Comentários de um motoqueiro principiante....

Assuntos diversos, relacionados ou não ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
rgallas

A minha experiência foi parecida porém com mais dificuldade.
O acelerador não era trancado.

A maldita tábua. Ela me tirou o sossego. Fiquei umas 3 aulas só fazendo tábua. Cortava o cortejo das motinhos por fora (eram de 5 a 7 motos na pista) e fazia só a tábua. Ou ia pra uma pista mais simples, pra quem tá nas primeiras duas ou tres aulas que é um pouquinho menor.
Cara.... como eu errava. de cada 10 acertava 4.
Depois foi melhorando.

Fiz aula na chuva tambem.

No dia da prova o fiscal tava de marcação porque os instrutores do meu curso tinham feito um abaixo assinado pra mandar embora um fiscal. E mandaram mesmo. Imagina como tavam os colegas dele.

Quase todos foram reprovados.

Fiz o circuito sem erros. Pelo menos eu pensei isso.
Quando cheguei o fiscal me avisou que na primeira arrancada saí com o pé trocado. 3 pontos. Mais um e eu tinha rodado.
Foi por um triz.

Agora meu filho começa a fazer as aulas dele. Carro e moto. Na minha moto ele já aprendeu, quero ver nas pererece da escola. hehehehe
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
cros
Moderador

Como eu já disse antes por aqui mesmo...
Aprendi a pilotar em casa, no tempo em que dava pra pegar a moto de manha cedo antes de pegar o onibus pro serviço, dava umas voltas na quadra pra acostumar com a maquina...

Meu caso comprei a primeira moto uma RD200, e não tinha carteira nem de carro, fiquei um tempão andando pelo bairro, quase cai numa curva, não entencia de marcha, ficava sempre em primeira pois achava que as marchas eram todas pra baixo...

Só depois de muito tempo (nem tinha moto escola naquela epoca) é que fui fazer os testes e eram aquelas pistinhas reduzidas, não tinha tabua, pelo menos não lembro.

Mas fiz os testes numa RD100, acho que fiz uns 3 testes, pois errava algumas coisas...

Quem pratica de alguma forma antes tem chances de pegar a manha pois não esta na obrigação de acertar, e sempre em qualquer tipo de prova fica-se nervoso.

Pra aprender a pilotar de verdade só mesmo num curso especializado, senão, pode esquecer pois moto escola ou auto escola, só serve pra arrecadar taxas e liberar mais problemas nas ruas.

Se o cara for motorista/piloto de fim de semana vai levar uns 5 anos pra ficar bom. E olha lá.
Imagem
Santista

O comentário do Zé Rico é a pura verdade , eu comecei a andar com motos desde os 16 anos , depois parei de andar com mais ou menos 28 anos, andava só uma ou outra volta na moto de algum amigo ou na do filho , a três anos atrás resolvi comprar uma , poderia ter optado em comprar uma moto mais potente tipo 750 ou maior , mas preferi comprar a mirage para pegar o jeito novamente e olha que já tive máquinas pesadas tipo BSA , Norton , AJS etc... , agora já estou pensando em comprar uma Drag Star 650 ou uma Shadow 750 , para que esta começando o ideal é começar com moto até 250 , com uma moto mais pesada até acaba pegando o jeito , mas é mais demorado e arriscado
marciobmd

Continuando a saga, fiz mais 3 aulas essa semana. Segue na mesma, chego a sair zonzo de tanto dar voltas naquele circuito, mas nada de muito emocionante, além de estar bem melhor do que na primeira aula: a moto segue apagando umas 4 ou 5 vezes, mas percebi que acontece quando acabo me distraindo (sim, o cretino aqui, gurizinho de apartamento, se distrai em pensamentos e deixa a moto apagar).
Ainda não caí, nem quase caí, mas já dei umas pererecadas... segunda marcha é meu limite, hehehe
De interessante mesmo, uma constatação: pra minha surpresa, a YBR é muito mais moto que a FAN, e repito, apesar de poder causar polêmica: é muito melhor. A honda é meio trancada, a yamaha é suave, macia, é uma maminha no ponto (pq picanha, só custom)! A honda é um churrasco de vazio. E isso que fiz as últimas duas aulas numa FAN zero, sem placa, com menos de 200km rodados (as primeiras foram em 125 capengas, quase highlanders), e a yamaha não era das mais rodadas, uns 10.000km. Mesmo sendo um pouco mais baixa,o que deu pra estranhar, achei bem melhor, roda fácil, é mais confortável, os comandos ficam um pouco mais pra frente (ou seria o banco mais pra trás?).
Madrugando pra fazer as aulas, mas hoje, 7h da matina, na beira do guaíba, o Gigante da Beira-Rio ao fundo, solzinho pegando... não vejo a hora de terminar isso e comprar a minha!

Só mais 2 semanas.
Márcio
Drag Star assim que possível
Yan.Metal
Colaborador

Auto escola é constatação não ensina nada que você precisa saber, mas acho que também não da para ensinar tudo, realidade é realidade, escola é escola, por mais que fosse perfeita a escola, nunca é igual ao transito de verdade.

Não é impressão a Fan é toda dura mesmo, a YBR é muito melhor que a Titan, só que peça para Titan tem mil peças genericas, a YBR tem uma manutenção um pouco mais cara, mas em termos de conforto ficaria com ela.
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
marciobmd

Exame para Moto
Art. 93º - O aproveitamento do candidato na prova prática de direção veicular deverá ser avaliado em função da pontuação negativa por faltas cometidas no percurso, assim discriminadas:

1 - uma falta grave 3 pontos negativos
2 - uma falta média 2 pontos negativos
3 - uma falta leve 1 ponto negativo

Parágrafo único. Será considerado aprovado na prova prática de direção veicular o candidato cujos pontos negativos não ultrapassem de 3 (três).

Art. 95º - Constituem falta do candidato na prova de Direção veicular dirigindo veículos da categoria "A":
1- FALTAS ELIMINATÓRIAS
a) iniciar a prova em estar com o capacete devidamente fixado na cabeça;
b) deixar de completar o percurso pré-estabelecido, desviando-se ou alterando o percurso;
e) interromper o funcionamento do motor ou colocar um dos pés rio chão com veículo em movimento;
d) derrubar cones ou cone de balisamento durante a prova;
e) cair do veículo durante a prova;
f) não manter equilíbrio na prancha, saindo lateralmente da mesma.
1- FALTAS GRAVES
a) não manter um pé no chão e o outro no freio ao parar o veículo;
b) desengrenar o veículo em movimento;
c) abalroar os cones de balisamento sem derrubá-los;
d) invadir qualquer faixa durante o percurso inclusive a faixa de sinalização "PARE".
1- FALTAS MÉDIAS
a) usar indevidamente o freio de mão ou de pé durante a prova;
b) desequilibrar-se durante a prova;
c) utilizar marchas inadequadas durante o percurso;
d) utilizar incorretamente os equipamentos do veículo;
e) não recolher o pedal de partida ou o suporte do veículo antes de iniciar o percurso.
3 - FALTAS LEVES
a) colocar o motor em movimento quando já engrenado;
b) dirigir o veículo provocando movimento anormal do mesmo;
c) engrenar as marchas incorretamente;
d) fazer o percurso com com o farol apagado;
e) deixar de regular os espelhos retrovisores.

Art. 96º - Será considerado aprovado na prática de Direção veícular ao candidato habilitação na categoria "A" quando os pontos negativos forem iguais ou inferiores a 03 três, como prevista no Art. 93 desta Resolução
Márcio
Yan.Metal
Colaborador

mdb escreveu:Exame para Moto

1- FALTAS MÉDIAS
a) usar indevidamente o freio de mão ou de pé durante a prova;
b) desequilibrar-se durante a prova;
d) utilizar incorretamente os equipamentos do veículo;

3 - FALTAS LEVES
b) dirigir o veículo provocando movimento anormal do mesmo;
c) engrenar as marchas incorretamente;
Problema que eles tem um sentido bem amplo das coisas, tipo dirigir o veículo provocando movimento anormal do mesmo; qualquer tremidinha e inclinada aceleração incostante, meio dando trancos eles já classificam como falta leve. Não sei nos outros estados, no RJ tenho certeza que não, mas aqui em minas eles são MUITO RIGOROSOS.

Pessoal do rio não fique ofendidos, mas é a realidade, quem não consegue tirar carteira aqui na minha cidade vai em três rios e volta com a carteira.
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
marciobmd

Motoescola na rua: finalmente!

A partir de 01/01/2009, num cruzamento perto de você.

http://www.ziptop.com.br/jornalnh/versa ... 8-0030.pdf
Márcio
alespla

Amigos,

Estou muito feliz por ter descoberto este fórum, tanto por ver que já achei minha "turma" aqui na internet quanto pelo conteúdo, rico e muito divertido.

Estou rindo sozinho aqui e me vendo em muitas situações, em especial nas relatadas pelo Márcio durante a sua moto-escola.

Sou também de Porto Alegre - RS, mas vivo atualmente em Osório, mais no litoral. Comprei minha Viraguinho antes mesmo de tirar carteira mas já fiz moto-escola e estou só esperando a dita cuja chegar (espero que chegue hoje, se não só em 2009).

Um sarro esse lance de moto-escola, não? Aliás como vocês tavam falando: isso não ensina nada de trânsito pra pessoa! É uma legítima palhaçada botar o cara a andar naquele "autorama" sem sequer dar uma experiência de trânsito pro indivíduo. Imagina pegar um recém formado em moto-escola e colocar ele na Ipiranga na hora da tranqueira com as três faixas lotadas, cheio de ônibus pra tudo que é lado, nego buzinando e o escambáu? Entra em parafuso! Certamente é uma falha grave no sistema de trânsito e pode mesmo contribuir com essa realidade de acidentes envolvendo motociclistas.

Na minha, o bixo pegava direto na tal da rampa. Tive de praticar muito, me concentrar bastante, até conseguir "ignorar" todo o ambiente ao redor e chegar naquele ponto "só estou eu, a motoca e a pista aqui, ninguém mais". Aqui em Osório a moto-escola fica perto da rodoviária então volta e meia tinha uma "platéia" olhando o cara a cair da rampa.

Ô rampa tinhosa viu! Só consegui dominar a desgraçada quando comecei a acelerar bem antes de entrar nela e olhar pra frente, mirando um ponto de referência bem distante.

Cheguei a atropelar uns cones também! :shock: Mas acho que é porque tavam vivos e caminhando pra minha frente. Depois que os "matei" eles ficaram parados e não deu nada.

No dia da prova foi aquele nervosismo normal. Metade da turma rodou. Tinha umas gurias que me deu pena... Quarta tentavia e nada... Graças a Deus deu tudo certo na minha, não errei nada. Só o DETRAN-RS que não me ajuda, fui aprovado no dia 15 de dezembro e até agora XONGAS pra minha carteira... Vou te contar viu...

Mas azar do Valdemar, já ando xispando com a "Virgínia" por aí, volta e meia e me pego na RS030 dando uma bandinha a Santo Antônio ou até o Parque Eólico ver o pôr-do-sol em meio aos cata-ventos gigantescos (aliás um belo passeio aí pra gauchada).

Coisa bem boa pegar a estrada, sentir o vento no rosto, sentir as mudanças de temperatura do ar, as mudanças da paisagem, o cheiro do campo, dos eucaliptos e dos pinheiros a medida que se roda. Tá sendo muito bom, vai ser melhor quando puder ir mais longe sem medo de ser pego sem carteira.

Um abração pra todos irmãos motociclistas.

Alessandro
rafaeladvogado
Desvirtuador
Contato:

alespla escreveu:Cheguei a atropelar uns cones também! :shock: Mas acho que é porque tavam vivos e caminhando pra minha frente. Depois que os "matei" eles ficaram parados e não deu nada.
hehehe essa foi boa :lol: :lol: :lol: :wink:
Imagem
Responder