Viajar de moto no exterior

Organização de encontros e passeios, escolha de rotas, etc.

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
Mickimba

jbrigagao escreveu:Vou aproveitar para conhecer os estados do sul, assim vou ter que ir até o Uruguai.
Minha namorada é Uruguaia, e no verão estamos programando rodar até Punta Del Este, cidade natal dela... Derrepente podemos rodar juntos até lá...

Nunca saí do Brasil de moto... Precisa de autorização para rodar dentro de outro país.. to certo? E precisa daquela carteira internacional tb?

To bem por fora dessa parte de documentação. Essas coisas precisam ser vistas com antecedência...
"Errar é humano, culpar os outros é estratégia."
jbrigagao
Moderador

No mercosul não precisa de carta internacional nem passaporte, precisa so da carta verde que é um seguro internacinal e documentos da moto em nome do condutor alem de respeitar algumas particularidades das leis de cada pais. Fora do mercosul precisa de passaporte mas não precisa de visto ( se não me engano so o equador pede visto para brasileiros)
Imagem
rgallas

João;
Na verdade precisa sim uma carteira internacional, mesmo no Mercosul.
Me informei e existe uma cartilha verde, que antes era emitida pelo Automóvel Clube e custava U$100, hoje é só pedir no Detran pelo custo de R$30,00. E é válida pelo mesmo tempo que sua carteira nacional.

Acho (vejam acho) que Argentina, Uruguai e Paraguai ainda não cobram esta carteira, mas a lei pede.

Ou seja. Custa 30pilas e conciência tranquila.

Pra levar o veículo é preciso que esteja no seu nome. Caso seja alienado (meu caso) é preciso autorização do banco, devidamente reconhecido no consulado do país de destino.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
rgallas

Corrigindo e completando as informações acima:
- NÃO é preciso carteira internacional em nenhum dos 130 países da Convenção Internacional de Tráfego Rodoviário de Viena, o Principio de Reciprocidade.
Estes paíse devem aceitar a habilitação dada pelo país de origem. (O site do Detran fala em 59 países)

- Porém existe a carteira internacional para evitar problemas de idioma, seguros, locações, acidentes...

No endereço ao lado tem as informções completas, lista dos países, etc...
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,, ... 58,00.html

Custo:
Em São Paulo, o valor é de R$ 154 e no Rio de Janeiro R$ 156 e Porto Alegre R$30,58.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
jbrigagao
Moderador

Rgallas,

O que me informaram é que esta carta verde na verdade é o seguro obrigatorio para viagens pelo mercosul e não a carta internacional.

Mas vou me informar sobre isso, obrigado.
Imagem
rgallas

Eu tô falando da habilitação.
A carta verde é outra coisa.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
jbrigagao
Moderador

Bom,

Resumindo:

Passeio de moto pelo mercosul

Carta de habilitação do pais (ou internacinal se quiser tirar)
Moto em seu nome (ou autorização da financeira)
Passaporte opcional (mas é bom pra guardar os carimbos de recordação...hehe)
Carta Verde (seguro)
Imagem
daniels

hj fiz o cadastro e o agendamento pra tirar o passaporte no site da PF, tomei um cagaço quando apreceu a janela pra imprimir a guia, 156 conto.
a parte boa eh que ficou marcado pra terça, vamo ve quanto tempo vai demora pre ta com ele em maos..
rgallas

A dois anos fiz o passaporte do meu filho. Da primeira ligação até buscar o dito cujo levou 12 dias.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
Jovi
Administrador
Contato:

Para quem ainda não viu os realtos do André sobre a viagem dele ao Uruguay:

http://paginas.terra.com.br/turismo/mirage_uruguay/
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Responder