Vamos botar lenha na fogueira, ou melhor, gasolina na fogueira.
1 - Tenho visto no fórum pessoas criticando falta de potência em algumas customs.
Acho que devemos observar o Torque pois o tipo de pilotagem para uma custom não exige velocidade. Se quiser velocidade devemos procurar uma esportiva!
2 - Vi alguns comentários de que algumas motos não chegam a 100km/h. Acho difícil pois, tenho uma YBR 2005, peso aprox 100Kg e minha moto apontou máxima de 113km/h medidos no GPS. De carro, acompanhei uma VBlade por cerca de 30km andando a mais de 120Km/h.
3 - Pretendo comprar uma 250 custom pois gosto do estilo. Não pretendo vender a YBR pois rodo atualmente 8000Km por ano nesta econômica. Acho que o melhor é deixar para depois do salão 2008.
4 - Podemos criar uma planilha excel com os seguintes dados para facilitar a comparação:
Nome, modelo, cilindrada, potência, torque, tipo do motor, número de cilindros, pneus, capacidade do tanque, preço, e deixar um espaço para opiniões dos usuários.
Alguém se habilita a criar a planilha?
Um abraço a todos,
CKS
Comparando as Custons
Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores
Ae Kamerad:
Vou relatar a minha experiência:
Eu sempre costumo viajar em velocidades entre 90 e 110 km/h. Quando a estrada está vazia, rodo a 90tinha, sossegado e quando tem movimento procuro não atrapalhar o fluxo, rodando um pouqinho mais rápido.
Comecei a minha carreira motociclistica com uma Daelim Magma VT 125cc, depois passei para uma CB400 customizada (que tenho até hoje), depois peguei uma Savage 650 e agora estou com uma HD Sportster 883.
O que posso falar é:
- Magma 125 - 1 cilindro, 156 kg, 14 CV e torque de 1,27 kgf.m
- ia bem até 90 km/h, nas retas. A 100 km/h o motor já estava gritando e a 110 parecia que o pistão ia ser cuspido pelo escape. Para ultrapassar um caminhão na estrada, tinha que jogar duas marchas para baixo e rezar para que o motorista não inventasse de cutucar o acerelador do bruto. Nas subidas de serra era um inferno, pílotando sozinho tinha que subir em terceira marcha, às vezes até em segunda, a 60 km/h com o motor urrando.
- Consumo médio na estrada de 29 km/L
- CB400CR - 2 cilindros em linha, 170 kg, 40 CV e torque de 3,82 kgf.m
- motor elástico, vaí bem até 120 km/h depois demora para chegar aos 140. Para ultrapassar um caminhão com folga e segurança basta baixar uma marcha e acelerar um pouquinho. As subidas de serra são tranquilas, alternando entre a sexta e a quinta marcha, mesmo com garupa.
- Consumo médio na estrada de 22 km/L.
- Savage 650 - 1 cilindro, 167 kg, 34 CV e torque de 4,87 kgf.m
- motor muito elástico, vai bem até 140 e estanca por ai. Torque abundante em todas as rotações. Para ultrapassar um caminhão é só tirar de lado e passar. Sobe a serra garupada e em quinta (última) marcha.
- Consumo médio na estrada de 24 km/L
- Sportster 883 - 2 cilindros em V, 255 kg, 55 CV e torque de 7,2 kgf.m
- motor super-elástico e torque de sobra, vai bem até 140 e demora um pouco a chegar aos 160 km/h. Ultrapassa bitrens com facilidade (por ser pesada, não balança nadinha com o deslocamento de ar). Sobe a serra garupada com "um pé nas costas", com o giro lá embaixo.
Resumindo: numa custom torque e potência significam muito mais conforto, sossego e segurança nas estradas, mesmo rodando na boa.
Vou relatar a minha experiência:
Eu sempre costumo viajar em velocidades entre 90 e 110 km/h. Quando a estrada está vazia, rodo a 90tinha, sossegado e quando tem movimento procuro não atrapalhar o fluxo, rodando um pouqinho mais rápido.
Comecei a minha carreira motociclistica com uma Daelim Magma VT 125cc, depois passei para uma CB400 customizada (que tenho até hoje), depois peguei uma Savage 650 e agora estou com uma HD Sportster 883.
O que posso falar é:
- Magma 125 - 1 cilindro, 156 kg, 14 CV e torque de 1,27 kgf.m
- ia bem até 90 km/h, nas retas. A 100 km/h o motor já estava gritando e a 110 parecia que o pistão ia ser cuspido pelo escape. Para ultrapassar um caminhão na estrada, tinha que jogar duas marchas para baixo e rezar para que o motorista não inventasse de cutucar o acerelador do bruto. Nas subidas de serra era um inferno, pílotando sozinho tinha que subir em terceira marcha, às vezes até em segunda, a 60 km/h com o motor urrando.
- Consumo médio na estrada de 29 km/L
- CB400CR - 2 cilindros em linha, 170 kg, 40 CV e torque de 3,82 kgf.m
- motor elástico, vaí bem até 120 km/h depois demora para chegar aos 140. Para ultrapassar um caminhão com folga e segurança basta baixar uma marcha e acelerar um pouquinho. As subidas de serra são tranquilas, alternando entre a sexta e a quinta marcha, mesmo com garupa.
- Savage 650 - 1 cilindro, 167 kg, 34 CV e torque de 4,87 kgf.m
- motor muito elástico, vai bem até 140 e estanca por ai. Torque abundante em todas as rotações. Para ultrapassar um caminhão é só tirar de lado e passar. Sobe a serra garupada e em quinta (última) marcha.
- Consumo médio na estrada de 24 km/L
- Sportster 883 - 2 cilindros em V, 255 kg, 55 CV e torque de 7,2 kgf.m
- motor super-elástico e torque de sobra, vai bem até 140 e demora um pouco a chegar aos 160 km/h. Ultrapassa bitrens com facilidade (por ser pesada, não balança nadinha com o deslocamento de ar). Sobe a serra garupada com "um pé nas costas", com o giro lá embaixo.
Resumindo: numa custom torque e potência significam muito mais conforto, sossego e segurança nas estradas, mesmo rodando na boa.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Acho que o problema está na diferença entre as estradas.
Até hoje rodei numa Honda ML 125, que demorava a chegar a 100km/h.
Rodei numa Yamaha DT180 que rodava um pouco melhor mas vibrava muito.
Andei bastante numa RX180 que gostei muito. Andava bem até os 120km/h.
Fora estas motos, Andei cerca de 500km numa CBR750 (Uma bala).
Yamaha fazer 250 e Horda twister 250 andam bem até cerca de 130Km/h mas são extremamente desconfortaveis.
Realmente, passar por um caminhão a 110km/h é complicado. Com motos pequenas é impossível.
Quanto a rampas, uso a moto nas estradas de Marabá, Parauapebas e Carajás.
A rampa de subida para Carajás tem aproximadamente 6km e veiculos 1.0 sobem de terceira marcha a 60km/h. Minha YBR sobe a 70 em quarta marcha (no limite)
Na estrada, realmente não tem como acompanhar o trânsito.
Vejo que as 150 da honda sobem bem mais rápido. O problema é que neste trecho a velocidade é controlada e limitada a 80km/h.
OBS: Pretendo comprar uma custom 250 para viajar de Parauapebas para Monsenhor hipólito no Piauí (1400Km) de de Parauapebas para Nova Era em Minas Gerais (2400Km).
Já fiz estas viagens de carro e creio que andar a 110km/h sem forçar é o suficiente. Para isto é interessante que a moto tenha uma máxima de, pelo menos, 130km/h.
Até hoje rodei numa Honda ML 125, que demorava a chegar a 100km/h.
Rodei numa Yamaha DT180 que rodava um pouco melhor mas vibrava muito.
Andei bastante numa RX180 que gostei muito. Andava bem até os 120km/h.
Fora estas motos, Andei cerca de 500km numa CBR750 (Uma bala).
Yamaha fazer 250 e Horda twister 250 andam bem até cerca de 130Km/h mas são extremamente desconfortaveis.
Realmente, passar por um caminhão a 110km/h é complicado. Com motos pequenas é impossível.
Quanto a rampas, uso a moto nas estradas de Marabá, Parauapebas e Carajás.
A rampa de subida para Carajás tem aproximadamente 6km e veiculos 1.0 sobem de terceira marcha a 60km/h. Minha YBR sobe a 70 em quarta marcha (no limite)
Na estrada, realmente não tem como acompanhar o trânsito.
Vejo que as 150 da honda sobem bem mais rápido. O problema é que neste trecho a velocidade é controlada e limitada a 80km/h.
OBS: Pretendo comprar uma custom 250 para viajar de Parauapebas para Monsenhor hipólito no Piauí (1400Km) de de Parauapebas para Nova Era em Minas Gerais (2400Km).
Já fiz estas viagens de carro e creio que andar a 110km/h sem forçar é o suficiente. Para isto é interessante que a moto tenha uma máxima de, pelo menos, 130km/h.
CKS
-
Jovi
- Administrador
- Contato:
Apenas para linkar, comparativos entre as 250 do mercado atual estão no tópico: http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=513
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
-
Dridri Brown
Concordo, tem gente que compra uma moto 150cc e quer que a mesma "voe". E com motos customs a coisa não é diferente. Tenho uma FY250 e a velocidade de cruzeiro dela é entre 90-100km/h. Passou disso ela vibra demasiadamente. A máxima dela é 120km/h no velocímetro. Quem quiser uma motoca pra correr, opte por um modelo esportivo. Quando leio gente lamentando que a moto não anda, que quer mais final ou mais potência, eu dou risada...
Remember what the doormouse said:
"Feed your head. Feed your head."
"Feed your head. Feed your head."