Mirage 650: Opiniões de proprietários

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder

Voce está satisfeito com sua 650?

Sim
168
84%
Não
31
16%

Total de votos: 199
Rinaldo Hirai

Bom dia!

Prezado Vladimir650,

No momento são 05:24hrs, apesar de morar em casa terrea, não dá para ligar o motor da moto para fotografar o painel, mas como você já "entrou" no modo "diagnóstico", e ja regulou o TPS, fica mais fácil explicar.

Aproveitando para corrigir meu erro, tirei a foto do
display com o tal C com o traço em cima a foto está no final do texto.

1º - Ligar o motor e deixar em marcha lenta, até o motor atingir a temperatura normal "3 barrinhas" a seguir "entre" no modo de diagnóstico você verá no painel a letra C sem numeros, mas se o ajuste do TPS estiver correto em cima da letra C aparece um traço "-", é como um C sublinhado ao contrário, do lado de cima, se em marcha lenta já estiver com o traço em cima do C, não há necessidade de ajuste.

Se a letra C não estiver com o traço, afrouxe o parafuso que fixa o TPS e vá regulando até o TRAÇO aparecer em cima da letra C, acendeu o traço, pode apertar o parafuso que o ajuste esta feito.
Simples não é?
Após o ajuste desligue o motor, e a seguir desconecte
a ligação do modo diagnóstico, e póde ligar a moto normalmente. Quando você desliga o motor antes de desligar o modo diagnóstico, reseta os códigos de erro que estivessem aparecendo no modo diagnóstico.
A ECU, devido ao ajuste, leva um tempo a "sincronizar" todo o sistema ao novo ajuste da tensão do TPS .

Teste a moto, se não está com o funcionamento OK,
o ajuste do TPS não éra, pode ser o ajuste das borboletas da injeção, (equalizar), ou ajuste de marcha lenta, pois se o ajuste do parafuso da marcha lenta está muito fora do ideal, influência no ajuste do TPS que você acabou de fazer.
Quando a moto está quente, a marcha lenta não póde estar abaixo de 1300rpm, se estiver, regule a marcha lenta com o motor quente e refaça o ajuste do TPS da forma que indiquei.

Editando. - Cometi um erro da sequência, a palavra CHE, aparece quando tentamos ligar o motor com a chave de diagnóstico ligada, e a moto não pega.

Faz um tempo que não faço ajuste no TPS e acabei invertendo a sequência :oops: .

Depois por favor me conta os resultados.

Olha o display com o traço aceso indicando que o TPS
está com o ajuste correto:
Imagem
Rinaldo Hirai
Cazé

Caro Walber,

Sobre o problema de acender a lâmpada FI depois que o motor aquece, gerando instabilidade e aumento do consumo. Bem, posso dizer que aconteceu isso comigo e , como sou “mechânico” (rsrsrs), resolvi estudar um pouco deste assunto.

No meu caso foi falha no Oxygen Sensor, ou Sensor Lambda como conhecido aqui no Brasil. É aquele sensor que fica no escapamento da moto, no início da ponteira. Fiz o diagnóstico da ECU da mesma forma relatada pelo Rinaldo, na resposta anterior, e o código de erro foi o C22. Neste caso você deve fazer o diagnóstico com a moto ligada enquanto a lâmpada do EFI está acesa. Você já fez o diagnóstico?

Bem, o sensor lambda capta informações da queima de oxigênio, com base nos gases que saem do escapamento, e repassa estas informações para a ECU. Com base nestas informações a ECU faz ajustes no sistema de combustão, de modo a equalizá-lo com o que está pré programado (mais potência = mais poluição e consumo, menos potência = menos poluição e consumo).

Somente para acrescentar, a regulagem de fabrica leva em consideração as normas de emissão de poluentes, e por isto nem sempre estão reguladas para se obter a potência máxima. Mexendo nestes ajustes, com o auxilio de scanner, algumas oficinas conseguem aumentar a potência da moto, mas isto trará aumento do consumo e de emissões de poluentes, o que pode ser um problema na inspeção veicular de algumas cidades.

Voltando ao assunto, dependendo das informações enviadas pela sonda lambda à ECU, sua moto pode consumir mais ou menos combustível, pois a ECU fica o tempo todo tentando atingir a curva de potência da sua moto, que está pré programada internamente, com base nas informações recebidas pelos diversos sensores, entre eles o tal sensor lambda. Se um deles não funcionar direito, a ECU vai interpretar as informações de modo errado e sua moto vai ficar toda desregulada.

Mas, no caso da sonda lambda não estar funcionando adequadamente, o que isso tem a ver com o fato do problema acontecer somente com a moto aquecida?
Bem, o sensor lambda somente funciona quando está aquecido (devido as suas características químicas), e portanto abaixo de uma determinada rotação do motor (que não dá condições de aquecimento adequado ao escapamento e conseqüentemente à sonda lambda que esta acoplada a ele) e com menos de 3 minutos de operação, a ECU ( devido a uma programação interna) despreza a leitura deste sensor e adota uma leitura padrão. E assim ele fica comandando o sistema de combustão, desprezando as informações da sonda lambda, até que suas informações possam ser consideradas, a partir deste momento, se as informações recebidas deste sensor não forem recebidas, ou se estiverem confusas, a ECU indica falha no sistema e acende a lâmpada FI. Neste caso, por questões de segurança, a ECU não desliga a moto, apenas indica a falha.

Caro Walber, não sei se o problema de sua moto está no sensor lambda, mas existe uma indício que isto esteja acontecendo. Pode haver um problema em outros sensores também, como já foi dito por outros membros deste fórum. Tente fazer o teste do diagnóstico, com a moto ligada e com a lâmpada FI acesa, anote o resultado e nos mantenha informados.

Já ia me esquecendo. Caso você precise trocar o sensor lambda, e sua moto esteja fora da garantia, você pode utilizar um sensor universal (pode ser da Bosch, Delphi, etc...), que sai por aprox. R$ 100,00, reutilizando o conector original. Ouvi dizer que o sensor original, da marca Delphi, na concessionária sai por mais de R$ 400,00 (instalado).

Boa sorte

Rinaldo,

É ótimo tê-lo de volta. Saúde meu amigo !!!! E vê se não some.... !!!
junioma

Cazé escreveu:Caro Walber,

Sobre o problema de acender a lâmpada FI depois que o motor aquece, gerando instabilidade e aumento do consumo. Bem, posso dizer que aconteceu isso comigo e , como sou “mechânico” (rsrsrs), resolvi estudar um pouco deste assunto.

No meu caso foi falha no Oxygen Sensor, ou Sensor Lambda como conhecido aqui no Brasil. É aquele sensor que fica no escapamento da moto, no início da ponteira. Fiz o diagnóstico da ECU da mesma forma relatada pelo Rinaldo, na resposta anterior, e o código de erro foi o C22. Neste caso você deve fazer o diagnóstico com a moto ligada enquanto a lâmpada do EFI está acesa. Você já fez o diagnóstico?

Bem, o sensor lambda capta informações da queima de oxigênio, com base nos gases que saem do escapamento, e repassa estas informações para a ECU. Com base nestas informações a ECU faz ajustes no sistema de combustão, de modo a equalizá-lo com o que está pré programado (mais potência = mais poluição e consumo, menos potência = menos poluição e consumo).

Somente para acrescentar, a regulagem de fabrica leva em consideração as normas de emissão de poluentes, e por isto nem sempre estão reguladas para se obter a potência máxima. Mexendo nestes ajustes, com o auxilio de scanner, algumas oficinas conseguem aumentar a potência da moto, mas isto trará aumento do consumo e de emissões de poluentes, o que pode ser um problema na inspeção veicular de algumas cidades.

Voltando ao assunto, dependendo das informações enviadas pela sonda lambda à ECU, sua moto pode consumir mais ou menos combustível, pois a ECU fica o tempo todo tentando atingir a curva de potência da sua moto, que está pré programada internamente, com base nas informações recebidas pelos diversos sensores, entre eles o tal sensor lambda. Se um deles não funcionar direito, a ECU vai interpretar as informações de modo errado e sua moto vai ficar toda desregulada.

Mas, no caso da sonda lambda não estar funcionando adequadamente, o que isso tem a ver com o fato do problema acontecer somente com a moto aquecida?
Bem, o sensor lambda somente funciona quando está aquecido (devido as suas características químicas), e portanto abaixo de uma determinada rotação do motor (que não dá condições de aquecimento adequado ao escapamento e conseqüentemente à sonda lambda que esta acoplada a ele) e com menos de 3 minutos de operação, a ECU ( devido a uma programação interna) despreza a leitura deste sensor e adota uma leitura padrão. E assim ele fica comandando o sistema de combustão, desprezando as informações da sonda lambda, até que suas informações possam ser consideradas, a partir deste momento, se as informações recebidas deste sensor não forem recebidas, ou se estiverem confusas, a ECU indica falha no sistema e acende a lâmpada FI. Neste caso, por questões de segurança, a ECU não desliga a moto, apenas indica a falha.

Caro Walber, não sei se o problema de sua moto está no sensor lambda, mas existe uma indício que isto esteja acontecendo. Pode haver um problema em outros sensores também, como já foi dito por outros membros deste fórum. Tente fazer o teste do diagnóstico, com a moto ligada e com a lâmpada FI acesa, anote o resultado e nos mantenha informados.

Já ia me esquecendo. Caso você precise trocar o sensor lambda, e sua moto esteja fora da garantia, você pode utilizar um sensor universal (pode ser da Bosch, Delphi, etc...), que sai por aprox. R$ 100,00, reutilizando o conector original. Ouvi dizer que o sensor original, da marca Delphi, na concessionária sai por mais de R$ 400,00 (instalado).

Boa sorte

Rinaldo,

Na boa vei, toda vez que leio esse tópico sinto vontade de ser vizinho de vcs pq sempre eu leio aqui argumentações com lógica e quando peço alguma coisa na concessionária me sinto um idiota pq as soluções deles ou são "é assim" ou "vamos acionar a troca".
Imagem
IvanR4

junioma escreveu:
Cazé escreveu:Caro Walber,

Boa sorte

Rinaldo,

Na boa vei, toda vez que leio esse tópico sinto vontade de ser vizinho de vcs pq sempre eu leio aqui argumentações com lógica e quando peço alguma coisa na concessionária me sinto um idiota pq as soluções deles ou são "é assim" ou "vamos acionar a troca".
Boa Tarde Amigo Junioma e demais.

Concordo plenamente c/ Vc Amigo Junioma.
Uma curiosidade que NOTEI nesses um ano e pouco sendo proprietário MrG 250/650.
RECAL em marcas mais famosas É recal.
RECAL nas "nossas" Motos KsK, são transformados em DEPRECIAÇÃO/DIFAMAÇÃO, principalmente pelos NÃO proprietários. Acho que as CC têm culpa disso.
Mas nem tanto.

Eu entendo que "vazamento de óleo do motor" é um defeito á corrigir, e NÃO uma Marcação de Território.

Que me desculpem...

IvanR4
Amigo é AMIGO o resto vcs já sabem. rsrsrsrrs
Rinaldo Hirai

Boa tarde a todos!

Cazé, é a vida...Rsrs
mas vou tentar estar mais por aqui.

Mas com referencia ao assunto, vejam o que recebi por e-mail:

Imagem

Sem comentários...

Abçs
Rinaldo Hirai
junioma

Rinaldo Hirai escreveu:Boa tarde a todos!

Cazé, é a vida...Rsrs
mas vou tentar estar mais por aqui.

Mas com referencia ao assunto, vejam o que recebi por e-mail:

Imagem

Sem comentários...

Abçs
Pra ilustrar ainda mais :
http://forum.boulevardonline.net/index. ... ic=10769.0

Radiador da m800 3700, cc picareta tem para todo lado, hoje foi a gota d'agua, depois que minha concessionária me disse que preciso trocar o óleo a cada 1000km rsrsrs credibilidade zero, vou arrumar uma oficina de confiança que fique pra lá essa garantia que mais me cobra que garante.
Imagem
Rinaldo Hirai

Esta ficando igual vender impressora jato de tinta,
eles quase que dão de brinde a impressora, o que interessa é vender os cartuchos!!

Mas com fóruns como este, a gente vai se ajudando
mutuamente, e com mecanicos independentes que entendam do assunto e sejam honestos, é só alegria...

Abçs
:D
Rinaldo Hirai
Rinaldo Hirai

Imagem

A ficha técnica é de Portugal, não achei a ficha
brasileira, ora pois pois.Rsrs

Abçs
Rinaldo Hirai
Bonetto

jirschik escreveu:
Rinaldo Hirai escreveu:Boa noite, Jirschik e a todos!

Eita nome complicado, rsrs, ...
É JIRSCHIK, PÔ!

Hehehehehe...

É ótimo combinar os conhecimentos de todos nós, pois assim vamos aprendendo também!

Meu questionamento sobre a falha acontecer ou não na estrada, é para tentar avaliar uma possível falta de refrigeração do retificador, que precisa de vento. Se ele estiver muito aquecido, pode não funcionar direito, comprometendo a tensão elétrica de funcionamento de todo o sistema, que ainda mais sendo EFI, é mais sensível à esta variação. E como os retificadores dos modelos EFI da Kasinski tem apresentado falhas, acho que seja um item à ser avaliado.

A avaliação do Rinaldo é ótima, e deve ser seguida, com certeza.

O manual de serviços do sistema EFI tem um guia de procedimentos para encontrar as falhas que o sistema possa ter. Será que o pessoal da concessionária tem usado isso? Pois já vi casos aqui onde o usuário é quem forneceu o manual para a concessionária e aí conseguiram sanar o problema.
Opa!!! essa eu não sabia, existe um manual de serviços do sistema EFI? Não recebi quando comprei a moto, alguém tem em meio magnético para enviar por e-mail?
junioma

Bonetto escreveu:
jirschik escreveu:
Rinaldo Hirai escreveu:Boa noite, Jirschik e a todos!

Eita nome complicado, rsrs, ...
É JIRSCHIK, PÔ!

Hehehehehe...

É ótimo combinar os conhecimentos de todos nós, pois assim vamos aprendendo também!

Meu questionamento sobre a falha acontecer ou não na estrada, é para tentar avaliar uma possível falta de refrigeração do retificador, que precisa de vento. Se ele estiver muito aquecido, pode não funcionar direito, comprometendo a tensão elétrica de funcionamento de todo o sistema, que ainda mais sendo EFI, é mais sensível à esta variação. E como os retificadores dos modelos EFI da Kasinski tem apresentado falhas, acho que seja um item à ser avaliado.

A avaliação do Rinaldo é ótima, e deve ser seguida, com certeza.

O manual de serviços do sistema EFI tem um guia de procedimentos para encontrar as falhas que o sistema possa ter. Será que o pessoal da concessionária tem usado isso? Pois já vi casos aqui onde o usuário é quem forneceu o manual para a concessionária e aí conseguiram sanar o problema.
Opa!!! essa eu não sabia, existe um manual de serviços do sistema EFI? Não recebi quando comprei a moto, alguém tem em meio magnético para enviar por e-mail?
tb quero=D
Imagem
Responder