Como é o caso de muitos que entram no fórum, a Mirage é minha primeira moto e tem pouco tempo que a comprei (4 meses, sendo que uns 2 passaram-se no mecânico). Ainda tenho muitas dúvidas e não consigo deixar de ter medo de estar ferrando com ela, por não saber dirigir corretamente
Como meu conhecimento de mecânica é praticamente zero e não pilotei nenhuma outra moto além da Ybr da moto-escola (o que fiz em baixa velocidade e a muito tempo), não tenho como comparar o desenvolvimento e o som da minha moto com outras e estava preocupado porque estava achando o ronco dela estranho a partir de determinada velocidade (por volta dos 70km/h e 4rpm, de 5ª marcha), além de sentir que ela está forçando um pouco pra andar.
Com isto, me surgiu a dúvida: Será que estou dirigindo na rotação correta?
Minha Mirage normalmente começa a pedir a marcha seguinte e se esforçar mais do que o comum por volta dos 4k rpm (por volta da mesma rotação que ela começa a forçar quando já está de 5ª) e eu troco de imediato, pois tenho medo de continuar. Tá errado? Eu deveria subir mais a rotação para passar a marcha?
Hoje criei coragem e tentei subir um pouco mais a rotação, mas como nunca saí da cidade com ela e normalmente pego transito no horario do rush, sinto bastante dificuldade de fazer passar de 5k.
Outra dúvida que tenho é quanto ao uso do freio motor: É errado usa-lo com frequência (por exemplo, parar parar no sinal) ou isto é algo comum?
Sei que são dúvidas bastante idiotas
Obrigado desde já pela ajuda