Sportster 883: Opiniões de proprietários (C, R e Iron)

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
zecabemfica

diogorleite escreveu:Boa tarde caros colegas,

Sou novo nesse mundo das HD e das duas rodas, peguei a minha na sexta-feira passada.
é uma 883R 2008/2009....
ela da um estalo bem forte ao colocar a primeira, isso é normal?

aproveitando o topico, ela está com 16.000 km rodados, a troca de oleo deve ser feita de quanto em quanto tempo?

alguma dica importante pro iniciante aqui?

um abraço a todos!!!
Amigão,

não tenho uma 883, mas sei que o estalo é normal sim, em todas as HD.
quanto ao óleo, a primeira coisa que você deve fazer é trocá-lo, além de revisar freios, lubrificar cabos, etc...
quanto à periodicidade das trocas de óleo, logo, logo os amigos daqui do fórum vão lhe esclarecer.

boa sorte com a moto nova!
abraço
VAMO QUE VAMO!
M Valentim

JOI escreveu:Bom dia pessoal , ja acompanho o BLOG ha algum tempo , estou trocando a minha MIRAGE 250 e pretendo pegar uma destas duas 883 IRON ou SHADOW 750
Algume tem alguma sugestão ???

obrigado pela ajuda desde já ..

PS: sei q ja foi comentado antes mas queria uma opniao ATUAL

sobre a 883 laranja tem uma em :

http://www.webmotors.com.br/webmotors/m ... detalhe.wm
Seria interessante vc dizer o que vc espera da moto e qual será sua forma de uso, a Sportster e a Shadow possuem características e destinação muito diferente, a única comparação possivel entre elas está apenas no preço.

De qualer forma este assunto está sendo exaustivamente explorado neste tópico:viewtopic.php?t=7609&postdays=0&postorder=asc&start=0 passa lá e leia tudo.
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
Dirceu Machado

diogorleite escreveu:Boa tarde caros colegas,

Sou novo nesse mundo das HD e das duas rodas, peguei a minha na sexta-feira passada.
é uma 883R 2008/2009....
ela da um estalo bem forte ao colocar a primeira, isso é normal?

aproveitando o topico, ela está com 16.000 km rodados, a troca de oleo deve ser feita de quanto em quanto tempo?

alguma dica importante pro iniciante aqui?

um abraço a todos!!!
Olá Diogo,

Parabéns pela aquisição e bem vindo ao mundo HD...

Esse barulho é comum nas HD pois o sistema de transmissão dela é um pouco diferente do que das outras marcas...

Para troca de óleo, recomendo usar o Motul 3000 e trocar a cada 3.000 Km (o filtro de óleo pode ser trocado a cada duas trocas de óleo)....

Com 16.000 Km é bom tb trocar o óleo da primária (corrente que fica dentro do bloco do motor e responsável pela transferência do torque para a roda) não lembro agora qual é o óleo a ser usado, mas uma pesquisa no Google pode te responder....

Uma coisa que vc vai notar é que a Sportster é muito customizável e que vc vai gastar uma grana em acessórios rsrsrsrrsr

Recomendo uma boa lida no www.forumhd.com.br .... lá tem uma série de dicas e discussões bem interessantes sobre a mecânica da sua moto...

Abraço
Robson BaLa

Diogo, esse barulho ao engatar a marcha é uma característica da moto (normal).
O óleo deve ser trocado a cada 8.000km (no caso de óleo sintético). Os semi-sintéticos e/ou minerais, o pessoal costuma trocar a cada 4.000km ou 5.000km.
Vai de cada um.

Parabéns pela motoca e muitas estradas para ti.
M Valentim

Parece haver um concenso universal a respeito da suspensão da XL883R, em se tratando de dar fim de curso em nossas maravilhosas estradas.
No meu caso não tive problema, bastou regular a pré-carga no amortecedor traseiro e a moto não mais da final de curso, é claro que não faço off-road com a Sportster tão pouco sou surpreendido pelas crateras de Manaus, mas ainda me resta a seguinte dúvida: Qual é a origem dessa "característica da Sportster", a falta da regulagem por seus usuários ou o excesso de peso?

Minha esposa nunca reclamou do banco traseiro também, então resta a dúvida do porque dessa crítica a suspensão e ao assento original?

Tenho 70 kg e minha esposa 50 kg
“The Eagle Soars Alone”
RogerioGF

M Valentim escreveu:Qual é a origem dessa "característica da Sportster", a falta da regulagem por seus usuários ou o excesso de peso dos mesmos e de suas digníssimas patroas?
Considerando o tom jocoso e desrespeitoso do usuário M Valentim, sugiro que suas manifestações sejam sumariamente ignoradas, para que não se alimente a discórdia no fórum.
Viageiros MT #135
M Valentim

RogerioGF escreveu:
M Valentim escreveu:Qual é a origem dessa "característica da Sportster", a falta da regulagem por seus usuários ou o excesso de peso dos mesmos e de suas digníssimas patroas?
Considerando o tom jocoso e desrespeitoso do usuário M Valentim, sugiro que suas manifestações sejam sumariamente ignoradas, para que não se alimente a discórdia no fórum.
Cara isso ta parecendo conspiração, não posso falar nada que alguem ve segundas intenções no que digo. caramba isso é um fórum mesmo? Em se tratando de Brasil, tudo é possivel...

Vou tentar explicar para quem se sentiu desrespeitado com a questão: Todo veiculo, terrestre ou aeronáutico, durante seu projeto e por toda vida útil, possui uma limitação de peso.
Motocicleta não é diferente, ela não possui uma capacidade infinita de transporte de carga e seus equipamentos, como por exemplo amortecedores, são dimensionados em razão deste limite.
Eu sinto dizer mais o peso do condutor e do garupa interfere na performance de motos e partes.
Aí alguém vai perguntar,
- Peso 200 kg, adoro moto e não posso ter essa alegria?,

Sim pode , mas terá que levar isso em consideração quando escolher sua motocicleta ou fazer um regime, em prol da melhoria de vida e de saúde.

Ex moto Titan tem limite de carga de 150 kg, agora faça as contas e veja se é possível carregar duas pessoas de 85kg cada uma sem colocar em risco a condução ou o quadro da moto?

Não fiquem irritados a toa, trabalho com aviação e vez ou outra reclamam da performence desta ou daquela aeronave, mas esquecem da capacidade de carga da mesma. No EB temos um put* Helicóptero com peso max dec da ordem de 9 Ton e tem gente que extrapola o limite.
Imagine um homem da mais de 45 anos que não esteja cima do peso? Eu assumo estou 10 kg acima do meu ideal, qual o problema nisso?

A questão que quero propor é:
1-Se não se regula a pré-carga do amortecedor e vai se trocando por um progressive qualquer coisa ou
2- O usuário não levou em consideração o limite de peso da moto?

Há algo errado nisso?
É outro tabu do fórum?
Tá difícil...

Na realidade, neste tópico, gostaria realmente saber as opiniões dos proprietários que tem ou que já tiveram o modelo.
Curiosos e pessoas que não tem o que contribuir com a questão, não precisam ficar colocando fogo ou lenha no assunto, que é bem objetivo e simples..
“The Eagle Soars Alone”
zecabemfica

Acredito, sim, que o excesso de peso é que resulta no final de curso do amortecedor traseiro. Quanto ao banco, acho ele muito bonito e combina muito com a moto. Porém, visivelmente se observa a pouca espessura de espuma. Se tivesse uma 883R, levaria em um estofador e colocaria uma manta de gel entre a espuma e a capa. Acredito que melhore bastante e mantenha o visual original da moto.
Mas, o que me causa estranheza e exatamente o fato de um motão como a 883 ser projetada para carregar apenas 150kg, a mesma capacidade de carga de uma CG!?!?!?!?! Daí fica a questão. Eu, por exemplo, peso 88kg e a patroa seus 60kg. Ou seja, estamos no limite da 883...
VAMO QUE VAMO!
M Valentim

zecabemfica escreveu:Acredito, sim, que o excesso de peso é que resulta no final de curso do amortecedor traseiro. Quanto ao banco, acho ele muito bonito e combina muito com a moto. Porém, visivelmente se observa a pouca espessura de espuma. Se tivesse uma 883R, levaria em um estofador e colocaria uma manta de gel entre a espuma e a capa. Acredito que melhore bastante e mantenha o visual original da moto.
Mas, o que me causa estranheza e exatamente o fato de um motão como a 883 ser projetada para carregar apenas 150kg, a mesma capacidade de carga de uma CG!?!?!?!?! Daí fica a questão. Eu, por exemplo, peso 88kg e a patroa seus 60kg. Ou seja, estamos no limite da 883...
Bom aí não tem jeito tem que instalar um outro amortecedor.

Mas uma questão importante: Quando fazemos isso não estamos alterando o projeto original e colocando em risco a estrutura da moto e a dirigibilidade da mesma?
Coloca-se um amortecedor mais "tolerante", porém alteramos o peso máximo e o equilibrio do conjunto. Na minha profissão não aceitamos mudar o projeto do fabricante, não vejo vantagem ou motivo para fazer isso com uma motocicleta que também é um veículo de alto risco.
Assim como na aviação, nenhum fabricante vai ser responsabilizado se o usuário fizer alterações nas características originais do produto e estas forem apontadas como causas de um acidente com um veiculo ou aeronave, temos que ter cuidado com isso.

Uma CG pesa 125kg aprox, o motor como sabem é minusculo
A Mirage 250 Peso: 170 kg
A Shadow Peso seco: 239 kg

A XL883 tem peso A seco, sem combustível (kg): 251, e seu motor deve pesar muito em razão do tamanho.

Acho que as Harley mais antigas, como a XL883, não foram projetadas para duas pessoas, então é aceitável que ela tenha um limite pequeno em relação ao seu peso e tamanho.
Outra coisa que deve limitar também a XL883 é justamente seu enorme motor Evolution.
Então apesar de não saber o que acontece com os demais proprietários de XL883, acho que essa deva ser o grande motivo para o batente da suspensão, como eu e minha esposa chegamos a no máximo 125 Kg, não tenho esse problema, mas com certeza fica um alerta para casais que estrapolem os 150 kilos previstos. abs
“The Eagle Soars Alone”
M Valentim

Apesar de a mais de um ano as operações da HD no Brasil, estejam sob controle da marca, e não de representantes descompromissados, ainda existem inúmeros relatos recentes de falta de qualidade de atendimento e de assistëncia tècnica, bem como demora de fornecimento de peças.
A questão que coloco é se isso é uma falha da matriz americana no trato com os consumidores brasileiros (já que nos EUA isso simplesmente não acontece), ou se isso ocorre pq as operações são conduzidas por brasileiros, descompromissados com a história e com a tradição que a marca possui, isso nas antigas representações Brasileiras (MOTOVI e Izzo) e atualemente com HD do Brasil.

Será que atual administração vai mudar essa realidade, ou sempre teremos um padráo HD brasileiro deficiénte e desapontador, devido a nossa omissão em exigir nossos direitos e colocar em politicos e ou empresas a culpa por nossa falta vontade em dar resposta nas urnas e rejeitando marcas e produtos viciados?

Ouvi boatos que a planta de Manaus, irá exportar motos para o mercado indiano, isso explicaria a capacitade de montagem de até 20 mil motos/ano.

Foram prometidas concessionárias nos principais centros urbanos, uma nova fabrica, um centro de treinamento e um centro de distribuição em São Paulo.
Nào sei se o centro de distribuição de peças já ficou pronto, mas a julgar por relatos recentes de proprietários, falta de peças em concessionárias ainda continuam acontecendo.
“The Eagle Soars Alone”
Responder