Mirage 250: Peças genéricas e ou...

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Doug, eu não tenho em mãos um relé desses, mas normalmente os relés de 3 pinos tem 2 pinos que alimentam o circuito eletrônico e 1 pino que é a saída oscilante (efeito pisca-pisca) onde liga-se a carga (lâmpadas), que são selecionadas pelo interruptor.

Até aí, não teria segredos, se é que o relé da MirageEFI tem algum (a Mirage carburada usa outro tipo de relé de par bimetálico, com 2 terminais, mais simples, mais barato). Então, relés de 3 pinos como o da Titan ou até um de carro, poderia funcionar. Teste o relé fora do circuito da moto. Se for o caso, envie um foto com o diagrama elétrico dele, como este da foto:

Imagem

Neste exemplo, assim que energizamos (por exemplo) os terminais 30(+) e 85(-), teremos o efeito de pisca em uma lâmpada ligada entre os terminais 87(+) e 85(-).
Imagem
dougnaestrada
Contato:

Miau escreveu:testou as lâmpadas? geralmente quando uma está com mal contato ou queimada, da esse pau ai no rele pois ele precisa que seja atravessada uma certa corrente por ele pra poder funcionar adequadamente.
Miau, acredito que as lâmpadas não sejam o problema porque o defeito é intermitente. Quando aciono o pisca, ora as lâmpadas ficam acesas constantemente ora piscam normalmente.
jirschik escreveu:Doug, eu não tenho em mãos um relé desses, mas normalmente os relés de 3 pinos tem 2 pinos que alimentam o circuito eletrônico e 1 pino que é a saída oscilante (efeito pisca-pisca) onde liga-se a carga (lâmpadas), que são selecionadas pelo interruptor.

Até aí, não teria segredos, se é que o relé da MirageEFI tem algum (a Mirage carburada usa outro tipo de relé de par bimetálico, com 2 terminais, mais simples, mais barato). Então, relés de 3 pinos como o da Titan ou até um de carro, poderia funcionar. Teste o relé fora do circuito da moto. Se for o caso, envie um foto com o diagrama elétrico dele, como este da foto:

Neste exemplo, assim que energizamos (por exemplo) os terminais 30(+) e 85(-), teremos o efeito de pisca em uma lâmpada ligada entre os terminais 87(+) e 85(-).
Jirschik, vou tentar investigar com um multímetro a fim de tentar descobrir o que cada um dos terminais está fazendo quando aciono a seta, já que pelo que me lembre o dito cujo não tem um diagrama nele. Só não como farei isso, mas vou descobrir.

Tem alguma dica de como testar o relé fora do circuito? O multímetro eu tenho...

Obrigado galera!
Doug
Keep your bike in good repair, because motorcycle boots are not confortable for walking
cafb

Quando as lampadas ficarem acesas diretas,de uma pancadinha no rele e observe se volta a piscar.
jirschik
Moderador
Contato:

Uma forma é seguir o esquema elétrico da moto (manual de serviços) através das cores dos fios e da ligação de cada um deles no esquema.

...ou...

Precisa descobrir a função de cada terminal. Se a ligação for semelhante à indicação que eu fiz, então pode tentar seguir essa sequência:

-Premissa: Chamaremos cada terminal pelas letras 'a', 'b' e 'c'. O chassis da moto será chamado de 'g' (ground). Começe o teste com o relé conectado no terminal da moto. Desconecte as lâmpadas dos soquetes.

1) Acione a seta para qualquer lado (sem lâmpada) e meça a tensão entre os três pinos: Vab, Vac, Vbc. Suponha que Vac=12V, constante, sem efeito de pisca.
2) Meça a tensão Vag e Vcg. Suponha que Vag=12V.

Então:
- Pto'a' é o positivo.
- Pto'c' é o negativo.
- Pto'b' é a saída para as lâmpadas.

Agora, solte os terminais do relê e monte um circuito com uma bateria 12V, lâmpada e relé:
(a) ----- (+)
(c) ----- (-)
(L) ----- (-)
(L) ----- (b)

L = Terminais da lâmpada (sem polaridade).

Isso é para teste de um relê eletrônico, daqueles que não tem partes móveis como os mais antigos. Os relés eletrônicos também são conhecidos por "relé de estado sólido", pois o chaveamento é feito por transistores, tiristores ou outros dispositivos eletrônicos, que não o tradicional relé com bobina e contatos móveis.

Para fazer esses testes, é bom ter algum conhecimento das peças, pois fica difícil dar indicações como esta "no escuro", sem ver a peça ou marcações que poderiam ajudar a identificar o componente com mais facilidade.
Imagem
dougnaestrada
Contato:

cafb escreveu:Quando as lampadas ficarem acesas diretas,de uma pancadinha no rele e observe se volta a piscar.
Pior é que a pancada funciona! :)
Pena que por pouco tempo... :(

Valeu a dica cafb!
Doug
Keep your bike in good repair, because motorcycle boots are not confortable for walking
cros
Moderador

Alisson Alcantara escreveu:estava procurando outros pinhao compativel com a Mirage 250 e me deparei no face do grupo da Comet 250 com essa lista de peças, será que posso usar tb essas peças na Mirage 250..??

Relação de peças compatíveis com a Comet GT250R.

FILTRO DE OLEO: Intruder 125, Katana
CABO DE VELOCIMETRO: GF 125
CABO DE EMBREAGEM: Cruise 125, Suzuki Yes
ROLAMENTO DE RODA: Twister
JOGO DE VELAS: Twister, CB 500
FAROL: Twister, Falcon
PINHÃO: XL125
CORRENTE: GS500 (114 dentes)
VALVULA A VÁCUO(gasolina): ñ tem reparo - ALTERNATIVA - reparo da SRAD
Pinhão: XLX 250/350 e da DT
Pastilha de Freio: XLX 350
junção do escape: XTZ
Tensor da corrente de comando: CG 150
Juntas de Motor: Suzuki Katana 125
Relê dos piscas: Honda CG 125
Diafragma: Titan 150
Manetes: Biz 100(mas não tem regulagem), Boulevard M800, suzuki intruder/katana
Rele Partida: Twister, YBR 125
Bateria: CB500
Tampa do carter: suzuki yes
rolamentos da caixa de direçao: superior rolamento dianteiro interno da thowner ı 32005 - R$14,50, inferior 320/28 » casa de rolamento R$ 40,00,

https://www.facebook.com/CometGT250R/po ... 0705184522
Pode ser, porque não... No caso dos cabos por exemplo o que manda é o comprimento, vela é vela, basta seguir o código, bateria mesma coisa, até bateria de alarme pode servir.
Imagem
jirschik
Moderador
Contato:

dougnaestrada escreveu:
cafb escreveu:Quando as lampadas ficarem acesas diretas,de uma pancadinha no rele e observe se volta a piscar.
Pior é que a pancada funciona! :)
Pena que por pouco tempo... :(

Valeu a dica cafb!
Tente testar o relé fora do circuito da moto. Assim você testa só o relé. Se funcionar, então o problema é outro, como oxidação de terminais, fio partido...
Imagem
FIlIPy65

dougnaestrada escreveu:Pessoal,

O pisca da minha miraginha decidiu piscar quando quer.

Já identifiquei que o problema é o relé, porém não encontro o original e tampouco qualquer outro com três contatos que seja compatível com a Mirage EFI 12/13.

Testei uns cinco diferentes DNI 1109, relé de CG 125 e etc mas nenhum funcionou...

Alguém conhece algum relé de pisca que seja compatível com as Mirages EFIs?

Abs.,
Meu chapa,
eu troquei o meu por um que funcionasse com LEDs (era só ter colocado um resistor, mas já era tarde).
Então tô com o original aqui sobrando, se lhe interessar, manda uma MP com teu endereço que eu te mando.

Se preferir um novo, eu comprei esse de 3 terminais pelo Mercado Livre, instalei e tô feliz.
Tinha comprado um direto da China, mas não sei se foi porque eu liguei errado ou se já veio queimado, mas mesmo quando inverti os pinos, ele não funcionou legal. Aí na pressa, comprei esse acima bem mais caro. =|

o/
klebergeo
Contato:

jirschik escreveu:Kleber, a Mirage que eu tenho é carburada e não tenho uma bomba dessas da EFI em mãos para dar o passo-a-passo que eu gostaria de prover. Mas para entender melhor, o local em que costuma quebrar é este indicado na foto:

Imagem

Foi neste ponto que quebrou?

Se sim, a dica seria a instalação do parafuso oco neste ponto e é possível encontrar modelos curvados também. Outro tubo curvo e metálico que você também poderia tentar adaptar, é utilizado em instalações de gás, feito em latão ou bronze. Este é um cotovelo que poderia ser estudado neste caso:

Imagem

Neste caso, a dica seria de também trocar a mangueira, guardando a original com aquele terminal, caso a tentativa não desses certo e você decida por colocar a peça original.

Enfim, é uma adaptação e precisa ser analisada in locus, com critério.

Bom, depois do remendo que fiz na minha bomba de combustível, não tive mais problemas, não vazou combustível, etc.

No entanto, percebi que a quantidade de combustível enviada para o motor pode não estar sendo a correta. Percebi isso ontem quando precisei dar uma esticada e senti a moto dar uma falhada. Depois fiz mais uns testes, e notei que depois que passa dos 8000RPM ela falha.
Claro, não ando nessa rotação, mas de vez em quando é preciso dar uma forçada na motoca para alguma ultrapassagem ou uma subida.
Acho que não vai ter jeito. Vou ter que importar uma bomba original nova.
Ou refazer a adaptação com um tubinho de diâmetro maior do que o que coloquei.
cros
Moderador

klebergeo escreveu: No entanto, percebi que a quantidade de combustível enviada para o motor pode não estar sendo a correta. Percebi isso ontem quando precisei dar uma esticada e senti a moto dar uma falhada. Depois fiz mais uns testes, e notei que depois que passa dos 8000RPM ela falha.
Claro, não ando nessa rotação, mas de vez em quando é preciso dar uma forçada na motoca para alguma ultrapassagem ou uma subida.
Acho que não vai ter jeito. Vou ter que importar uma bomba original nova.
Ou refazer a adaptação com um tubinho de diâmetro maior do que o que coloquei.
Leia isso:

viewtopic.php?f=40&t=57

Pode ser a causa...
Imagem
Responder