Geraldo CS escreveu:Saudações Mirageiros . Ayoriabonfim ,minha moto está na rev. dos 9000 Km estou sem o manual para checar a capacidade do fusivel ,más de qqer forma :
1)Fusivel queima se estiver mal dimensionado para a carga ou em caso de curto circuito ou sobrecarga .
2)O curto pode ser momentaneo não chegando a colar o fio condutor em outro de polaridade contrária ou na carcaça do equipamento .
3)Fusiveis são dispositivos de proteção de um circuito eletrico , temos que analizar bem o porque da sua queima .
4)Fusiveis acima da capacidade (amperes)podem comprometer e danificar gravemente o circuito .
5) Ex : o xicote da moto foi dimensionado (fios) para suportar 20 Amp. maximo ,um fusivel de 30 irá permitir que os fios se aqueçam demais até ele queimar , se queimar
Portanto Senhores cuidado com fusiveis , sou eletrecista e já vi incendios dentro de paineis por conta de fusiveis dimensionados muito acima da carga .Não estou duvidando da capacidade do seu mecanico é que o assunto merecia ser comentado ,pois fusivel é coisa séria . Parabens pela moto , que ela lhe proporcione muitas alegrias .
Desculpem pela cartinha
Paz e Saude á todos ,e e e chega né , FUUIIIII
Olá geraldo,
Fico grato por poder compartilhar experiências com vocês aqui no fórum. E fico mais feliz ainda em saber que obtive respostas. Como sou iniciante aqui, peço desculpas antecipadamente por não relatar detalhadamente o acontecimento quanto à queima do fusível.
Tudo isso que você colocou foi muito bem pontuado. Na verdade dois dias depois da queima do fusível o pessoal da assistência técnica teve aqui em casa para corrigir esse problema. Nesse mesmo dia o mecânico da própria agencia desmontou toda a moto para tentar encontrar (exatamente como você falou) algum mau contato. Infelizmente não encontrou nada que pudesse justificar a queima do fusível. Foi então que tive no centro da cidade e comprei mais 4 fusível de 30 AMP. Quando realizamos a troca, a moto funcionou normalmente. No entanto, a pedido do próprio mecânico dei uma volta no quarteirão para fazer o teste. Quando parei a moto, pimba, apagou geral. Outro fusível queimado. Trocamos mais uma vez, novamente mais uma volta no quarteirão, nada aconteceu. Bom, até ai achamos que teríamos resolvido o problema. Pedi para que o mecânico desse uma volta para ver se tava realmente tudo ok. Para a nossa infelicidade (pra dizer a verdade, minha felicidade) a moto apagou geral, que dessa vez, graças a Deus na mão do mecânico. Fico imaginando se ele tivesse ido embora, e esse pepino estivesse estourado em minhas mãos. Sem sombra de duvida meu ego ficaria abalado e me acharia um péssimo piloto. Na quarta tentativa, deixamos a moto ligada, apenas observando. 15 minutos depois, ele desligou e retirou o fusível, que já estava quase queimando. Foi então que dei a idéia de fazermos um teste com um fusível mais resistente. Ele aceitou a idéia, apenas para teste. Quando fizemos a troca, Graças a Deus tudo se resolveu. Já faz quase 8 meses que estou com a moto e nunca mais tive esse problema. Portanto, pesquisando aqui no fórum, não vi nenhum relato de problemas parecido com o meu. O que leva a crer que meu caso foi um caso isolado.
Na verdade, eu estou colocando isso aqui, não porque tenho críticas com a Mirage EFI 250, pelo contrario, cadê vez mais estou apaixonado com essa moto. Apenas quero compartilhar as experiências, seja positivas ou negativas. Pois muitas vezes encontramos soluções em ler casos de outras pessoas parecidos com os problemas que enfrentamos com a moto no dia a dia. Como você mesmo disse, eu aconselhei o fusível de 40 AMP apenas como solução provisória. Não descarto que a pessoa tenha que recorrer à ajuda profissional nessas horas.
Quanto ao assunto em andamento logo acima, sou obrigado a concordar com o amigo Metal Omega. Essa moto vale a pena você andar no dia a dia. Embora o consumo seja irreal como dito no manual de 30KM/l. Eu apenas consegui fazer uma média 15KM/l. Mesmo assim o beneficio de poder andar num conforto, no meu ponto de vista, cobre tranquilamente essa diferença custo beneficio.
Aproveitando para abrir uma discussão, quando tive na primeira revisão realizada em Vitória, um dos técnicos me informou que o sistema de injeção eletrônica tem vários tipos de programação. Se não me engano, uma que aumenta o desenvolvimento da moto e outro para consumo( menor potência e maior economia). Realmente antes de fazer a viagem para Guarapari minha moto estava consumindo uma média de 22km/l depois que pedi para colocar mais potência o consumo aumentou consideravelmente.Alguém saberia dizer sobre isso?
Mais uma vez sou grato a todos.
Abraços