Review - Amortecedor FAR p/ Mirage
Bom, como eu já havia mencionado, após passar desapercebio numa cratera, com a moto garupada, senti que meus amortecedores originais começaram a dar fim de curso em qualquer situação, como se estivessem na regulagem 1.
Visto isso, comecei a pesquisar amortecedores novos para minha mirage. No mercado livre encontrei disponivel dois modelos.. um tal de BAXI e os da FAR, que eu já tinha ouvido falar de algumas pessoas que usam em HDs.
Amortecedor BAXI
Sobre os BAXI, nao encontrei nada como referencia no google.. logicamente, não recomendo de forma alguma.
Amortecedor FAR
Já os da FAR, vi muitos comentários. Ví somente 1 comentario de algum forum dizendo que nao sao bons pois davam fim de curso com facilidade, e varios comentários aprovando o amortecedor.
No mercadolivre, o que vi lá está custando 290 dinheiros.. meio caro. Então procurei saber a procedencia. Essa fabrica FAR é da argentina. Enviei um email para lá e de pronto me informaram o email do representante no brasil, uma tal de Mundopeças. (juan arroba mundopecas ponto com ponto br)
Entrei em contato por email e fui atendido pelo Juan, muito bem atendido alias. Me cobrou 210 dinheiros, já incluindo frete pela braspress.. mas pela nota o valor do par foi de 177,70 dilmas.
Fiz o deposito e no outro dia o Juan já dispachou os amortecedores FAR modelo 466.
Ao receber os amortecedores, fiz a instalação e quando sentei na moto, senti ela toda molenga.. então numa analise rápida constatei que as molas do amortecedor eram muito finas em comparação com as molas do amortecedor original, com apenas 7.1mm(FAR 466) contra 8.1mm(Mirage).. acredito que são apropriadas para motos 125cc como a intruder, alias esses amortecedores servem nela.
Informei o Juan sobre o caso, e ele de pronto se propos a resolver entrando em contato com a fábrica. Informei que a moto a seco pesa cerca de 170KGs e ele confirmou que realmente as molas teriam de ser mais grossas. Disse pra eu aguardar que ele estaria me enviando um novo par com molas apropriadas sem custo algum.
Eis que recebo o novo par..
O Kit vem com:
2 amortecedores já com coxins
1 chave de regulagem
4 coxins extras para o caso de parafusos mais finos
O da esquerda é o FAR 466 originalmente projetado para Intruder 125cc, com molas mais finas de 7.1mm
O da direita é o FAR para Mirage 250, ainda sem código de modelo e com molas de 8mm
Ambos tem de furo a furo 31.5cm, ou seja, a mesma medida dos originais da mirage, diferente dos da CB500 que tem 34.5cm e deixam a moto mais alta, o que na minha opnião deprecia o visual.

repare na diferença visivel da espessura da mola. Com certeza afirmo que nossas mirages jamais podem usar molas com menos de 8mm.
A instalação é simples, desde que com as ferramentas apropriadas. Lembrando que o parafuso superior utiliza aperto de 3KGs e o inferior, aperto de 6KG de torque.
O cromo aparenta ser de qualidade, e o design lembra os amortecedores da Mirage 650, belo visual.
Consiste de 4 regulagens de pré compressão da mola.
Testes:
Coloquei na ultima regulagem(4) e testei andar sozinho.. senti como se fosse o original, porem um pouco mais duro, como se fosse uma sexta regulagem do original.. tentei de toda maneira, com a moto parada, dar fim de curso nele e nao consegui.
Depois testei garupado, eu(100kgs) e mais minha mulher(50kgs) e ele se comportou bem.. dei uma volta e passei por buracos e desniveis conhecidos, nao consegui dar fim de curso nele.
então testei na regulagem 2 e 3.. nenhuma deu fim de curso.. porem a 2, garupada, já ficou afundando mais.. e na 3, achei o ajuste ideal.
Se comporta muito bem nas curvas e tal..
pra se regular, com o auxilio da chave, é facil.. porem, tentar regular depois que está no ajuste 4 é mais dificil.. so consegui com auxilio de um tubo de metal para aumentar o efeito de alavanca da chave.
Percebi que ele faz um ruido quando está agindo.. ainda nao joguei um oleo pra ver se resolve.
De primeira impressao, recomendo o amortecedor..
vamos dar 1 mes de uso pra ver como ele reage.
Quanto ao atendimento da Mundopeças, representate oficial da FAR no brasil, é de primeira qualidade, e olha que fiz contato somente por email. Foram muito solicitos e prestativos em resolver o problema. Coisa dificil no brasil hoje em dia.
Quanto ao codigo do modelo para a mirage, ele ficou de ver pra mim. Assim que eu souber eu edito esse post. Mas quem quiser adquirir, é só informar que é o FAR 466
adaptado para a Mirage 250.
Contato: juan arroba mundopecas com br
vlw