Mirage 250: Óleo, filtro, O-ring etc

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Humm escreveu:...existe junta no bujao de drenagem? pq quando soltei o meu n tinha.
Na minha não tem não. É daqueles parafusos que são "fundidos com a arruela". O que tem neste parafuso de drenagem é um imã que retém partículas de metal muito pequenas.

Onde existe junta é na tampa do compartimento do filtro de óleo. Originalmente a minha veio com junta e o'ring. Como eu não achei junta para comprar em Sumaré, comprei um pedaço de papel para junta "Velomoid" e fiz algumas. Funcionou muito bem.

E "cuidado redobrado" ao apertar os parafusos que fixam a tampa do compartimento de filtro de óleo. Cuidado para não rosquear a porca "remontando" o fuso para não estragar a rosca. Dá um certo trabalho para corrigir isso. Devo ter postado algumas fotos neste tópico sobre isso.
Imagem
Miau
Moderador

jirschik escreveu:
Humm escreveu:...existe junta no bujao de drenagem? pq quando soltei o meu n tinha.
Na minha não tem não. É daqueles parafusos que são "fundidos com a arruela". O que tem neste parafuso de drenagem é um imã que retém partículas de metal muito pequenas.

Onde existe junta é na tampa do compartimento do filtro de óleo. Originalmente a minha veio com junta e o'ring. Como eu não achei junta para comprar em Sumaré, comprei um pedaço de papel para junta "Velomoid" e fiz algumas. Funcionou muito bem.

E "cuidado redobrado" ao apertar os parafusos que fixam a tampa do compartimento de filtro de óleo. Cuidado para não rosquear a porca "remontando" o fuso para não estragar a rosca. Dá um certo trabalho para corrigir isso. Devo ter postado algumas fotos neste tópico sobre isso.
rapaz.. uma dessas porcas do compartimento do filtro esta girando livre apos o aperto.. pra n complicar, eu n insisti muito.

é esse prisioneiro numero 18 daqui http://www.mirage250.xpg.com.br/5.html

tem que trocar o prisioneiro ou tem algum macete?

se bem que nao ta vazando.. mas eu gosto de tudo certinho hehe.
jirschik
Moderador
Contato:

Humm escreveu:...
rapaz.. uma dessas porcas do compartimento do filtro esta girando livre apos o aperto.. pra n complicar, eu n insisti muito.

é esse prisioneiro numero 18 daqui http://www.mirage250.xpg.com.br/5.html

tem que trocar o prisioneiro ou tem algum macete?

se bem que nao ta vazando.. mas eu gosto de tudo certinho hehe.
"Bem vindo ao time", Humm. Veja este post:

viewtopic.php?p=86538#86538

Resumindo o que fiz:

- Escoar todo o óleo do motor e filtro
- Retirar a tampa lateral que cobre a embreagem (veja no post acima)
- Soltar o prisioneiro com um alicate de pressão, segurando na base, onde não há rosca. Fiz isso com muita cautela para não quebrar o prisioneiro dentro do bloco.
- Levei o prisioneiro até uma oficina onde passaram um cossinete (rosca) de 6mm (se não me engano é essa a medida). Isso refez parte da rosca e foi suficiente.
- Cortar uns 3mm do comprimento do prisioneiro, tirando a ponta estragada (espanada)
- Parafusar o prisioneiro no bloco, mas compensar no comprimento, pois foram tirados uns 3mm para corrigir. Preste atenção que este prisioneiro tem roscas diferentes de cada lado. Ambas são de 6mm, mas a profundidade dos sulcos é diferente. Você irá constatar isso facilmente se tentar passar uma porca de 6mm nos dois lados. Perceba que o comprimento da rosca de cada lado é diferente, para identificar a diferença.
- Troque as porca-calota por outras de aço inox (calota)

Para vedar bem, use o o'ring e junta de "velomoid"

viewtopic.php?p=90163#90163
viewtopic.php?p=96204#96204

E para que isso não gere mais problemas, troque você mesmo o filtro de óleo na próxima vez, ao invés de ter a infeliz idéia de confiar em um "Doutor Kasinski", como eu confiei na época. :?
Afinal, ninguém cuidará melhor de sua moto do que você mesmo! 8)
Imagem
Miau
Moderador

pois é.. o prisioneiro que vc mexeu foi aquele que vai no bloco, o mais longo.

o do meu caso é um dos dois menores, que fica na tampa.

so n percebi se é o prisioneiro que ta girando, ou se é a porca.

se for somente a porca, ai pode ser q expanou nela.. é mais facil.

agora se for o prisioneiro.. posso providenciar um novo original. mas o lance é.. pra remover, so metendo chave de pressao na rosca?

ou fazendo uma fenda nele.. tb pode ser.
Markinhuzz

caras
qual o tamanho da chave que tem q usar pra tirar o parafuso pra escoar o oleo? procurei aki no forum mas não achei, o maxio foi "chave cachimbo". Tentei as que eu tenho em casa, mas nenhuma serviu...
jirschik
Moderador
Contato:

Markinhuzz, use uma chave estrela. Deve ser 16 ou 17.

Na sessão de manuais, procure o "Service Manual" da Mirage. Tem o procedimento explicado passo-a-passo, com fotos e informações complementares.
Imagem
Markinhuzz

Opa!
descobri a chave, estrela ou "cachimbo" tamanho 21, a fixa ou "de boca" não dá muito certo...
valeuu!!
Miau
Moderador

na minha foi a 17.. usei uma de catraca..

mas na troca q eu fizer proxima, vou desmontar o conjuto pra limpar aquela tela.
Markinhuzz

isso que eu achei estranho, pois da minha outra moto era 17.. agora esse 21, muito grande, deve ter espanado e trocado o parafuso...
Miau
Moderador

acredito que sim. agora o interessante é que se nao me falha a memoria, acho que a ponta do parafuso é magnetizada, ou tem um ima ali, para segurar as limalhas que soltam. verifica se esse ai tb é
Responder