Pessoal, preciso de uma ajuda.
Tenho mantido como rotina a verificação da voltagem nos terminais da bateria semanalmente, para verificar se está carregando, e até hoje tudo estava ok (12,7V com a motoca desligada e sempre acima de 13,5V a 5000rpm).
Hoje porém, a bateria estava com 12,6 (ok, pode ser erro do multímetro), mas a 5000rpm não passava do mesmo valor. Quer dizer, aparentemente não está carregando.
Então, fui para a segunda etapa: teste do estator. No plug de 3 fios amarelos que vai para lá, medi 75V a 5000rpm. OK! Medindo a resistência, estava sempre entre 0,3 e 0,4V. OK! Junto a carcaça, circuito aberto, ok! A medição nos fios verde e azul deu 100 ohms. OK também!
Tentei fazer o teste que tem na página 77 do manual de serviço do retificador, mas não consegui. Uma que meu plug parece que tem três pontos em ambos os conectores (no manual um dos plugs tem dois). O multímetro ficou sempre marcando I.
Agora as perguntas:
1) Isso define com certeza que o problema é do retificador?
2) Tem mais algum teste que eu deva fazer?
3) A bateria ainda está com 12,5V. Posso andar uns 5km com ela, voltar e medir a bateria de novo para confirmar ou me arrisco fica no meio do caminho?
Valeu, abraço!
Mirage 250: Problemas elétricos em geral
Moderadores: Moderadores, Administradores
Moto: Mirage 250 EFI 2011\2011
engand escreveu:Pessoal, preciso de uma ajuda.
Tenho mantido como rotina a verificação da voltagem nos terminais da bateria semanalmente, para verificar se está carregando, e até hoje tudo estava ok (12,7V com a motoca desligada e sempre acima de 13,5V a 5000rpm).
Hoje porém, a bateria estava com 12,6 (ok, pode ser erro do multímetro), mas a 5000rpm não passava do mesmo valor. Quer dizer, aparentemente não está carregando.
Então, fui para a segunda etapa: teste do estator. No plug de 3 fios amarelos que vai para lá, medi 75V a 5000rpm. OK! Medindo a resistência, estava sempre entre 0,3 e 0,4V. OK! Junto a carcaça, circuito aberto, ok! A medição nos fios verde e azul deu 100 ohms. OK também!
Tentei fazer o teste que tem na página 77 do manual de serviço do retificador, mas não consegui. Uma que meu plug parece que tem três pontos em ambos os conectores (no manual um dos plugs tem dois). O multímetro ficou sempre marcando I.
Agora as perguntas:
1) Isso define com certeza que o problema é do retificador?
2) Tem mais algum teste que eu deva fazer?
3) A bateria ainda está com 12,5V. Posso andar uns 5km com ela, voltar e medir a bateria de novo para confirmar ou me arrisco fica no meio do caminho?
Valeu, abraço!
Pessoal, fuçando consegui fazer o teste do diodo nos terminais do retificador. E deu tudo dentro do que consta no manual de serviço. A única diferença é que no meu multímetro deve aparecer em mV, pois os valores foram de 450 até 1000 quando medi o ponto 4 e 5 (página 77 do manual).
Poxa, então meu retificador não está com defeito?
Como que a voltagem dos terminais da minha bateria não aumentam quando eu ligo a moto?
Moto: Mirage 250 EFI 2011\2011
Bom.. os 13.5v q vc media antes eram do retificador..
Se n apresenta mais esse valor, e o estator está ok.. so sobra o retificador mesmo
Se n apresenta mais esse valor, e o estator está ok.. so sobra o retificador mesmo
Sim Miau, os 13,5V eram dos pólos da bateria. E agora está em 12,6 - 12,7V.
O engraçado é que hoje cedo saí com ela, andei 10km, voltei e a bateria com a moto desligada continua com 12,4V e com ela ligada a 5000rpm continua com 12,7V.
Quer dizer, carregando está, mas por que não chega mais nos 13,5V?
Devo rodar enquanto estiver assim ou trocar de vez o retificador?
Lembro que fiz os testes de diodo nos terminais do retificador e deu ok...
Não queria trocar À toa...
Abraço!
O engraçado é que hoje cedo saí com ela, andei 10km, voltei e a bateria com a moto desligada continua com 12,4V e com ela ligada a 5000rpm continua com 12,7V.
Quer dizer, carregando está, mas por que não chega mais nos 13,5V?
Devo rodar enquanto estiver assim ou trocar de vez o retificador?
Lembro que fiz os testes de diodo nos terminais do retificador e deu ok...
Não queria trocar À toa...
Abraço!
Moto: Mirage 250 EFI 2011\2011
Eu não trocaria R/R no momento.
Bateria com boa carga,desligada do sistema e descansada
(alguns minutos após desligar moto)fica com 12,6 volts.
Se medindo voltagem com moto ligada e farol,lanternas ,piscas ligados,esta com 12,7 volts sinal que o sistema de carga esta funcionando.
Seria conveniente fazer testes com outra bateria.
Bateria com boa carga,desligada do sistema e descansada
(alguns minutos após desligar moto)fica com 12,6 volts.
Se medindo voltagem com moto ligada e farol,lanternas ,piscas ligados,esta com 12,7 volts sinal que o sistema de carga esta funcionando.
Seria conveniente fazer testes com outra bateria.
Amigo, a voltagem a 5000rpm costuma cair de repente ou aos poucos? Quer dizer, enquanto ela estiver mantendo 12,5V posso andar tranquilo? Ou corro o risco de o retificador pifar de vez?cafb escreveu:Eu não trocaria R/R no momento.
Bateria com boa carga,desligada do sistema e descansada
(alguns minutos após desligar moto)fica com 12,6 volts.
Se medindo voltagem com moto ligada e farol,lanternas ,piscas ligados,esta com 12,7 volts sinal que o sistema de carga esta funcionando.
Seria conveniente fazer testes com outra bateria.
Moto: Mirage 250 EFI 2011\2011
Se com todos agregados ligados e o voltimetro indicar voltagem superior a nominal da bateria o circuito de carga esta suprindo a demanda de corrente da moto.
A voltagem poderá ficar praticamente proxima a nominal da bateria com motor em marcha-lenta e com agregados ligados e com motor com giros mais elevados subir a voltagem.
Conveniente observar temperatura do R/R bem como dos conectores do mesmo que na Mirage ficam muito quentes talvez por contatos frouxos entre si ou até por qualidade do material empregado.
A voltagem poderá ficar praticamente proxima a nominal da bateria com motor em marcha-lenta e com agregados ligados e com motor com giros mais elevados subir a voltagem.
Conveniente observar temperatura do R/R bem como dos conectores do mesmo que na Mirage ficam muito quentes talvez por contatos frouxos entre si ou até por qualidade do material empregado.
Veja.. para se recarregar a bateria, a voltagem do rr tem q ser no min 13.4v.. se n me falha a memoria, os valores considerados de serviço pro rr sao entre 13.4 ~ 14.5v como indica o manual de servicos.. se o rr estiver entregando 12.6v a carga é tao lenta que a bateria vai arriar antes.. faça um teste.. ligue a moto funcionando o motor.. entao tente desplugar o rr apenas da bateria e veja quantos volts sao do terminal
Na minha teoria se o sistema de carga esta fornecendo voltagem maior que voltagem nominal que da bateria com farol e lanterna ligados é sinal que ,gerador(alternador)e R/R estão suprindo consumo do sistema eletrico da moto e não descarregará a bateria.
A voltagem de carga não chegando a 13,5 volts pode ser por causa da propria bateria com problema interno(placas deterioradas, ou falta de agua).
A voltagem de carga não chegando a 13,5 volts pode ser por causa da propria bateria com problema interno(placas deterioradas, ou falta de agua).
-
agpcardoso
- Mensagens: 619
- Registrado em: 03 Ago 2012, 18:06
- Localização: São Paulo
- Contato:
Ola. Pessoal.
E normal o retificador esquentar a ponto de queimar o dedo?
Qdo voltei do centro com a moto assim q cheguei tirei o banco e encostei o dedo no retificador q estava tao quente q nao aguentei deixar o dedo la mais q 1 segundo
E normal o retificador esquentar a ponto de queimar o dedo?
Qdo voltei do centro com a moto assim q cheguei tirei o banco e encostei o dedo no retificador q estava tao quente q nao aguentei deixar o dedo la mais q 1 segundo
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014

