Mirage 150: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Superleosam

Olá colegas de Mirage 150. O eletricista descobriu que a culpa do meu motor estar falhando é da "bobina externa", a qual NÃO QUERO comprar outra igual na autorizada.
Uma alternativa seria (talvez) a bobina da YBR 2002. Estou aguardando segunda-feira para sair à busca. Alguém me aconselha onde comprar uma bobina assim?
Fotinha da própria:
Imagem
mariodanielbraga
Contato:

Superleosam escreveu:Olá colegas de Mirage 150. O eletricista descobriu que a culpa do meu motor estar falhando é da "bobina externa", a qual NÃO QUERO comprar outra igual na autorizada.
Uma alternativa seria (talvez) a bobina da YBR 2002. Estou aguardando segunda-feira para sair à busca. Alguém me aconselha onde comprar uma bobina assim?
Fotinha da própria:
Imagem

E essa bobina ai da ybr 2002 funcionou mesmo?
O bom seria poder desbravar o mundo a fora, vivendo 5km de cada vez.
igorsch
Contato:

Boa noite,

Caros amigos mirageiros e motociclistas em geral, esta é a minha primeira postagem. Venho por meio dela relatar minha recente decepção - da compra, da moto, das mecânicas.

Comprei a minha Mirage 150 há mais ou menos 2 meses. Usada, com apenas 4000 km, a moto era de uma mulher(aqui chamarei de Maria) que quase nunca andava. A moto estava praticamente impecável - perfeita para um repasse. Conferi todos os possíveis cantos em todos os aspectos principais de revisão, para me assegurar uma aquisição honesta - se tinha vazamento no tanque ou na suspensão, se com o bocal fechado do cano de escape o barulho não ficasse abafado, se a moto estava reta pra ver se não tinha nenhum problema aerodinâmico, se os pneus estavam corretamente gastos(para conferir se a moto já bateu alguma vez), luzes, buzina, freio, etc, etc, etc. Enfim: tudo estava nos conformes. Comprei a moto, que por sinal vinha com uma bolha e com o kit de couro da Kasinski (alforjes laterais e traseiro, protetor de tanque de couro).

Depois de um tempo, a moto começou a apresentar problemas elétricos.

O Primeiro - a bateria não carregava. Solução: ir na mesma mecânica em que a antiga dona fez a última revisão antes de me vender, na Moto Vip(Porto Alegre). Nesta revisão ela tinha trocado a bateria.
Na Moto Vip, disseram-me que o problema agora era no retificador, que não dava carga na bateria. Ainda, falaram que a mecânica autorizada, KaMotos(aqui em Porto Alegre), provavelmente enganou a antiga proprietária, Maria, ao dizer a ela que foi trocado o retificador. (outro fato: a Maria levou a moto para a revisão obrigatória, 3000km, lá os mecânicos disseram que a moto apresentava problema nessa peça.)
Na KaMotos a moto ficou 15 dias, pois a peça "tinha que vir de Manaus", contou a autorizada à Maria. Neste período, "enganaram ela, pois certo que colocaram um díodo no retificador, em vez de trocar ele", disse o mecânico da Moto Vip.

O díodo serviria para o retificador (que provavelmente estaria sobrecarregando a bateria) como um resistor serve para o chuveiro, digamos. Ele controla o quanto a bateria vai receber. É um quebra-galho, mas não resolve o problema. Ainda mais para quem 'não conhece nada' ou não confere a moto depois da revisão.

Na Moto Vip: tiraram o díodo do retificador e não me cobraram nada, mas me recomendaram que eu deveria trocar logo o retificador. Falaram que era bom trocar por uma peça melhor, que servisse genericamente para a Mirage 150, talvez o retificador da Strada 200, palpitaram. Enfim, fui para casa e disse que tava sem dinheiro para trocar no dia.

O Segundo - Com a carga que deram na bateria lá na mecânica, a moto aguentou bem uns dias, até que começou a apagar de novo. Num dado dia, quando estava levando a moto na Moto Vip para comprar o retificador, após uma brusca frenada, ela apagou e não ligou mais de jeito nenhum. Enquanto a empurrava, alguns indivíduos apareceram para perguntar e tals, falaram que era a vela, que a moto tava afogada. No outro dia, a moto, para a minha surpresa pegou - achei muito estranho, mas claramente confirmou a hipótese de que ela estava afogada, durante a noite a moto provavelmente secou e voltou a funcionar. Porém, além de pegar só no pézinho, as luzes da moto ficavam fortes à medida em que eu acelerava, o que afirma o problema elétrico que persiste.

Pelo motivo da Moto Vip ficar muito longe da minha casa, decidi trocar de mecânica por uma mais perto, e segundo o vizinho da minha namorada, era de confiança. Levei ela lá, na Só Motos, e de alguma forma me explicaram que o problema nem era mais no retificador, que o culpado de tudo era a bobina, ou estator - se preferirem. Pois bem, gastei os 220 reais = R$70 não de obra + R$140. Depois disso, a moto pegou por uma semana direitinho, até ligava no botão(que luxo). Contudo, como toda felicidade de pobre dura pouco, essa também durou. Voltei lá e de alguma maneira me 'enrolaram' e disseram que o problema era mesmo no retificador - O QUE ME DEIXOU PUTO PORQUE EU FUI LÁ PARA TROCAR A p*rra DO RETIFICADOR, E NÃO UMA merd* DE BOBINA.

Conclusão: saí de lá no horário do pico, sem luz mesmo, no frio e chuva, puto com toda essa história e tomando mil buzinadas. Resguardei minha querida miraginha vinho na garagem suja e escura da minha namorada e dormi com o pensamento de que eu deveria começar um curso técnico em mecânica automotiva - ou tu acha que seria esperança de um mundo com mecânicos mais honestos? Isso já faz quase duas semanas. Agora só tenho esperanças na ajuda de companheiros do Motos Custom.

Pergunta: Qual retificador genérico(de outro modelo) serve na Mirage 150?
Caso não for este o problema, sintam-se livres para me sugerir, qualquer coisa meu e-mail é igorfscherer@gmail.com
Agradeço pela atenção de todos e me desculpem pelo texto engrandecido.
Responder