probabilidade de falha é maior nesses pontos que foram alterados.

A bateria é especificada em A.h (Ampére.hora). Quanto maior o valor de A.h, maior é capacidade da bateria. Trabalhando com números hipotéticos, podemos dizer que:
Uma bateria de 12V x 9A.h, é capaz de dar 20 partidas sem recarga.
Uma bateria de 12V x 12A.h, é capaz de dar 30 partidas sem recarga.

Se pensarmos apenas em tensão elétrica (12V) e esquecermos a capacidade de corrente (9A.h), então poderíamos fazer o seguinte teste: Ligue 10 baterias (10 x 12V = 120V) em série e use esse conjunto para alimentar todas as tomadas de 120V de um prédio de apartamentos. Será que funciona? :)

Hehehe... É só uma brincadeira que nos ajuda a entender melhor essas grandezas. Por isso que ouvimos as especifica
cões de usinas de energia elétrica em MW (Mega Watts > Tensão Elétrica x Corrente Elétrica = Potência Elétrica > U x I = W)

Você não conseguirá medir a capacidade de sua bateria com um voltímetro. Mas em lojas especializadas na venda de baterias, existe um aparelho que avalia essa capacidade. Na mesma loja que você compra baterias para automóveis, você pode encontrar baterias para motos. Vale a pesquisa. Leve a bateria para testar.

Uma falha de retificador, sendo um curto-circuito, irá forçar a bateria a enviar muito mais corrente do que ela foi especificada, pois ela foi posta em curto-circuito pelo retificador. Isso irá causar um sobreaquecimento e consequente dano. Portanto, falha em um retificador de tensão pode danificar os elementos que geram ou acumulam energia elétrica na moto, que são o alternador e a bateria, respectivamente.
Imagem
Jmrepmarcos

BOM DIA.
TEHO UMA IRAGE 250 2012. NÃO CONFIO NO SISTEMA DE EFI, JÁ E DEICHOU NA MÃO DUAS VEZES E NÃO FICOU BARATO.
CONSULTEI MEU MECANICO E ME DISSE QUE PODE TROCAR O EFI POR CARBURADOR.
GOSTARIA DE ME INFORMAR ONDE ENCONTRO AS PEÇAS:
CARBURADOR ORIGINAL
CABO DE ACERELADOR
CHICOTE
CDI
dougnaestrada
Contato:

Jmrepmarcos escreveu:BOM DIA.
TEHO UMA IRAGE 250 2012. NÃO CONFIO NO SISTEMA DE EFI, JÁ E DEICHOU NA MÃO DUAS VEZES E NÃO FICOU BARATO.
CONSULTEI MEU MECANICO E ME DISSE QUE PODE TROCAR O EFI POR CARBURADOR.
GOSTARIA DE ME INFORMAR ONDE ENCONTRO AS PEÇAS:
CARBURADOR ORIGINAL
CABO DE ACERELADOR
CHICOTE
CDI
Acho que está indo pro caminho errado.

Que defeitos está apresentando? Tem o código de erro? Já deu uma geral na ECU para ver se não há oxidação nos pinos ou mesmo se há algum pino quebrado? Passou o scanner na injeção?

Você vai gastar uma boa grana com esta conversão, pois até onde sei o CDI é bem caro e carburador novo também não é lá muito barato. O chicote pelo que estudei é o mesmo, com exceção de um "rabicho" extra que é adicionado nas EFIs e poderá ser desplugado.

Se realmente for a ECU (módulo de injeção), há a opção de trocar pelo modelo mais atual da Delphi.

Mudar para injeção me parece ser conselho de quem não tem experiência, conhecimento ou equipamento para resolver o problema ou ainda tem preferência por carburadas.

Se quiser realmente ir por essa linha então é melhor importar as peças do Richard.

Abraço,
Doug
Keep your bike in good repair, because motorcycle boots are not confortable for walking
AmericoFilho

Help...Help...Help... O que pode ser? minha moto não quis pegar do nada depois que resolvi dar umas voltas na danada, liguei e desliguei umas três vezes depois que cheguei no meus destinos sendo que na última a moto ameaçou a pegar e não quis ligar, ela arma tudo normalmente apaga a luz FI e na hora de apertar o start ela rearma tudo de novo, achei que era o relé de partida pois já aconteceu isso uma vez e ela voltou ao normal troquei o bendito de novo e nada, um mecânico me disse que poderia ser a bateria, desmontei a mesma levei em uma casa de bateria o cara fez os testes e disse ela está com carga e perfeita, remontei apertei tudo e continua a mesma coisa, viro a chave, arma bomba de gasolina, desliga a luz do FI dou o start e nada, ela recomeça tudo de novo, alguém sabe o que pode ser? pensei até em trocar o arranque mas a uns três meses atrás quando aconteceu a primeira vez o problema eu fiz uma revisão no danado trocando as escovas, alguém se habilita a me ajudar? o que pode ser? abraços a todos e bons ventos!!!
Imagem
Moto Grupo Tiozinhos do Asfalto
dougnaestrada
Contato:

AmericoFilho escreveu:Help...Help...Help... O que pode ser? minha moto não quis pegar do nada depois que resolvi dar umas voltas na danada, liguei e desliguei umas três vezes depois que cheguei no meus destinos sendo que na última a moto ameaçou a pegar e não quis ligar, ela arma tudo normalmente apaga a luz FI e na hora de apertar o start ela rearma tudo de novo, achei que era o relé de partida pois já aconteceu isso uma vez e ela voltou ao normal troquei o bendito de novo e nada, um mecânico me disse que poderia ser a bateria, desmontei a mesma levei em uma casa de bateria o cara fez os testes e disse ela está com carga e perfeita, remontei apertei tudo e continua a mesma coisa, viro a chave, arma bomba de gasolina, desliga a luz do FI dou o start e nada, ela recomeça tudo de novo, alguém sabe o que pode ser? pensei até em trocar o arranque mas a uns três meses atrás quando aconteceu a primeira vez o problema eu fiz uma revisão no danado trocando as escovas, alguém se habilita a me ajudar? o que pode ser? abraços a todos e bons ventos!!!
Se for algo parecido com isso é só trocar a bateria e você voltará a ser feliz.

De qualquer forma é sempre bom aproveitar para ver se o retificador/regulador e o estator estão funcionando corretamente. Aliás, se quiser testar isso antes de trocar a bateria é melhor (só que nesse caso terá que dar uma carga nela ou usar uma bateria emprestada ou ainda fazer a tradicional chupeta).

Abraço,
Doug
Keep your bike in good repair, because motorcycle boots are not confortable for walking
AmericoFilho

Resumo da opera dougnaestrada, como tinha dito antes eu fui em uma casa de bateria e a mesma está 100 porcento, conversando com um mecânico ele me disse que era o motor de arranque e foi batata, comprei o dito cujo da YBR e aproveitei e troquei o óleo e o filtro, tudo instalado, liguei a moto apertei o start e vrumm pegou de primeira, agora é só ser feliz, obrigado pela dica dougnaestrada, mas era a porcaria do arranque, valeu e bons ventos!!!
Imagem
Moto Grupo Tiozinhos do Asfalto
dougnaestrada
Contato:

AmericoFilho escreveu:Resumo da opera dougnaestrada, como tinha dito antes eu fui em uma casa de bateria e a mesma está 100 porcento, conversando com um mecânico ele me disse que era o motor de arranque e foi batata, comprei o dito cujo da YBR e aproveitei e troquei o óleo e o filtro, tudo instalado, liguei a moto apertei o start e vrumm pegou de primeira, agora é só ser feliz, obrigado pela dica dougnaestrada, mas era a porcaria do arranque, valeu e bons ventos!!!
Fico feliz por vc ter resolvido :) :)

abraço,
Doug
erickmetal

GALERA PRECISO DE AJUDA!!!
TENHO UMA MIRAGE 250 2011 E TROQUEI O RETIFICADOR DELA COM 12000KM E COLOQUEI O DA CB 400/450.
NESSE FDS O PAINEL FICAVA PISCANDO COMO SE EU FICASSE LIGANDO E DESLIGANDO AI QNDO ELA ESTABILIZOU INJETEI E NA HR DA PARTIDA ELA APAGOU, LIGUEI NOVAMENTE ESPEREI ESTABILIZAR, INJETEI E DEI UM TRANCO NA BIXINHA ELA PEGOU E FUI LEVAR NO MECANICO MAS NO MEIO DO CAMINHO ACENDEU A LUZ FI E A BATERIA ESTOUROU!!! ISSO MESMO!!! UM put* DUM ESTOURO Q PENSEI Q JA TINHA f*dido A p*rra TODA!!!RSRS
COMPREI OUTRA BATERIA E TBM OUTRO RETIFICADOR(DA CB 400/450 NOVAMENTE)MEU MECANICO INSTALOU MAS AGORA NAO FUNCIONA O VELOCIMETRO E NEM OS PISCA DO LADO ESQUERDO!!!ALGUEM TEM ALGUMA DICA DOQ PODE TER ACONTECIDO?? SO EXISTEM AKELES 2 FUSIVEIS OU TEM MAIS ALGUM?? GRATO GALERA!!!
Cuidado! Lá vem vindo COALIZÃO MC-São Carlos.
jirschik
Moderador
Contato:

erickmetal escreveu:...MAS AGORA NAO FUNCIONA O VELOCIMETRO E NEM OS PISCA DO LADO ESQUERDO!!!ALGUEM TEM ALGUMA DICA DOQ PODE TER ACONTECIDO?? SO EXISTEM AKELES 2 FUSIVEIS OU TEM MAIS ALGUM?? GRATO GALERA!!!
Com relacao ao velocimetro, voce quer dizer que ele nao fica aceso, certo? Ele continua a marcar a velocidade, certo?
Verifique os conectores que devem ter sido desmontados na monutencao e podem ter ficado mal encaixados. Se nao queimaram as lampadas - ja' que ate a bateria estourou por possivel sobretensao do retificador - entao a verificacao dos conectores e' o ponto de falha mais provavel.
Imagem
Responder