Camarada, você indicou a "causa raiz" do problema. Em um país onde a educação "é uma brincadeira", os professores não são respeitados e nem devidamente remunerados, a imagem que é passada aos alunos é que estudo não é algo onde deve-se perder tempo, pois ser picareta é mais fácil e dá dinheiro também. Então, para que é que deve-se estudar, se é só falar para o pintudo (sujeito "boa pinta") que precisa pagar "os tubos" para consertar seu brinquedo de passeio.Humm escreveu:...nao tem magica nem bicho de sete cabeças. é estudar com calma o manual de serviço da moto.
Consumidor? O que é isso? Direitos do consumidor? Bahhh...
É por isso que eu sempre recomendo: ESTUDEM, comecem a ler o manual do proprietário que ensina a manutenção mais simples como a troca de lâmpadas, regulagem de freio, troca de óleo e SUJE SUAS MÃOS, SIM! É só lavar com pasta, querosene, sabão e tem outra dezenas de produtos para isso.
Continue o processo e vá além: Retire o tanque, mesmo que seja apenas para ver o que é que tem ali em baixo. Lubrifique e estique a corrente. Leia no manual a descrição do ferramental, compre e use. Compre em uma loja de ferramentas e peça para o balconista ensinar como usa, ou se é a ferramenta adequada. ISSO TAMBÉM É UMA FORMA DE ESTUDAR, afinal, você está aprendendo, está se informando.
Aprendendo assim e quando você precisar consertar a moto em uma oficina/concessionária, acompanhe o trabalho do mecânico. Só de você ficar por perto e fazer comentários certos e relevantes à falha, o cara vai pensar duas vezes se deve te falar um "engana trouxa", ou se ele desiste e faz um trabalho certo ou recusa. Nesses casos eu até prefiro que o mecânico recuse, pois se ele não sabe fazer, eu farei melhor que ele, pois tenho minha condição de "dono da moto" e vou fazer o melhor que eu puder para mantê-la funcionando. Afinal de contas, preciso confiar muito bem nas condições de uma máquina onde ocorrem milhares de explosões por minuto dentro dela, antes de eu colocá-la entre as minhas pernas, certo?
R.O.Q.2000, "não deixe barato", não: Se for o caso, procure outra oficina, até encontrar um pessoal em que se possa acreditar. E não é da menina da recepção com coxas grossas e peitos avantajados que eu estou falando, ok? Neste caso foco do problema é a sua moto, certo!? Deixe a outra para o Happy Hour...