Eu tinha desde outubro de 2001 uma Daelim Magma, cuja customização já relatei num outro tópico. Era uma moto bonita, confortável porém, fraquina de motor. Então eis que em 2005 me aparece a oportunidade de vendê-la e comprar uma Suzuki Savage LS650 2001, com apenas 6500 kms rodados, impecável e por um bom preço.
Não tive dúvidas e me agarrei na Savage. Porém, a Savage é uma autêntica "bobber de fábrica", é uma "big-single" desenvolvida para rodar "solo", o espaço destinado ao garupa é bem pequeno, as pedaleiras são instaladas na balança e o banco é algo pouco mais que um "moddess".
Essas características tornam-a muito desconfortáveis para viajar com garupa, então decidi reformá-la, buscando inspiração nas antigas motos inglesas de um cilindro, como as Norton, BSA e etc.
Escolhi como "inspiração" uma New Imperial Inglesa, de 1936:

Porém o projeto teria que seguir a minha filosofia de customização, ou seja, teria que ser "totalmente reversível, ou seja, a moto deveria poder ser revertida ao estado de originalidade a qualquer momento.
Comecei a estudar a moto e a primeira dificuldade que encontrei foi o quadro. A Savage tem um chassis "bobber", bem curto, que acaba em duas "espigas" logo atrás do banco do piloto. A sustentação do garupa, alforges, lanternas e piscas é toda feita pelo paralama traseiro, que é "estrutural", feito em aço - pesa cerca de 8 kg.
Vejam a foto do quadro da minha Savage, toda desmontada:
Então, para customizá-la eu teria que reformar o paralama traseiro, o que estava fora de cogitação. Procura daqui, procura dali e encontro um paralama de Savage usado para vender, que pertencia a outro savageiro que reformou a moto.
Tenfo o paralama em mãos, comecei a pesquisar na net o que fazer com ele, e encontre essa Savage reformada na europa:

Bom tomando essa moto como base, comecei o trabalho de customizaçã - cheguei até a instalar um guidão igual ao dessa moto, que comprei usado de um Harleyro, mas logo troquei, pois ele dificultava muito a pilotagem em curvas de alta.
Arrumei um toco de paralama traseiro, em aço, que era de uma Sportster cujo dono serrou, serrei o paralama de Savage que comprei e emendei os dois com solda. A forma definitiva foi feita na base da porrada (serra, solda, maçarico, martelo e bigorna).

A fabricação do paralama dianteiro foi mais fácil. Arranjei emprestado um paralama dianteiro de Shadow e fiz um clone dele em fibra de vidro, junto com um clone do paralama dianteiro da Savage, também em fibra. Depois, fiz um "sanduiche" com os dois, tendo por recheio uma chapa de aço curvada, embutida no ponto de fixação do paralama nas bengalas. Aproveitei também para copiar as tampas laterais em fibra.

Fiz também uma cópia em fibra das bases dos bancos (acabei refazendo o desenho desses bancos duas vezes até conseguir o conforto ideal).
Fiz duas laterais novas em fibra. Na esquerda, embuti uma bolha em forma de gota e na da direita, fiz um falso reservatório de óleo, para dar a impressão que a moto tem carter seco.

Depois, aproveitando a "grelha" que havia sobrado da Magma, mandei fazer em aço os suportes e intalei uma base para o bauleto.

Fiz também um alongador para a pedaleira do garupa, para posicioná-la mais próximo ao eixo da balança, a fim de diminuir a oscilação.

Na frente, depois de testar o guidão largo e um outro, TBar, que também havia sobrado da Magma, resolvi fazer um novo, com o mesmo formato do guidão original da Savage, porém mais alto e mais largo.
Instalei um mata-cachorro com pedaleiras de descanso da Roncar, mas não gostei da posição, entçao serreias e usando um alongador, posicioneias mais à frente.
Comprei uma cuba de faro, fabriquei em aço e alumínio um novo suporte e mandei fazer duas flanges para adaptar os instrumentos no farol:

As molas que imitam uma suspensão springer e a mini-bolha também vieram da Magma, mas tive que fabricar em alumínio os suportes da bolha, que servem também como suportes do GPS e da câmera fotográfica.
Comprei um bauleto comum, de 32 litros, instalei nele uma almofada para apoiar as costas da garupa e mandei pintar a tampa nas cores da moto.
Já as bolsas laterais eram duas "necesseires" que eu havia comprado para a minha mulher e minha filha, de plástico rígido e com fechadura com segredo. não tive dúvidas, comprei outras bolsas para elas e "confisquei" as tais necesseires. Pinteias e apliquei os adesivos originais da New Imperial 1936 que conseguia na Inglaterra através de um amigo e fabriquei, também em alumínio, os respectivos suportes. a lanterna traseira foi comprada numa loja de acessórios custom de Curitiba e no "vão" entre o suporte do baú e o paralama eu instalei um porta ferramentas em couro.

Na foto abaixo, as linhas amarelas mostram o quanto de espaço e conforto eu obtive para a garupa após essas modificações:

Por último, instalei plataformas para a garupa e dei um "tapa" no desempenho da motoka, instalando uma série de acessórios americanos: Escape Cobra, kit de carburação "performance machine", filtro de ar K&N, velas NGK de irídium e, para parar melhor a motoka, instalei uma mangueira de aerokip no freio dianteiro.
Também troquei o pneu dianteiro por um outro na mesma medida, porém com desenho diferente. Instalei um Matzeler Lasertec, que é o pneu original das Suzuki VStrom. Esse pneu faz uma diferença danada, diminuindo muito a tendência que diversas motos custom tem de abrir, ou melhor, espalhar a frente nas curvas mais rápidas.
As peças originais estão todas empacotadas e guardadas e, a qualquer momento, eu posso deixar a moto original novamente.
Ágora ela está exatamente assim (não sei por quanto tempo, eheheh):