Intruder 125: Consumo em geral

Motos: Suzuki Intruder, Suzuki Boulevard, Suzuki Savage, Suzuki Marauder, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Suzuki

Responder
dibars

CaioVSF escreveu:Amigos,

A reserva dela eu acho q ñ tem 2L mesmo, pois já fiquei na mão confiando nisso :( ; rodei apenas uns 40 e poucos Km com a reserva. considerando o consumo q a minha fazia na época, deve ter em torno de 1,5L!
Mas também existe a questão de ñ encher a reserva completamente às vezes; o ideal é dar uma balançada na motoca (pra frente e pra trás) após completar o tanque. Como a reserva tem q ser um compartimento separado do tanque principal, existe uma espécie de sifão ou estreitamento para encher a reserva. Esse toque foi um amigo já experiente quem me deu e tô pasando pra vcs!
Fora a reserva, o máximo q consegui colocar na minha foi pouco mais de 8L (enxendo "até o talo"); talvez 8,2 ou 8,3, ñ lembro direito.

Abraço amigos!!! :wink: :wink:
Companheiro, o tanque normal e reserva é apenas um. A diferença está na magueira de abastecimento: no tanque reserva (posição res) a gasosa é buscada no fim do tanque, e na posição normal (fuel) a gasosa é buscada antes da magueira da reseva.

A diferença é apenas no nível de captação, mas o reservatório é o mesmo.

Abração
dibars

Olha o que eu encontrei na net

http://www.motosblog.com.br/2009/02/18/ ... das-motos/

"Muita gente acredita que o tanque de gasolina da moto é dividido em dois: Um normal e um de reserva. Isso, de um certo modo, não deixa de ser verdade, porém, não é tão simples assim. Algumas pessoas chegam a acreditar que devem abastecer a moto duas vezes! Uma com a torneira na posição “Reserva” e outra com a torneira na posição “On”, pois acreditam que ao abastecer, apenas o tanque “ativo” é abastecido.

Eis um desenho simples que fiz para ilustrar como é o tanque internamente

Imagem

Pelo desenho, fica mais fácil entender. Na verdade, o tanque É UM SÓ. A gasolina da reserva e a normal na verdade são a mesma gasolina. O que acontece é o seguinte: A torneira de combustivel possui 3 posições: On, Off e Res. Na posição On, a gasolina é sugada a partir da ponta deste canudo, que fica em uma parte alta do tanque… Ou seja, se o tanque está cheio, a ponta do canudo está submersa na gasolina, e então a gasolina vai para o carburador. Quando o tanque esvazia até o ponto em que a ponta do canudo já não fica mais submersa, então o carburador passa a não receber mais gasolina. Porém, ainda há gasolina no tanque!

Neste momento, você percebe que a sua gasolina está para acabar (restam apenas os 2 ou 3 litros da reserva, dependendo do modelo da moto). Então, já que você está sabendo que a gasolina está acabando, basta virar a torneira para a posição RESERVA e a gasolina começará a ser retirada da parte mais baixa do tanque, da base do canudo, que ainda está submersa com gasolina."

:lol:
ChacalRiders

Essa é a minha primeira postagem no Site.

Ouvi algumas dicas que me surpreenderam ao aplicar...

Acho que vale a pena repassar.

Tenho uma Intruder 2008 e já está com 12mil, porém revisada regularmente em consessionária e muito bem conservada.

As dicas para um melhor consumo são as seguintes.

1ª - Mantenha a moto revisada
2ª - velas em boas condições
3ª - Correias devidamente lubrificadas
4ª - Abasteça com combustivel de qualidade (Comum mesmo, independente da Bandeira)
5ª - Ande em velocidade cruzeiro e mantenha a aceleração sempre abaixo dos 7 mil giros.

A minha nessas condições (sem garupa) roda mais de 40 Km por litro na estrada. No vira vira a média é entre 37/38 Km/litro dia a dia.

Abraços
Chacal Riders
Frazatto

Essa do tanque é boa!
E explica o meu problema.....

O que provavelmente acontece é que no chacoalhar do combustível dentro do tanque deve acontecer da boca desse cano não estar submerso o tempo todo fazendo a moto engasgar; e esse 1,5l que mencionei é o tamanho da reserva mais um pitaco do que sobre "do tanque".
Motta_tb

tenho a impressao de que ja respondi um topico aqui no forum sobre o consumo da minha trudy

mas em todo caso respondo novamente, heheheh

quando pego estrada (punho no fundo) ou quando ando muito rapido (com aceleraçoes fortes, retomadas violentas e coisas do tipo, hehe) o consumo fica em 30km/l

e quando ando na maciota (ate 60km/h, arranques mais suaves, etc) a motoca faz 60km/l

nao estou mentindo, ate os caras da concessionaria ficaram admirados.

um dia, cheguei a fazer 28km com meio litro no tanque. e disso eu tenho certeza, por que:
a moto morreu sem gasolina perto de um posto, e como eu gosto de encher o tanque sempre com gasolina da texaco ou da BR (premium), coloquei só meio litro.

acabei indo pra casa e esqueci de abastecer no outro posto. no dia seguinte morreu perto do mesmo posto e o odometro estava com 28km a mais (e o tanque seco novamente).

entao minhas medias sao essas:
30km/l forçando
60km/l maciota

mostro a moto pra quem quizer tirar a duvida

;D
assinatura muito grande. ¬¬
spiguel
Contato:

a minha veio com merrequinha de gasosa... hoje botei 5 litros... eu eu to jogando baixo pra garantir.. q de conta... como é esse papo da moto pedir reserva? começa a tossir? tem q deixar a torneira no ON somente né? abs
tudy125
Danne
Contato:

Spiguel, você percebe ela pedindo reserva quando fica parecendo que vai morrer, daí é só mudar a torneira pro RES.

Isso, sempre no ON, e quando ficar muito tempo parada muda pro OFF. No RES só quando ela pedir mesmo, daí corre pro posto.
Imagem
spiguel
Contato:

Pois ééé Danne, sempre pra me dar um toq! haha pois é.. eu to me habituando com isso de consumo ainda... hoje de manha fui botar mais... pra garantir... pedi 7 litros... quando chegou em 4,800 fechou 13 reais... o tanque ficou full!! hahah po acho q ta fazendo mais de 30... agora eu zerei o odometro (é isso né?) e vamos ver se faz uns 250 km normal. Eu ando bem de boa... no maximo a 60 onde é permitido. E preservando os giros do amaciamento. sei la vamo ver se esse tanque dura pro mes hahah. Eu gosto de calcular por baixo mesmo... melhor ter margem de erro positiva do q negativa! Mas enfim... acho q tem diversos fatores q alteram a media. A regiao... A forma de pilotar. (violento ou tranquilo) O proprio peso da pessoa ou das pessoas... Como eu peso 55kg.. sou magrinho com 1,68 de altura.. entao acho q dará uma media boa... Levando mais em conta q nao tem muito aclive pela regiao aqui nao. O trajeto q farei é praticamente plano. 30km por dia ( ida e volta pro trampo, jogando esse km alto.. deve dar pouco menos.) 1l por dia... (se é q fará só 30) 10 litros total...(tanque com res) deve ter uns 9 e pouco na verdade. pois botei 5 litros sabado de manha... rodei uns 40 ou 50 km e hoje botei mais 4 quase 5 denovo... e lotou o tanq. Enfim... Com o tempo agente vai tirando a media. Abraço a todos!!

Desculpe o post enorme...
tudy125
romulofloriano
Contato:

Eu realmente ainda não entendi a minha...
Não consigo ainda calcular isso de consumo..
Sei que com o tanque cheio, ela começa e pedir a reserva por volta dos 250Km rodados. Depois não sei quanto ela ainda pode rodar só com a reserva. Alguém sabe me responder isso ? Até mesmo para saber quanto a minha intruder está fazendo por litro.

Obrigado
Rômulo Floriano S. Ferreira
Analista de TI
Danne
Contato:

É só calcular, se ela pediu reserva em 250km, digamos que ela consumiu 8 litros de gasosa, então 250Km/8l = 31,25 Km/l.

Faça as contas por base no abastecimento, se voce encheu o tanque, deu 8,5l, depois precisou encher de novo, coube mais 8,5l, então é esse o valor que deve ser usado na conta da kilometragem.
Imagem
Responder