Condições adversas de pilotagem

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
dan_himself

Bromens escreveu: Niel, em primeiro lugar quero esclarecer que auto escola não se aprende a pilotar moto. Lá só ensinam ou tentam passar noções básicas, tipo equilíbrio, manobras fáceis e devagar o que não prova nada se você está apto ou não. Exemplo disso minha esposa que nunca pilotou e nem pilota moto, tirou a habilitação de moto. Passou de primeira e nunca pegou uma moto... :roll:

Conclusão: paga frete dessa moto até o seu município e vai rodando em sua cidade até ter a confiança de pegar uma BR. Vai por mim, perdi muitos companheiros por inesperiência.

Um alerta: cuidado quando sua autoconfiança lhe diz que você sabe pilotar ou está fera. É aí que você começa a conhecer o quanto o chão preto castiga... :cry:

No seu caso tem um agravante: moto custom têm difuldades em certas manobras, ela não aceita cair em buracos, nem curvas rápidas e acentuadas.

Vá com calma, rode em lugares não muito movimentados, observe as leis de transito e pilote defensivamente. Estes são pontos pra que você comece sua jornada motociclistica sem acidentes.

Seja bem vindo e curta sua moto bastante e com moderação.

Abração.
Esse é um problema que eu passo até hoje (estou no meu primeiro ano de moto)...
Eu tenho uma Kansas 150cc com um guidão bem largo, suficiente pra não passar na maioria dos corredores porém a moto é pequena para os motoristas aceitarem que eu ocupe uma faixa e querem sempre me empurrar pro corredor...

Como estou de moto, tenho sempre que manter uma distancia maior do carro da frente do que se eu estivesse de carro (afinal demoro mais para freiar do que um carro), mas os carros não entendem isso e acham que estou atrapalhando o transito e acham que eu deveria ir pro corredor, mas minha moto não passa no corredor...

A moto escola realmente não ensina nada... Passei de primeira também mas tenho muito medo de sair no transito porque o pessoal não respeita... querem que eu conduza minha moto como se eu fosse um motoboy maluco, quando eu quero é ter segurança e prazer em pilotar... Aí fica inviável eu utilizar a moto no dia-a-dia... É susto atrás de susto...
Gosto da moto do jeito que está, com guidão t-bar, não quero trocar de guidão só pra entrar no corredor... Não comprei a moto pra ganhar tempo no transito, comprei pra ter o prazer de pilotar... Mas os carros não respeitam isso, querem que eu cole no carro da frente ou vá pro corredor...

É frustrante ter moto em Sampa muitas vezes... Concordo que melhorou muito o comportamento dos motoristas em relação a fechadas (no passado ocorria muito mais nos corredores), mas agora eles acham que lugar de moto é somente no corredor, nunca atrás de um carro ocupando o mesmo espaço que um carro ocuparia...

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Bromens
Colaborador

dan_himself escreveu:Esse é um problema que eu passo até hoje (estou no meu primeiro ano de moto)...
Eu tenho uma Kansas 150cc com um guidão bem largo, suficiente pra não passar na maioria dos corredores porém a moto é pequena para os motoristas aceitarem que eu ocupe uma faixa e querem sempre me empurrar pro corredor...

Como estou de moto, tenho sempre que manter uma distancia maior do carro da frente do que se eu estivesse de carro (afinal demoro mais para freiar do que um carro), mas os carros não entendem isso e acham que estou atrapalhando o transito e acham que eu deveria ir pro corredor, mas minha moto não passa no corredor...

A moto escola realmente não ensina nada... Passei de primeira também mas tenho muito medo de sair no transito porque o pessoal não respeita... querem que eu conduza minha moto como se eu fosse um motoboy maluco, quando eu quero é ter segurança e prazer em pilotar... Aí fica inviável eu utilizar a moto no dia-a-dia... É susto atrás de susto...
Gosto da moto do jeito que está, com guidão t-bar, não quero trocar de guidão só pra entrar no corredor... Não comprei a moto pra ganhar tempo no transito, comprei pra ter o prazer de pilotar... Mas os carros não respeitam isso, querem que eu cole no carro da frente ou vá pro corredor...

É frustrante ter moto em Sampa muitas vezes... Concordo que melhorou muito o comportamento dos motoristas em relação a fechadas (no passado ocorria muito mais nos corredores), mas agora eles acham que lugar de moto é somente no corredor, nunca atrás de um carro ocupando o mesmo espaço que um carro ocuparia...

Abraços,
DaN
Também estou passando pelo mesmo problema, afinal sempre tive motos que passavam nos corredores. Com a Shadow nem pensar... :lol: ela ocupa o mesmo espaço que um carro. :roll:

Quantos aos motoristas, nunca pilotei em sampa, mas em Salvador não deve ser diferente. Uma dica: ocupe o seu espaço no trânsito sempre sinalizando todas as suas manobras e mudanças de pista. Busque ver se o motorista da frente está te vendo através do retrovisor dele ou pela posição da cabeça, salvo quando o insulfilm não deixar. Assim o motorista irá perceber que você não é o "motoboy terrorista" que ele pensa que você é, e vai passar a te respeitar, porém há aqueles que gostariam de estar no seu lugar e não podem e ficam infernizando pra ver como você reage a situação.

Abração.
Bromens
dan_himself

Bromens escreveu: Também estou passando pelo mesmo problema, afinal sempre tive motos que passavam nos corredores. Com a Shadow nem pensar... :lol: ela ocupa o mesmo espaço que um carro. :roll:

Quantos aos motoristas, nunca pilotei em sampa, mas em Salvador não deve ser diferente. Uma dica: ocupe o seu espaço no trânsito sempre sinalizando todas as suas manobras e mudanças de pista. Busque ver se o motorista da frente está te vendo através do retrovisor dele ou pela posição da cabeça, salvo quando o insulfilm não deixar. Assim o motorista irá perceber que você não é o "motoboy terrorista" que ele pensa que você é, e vai passar a te respeitar, porém há aqueles que gostariam de estar no seu lugar e não podem e ficam infernizando pra ver como você reage a situação.

Abração.
Pelo menos a shadow impõe um certo respeito pelo tamanho dela.... A Kansas parece pequena, mas como o guidão é largo, só eu que sei que não passa pelo corredor, os motoristas não... pra eles é uma moto pequena...

Obrigado pelas dicas, vou colocar em ação isso que me falou...
Mas isso que você disse é verdade, eles querem ver como você reage a situação, e eu que sou piloto inexperiente fico me borrando nessas horas ahahahaha
Alguns motoristas (principalmente taxistas) ficam grudando na minha traseira, mesmo tendo a pista da esquerda para me ultrapassar... odeio isso...

Grande abraço,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Bromens
Colaborador

dan_himself escreveu:
Bromens escreveu: Também estou passando pelo mesmo problema, afinal sempre tive motos que passavam nos corredores. Com a Shadow nem pensar... :lol: ela ocupa o mesmo espaço que um carro. :roll:

Abração.
Pelo menos a shadow impõe um certo respeito pelo tamanho dela.... A Kansas parece pequena, mas como o guidão é largo, só eu que sei que não passa pelo corredor, os motoristas não... pra eles é uma moto pequena...

Obrigado pelas dicas, vou colocar em ação isso que me falou...
Mas isso que você disse é verdade, eles querem ver como você reage a situação, e eu que sou piloto inexperiente fico me borrando nessas horas ahahahaha
Alguns motoristas (principalmente taxistas) ficam grudando na minha traseira, mesmo tendo a pista da esquerda para me ultrapassar... odeio isso...

Grande abraço,
DaN
Esses motoristas são um porre mesmo... com o tempo o medo passa, esquenta não!!

Abaração.
Bromens
wellrod
Contato:

Utilizo os corredores desde que comecei a pilotar... e com uma Shadow... é perfeitamente possível (pelo menos nas ruas do Rio de Janeiro)

E digo a vocês, é mais SEGURO andar nos corredores do que andar atrás dos carros... E vou mais além... andar nas "laterais" dos carros é quase que uma NECESSIDADE do que um ato ilícito...

primeiro fato:

FRENAGEM: E frenagem de motos, ainda mais motos grandes é INEFICIENTE... sem contar que motos contam mais com o fator humano para frenagem do que nos carros... carros você somente aperta um pedal e dependendo da intensidade você consegue uma frenagem eficiente...

Em motos não... você tem que dosar as frenagens dianteiras e traseiras pois pode causar imprevistos como derrapagens...

Portanto freiar com uma moto é muito mais complicado e "humano" do que com um carro...

numa situação de emergência, o carro que estiver a sua frente não vai pensar duas vezes em meter o pé no freio... e você, no mínimo, se sobreviver, vai conhecer de pertinho o painel de neon do motorista... bem lá dentro...

ENGAVETAMENTOS: creio que não precisa nem explicar essa situação né... vais virar um sanduiche entre as ferragens... e como já diz o velho "deitado": lanternagem de moto se faz no hospital... isso quando tem algum jeito...

PREVER FECHADAS: na posição lateral é possível observar perfeitamente o comportamento dos motoristas à sua frente pelos retrovisores dos carros, a salvo é claro quando eles não estão com o insulfilm... é possível saber se estão destraídos, conversando, ao celular, lendo jornal, se estão te vendo ou não, se estão até mal intencionados... e CREIA!!! Isso acontece... o cara te vê, dá um sorrisinho e te FECHA!!!

Então, para a segurança de vocês mesmos, mantenham-se nas laterais dos carros... e se possível, SEMPRE que possível, BEM LONGE deles... pois as mudanças de faixa as vezes são imprevisíveis, mesmo buzinando eles insistem em não ouvir...

Pelo menos aqui nas ruas do rio eu vejo muito os motoristas do tipo "tranca-rua"... se emparelham com outro carro e vão em velocidade moderada, muito tranquilamente, fechando todas as vias... então isso causa vários aglomerados de carros... e entre esses aglomerados, grandes espaços vazios para trafegar normalmente, que é o que sempre utilizo... sempre que possível, MANTENHAM-SE afastados de todos os veículos... até mesmo de motos... já vi engavetamentos de motos acontecerem... de uma forma muito ridícula... o último sempre quer ser o primeiro da fila dos motoqueiros... então ele tenta de tudo pra ultrapassar toda a fila... e muitas vezes isso dá acidente...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
wellrod
Contato:

E sobre o medo... NUNCA perca o medo!!! Ele é o que nos mantém vivos!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
wellrod
Contato:

E Motoristas são seres sem raciocínio... se você está na frente deles, ele acha que você deve sair dali... e se você está no corredor e ele parado no engarrafamento aí ele acha que você deve entrar na fila como ele...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Bromens
Colaborador

wellrod escreveu:E Motoristas são seres sem raciocínio... se você está na frente deles, ele acha que você deve sair dali... e se você está no corredor e ele parado no engarrafamento aí ele acha que você deve entrar na fila como ele...
Como eu disse eles gostaríam de estar no nosso lugar... a inveja mata!!! :lol:

Quanto ao medo é verdade, sempre devemos tê-lo, porém em excesso este se transforma em desespero e num momento crítico pode atrapalhar na decisão de uma manobra que escaparia do acidente. :wink:

Abração.
Bromens
dan_himself

wellrod:

Aqui em sampa pelo menos, os motoboys literalmente caçam briga com quem não é motoboy, disputam espaço no corredor realizando ultrapassagens extremamente perigosas dentro do corredor... Quem tem scooter por exemplo, sabe a raiva que os motoboys tem deles, por serem mais lentos... Com custom não é muito diferente.

Imagine eu, sem experiencia entrando num corredor que eu acho que minha moto quase não passa sentindo a pressão de uma fila de motos atrás de mim buzinando e me xingando, isso quando não ficam ralando a roda da frente na minha rabeta... O Serginho já teve a rabeta dele quebrada porque os motoboys ficavam ralando a roda na rabeta dele...

Eu não comprei moto pra me estressar ou caçar briga... Entendo seu posicionamento, mas os motoqueiros em SP muitas vezes são violentos... já vi gente de scooter tendo que dar cotovelada no bau do motoboy que tentou ultrapassar a scooter no corredor pra não cair devido a ultrapassagem arriscada do motoboy...

Os caras são vida-loka, vivem pela adrenalina... Eu não... vivo pra continuar vivo... pelo prazer de andar de moto... Não vou desistir dela por causa de motoqueiro... Quando decidi comprar a moto, também tomei a decisão de ser motociclista, não motoqueiro... Não to dizendo que você é motoqueiro, muito pelo contrário, mas você já tem experiencia pra lidar com as adversidades do transito em cima da moto. Eu ainda não...
Não posso acordar de manhã e falar: hoje vou de moto e me jogar no corredor e achar que o caminho vai ser tudo bem... não vai... me falta experiencia ainda... não posso dar um passo maior que a perna... suas dicas são válidas, mas infelizmente eu não posso colocar elas em prática enquanto não tiver completo domínio da motocicleta. Pra isso preciso treinar... e preciso andar atrás dos carros pra isso... É arriscado? Sim, é, porém menos arriscado do que me jogar no meio da selva dos malucos vida-loka disputando um espaço que já é pequeno e não tem a menor consideração por uma pessoa menos experiente.

Ou é isso ou a moto fica na garagem... Por algum lugar eu tenho que aprender... não acho que pegar corredor logo de cara seja adequado... Afinal requer mais habilidade do piloto. E eu não to a fim de cair embaixo de carro, ônibus ou levar de presente o retrovisor de ninguém...

Abraços,
DaN
matheus.emm

dan_himself escreveu:Imagine eu, sem experiencia entrando num corredor que eu acho que minha moto quase não passa sentindo a pressão de uma fila de motos atrás de mim buzinando e me xingando, isso quando não ficam ralando a roda da frente na minha rabeta... O Serginho já teve a rabeta dele quebrada porque os motoboys ficavam ralando a roda na rabeta dele...
Medo desses motoboys de SP! :(
[]'s

Matheus Moreira
Responder