Saudações Juan!
Seja Bem Vindo!
Pode acontecer que a pastilha tenha "vitrificado", e isso não é anormal. Pastilhas de melhor qualidade, mais macias, que gastam mais rápido, não apresentam essa característica com frequencia.
Se for só isso, resolve-se de algumas formas; pode-se passar uma lixa fina na pastilha para tirar a camada vitrificada. Pode-se trocar a pastilha por outra e isso deve custar ~R$30,00.
Se você for amanhã, sábado 20/Abril, no Churrasco MotosCustom em Cotia, na Rod.Raposo Tavaves (veja a chamada no banner da página), posso ver isso para você na hora, sem custo. Só me avise antes, por MP, para que eu possa levar as ferramentas para a Mirage e a lixa para isso.
Abraço!
Mirage 250: Freios
Moderadores: Moderadores, Administradores
- Juan Gabriel
- Contato:
jirschik, boa tarde.
Muito obrigado pela ajuda, acabei vendo um pouco tarde sobre o churras e infelizmente não conseguirei ir.
Acredito que irei acionar a garantia da revendedora de motos que me vendeu, pois estou somente a pouco mais de trinta dias com a moto e não rodei nem 300km ainda.Comprei a moto na Martini motos em Indaiatuba com o Fernando e RECOMENDO os dois a todos os participantes e visitantes do forum. Tudo perfeito na compra e na garantia até agora.
Agradeço mais uma vez pela disposição e atenção.
Muito obrigado e um ótimo churrasco.
Muito obrigado pela ajuda, acabei vendo um pouco tarde sobre o churras e infelizmente não conseguirei ir.
Acredito que irei acionar a garantia da revendedora de motos que me vendeu, pois estou somente a pouco mais de trinta dias com a moto e não rodei nem 300km ainda.Comprei a moto na Martini motos em Indaiatuba com o Fernando e RECOMENDO os dois a todos os participantes e visitantes do forum. Tudo perfeito na compra e na garantia até agora.
Agradeço mais uma vez pela disposição e atenção.
Muito obrigado e um ótimo churrasco.
Juan Gabriel
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Aos 45000km precisei fazer uma manutenção no sistema de freio dianteiro da Mirage250. Atribuo o problema de ferrugem mostrado na foto à peça (1), que é uma capa de borracha para dar acabamento e evitar que o terminal entre em contato com a umidade. Na verdade, essa capa de borracha evitava que a água secasse e mantinha ela o tempo todo em contato! Sol + água + terminal 'oxidável' = Terminal oxidado.

Desmontei o sistema e joguei fora a capa de borracha e também o parafuso oco (2), pois ele oxidou muito. A foto mostra o detalhe de um parafuso oco, que como o nome diz, é oco, para permitir o fluxo de fluido de freio entre o manicoto e o cáliper, através da mangueira.
Limpei o terminal com escova de aço e pintei com tinta à óleo preta, e isso conserva o metal até hoje, sem problemas.
As arruelas (3) são em alumínio para permitir uma boa vedação. Não podem ser de borracha, pois o fluido de freio às atacaria e apresentaria vazamentos. Sendo de alumínio, ela se deforma com o aperto. Então, em caso de manutenção neste sistema, as arruelas devem ser trocadas.
Como esse parafuso é "peça rara" em concessionárias Kasinski, passei a procurar por outro igual em casas de auto-peças, parafusos, etc. Fui encontrar em uma loja de auto-peças para caminhões.
Remontado o sistema, bastou preencher o reservatório com fluido novo e sangrar o ar.

Desmontei o sistema e joguei fora a capa de borracha e também o parafuso oco (2), pois ele oxidou muito. A foto mostra o detalhe de um parafuso oco, que como o nome diz, é oco, para permitir o fluxo de fluido de freio entre o manicoto e o cáliper, através da mangueira.
Limpei o terminal com escova de aço e pintei com tinta à óleo preta, e isso conserva o metal até hoje, sem problemas.
As arruelas (3) são em alumínio para permitir uma boa vedação. Não podem ser de borracha, pois o fluido de freio às atacaria e apresentaria vazamentos. Sendo de alumínio, ela se deforma com o aperto. Então, em caso de manutenção neste sistema, as arruelas devem ser trocadas.
Como esse parafuso é "peça rara" em concessionárias Kasinski, passei a procurar por outro igual em casas de auto-peças, parafusos, etc. Fui encontrar em uma loja de auto-peças para caminhões.
Remontado o sistema, bastou preencher o reservatório com fluido novo e sangrar o ar.
fala jiro.. rapaz! que coincidência vc falar disso pois esse FDS eu fiz uma manutenção completa no sistema de freio dianteiro..
essa capa de borracha que vc diz, aqui no meu caso até q funciona.. não entra agua e preservou o terminal do mangote. mas eu até dou uma ideia pra quem quer mnter a capa.. é so aplicar graxa no terminar e depois colocar a apa.. assim cria-se um tipo de impermeabilização lá dentro.
essas arruelas acho que são de cobre.. pelo menos as minhas são.
desmontei todo o sistema, revisei, limpei e tal e so passei dificuldade com os pistões do caliper.
quando recoloquei eles, eles ficaram completamente recolhidos na câmara do pistão.. eu achei que ao colocar fluido e bombear, eles iria se projetar pra fora até a posição correta mas no foi o que aconteceu.. no final tive que desmontar novamente o caliper, e "expulsar" os pistões com o auxilio de um compressor.. só assim pra sair ehehe.
depois coloquei numa pré posição, alinhei com as pastilhas e ai sim ficou tudo certo.
aproveitei e pintei o caliper de vermelho, ficou show.
coloquei fluido novinho no sistema e pra tirar o ar, use uma seringa sugando e bombeando o fluido alí pelo parafuso de sangria.. rapidinho saiu todo o ar.
ahh sim, aproveitando o assunto..
meu interruptor da luz de freio diante já tava com mau contato novamente.. então desmontei ele e limpei os contatos.. (dá trabalho desmontar essa peça)
ai pensei comigo.. apesar dele ficar enfiado ali em baixo do cilindro mestre, a agua entra de qualquer jeito e oxida o interruptor.
o que fiz? meti graxa branca, que é altamente resistente a agua, lá dentro do interruptor.. alias ele tem 2 furos que acho q é justamente pra isso. agora ta 100% e duvido que vá dar problema novamente.
essa capa de borracha que vc diz, aqui no meu caso até q funciona.. não entra agua e preservou o terminal do mangote. mas eu até dou uma ideia pra quem quer mnter a capa.. é so aplicar graxa no terminar e depois colocar a apa.. assim cria-se um tipo de impermeabilização lá dentro.
essas arruelas acho que são de cobre.. pelo menos as minhas são.
desmontei todo o sistema, revisei, limpei e tal e so passei dificuldade com os pistões do caliper.
quando recoloquei eles, eles ficaram completamente recolhidos na câmara do pistão.. eu achei que ao colocar fluido e bombear, eles iria se projetar pra fora até a posição correta mas no foi o que aconteceu.. no final tive que desmontar novamente o caliper, e "expulsar" os pistões com o auxilio de um compressor.. só assim pra sair ehehe.
depois coloquei numa pré posição, alinhei com as pastilhas e ai sim ficou tudo certo.
aproveitei e pintei o caliper de vermelho, ficou show.
coloquei fluido novinho no sistema e pra tirar o ar, use uma seringa sugando e bombeando o fluido alí pelo parafuso de sangria.. rapidinho saiu todo o ar.
ahh sim, aproveitando o assunto..
meu interruptor da luz de freio diante já tava com mau contato novamente.. então desmontei ele e limpei os contatos.. (dá trabalho desmontar essa peça)
ai pensei comigo.. apesar dele ficar enfiado ali em baixo do cilindro mestre, a agua entra de qualquer jeito e oxida o interruptor.
o que fiz? meti graxa branca, que é altamente resistente a agua, lá dentro do interruptor.. alias ele tem 2 furos que acho q é justamente pra isso. agora ta 100% e duvido que vá dar problema novamente.
-
Nelson Curti Pacheco
Boas à todos!!! Gostaria de saber se alguém já sentiu o pedal do freio traseiro oscilando quando anda com garupa e passa por um terreno meio acidentado, ou seja, o pedal fica meio que sobe e desce quando acionado, isso quando tem peso do garupa e, provavelmente, a balança traseira oscila pra cima e pra baixo. Fica como se o freio estivesse ovalizado, não sei se me faço entender. Isso só acontece quando tenho peso atras e a moto passa por ruas mais onduladas. Fora isso ele funciona normalmente. Alguém me ajuda??? Abraços à todos!!!
Heavy Metal
Se acontece só com garupa o varão do freio deve estar muito justo, tente soltar um pouco a regulagem. Se acontece o tempo todo pode ser o tambor ovalizado.Nelson Curti Pacheco escreveu:Boas à todos!!! Gostaria de saber se alguém já sentiu o pedal do freio traseiro oscilando quando anda com garupa e passa por um terreno meio acidentado, ou seja, o pedal fica meio que sobe e desce quando acionado, isso quando tem peso do garupa e, provavelmente, a balança traseira oscila pra cima e pra baixo. Fica como se o freio estivesse ovalizado, não sei se me faço entender. Isso só acontece quando tenho peso atras e a moto passa por ruas mais onduladas. Fora isso ele funciona normalmente. Alguém me ajuda??? Abraços à todos!!!
jirschik escreveu:Aos 45000km precisei fazer uma manutenção no sistema de freio dianteiro da Mirage250. Atribuo o problema de ferrugem mostrado na foto à peça (1), que é uma capa de borracha para dar acabamento e evitar que o terminal entre em contato com a umidade. Na verdade, essa capa de borracha evitava que a água secasse e mantinha ela o tempo todo em contato! Sol + água + terminal 'oxidável' = Terminal oxidado.
Ola Jirschik.
Sim, o Miau tem razão, as arruelas são de cobre e não de alumínio. Isso parece uma coisa sem importância, mas não é. O uso de arruelas de alumínio em canos e parafusos de ferro, que é o caso da maioria das motos, é perigoso por causa da corrosão galvânica que pode até quebrar o parafuso com o passar do tempo.
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
É verdade, Brigagão. Como faz alguns anos que fiz isso, não me lembrava ao certo dos detalhes. Na verdade, acho que me confundi com o cabo de freio aerokip da Shadow600, onde os terminais são de alumínio.jbrigagao escreveu:Ola Jirschik.jirschik escreveu:...As arruelas (3) são em alumínio para permitir uma boa vedação...
Sim, o Miau tem razão, as arruelas são de cobre e não de alumínio. Isso parece uma coisa sem importância, mas não é. O uso de arruelas de alumínio em canos e parafusos de ferro, que é o caso da maioria das motos, é perigoso por causa da corrosão galvânica que pode até quebrar o parafuso com o passar do tempo.
-
Bru Ferbeg
Irmãos, qual é o fluído de freio mais indicado?
Olhei no manual e vi "DOT4 ou DOT5".
Tanto faz?
Olhei no manual e vi "DOT4 ou DOT5".
Tanto faz?
Motociclista vagabundo
Moto: Mirage 250cc 2001 - Bege
Moto: Mirage 250cc 2001 - Bege
quanto maior o DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido.. isso significa que o DOT 5.1 por exemplo vai demorar bem mais para dar o efeito esponjoso no freio.
lembrando que tem que usar fluido baseado em glicol e jamais basedo em silicone..
DOT 3 - glicol
DOT 4 - glicol
DOT 5 - silicone (não utilizar, somente pra marítimos)
DOT 5.1 - glicol
outra coisa, procure sempre trocar o fluido por completo.. jamais misturar ou completar..
lembrando que tem que usar fluido baseado em glicol e jamais basedo em silicone..
DOT 3 - glicol
DOT 4 - glicol
DOT 5 - silicone (não utilizar, somente pra marítimos)
DOT 5.1 - glicol
outra coisa, procure sempre trocar o fluido por completo.. jamais misturar ou completar..