Boa noite pessoal! Hje tentei regular e equalizar os carbura da minha Vn750, mas não teve jeito de deixá-los "padrão". Qdo na lenta, o vácuo dos dois cilindros estão iguais, mas se acelero em torno de 4500 - 5000 RPM, o vácuo do pistão dianteiro aumenta. E as velas deste pistão estão mais esbranquiçadas, enquanto as do pistão traseiro estão mais pretas. Não entendo por quê. Tentei regular a mistura, deixando 2 voltas em cada parafuso, mas não melhorou nada.
Alguma ideia do que fazer.
VN 750: Regulagem carburacao
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Kawasaki, Colaboradores Kasinski
Velas esbranquiçadas: mistura pobre- feche o armbastos73 escreveu:Boa noite pessoal! Hje tentei regular e equalizar os carbura da minha Vn750, mas não teve jeito de deixá-los "padrão". Qdo na lenta, o vácuo dos dois cilindros estão iguais, mas se acelero em torno de 4500 - 5000 RPM, o vácuo do pistão dianteiro aumenta. E as velas deste pistão estão mais esbranquiçadas, enquanto as do pistão traseiro estão mais pretas. Não entendo por quê. Tentei regular a mistura, deixando 2 voltas em cada parafuso, mas não melhorou nada.
Velas enegrecidas: mistura rica - abra o ar
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Ok. Obrigado pela resposta. Não fiz isto por que achei que ambos os parafusos da mistura (um de cada carbura) devessem estar com a mesma abertura. Como sou apenas um "fuçador" e não tenho conhecimentos de mecânica, não fiz. Mas, usando de lógica, cada carbura pode ter sua regulagem, correto?
Alguns itens pode influenciar no ajuste.
Entrada de ar pelo eixos das borboletas,nivel das cubas,giglagem alterada.
Entrada de ar pelo eixos das borboletas,nivel das cubas,giglagem alterada.
Regulagem de carburador é uma das coisas mais difíceis da mecânica de motos. Sem experiencia e conhecimentos é muito difícil de conseguir um bom resultado, principalmente se a moto usa mais de um carburador. Nem sempre a regulagem do parafuso da mistura é suficiente, em muitos casos é preciso abrir o carburador e fazer as regulagens básicas como nível de boia, agulha, batente das borboletas, etc...mbastos73 escreveu:Boa noite pessoal! Hje tentei regular e equalizar os carbura da minha Vn750, mas não teve jeito de deixá-los "padrão". Qdo na lenta, o vácuo dos dois cilindros estão iguais, mas se acelero em torno de 4500 - 5000 RPM, o vácuo do pistão dianteiro aumenta. E as velas deste pistão estão mais esbranquiçadas, enquanto as do pistão traseiro estão mais pretas. Não entendo por quê. Tentei regular a mistura, deixando 2 voltas em cada parafuso, mas não melhorou nada.
Pois então, minha moto veio da oficina esta semana, e o mecânico retirou o carbura, limpou, e ajustou. Mas não está legal. Seguindo algumas dicas, construí um vacuômetro caseiro. Ao ligar a moto com este "vacuômetro", o carburador dianteiro estava com vácuo mais forte. Mas quando acelerava a mais ou menos 4000 RPM, o pistão trazeiro aumentava o vácuo. É isto que não entendo, por que esta alteração entre lenta e aceleração? Depois das respostas aqui do forum, tentei deixar a mistura mais acertada de acordo com a cor das velas. Andei com ela e refiz o teste do vacuo: mesma coisa. Minha conclusão é que está entrando ar por algum lugar que não o correto. Mas onde? Ou será que os eixos das borboletas estão gastos? Minha moto tem 8.000 milhas, mas ficou parada por uns 5 anos. Qdo comprei ela já estava andando, mas nunca consegui regular os carburas.
Verifique a sincronização das borboletas dos carburadores - tem um parafuso na lateral pra isso - pode ser que uma borboleta esteja mais avançada que a outra ou algum desgaste nos mancais do eixo. Lembre-se que nem sempre o problema é o carburador, seria bom medir a compressão dos cilindros também.mbastos73 escreveu:Pois então, minha moto veio da oficina esta semana, e o mecânico retirou o carbura, limpou, e ajustou. Mas não está legal. Seguindo algumas dicas, construí um vacuômetro caseiro. Ao ligar a moto com este "vacuômetro", o carburador dianteiro estava com vácuo mais forte. Mas quando acelerava a mais ou menos 4000 RPM, o pistão trazeiro aumentava o vácuo. É isto que não entendo, por que esta alteração entre lenta e aceleração? Depois das respostas aqui do forum, tentei deixar a mistura mais acertada de acordo com a cor das velas. Andei com ela e refiz o teste do vacuo: mesma coisa. Minha conclusão é que está entrando ar por algum lugar que não o correto. Mas onde? Ou será que os eixos das borboletas estão gastos? Minha moto tem 8.000 milhas, mas ficou parada por uns 5 anos. Qdo comprei ela já estava andando, mas nunca consegui regular os carburas.
JBrigadão, antes de mais nada, muito obrigado pelo seu (e dos demais membros que estão auxiliando) empenho em ajudar. Este parafuso que tu falas, na Vn750, creio que fica em baixo do carbura. É um parafuso sextavado, com fenda, 7mm; tem a cabeça, uma chapinha, uma mola, outra chapinha. Creio que cada chapinha regula o avanço de uma borboleta. Já mexi nele, e muda o vácuo. Mas qdo acelera, inverte novamente o vácuo. Também estou achando que deve ter alguma folga/desgaste no eixo das borboletas (mancal?), o que de alguma forma faz com que elas trabalhem ora de um jeito, ora de outro. Se for isto, tem que trocar todo o conjunto de borboleta/eixo, todo o carbura, ou tem como "recondicionar"o eixo?
Sim, se for o caso da para trocar o eixo e o embuchamento do mancal e até as borboletas. Se não encontrar em sua cidade uma oficina especializada você pode fazer o serviço em um bom torneiro mecânico. Mas eu recomendo que você procure um mecânico de confiança para saber se é mesmo necessário fazer a retifica do carburador.mbastos73 escreveu:JBrigadão, antes de mais nada, muito obrigado pelo seu (e dos demais membros que estão auxiliando) empenho em ajudar. Este parafuso que tu falas, na Vn750, creio que fica em baixo do carbura. É um parafuso sextavado, com fenda, 7mm; tem a cabeça, uma chapinha, uma mola, outra chapinha. Creio que cada chapinha regula o avanço de uma borboleta. Já mexi nele, e muda o vácuo. Mas qdo acelera, inverte novamente o vácuo. Também estou achando que deve ter alguma folga/desgaste no eixo das borboletas (mancal?), o que de alguma forma faz com que elas trabalhem ora de um jeito, ora de outro. Se for isto, tem que trocar todo o conjunto de borboleta/eixo, todo o carbura, ou tem como "recondicionar"o eixo?
E não pode ser alguma entrada de ar, seja nas braçadeiras que seguram as mangas do coletor, seja outro lugar?