Sinais e dicas para viagem em grupo

Organização de encontros e passeios, escolha de rotas, etc.

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
Rinabon

Pessoal

Apos ler as ultimas postagens, inclusive do meu grande Irmão Edson (alias grande foi a postagem dele srsrs)
Cheguei a uma conclusão, no final todos tem um pouco de razão e o melhor de tudo, por mais que discordemos muitas vezes uns dos outros, no final tudo se acerta, isso sim é uma irmandade :!: :!: :!:

Todos estão de parabéns pelas observações aqui colocadas :wink:
Rinabon
Viageiros MT
www.viageiros.org
Amizade não se mede em Cilindradas!!!
Paludo
Contato:

Bom pessoal, apesar de andar e viajar de moto a mais de 25 anos, somente agora com vcs estou aprendendo a andar em comboio, pois sempre viajei no maximo em 3 ou 4 motos juntas.

E com certeza erstou aprendendo muito, e tenho só que agradescer por ter conhecido pessoas tão amigas como vcs.

Isso sim que é IRMANDADE.

Abraços a todos.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Só há uma coisa melhor do que ver o nascer do sol sobre o guidão de uma moto.
Edson Oliveira

Irmandade,
Rinabon, Paludo :D

É isso mesmo, o que conta é que estamos aqui em busca de aprimoramento, pois, como sabemos, nosso bem maior, é a vida :D Para isso, trocar experiências se torna indispensável.

Por mais que nossas opiniões sejam antagônicas, já disse em outras oportunidades que "respeitar os diferentes pontos de vista, é o início da sabedoria"

Dessa forma, (vejo por mim mesmo) sempre aprendemos algo bom e novo, sem falar que tudo acaba bem, sem quaisquer ressentimentos :shock: :D

Longa Vida à Irmandade Motoscustom!!! :D
Imagem
DouglasJones

Bom, pessoal eu não tenho assim uma graaande experiência na questão de liderar comboio mas mesmo com as poucas oportunidades que tive já foi suficiente para identificar algumas dos principais problemas.

Primeiro ponto que eu considero o crucial: o BRIEFING.
Acho que o briefing é importantíssimo e não pode ser esquecido. Não só para que os "macacos velhos" relembrem os sinais e o estilo de condução do líder da viagem mas também e principalmente para os marinheiros de primeira viagem que muitas vezes não fazem a menor idéia de como se portar no comboio e nem imaginam que existem as "regras"... na verdade regras não, mas recomendações de conduta para uma viagem segura.

Para algumas pessoas, viajar de moto sendo "comandado" por líder e anjos, e respeitar determinadas "regras" não condiz com o ideal de liberdade do motociclista e aí estes querem dar uma esticada, se desgarrar do comboio, é cada um por si.

Pô, muitas vezes passamos semanas planejando uma viagem, fazendo lista de participantes, planejando trajeto, pontos de parada, horários de encontro nos PE e aí na hora de sair realmente para estrada vem alguém e diz: "ah, não vou ficar andando de comboio, seguindo líder... eu conheço o caminho, vou embora e nos encontramos lá".

Não concordo com esse tipo de atitude, pra mim o legal é viajar em comboio, vendo aquele monte de moto juntas na estrada... passar pelos carros e ser fotografado pelas pessoas que ficam admiradas, passar pelo colega da moto ao lado e fazer um sinal ou tirar uma foto daquele sorriso de orelha a orelha por estarmos rodando juntos na estrada sentindo o sol e o vento na cara, etc...

Por isso concordo que é realmente estressante para líder e anjo conduzirem a viagem e sempre tentando manter a ordem e a formação do comboio.
Acontecem problemas dos mais diversos como abertura de buracos no comboio, separação em sub-grupos, tem gente que vai na fila da direita e de repente sem nenhum motivo aparente resolve mudar para a fila da esquerda bagunçando toda a formação e aí depois resolve voltar para a direita de novo... tudo isso são fatores que complicam o "trabalho" dos líderes e anjos e não pode acontecer.
Por isso acho que não pode faltar antes da viagem o briefing com todas essas recomendações básicas... e de preferência com o Carusão gritando tudo isso no megafone e ameaçando quem "desobedecer"... haha, saudade dos briefings do Caruso!

Enfim, resumidamente... rsrs, essa é minha opinião.
DouglasJones

Imagem
Ricardo Nascimento

Ola pessoal, eu li todas as paginas do tópico e o texto do DOUGLAS traduziu o que eu pensava ao ler cada "post".

Falam de LIDER e ANJO cada um com sua importancia, mas e os "marinheiros de primeira viagem", como eu?

Acho que sem as devidas informações de como se comportar no meio do comboio podemos atrapalhar todo o trabalho do LIDER e ANJO e auxiliares.

Foi de extrema importancia este topico para que os novatos (como eu) e que estão chegando, possam entender que não é só pegar a moto, encher o tanque e sair para a pista.

Parabens a todos que executam essas funções no grupo e continuem com suas postagens para que possamos aprender antes de entrar num comboio e possamos ajudar mais do que atrapalhar.

Mais uma vez PARABENS a todos.
VIANA

Ricardo Nascimento escreveu:Ola pessoal, eu li todas as paginas do tópico e o texto do DOUGLAS traduziu o que eu pensava ao ler cada "post".

Falam de LIDER e ANJO cada um com sua importancia, mas e os "marinheiros de primeira viagem", como eu?

Acho que sem as devidas informações de como se comportar no meio do comboio podemos atrapalhar todo o trabalho do LIDER e ANJO e auxiliares.

Foi de extrema importancia este topico para que os novatos (como eu) e que estão chegando, possam entender que não é só pegar a moto, encher o tanque e sair para a pista.

Parabens a todos que executam essas funções no grupo e continuem com suas postagens para que possamos aprender antes de entrar num comboio e possamos ajudar mais do que atrapalhar.

por incrivel que pareça qd tava lendo o topico , lembrei de vc rick , que como eu tb sou novato em comboio , apesar de pilotar a mais de 20 anos

tenho 2 perguntas

:?: se um motociclista se junta ao comboio ja na estrada , e vcs naum conhecem a unica coisa que o identifica e possuir uma custom , ele se posiciona atras de todos mantendo a formaçao
qual procedimento :
A) mandam ele procurar sua turma
B) colocam ele mais no meio do comboio
C) ignoram ele ateh o pe depois dao um esporro
D) todas as alternativas estao corretas

:?: :?: se um motociclista se junta ao comboio no PE , e vcs naum conhecem a unica coisa que o identifica e possuir uma custom

c) atrasam a saida para explicar pra ele as regras
Edson Oliveira

VIANA escreveu:
Ricardo Nascimento escreveu:Ola pessoal, eu li todas as paginas do tópico e o texto do DOUGLAS traduziu o que eu pensava ao ler cada "post".

por incrivel que pareça qd tava lendo o topico , lembrei de vc rick , que como eu tb sou novato em comboio , apesar de pilotar a mais de 20 anos

tenho 2 perguntas

:?: se um motociclista se junta ao comboio ja na estrada , e vcs naum conhecem a unica coisa que o identifica e possuir uma custom , ele se posiciona atras de todos mantendo a formaçao
qual procedimento :
C) ignoram ele ateh o pe depois dao um esporro
D) todas as alternativas estao corretas

:?: :?: se um motociclista se junta ao comboio no PE , e vcs naum conhecem a unica coisa que o identifica e possuir uma custom

c) atrasam a saida para explicar pra ele as regras
Oi turma.
Primeira pergunta: Geralmente, quando marcamos um passeio, no qual sabemos que um novato vai participar conosco, sugerimos que ele, antes de ir para a estrada, leia, entre outros, o tópico "sinais e dicas para viagens em grupo" viewtopic.php?t=1198 (que, por acaso é este aqui hehehe)

Assim, caso ele necessite se juntar ao nosso comboio em movimento, certamente pedirá informações de como fazê-lo, ainda no nosso fórum de discussões (Ele, obrigatoriamente espera o comboio passar, depois alcança-o para nele se integrar nas últimas posições, mas, sempre a frente dos anjos).

Agora, respondendo a primeira pergunta, e levando em consideração que ele foi convidado através do fórum, etc., a participar do nosso passeio, a resposta é a alternativa "E", ou seja, nenhuma das anteriores, pois, nesses casos, o co-ala ou os anjos se encarregarão de verificar quem é o novo amigo e se ele possui o mesmo destino que o nosso, além de orientá-lo a ocupar uma boa posição dentro do comboio (não necessáriamente no meio), até a próxima parada, onde receberá mais informações sobre o passeio e o próprio comboio (Briefing) mas, sempre a frente dos anjos, nunca atrás deles.

Por outro lado, se o motociclista não conhecer a turma, não acho respeitoso, nem prudente (invasão de privacidade, risco de acidentes por não conhecer as regras de segurança e até do próprio comboio, preocupação com roubos, etc...) se juntar a um comboio "em movimento", a menos que lhe seja dado autorização. Acho que ele deve seguir sozinho (bem a frente ou bem atrás) até a próxima parada e se apresentar. Assim, caso lhe seja autorizado, seguir junto com o comboio.

Duvido este colega motociclista fazer isso no comboio dos Abutres, por exemplo, hehehe
:roll: :evil: (neste caso, a alternativa seria a "F" :shock: )

Respondendo a Segunda Pergunta, sinceramente nunca ví alguém chegar em nossos PE'S totalmente leigos no assunto. Mas, eu mesmo, apesar de não saber de tudo, cansei de tirar dúvidas importantes dos colegas mais novos, como "quantas paradas faremos", "abastecimento" e "qual é a velocidade cruzeiro", entre outras.

Ademais, a resposta propriamente dita da segunda pergunta é a letra "C", apesar de já ter comentado que os mais novos, nunca vão sem nada saber (exatamente pela preocupação de ser o primeiro passeio com o grupo, não querem decepcionar. Isso acontecia comigo kkkkkk, até hoje, anoto num papelzinho o telefone e o endereço do destino, os PE's, a distância, as principais rodovias, as paradas, e é claro, o nº do celular dos líderes e dos anjos daquele passeio, até a minha mulher tira onda comigo por causa disso e vive me chamando de CPI kkkk).

Por outro lado, estou cansado de ver o Carusão, o Zuffão, o Jirschik, entre outros, se esgoelarem nos Briefings, mesmo que isso possa atrasar o horário de saída, como muitas vezes ocorreu.

Também já ví o povo, principalmente os mais novos, não prestarem atenção direito nos Briefings, ou se prestam, não entendem "patavinas" por causa da ansiedade de ir logo para a estrada.

Desta feita, peço que tenham muita calma e atenção nessa hora, ou melhor, nesses minutos (geralmente 10 minutos), pois, considero, um dos momentos mais importantes do Passeio :D

Prezado Viana, suas perguntas são muito oportunas e permitem várias interpretações. Estas são as minhas. Espero que não tenha sido vítima de algumas das alternativas de suas ótimas questões :shock:

Edson
Imagem
Edson Oliveira

Rodovia do Imigrantes - Briefing (Carusão) em Março/09 rumo à Praia Grande :D Alguém aí se lembra do tamanho do comboio? :shock: :D

Imagem
Imagem
Guilherme

Antes de mais nada tenho certeza que todas as opiniões e sugestões dadas aqui são feitas por Irmãos que querem a maior segurança para todos. Felizmente nosso fórum não é daqueles onde os participantes ficam se esculachando pra ver quem é o “bonzão”.

Então vai aqui a minha opinião que pode até se transformar em polêmica, mas é o que eu acho.

Já fui ala e anjo – são posições realmente muito estressante e poucos têm o “talento” para agüentar a pressão por muitas viagens (Jischik, Joca e Little Vini que o digam). Como Ala já passei pela experiência tentar fazer o melhor e ouvir comentários de quem não gostou da minha condução (nem eu gostei :-)), e como anjo já recebi o agradecimento de um Irmão que ficou na estrada e eu providenciei o seu socorro. Isso não torna ninguém um herói, mas viver essa experiência de “doação” só faz a gente crescer.

Depois de muitos comboios em todas as posições chego a conclusão que:

1)Não dá pra adotar uma fórmula para todas as situações.

2)O tipo de estrada, o trânsito do dia, o nº/tipos de motos, o nº de novatos, etc. é que vão determinar como será a condução do comboio.

3)POR ISSO O BRIEFING É IMPORTANTÍSSIMO, pois é quando fica determinado o que é possível determinar, e quando TENTA-SE antecipar o que pode ocorrer no percurso.

4)Alas e Anjos nunca podem receber críticas destrutivas – deve-se chegar a eles e conversar sobre o que foi bom e o que pode melhorar, terminando-se sempre com um “Muito obrigado Irmão(ã)!”

5)Apresente-se como voluntário para essas posições. Você se tornará um motociclista melhor preparado e o comboio todo precisa dessa experiência.

6)Não pense que o Ala e Anjos é que tem toda a responsabilidade por todos.

7)É muitíssimo difícil fazer uma ultrapassagem tipo “todos juntos” num comboio grande (mais de 20 motos).

8 )Numa viagem sempre haverá uma situação onde o comboio se quebrará numa ultrapassagem. O primeiro piloto após a quebra TEM que se tornar o “Líder Interino” de todo o comboio que ficou para trás até o comboio se recompor. Por isso é importante todos terem a “cabeça de Líder” pois em um determinado momento você será obrigado a conduzir todos que estão a sua retaguarda. Vai ter que tomar a decisão de ultrapassar, vai ter que entender os movimentos dos anjos, vai ter que se virar até tudo voltar ao normal! Por isso todos têm que estar preparados.

9)Falando-se de SP, grandes comboios só são possíveis em estradas perfeitas como Bandeirantes, Imigrantes, Airton Sena. Para viagens longas em estradas como Regis Bittencourt acho que os comboios deveriam ser quebrados em blocos de no máximo umas 10 motos, dando espaço para melhores ultrapassagens do comboio e dos outros veículos.

10) Esse ponto pode ser o mais polêmico: POR SEGURANÇA...De maneira geral, é importante manter a velocidade do comboio compatível com a maior velocidade permitida numa estrada - exemplo: Se na Imigrantes a velocidade máx para carros e motos é 120 km/h, deveríamos andar próximo a essa velocidade, pois assim dificilmente teremos carros e caminhões nos ultrapassando, o que é uma situação de perigo. Deveríamos andar PELO MENOS a uma velocidade acima da velocidade máxima dos caminhões. Ex.: na Bandeirantes com velocidade máx de 90 km/h para caminhões, se andarmos a 100-110km/h, já estaremos escapando de ter muitos caminhões nos ultrapassando. MAS isso vai depender sempre da capacidade das motos de menor cc acompanharem as outras motos. Portanto isso é um assunto a ser discutido no Briefing e durante o planejamento da viagem através do fórum.

Bom são esses meus palpites por hora. Esse tipo de tópico é excelente pois além de permitir avaliar diferentes pontos de vistas, gera muito papo para os nossos espetaculares churras!! :D

Respondendo ao grande Irmão Edson... a foto ai em cima é do nosso comboio recorde, com quase 100 motos descendo a Imigrantes na maior segurança!!!!
Guilherme Moto Relax
Intruder 125
Royal Enfield Classic 500
https://www.youtube.com/user/grfmoto
Paludo
Contato:

Pessoal com certeza eu tó aprendendo muito mesmo lendo esse topico, e com certeza espero estar me tornando um motoqueiro cada vez melhor, tanto na estrada como na vida.

Obrigado e abraçosss...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Só há uma coisa melhor do que ver o nascer do sol sobre o guidão de uma moto.
Responder