Mirage 250: Trocar corrente por correia

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Russo

Ae Kamerad Babin:

Antes de mais nada, nas motos com transmissão por correia, o pinhão e coroa são denominados polias sincronizadoras, sendo o pinhão uma polia tracionadora e a coroa uma polia tracionada.

Para que funcionem numa moto que originalmente tem tração tradicional (correia, coroa e pinhão) basta que a largura da correia, que geralmente é mais larga que a corrente, seja compatível com os espaços existentes na moto, principalmente na caixa do pinhão e que haja espaço entre a correia e o pneu traseiro.

A relação secundária das Mirages 250 2001 a 2008 é de aproximadamente 3,3:1, com um pinhão de 14 dentes e uma coroa de 46 dentes.

Como a correia term um limite de curvatura inferior ao da corrente, para a Mirage com correia manter a mesma relação que a Mirage com corrente, é necessário que as polias tenham 22X72 dentes.
Com isso o desempenho da motoka será o mesmo, nem melhor, nem pior, pois a relação da transmissão secundária será praticamente a mesma (aproximadamente 3,3:1)

Polias e correias são encontradas facilmente nessas medidas, inclusive polias "fechadas", sem furação, a qual pode ser copiada por um torneiro mecânico das furação original da coroa e do pinhão da moto.

Imagem

O que se tem que conhecer é a capacidade de carga (torque e rpm) da correia que se pretende utilizar, para evitar que a mesma se rompa.

Portanto, a troca da corrente por correia não é um algo muito difícil de se fazer, porém é algo caro que requer algum conhecimento e ferramental especializado.

Abaixo, link para um catálogo de correias e polias:
http://www.correias.com.br/_pdf/pag62_3.pdf

Uma vez instalada a correia na moto, é necessário que se regule a tensão da mesma, que geralmente é de cerca de 10 libras (4,5 kg). Essa medição se faz com um aparelhinho simples, chamado "tensiometro de caneta" e uma vez ajustada não se meche mais, a não ser quando se troca ou conserta o pneu traseiro.

Tensiometro de Caneta (pen tensiometer)
Imagem
" A smooth sea never made a skilled mariner "
xavier

Amigos, não tenho ainda parametros para falar sobre consumo. O que deu para sentir foi que não perdeu nada em arrancada e nem no transito normal. Nem fui para a estrada ainda com ela.
Quanto ao protetor de correia não veio, mas o original da moto ficou no lugar e não deu problemas. Vou fazer e adaptar um por baixo também.
Paguei 950,00 pelo kit e compraria novamente com certeza, pois como eu precisava trocar a relação, uma parte do custo ja foi amortizada.
E se fosse para "mandar fazer" num funileiro, jamais eu faria, pois quem fez estudou o que estava fazendo e não fez nada a olho ou no "achismo".
Conforme eu tiver mais detalhes e experiencias com ela, colocarei aqui, mesmo pq no começo de outubro vou a Montevideu de moto com a minha esposa e na volta poderei dar mais detalhess da correia...
Abraços a todos.
Xavier
tiger
nortista
Contato:

Amigo xavier, acho que já deve ter respondido antes mas não vi, então diga-me, onde comprou este kit?
custom, é puro estilo.
Babin

Ótima explicação Russo.

Assim, como eu disse anteriormente, eu não quero desmerecer o trabalho do cara não, mas assim, eu não consigo entender o porque de por exemplo: O kit para a mirage 250 custa 1000 paus, já o pra shadow 1500... pq? A correia as vezes é a mesma e se não for, custa 500 reais a mais? Eu estou incitando uma discussão maior sobre isso porque em outros países (apesar de uma estrutura diferente e tals) eles mesmos fazem esses kit e qualquer outra coisa para motos.

Os caras fazem em casa com aparelhos comuns as vezes, porque não podemos fazer tb? Eu entendo que cada um quer ganhar dinheiro com um trabalho digno, mas mercadologicamente falando eu acho que esse kit teria um mercado maior se fosse mais em conta. Tenho certeza que com uma boa propaganda e uma redução de preços, ia vender como bala. Digo isso porque a maioria das motos brasileiras usam correntes, e é uma merd* usar corrente e me desculpe se estarei sendo indelicado mas quem prefere corrente só pode ter merd* na cabeça.

Voltando aos armengues hehe quanto as correias, elas são vendidas pelo ebay e acho que até aqui no Brasil mesmo da pra achar correias boas.

Ah, falando em personalização em casa... poxa, eu vi um vídeo um dia desses onde um cara fez uma polia tracionada ENORME, era do tamanho da roda pow haha muito massa. Perdi o vídeo :/
xavier

Pessoal, voltei ontem de uma viagem de 2.000 km pelo Uruguai com a minha Premier 2007. Fomos eu e minha esposa, mais 3 alforges bastante pesados.
Como eu tinha equipado ela a poucos dias com uma correia no lugar da corrente, estava um pouco curioso e temeroso. A moto foi e voltou sem que eu precisasse apertar um parafuso e a correia simplesmente sem comentarios. Nem um barulho, nem uma regulagem, nenhuma sujeira, silencio absoluto na transmissão do motor para o roda. Manteve a mesma velocidade para rodar, o mesmo consumo e apesar do preço, eu faria tudo de novo. Espero que este meu comentario seja útil para alguem e se precisarem mais informações, estou as ordens, tanto aqui como por MP.
Abraço a todos. [/b]
tiger
Alisson Alcantara

algem ae achou esse kit no e-bay..???
Loading...
xavier

Alisson, no e-bay nunca vi este kit, eu comprei de quem fabrica aqui no Brasil.

Xavier
tiger
Alisson Alcantara

xavier escreveu:Alisson, no e-bay nunca vi este kit, eu comprei de quem fabrica aqui no Brasil.

Xavier
hum... vou dar uma pesquizada.... pq ainda o custo beneficio desse kit é muito auto... quase mil dilmas... é grana... pq se parar pra analizar um kit bom, normal ae paga uns 100 dilmas ate 150, a cada 15 ou 20mil k. e a correia vai ate ae 100mil k. terei que trocar 5 vezes a relação de corrente que vai me custar em media 700 dilmas...
Loading...
Babin

No ebay vende correias, as relações, só precisariam de adaptações né... mas pelos materiais que vi lá, são infinitamente mais baratos que aqui. Mas ae Xavier, bom saber que a correia se portou bem na sua viagem viu... principalmente a sua mirage.
xavier

Babin, minha Mirage nunca incomodou, chega a ser covardia. Anda bem, adora viajar e não me dá problemas, hehehe...quer coisa melhor ??
tiger
Responder