Iniciante - Dicas sobre 1ª Custom

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
Gabuga
Contato:

M Valentim, muito obrigado, vi que vc é militar e trabalha em manaus, a cerca de um ano e meio um grande amigo meu foi chamado Breno foi transferido do BEC daqui pra Tefé. Ele é sargento e trabalha na área de informática no Batalhão de Tefé.

aproveitando, alguem tem alguma dica para limpar alforges de couro, os que vieram na motoca estão sujos a partir !!!
M Valentim

Gabuga escreveu:M Valentim, muito obrigado, vi que vc é militar e trabalha em manaus, a cerca de um ano e meio um grande amigo meu foi chamado Breno foi transferido do BEC daqui pra Tefé. Ele é sargento e trabalha na área de informática no Batalhão de Tefé.

aproveitando, alguem tem alguma dica para limpar alforges de couro, os que vieram na motoca estão sujos a partir !!!
Quando estiver voando para Tefé, mando lembranças suas para ele, um forte abraço.
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
jirschik
Moderador
Contato:

fabio_letras escreveu:...o que eu acho complicado neste tópico é uma tentativa de esconder os problemas das motos. As pessoas relutam em aceitar que as motos são ruins?
Não tem essa de "problema toda moto tem". Quando você compra uma coisa nova espera-se que ela dure pelo menos um bom tempo para que você comece a gastar dinheiro com substituição de peças.
Todas as máquinas são passíveis de defeitos. Para diminuir isso, recorre-se à manutenção preventiva.

Há também a diferença de "defeito" e "mau uso", como no caso da torneira de combustível que foi citado. Ela é para ser usada e se assim for feito, não haverá acúmulo de sujeira e oxidação que irá travá-la. Então, se der tempo, faz-se a manutenção corretiva como eu indiquei. Se tivesse deixado assim, iria precisar trocar a torneira inteira. Este é um exemplo que demonstra a economia da manutenção preventiva, onde economizei o custo de uma torneira nova (~R$25,00) por 01h00 de trabalho, alguns centavos pela vaselina e 1 latinha de cerveja, para dar inspiração!

Um item que tem passado desapercebido: Relação custo/benefício. É insano comprar uma Mirage250 e esperar que ela tenha rendimento igual ao de uma "Triumph Rocket 3", por exemplo. Igualmente insano seria cobrar o fabricante para trocar uma torneira de combustível de R$25,00 por uma "à prova de falhas", que custasse R$300,00. Isso iria encarecer a moto e a nova reclamação seria que a moto é muito cara.

Tudo isso tem que ser equilibrado. Particularmente eu prefiro conviver muito bem com uma torneira de R$25,00 do que pagar um custo alto para ter uma à prova de falhas. Compare um VW Gol 1.0 com um Mercedez C180: Ambos servem para transportar você de Fortaleza/CE ao Chuí/RS, mas cada um deles faz isso de uma forma particular. Você não precisa desenbolsar "os tubos" para comprar uma Mercedez e fazer essa viagem. Por muito meno$ você vai com o Gol, mas não tão confortável. E dependendo da estrada, o Gol ainda vai suportar melhor a pancadaria do que o Mercedez, que pode ter algum sistema eletrônico avançado e caro, quebrado pela estrada esburacada, para a qual ele não foi preparado.

Fabio, eu prefiro conhecer os pontos críticos e monitorá-los. Infelizmente eu "ainda" não tenho condições financeiras para ter a MOTOCICLETA PERFEITA (isso existe?). Porém, tendo uma Mirage250 eu já aproveitei muito a vida, conheci ótimos amigos e uma prova disso é que não ficarei esse final de semana em casa, pois estarei rodando pelo Brasil!
Imagem
harrycwb

Boa tarde, galera!

Gostaria de usar esse tópico para iniciantes para deixar uma pergunta: quão difícil é para começar com uma moto "grande" logo de cara? Usando esse termo para definir qualquer coisa acima das 500cc e assumindo que pesem cerca de 200+ kg (estou generalizando bastante).

Ainda não tenho nem carteira, mas tivemos desde 250 a 750cc em casa, e esse foi justamente um dos fatores que me convenceu a esperar um pouco mais para pegar algo um pouco maior. Meu amigo de infância e trabalho comprou há menos de dois meses, como sua primeira moto na vida uma Kawasaki Z750, e a princípio não estranhou.

Lembro que com a Virago não era fácil nem confortável manter a mesma velocidade dos outros em viagens, ainda mais porque estávamos garupados e meço 1,90m

Existe alguma dica ou cuidado especial? Gosto muito de carros antigos, tenho dois em casa que peguei para levantar/restaurar, então estou acostumado com dificuldades, hehehe.

Valeu!
Miau
Moderador

acho que o dificil é acostumar com a ciclistica e posição de pilotagem..

geralmente tem-se dificuldade em fazer curvas fechadas em velocidades maiores.. mas nada que algumas semanas nao resolvam.
jirschik
Moderador
Contato:

Harry, como referência de peso, a Mirage250 tem ~180kg.

Se seu amigo comprou uma Z750, ou seja, esportiva, vocês não conseguirão rodar juntos, pois nas esportivas é preciso correr para compensar a dor nas costas devido à posição de pilotagem. Motores de esportivas comportam-se diferente de motos custom, pois enquanto a esportiva tem como objetivo a velocidade, a custom objetiva o torque.

Pode ser que seu amigo não estranhou porque o centro de gravidade de uma moto esportiva é mais alto e isso diferencia a pilotagem para uma custom.

Se você já teve moto, sabe que as Leis da Física ajudam muito a conduzir uma moto quando ela está em velocidade superior a ~60km/h. É com contra-esterço que você controla a moto nas curvas. É o efeito giroscópico das rodas que mantém a moto em pé. Mas em baixa velocidade, o que vale é a sua força física. Rodar dentro da cidade com uma moto pesada, não é tão fácil quanto se tivesse uma moto mais leve.

Eu ainda acho que o local mais fácil de conduzir uma moto é na estrada. Hoje sinto muita diferença quando piloto a Mirage250, pois tenho usado mais a Shadow750. A Mirage já me parece muito leve.

Eu só recomendaria você pegar uma moto com mais de 500cc (Shadow600, por exemplo), se já tens alguma prática com motos. Mesmo assim, começe devagar e com muito cuidado, especialmente em baixas velocidades. Já vi um amigo caindo ao fazer uma curva em baixa porque não segurou o guidom com firmeza e ele "fechou" de uma vez. Portanto, cuidado, SEMPRE!
Imagem
jirschik
Moderador
Contato:

Humm escreveu:...geralmente tem-se dificuldade em fazer curvas fechadas em velocidades maiores...
É nessa hora que precisa acelerar e "deitar" a moto. Isso vai contra a idéia inicial de prever o acidente e erroneamente diminui-se a velocidade. Aí... "Bem Vindo ao acostamento da contra-mão!" :twisted:
Imagem
harrycwb

Entendi!

Pelo menos por enquanto (hehe), não estava nos meus planos viajar com ele justamente pela diferença de proposta das motocicletas.
Se for para viajarmos, faço como fizemos ano passado, em que coloquei uma das velharias na estrada e percorremos mais de 1400km.

Faço essas perguntas porque como o carro mais curto de casa é o meu, a Shadow geralmente fica atrás dele e, para manobrar, sinto que os 250kg dela se fazem presentes. Na estrada a sensação é totalmente outra, mas é algo a se levar em conta.

Minha experiências com moto foram poucas: quando criança, tive uma City Machine e, há uns dois anos, peguei a Biz de um amigo emprestada para ajudar num evento, andando o dia inteiro num lugar aberto e asfaltado, sem trânsito...
Miau
Moderador

jirschik escreveu:
Humm escreveu:...geralmente tem-se dificuldade em fazer curvas fechadas em velocidades maiores...
É nessa hora que precisa acelerar e "deitar" a moto. Isso vai contra a idéia inicial de prever o acidente e erroneamente diminui-se a velocidade. Aí... "Bem Vindo ao acostamento da contra-mão!" :twisted:
exatamente.. um impulso que da na gente é de querer reduzir no meio da curva, acreditando que nao vai conseguir.. isso só piora e a explicação é bem obvia..

vamos entender que a moto é um corpo em movimento.. esse corpo está com energia cinetica, que baseado no peso do objeto, tenta manter ele na direção resultante do ultimo empuxo aplicado a ele..

entao se vc esta numa reta, a moto adquire força cinetica que tende a mantela nessa direção usando seu proprio peso como empuxo..

ao entrar numa curva, a moto por si so quer continuar em linha reta..

entao quando vc acelera a moto, ou pelo menos mantem a aceleracao a qual estava ao iniciar a curva(momento em que vc inclina a moto), vc está constantemente aplicando força para corrigir a trajetoria cinetica que a moto adquiriu..

imagine que é como se alguem estivesse empurrado uma caixa numa direção, e ai outra pessoa vem pela lateral e passa a empurrala ao mesmo tempo pro lado direito.. a cinetica resutante é passar da linha reta para o sentido da segunda força de forma gradual ate o ponto em que as duas se equilibram..

pois quando vc inclina a moto, e mantem a aceleracao, é como se uma força viesse pelo lado oposto a curva e ajudasse a mudar a trajetoria da moto.

logo, isso é o correto a se fazer..

já quando vc reduz a velocidade em cima da curva, vc perde essa força que tenta corrigir a trajetoria, nisso a moto tenta fazer o maximo pra manter a linha reta:

resultante, vc invade a pista da contra mao =)

entao a regra é..

antes de entrar na curva, reduza para a velocidade compativel..

e ao iniciar a curva, mantenha a velocidade ou acelere um pouco mais =)
RenanSP

Gabuga escreveu:

Meu chapa, eu uso um pano umido,pra tirar a poeira, seguido de um "limpa couro" desses que se compra para limpar jaquetas, banco de couro de carro, etc. Fica brilhando.
Responder