Mirage 250: Manutenção básica

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Saudações, Logan!

Minha primeira dica é que você procure no tópico de Manuais Diversos, o manual de serviços da Mirage250. Está disponível para download e consultá-lo antes de uma manutenção dará a certeza das ferramentas certas para usar e procedimentos.

A Mirage250 possui 1 vela em cada cilindro. Será necessário retirar o tanque de combustível para acessar a vela do cilindro traseiro e para tirar a vela do cilindro dianteiro é necessário soltar o radiador de óleo, na frente da moto. Além da chave de vela que vem no kit de ferramentas, você ainda precisará de um alicate pinça para puxá-la para fora do corpo do motor.

Atenção ao remover o tanque de combustível, pois será necessário soltar cabos e mangueira de combustível.
Imagem
L0gan

jirschik escreveu:Saudações, Logan!

Minha primeira dica é que você procure no tópico de Manuais Diversos, o manual de serviços da Mirage250. Está disponível para download e consultá-lo antes de uma manutenção dará a certeza das ferramentas certas para usar e procedimentos.

A Mirage250 possui 1 vela em cada cilindro. Será necessário retirar o tanque de combustível para acessar a vela do cilindro traseiro e para tirar a vela do cilindro dianteiro é necessário soltar o radiador de óleo, na frente da moto. Além da chave de vela que vem no kit de ferramentas, você ainda precisará de um alicate pinça para puxá-la para fora do corpo do motor.

Atenção ao remover o tanque de combustível, pois será necessário soltar cabos e mangueira de combustível.

jirschik, obrigado pela dica.

Já possuo o manual da de serviços Mirage 250.

Quando fui verificar as velas, fiquei com medo de retirar a proteção de borracha que fica em cima do cilindro, como nao tinha certeza se iria danificar algum componente do motor, não arrisquei e acabei remontando o tanque e o radiador. Essa proteção de borracha pode ser puxada? Porque nao vi nada que a prendese no cilindro.

:-)
Miau
Moderador

vc ta falando da junta da tampa do cabeçote? se for, nao arranca ela nao pois é colada com veda juntas. tir aso a tampa de mesmo, sozinha, que ai nao tem problema..

só tem uma questao ai.. na hora de recolocar, vc precisará de um torquimetro.. pois existe aperto certo nesses parafusos.. outra dica é que nesse caso e em todos os casos onde o que vc vai apertar tem junta e torque certo, vc precisa dar o aperto rapido pq a junta sempre vai cedendo e se vc der aperto devagar, nunca vai achar o ponto de aperto hehe
L0gan

Humm escreveu:vc ta falando da junta da tampa do cabeçote? se for, nao arranca ela nao pois é colada com veda juntas. tir aso a tampa de mesmo, sozinha, que ai nao tem problema..

só tem uma questao ai.. na hora de recolocar, vc precisará de um torquimetro.. pois existe aperto certo nesses parafusos.. outra dica é que nesse caso e em todos os casos onde o que vc vai apertar tem junta e torque certo, vc precisa dar o aperto rapido pq a junta sempre vai cedendo e se vc der aperto devagar, nunca vai achar o ponto de aperto hehe

Não é a junta da tampa do cabeçote. É uma borracha de proteção redonda, que tem bem em cima dos cilindros, quando fui retirar, tive um pouco de dificuldade porque estava dura, então desisti. Não sabia o que iria acontecer se puxasse, como utilizo a moto todos os dias, fiquei com medo de ficar à pé.

Sobre o torquímetro, vou providenciar 1. Acho que vou utilizar bastante.

Obrigado pelas dicas. :-)
jirschik
Moderador
Contato:

L0gan escreveu:...fiquei com medo de retirar a proteção de borracha que fica em cima do cilindro, como nao tinha certeza se iria danificar algum componente do motor, não arrisquei e acabei remontando o tanque e o radiador. Essa proteção de borracha pode ser puxada? Porque nao vi nada que a prendese no cilindro...
Se essa proteção de borracha que você fala é atravessada pelo que parece ser um cabo elétrico, então é o próprio cachimbo da vela. Essa proteção é para evitar a entrada de água, para que não fique água acumulada em torno da vela.

PUXA SEM DÓ! Hehehe... :wink:
Imagem
Miau
Moderador

Entao.. hoje fui trocar as velas e tal.. e vi essa instrução para testar as bobinas:

Imagem

não sei exatamente onde é o primário e secundário na bobina mas testei de toda maneira possível e consegui valores bem diferentes do anunciado:

Imagem

os resultados foram:

bobina traseira
terminal x terminal = resultado
1 x 2 = 0
1 x 3 = 0.3 ohms
1 x 4 = 0
2 x 3 = 0.5 ohms
2 x 4 = 16.45 kohms
3 x 4 = 0

bobina dianteira só mudou aqui:
2 x 4 = 16.35 kohms

medi também a resistência do supressor de ruído (cachimbo)
10.31 kohms

ou seja, não bateu em nada com o que diz no manual de serviços.. ai não entendi
jirschik
Moderador
Contato:

Camarada, a função da bobina é transformar uma tensão alternada no primário (um pulso de tensão), de baixa tensão, em uma alta tensão no secundário, também de forma alternada. Como esta bobina tem função elevadora de tensão, a quantidade de espiras do enrolamento secundário é maior do que no primário, e onde tem mais espiras, você pode considerar que a resistência elétrica é maior.

O pino 4 vai para o cachimbo? Se 'sim', então é o secundário, e deve ser aquele terminal mais grosso no desenho, na bobina secundária, direita, terminal inferior.

O secundário, por ter uma tensão maior, circulará uma corrente menor, e neste caso o terminal pode ser fisicamente menor, o que nos leva ao terminal 2. E nas duas bobinas você encontrou a maior resistência elétrica entre os terminais 2 e 4. Então, 2 e 4, são os terminais secundários da bobina.

No primário, por ter uma tensão menor, circulará uma corrente maior, e nesse caso os terminais 1 e 3 atendem fisicamente esta especificação. Também entre os terminais 1 e 3 foi onde você encontrou baixos valores de resistência elétrica. Então, 1 e 3 são os terminais primários da bobina.

Só ficou um pouco confuso se os valores que você indicou como "0" se são "zero ohms" (curto) ou "infinito" (aberto).

Na prática, para testar uma bobina: O que pode acontecer é o rompimento de um ou dos dois enrolamentos, ou um curto geral. Se houver rompimento de enrolamento, não haverá resistência entre os terminais do primário ou secundário. Quando há um curto geral, o melhor teste é o do nariz: É um cheiro ruim prá caramba! :lol:

Mas... Isso é "manutenção básica"? :shock:

Hehehehe...
Imagem
Miau
Moderador

e ae jiro..

ah sim, eu achei melhor não criar mais um tópico tipo "bobina" hehe =) e como não se trata de um problema eletrico.. apenas duvida pois até então tudo funciona.

entendi sobre o primário e secundário.

sobre o 0 da medicao dos pinos, é que simplesmente não apresentou valor algum, ou seja, resistência total, infinito, aberto.. até pq testei em continuidade tb e não de apito.

sendo assim.. o que me grilou foi o seguinte.. no manual até fala que as leituras não seriam exatas e tal.. mas.. tao bem longe da especificação de serviço.

então fiquei curioso pra entender o pq de não bater.

EDIT:

Hoje percebi uma coisa..

Desde que tinha instalado esse escape fúria, quando eu acelerava bem o RPM, e largava o cabo deixando cair no freio motor, ouvia-se uns pipocos como se fossem explosões fora do tempo.

Entao depois que troquei as velas ontem e apertei mais o parafuso do escape, parou. Agora ouve-se o ronco do motor reduzindo o rpm sem pipocos..

pergunto eu.. sera que tinha tempos em que não havia queima por causa da vela?
cafb

Os pipocos podem ser causados por má vedação entre si, dos elementos do sistema de escape(junções).
Valores resitivos variam de acordo com temperatura do elemento em teste.
MetalOmega
Contato:

Aí galera, trocar óleo da moto é super simples, mas exige atenção.

http://www.youtube.com/watch?v=6wtyA56ig04

Atenção também à tensão da corrente
http://www.youtube.com/watch?v=ogvuB25MfbI
Moto Filmagem Brasília. youtube.com/metalomega9
Responder