Motos x Carros - Estamos em segundo plano.

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

gildalfer
Contato:

Abro este tópico para discutirmos um assunto que ainda não foi debatido e que eu gostaria de entender. É quanto a diferença de qualidade, logística, pós-venda, etc. entre motos e carros no Brasil. Nós, motociclistas estamos em desvantagem com relação aos automobilistas. E isso é fácil de constatar vendo a qualidade das motos que nos são oferecidas em relação a dos automóveis. No caso dos carros há uma briga acirrada entre as montadoras para oferecer melhor qualidade, preços, serviços e pós-venda, sem contar com a variedade de modelos à disposição do consumidor. Existem modelos para todos os gostos. E isso já não acontece com as montadoras de motos. Há uma acomodação geral, temos uma escassez de modelos muito grande, especialmente os de Custom, estão nos empurrando umas motos com qualidade duvidosa, com um pós-venda insatisfatório e uma má organização. A Honda, a Yamaha e a Suzuki estão sentadas nos louros e, "cantando e andando" para o apelo de seus consumidores que clamam por uma maior diversidade de modelos, bem como uma melhor qualidade também. E acho que nós, motociclistas, somos muito acomodados e muito pouco exigentes com relação às nossas motos. Senão vejamos: Aqui mesmo no "motoscustom" vemos muitos falarem: Fora a ferrugem, os parafusos que caem, de vez em quando ela não pega, a concessionária é uma m., a moto é muito boa. Isto é, nós estamos nos nivelando por baixo. Aceitando passivamente os problemas que elas apresentam e continuando a comprá-las. Imaginem se isso acontecesse com os carros. Qualquer modelo que apresentasse algum problema, sem que a montadora tomasse alguma providência, seria imediatamente descartado pelos clientes. Vejam o caso da Lada. Veio fazendo alardes sobre a qualidade dos seus carros, muitos compraram, viram que eram umas porcarias e pararam de comprá-los. E imaginem se entrasse no Brasil uns carros chineses, com a "qualidade" chinesa, bem baratinhos. Será que venderiam? Qual é a sua opinião?
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
DaltonJJ

Falta concorrencia mesmo.
Suzuki Burgman 125Suzuki Burgman 125Suzuki Burgman 125
Rinabon

Vamos por partes:

No caso dos automóveis, até a abertura de mercado (Época do então Presidente Fernando Collor, (única coisa boa no governo dele) que tipo de carros tínhamos a nossa disposição, andávamos com as sucatas que as montadoras nos empurravam e era o que tínhamos.
Nesta mesma época existiam no Brasil, apenas 4 montadoras, que deitavam e rolavam nos preços e na péssima qualidade tanto dos serviços quanto dos automóveis.
Pois bem, com a tal abertura de mercado tivemos acesso a algumas opções de carros importados, que eram melhores que os nossos, mas também sucatas, e sem assistência técnica, ou peças, porem as montadoras destes, vislumbraram no Brasil, todo o potencial que temos, e mais uma vez entrou a ação do governo, incentivando mais montadoras a virem para o Brasil, até chegamos onde estamos hoje, com uma infinidade de marcas, inúmeros modelos e opções diversas.
O que acontece com as motos é justamente a falta de incentivo deste mesmo governo, para fazer com que as montadoras de motos venham para o Brasil se instalem, com fabricas e todo aparato necessário para um bom atendimento ao consumidor.
Hoje aqui no Brasil somente temos a Honda e a Yamaha com fabrica aqui, e as duas focadas nas baixas cilindradas (motos para trabalho) pois acho que isso da mais lucro, não existe nenhum incentivo para venda de motos Custom, muito menos para fabricarem uma Custon 250cc por exemplo, e todos nos sabemos o tamanho deste mercado, basta dar uma passadinha na Gal. Osório num sábado qualquer.
Minha opinião pessoal, seria nos unir para pressionar as fabricas ou mesmo o governo, mostrando que o mercado existe, e vale a pena investir, incentivar, e até mesmo apoiar novas fabricas com um padrão de garantia satisfatório.

Contem comigo, quero muito ver este mercado crescer, e quem saber ter uma Custom fabricada aqui, com um padrão de qualidade internacional, entre 250cc a 450cc Já pensarm nisso ? :lol:

Abraços.
:roll:
Rinabon
Viageiros MT
www.viageiros.org
Amizade não se mede em Cilindradas!!!
gildalfer
Contato:

Eu acho que não é falta de incentivo, pois todas as fábricas instaladas na Zona Franca de Manaus já possuem incentivos do governo. O que falta é interesse das montadoras em lançar novos modelos.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Rinabon

gildalfer escreveu:Eu acho que não é falta de incentivo, pois todas as fábricas instaladas na Zona Franca de Manaus já possuem incentivos do governo. O que falta é interesse das montadoras em lançar novos modelos.

Concordo, mas como disse falta uma serie de fatos.

:roll:
Rinabon
Viageiros MT
www.viageiros.org
Amizade não se mede em Cilindradas!!!
wellrod
Contato:

Gostaria de aproveitar esse tópico justamente para citar, ao longo desses já 3 anos de motocilismo q irei fazer agora dia 13 de julho (sei q é pouco pra muitos aqui, mas pra mim é uma data pra comemorar!!!)
voltando...

gostaria de aproveitar esse tópico pra justamente fazer um comparativo de atitudes, tratamento e reflexões a respeito de carros e motos...

ao longo desse período tenho notado algumas coisas:(vou dividir em vários tópicos pois tenho muitos questionamentos... rsrs)

1 - motociclistas são SEMPRE mal vistos... existe uma forte tendência de TODAS as mídias a tornarem os próprios motociclistas os culpados as vezes de suas próprias infelicidades...

dia desses vi uma reportagem no OGLOBO (pra variar né...) sobre os índices de acidentes com motociclistas... pegaram casos em que as pessoas ficaram gravemente feridas... e se vc parar pra pensar, eles criam uma reportagem que vc passa a pensar q basta subir numa moto pra vc perder suas pernas... tudo acontece como mágica... o mais interessante são os vídeos que mostram no fim da reportagem... dos acidentes... a maioria com os MOTORITAS fechando as motos e causando os acidentes... mas esses NUNCA são os culpados... porque isso acontece?!?!?
teve um que foi imprensado dentro de um túnel... será que foi sozinho?!?! será que alguém NÃO olhou no retrovisor?!?!

por qual motivo os motoristas nunca são mencionados nessas reportagens? e porque não conseguimos nos impor, colocar nossa voz na mídia e dizer o que realmente acontece conosco?!?!

continua... (to be continued... rsrsr)
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
wellrod
Contato:

2 - outra coisa que não consigo entender é a posição das empresas fabricantes de moto... a impressão é que elas só se responsabilizam em VENDER as motos... nada mais... não há uma só propaganda a nosso favor, nada que nos ajude a mostrar a VERDADEIRA imagem do motociclista às pessoas... pois até então, motociclistas são vistos como "possíveis bandidos", sequestradores, e os que causam todo o problema no trânsito e ainda poluem o planeta...

já pararam pra pensar nisso?!?!

nem a honda, nem a yamaha, nem nenhuma outra mostra o verdadeiro prazer de ser um motociclista, não mostra as campanhas que os motoclubes fazem para ajudar as instituições, não mostram o verdadeiro espírito de amizade que reina conosco...

quando enguiçamos nas ruas ou sofremos acidente, o auxílio de vários outros motociclistas é IMEDIATO!!! mas isso não acontece com os motoristas... e porque NINGUÉM FALA isso?!?!

em todas as vezes q enguicei recebi ajuda de DIVERSOS motociclistas!!! todos prontos ajudar oferecer companhia, proteger dos outros veículos... coisa que eu NUNCA encontraria se fosse um simples motorista...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Moura
Contato:

wellrod escreveu:por qual motivo os motoristas nunca são mencionados nessas reportagens? e porque não conseguimos nos impor, colocar nossa voz na mídia e dizer o que realmente acontece conosco?!?!
Simples pq a culpa é sempre de quem anda de moto!!!

Serio agora, eu ate ia tentar responder serio, mas eu começo a achar que essa opnião de moto/problema já virou questão cultural :roll: :roll:

Sei lá!!
Paulo Moura
wellrod
Contato:

3 - porque o governo, as pessoas, os "engenheiros de tráfego", e até mesmo as empresas de motos, não incentivam o uso de motocicletas já que o nosso direito de termos um transporte coletivo de qualidade não é cumprida?!?!?

hoje vejo claramente a BRUTA ignorância que é uma pessoa sozinha pegar seu carro, abastecer quase 40 litros de combustível para seu carro ENORME congestionar o trânsito, dificultar as vias, aumentar o tempo de percurso, e tudo simplesmente para o próprio conforto... e depois os culpados são os motociclistas que não ocupam espaço no transito, não engarrafam e ainda são chamados de "poluidores"...

na linha vermelha-RJ, tem uma placa: "motociclista obrigatório à direita" mas TODOS os carros utilizam a faixa da direita... ou seja... somos obrigados por LEI a ficar na direita... mas os carros podem ficar onde quiserem? que lei é essa? e agora até CAMINHÕES de menor porte trafegam nesta via onde está escrito "PROIBIDO ENTRADA DE CAMINHÕES"... eles passam pela polícia que NADA faz... será porque são "caminhoezinhos"... filhotinho pode?!?!?!

porque será que pagamos o maior DPVAT e não há nenhuma proteção do governo para nós... tipo, uma via específica de motos (com o dinheiro que arrecadam não é muito difícil "alargar" as vias e melhorar nossas condições, já que para eles "causamos tantos problemas" de acidentes, etc...)

Nesses tempo todo que ando de moto, a maioria dos acidentes são por pura imprudência ou Ignorância dos MOTORISTAS no trânsito... não esquecendo claro que existem as exceções... mas em geral, quando venho trabalhar e tem algum acidente, geralmente são engavetamentos... um retardado da frente freia e todos os outros atrás se embolam...

NOTA: retardado = motorista

ou então um retardado muda de pista DO NADA e bruscamente sem jogar a seta e KABUM!!! ferra o smeagol bonzinho!!!

NOTA: smeagol bonzinho = motociclista

ou então o retardado freia do nada e o smeagol bonzinho iniciante na arte das motos, ao invés de estar LONGE e na lateral do carro, justamente está atrás do carro... aí até o tico e teco funcionarem sobre qual freio ele deve utilizar, pronto... já tá dentro do carro do retardado assitindo os jogos da copa no DVD que ele tava assistindo na hora que freiou pra não ser multado no radar...

Ao longo desses 3 anos são essas as experiências que venho tendo... e essas várias indagações a respeito da lei e da mídia...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
wellrod
Contato:

Mas será que nunca vamos conseguir mudar esse quadro?!?! as vezes me sinto tão mal e injustiçado no trânsito que começo a achar que eles realmente estão certos de tão comum que se torna a culpa estar sempre conosco...

dia desses, voltando pra casa, levei uma fechada de um playboy num gol com aqueles insulfilms completamente escuros (ILEGAL!!! mas num é motoqueiro então pode...) ele me viu, não jogou a seta e entrou bruscamente... me fechou e ainda reduziu pra tirar satisfação comigo...
falou que eu é que tava errado em andar no corredor...

aí eu pensei... então tá né... vou pra casa... nem compensa discutir com uma alma dessas...

Moura escreveu:
wellrod escreveu:por qual motivo os motoristas nunca são mencionados nessas reportagens? e porque não conseguimos nos impor, colocar nossa voz na mídia e dizer o que realmente acontece conosco?!?!
Simples pq a culpa é sempre de quem anda de moto!!!

Serio agora, eu ate ia tentar responder serio, mas eu começo a achar que essa opnião de moto/problema já virou questão cultural :roll: :roll:

Sei lá!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Responder