Utilizando capacete com viseira aberta

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

caruso
Colaborador

Moura escreveu:
Meu, acho muito louco esses oculos :P :P

Concordo
Caruso

Imagem
vosato

Alguem pode me dizer, como ficou a lei do selo do inmetro nos capacetes.
É que tenho 1 capacete san marino antigo que tem mais de 5 anos que não uso, e que esta sem o selo.
awerlang

Há mais de 20 anos atrás... eu viajava numa saudosa Turuninha e de noite, até hoje não seu bicho era, mas bateu no meio da viseira e espatifou o animal, esparramando o sangue do mesmo por toda a viseira. Fora o impacto nos cornos que quase me tirou a cabeça de cima do pescoço (heheheheheh). Fiquei completamene cego na hora, mas com certeza salvou a minha vida e visão. Eu só imagino se estivesse com a viseira levantada... pqp que porrada na cara seria...

Ah! Minha sorte é que eu tava sozinha na estrada, pois quando consegui abrir a viseira pra ver a estrada eu já estava no acostamente do outro lado da pista.

Abelhas??? Tb tive uma experiência desagradável antes do primeiro relato.
Vamo, vamo INTEEER
costafilho

Também já tive muitos insetos grandes espatifando na viseira do capacete, principalmente na estrada. Utilizo lentes de contato, então imagine um "bichinho" entrando no olho na hora de fazer uma curva acentuada?! :lol:
Amauri Zanforlim
Contato:

malcom10 escreveu:Antes de mais nada aos moderadores desculpem se eu estier abrindo o topo em local errado :) perdão!!
Galera so virgem em moto so usei capacete andando de garupa e nao forum muitas vezes mais gostaria de saber qual a dificuldade da galera andar com viseira sempre reganhada, um amigo meu ja perdeu a carteira provisoria dele por levar 2 multas por essa besteira indo para o trampo a cada 10 motoqueiros que passam 1 ou 2 no maximo estão com ela abaixada, é ruim andar com a viseira abaixada?? pq tantos andam com ela la em cima?

Gostaria de compartilhar iniciativa sobre esse tema com vocês: VISEIRAS DE CAPACETES LEVANTADAS EM AGENTES OFICIAIS DE TRÂNSITO

Fiz levantamento de minha autoria publicado em meu blog neste link do Wordpress:

http://agoraobrasilpodemais.wordpress.c ... a-maioria/

- (levantamento entregue a justiça inclui 2 meses de flagrantes em Birigui, Araçatuba e região e vídeos das principais regiões do pais com a situação que envolve o agente de trânsito) Ocorre que o artigo 244 do CTB e resolução 203 do CONTRAN exige que a viseira esteja abaixada sob pena de multa de 191,54 e cassação da CNH de até um ano. A norma é válida desde 1 de janeiro de 2008.

O INFRATOR é o agente oficial de transito de moto, tenho levantamento e videos das infrações a nivel de Brasil.

O levantamente foi apresentado ao MP de Birigui dia 13/10/2010 e na segunda feira 15/11 protocolarei todo levantamento ao delegado de Policia Civil responsável pelo 47 Ciretran de Birigui-SP

Engraçado, o senhor sabe que para fazer flagrantes, mesmo eles serem cometidos toda hora a luz do dia, precisa-se fazer plantão e gastar horas, dias, meses.
Levei dois meses para fazer os vídeos, pesquisar e receber vídeos de flagrantes atuais de internautas das principais regiões do pais e sinto que parece que nada vai ser feito.O vídeo anexo registrado registrado no dia 10/11/2010 por mim e que faz parte de levantamento entregue a justiça, 3 motos rocams saiam do centro de Birigui tranquilamente com as viseiras levantadas. Eles estavam parados em um cruzamento onde centenas de motociclistas descumprindo a lei da viseira, nada fizeram, ou multaram este quesito.

Este material está publicado em meu blog www.reportercidadao.com
Jovi
Administrador
Contato:

Amauri,

Se puder compartilhe os vídeos comigo, vou edita-los e colocar no canal do YT do Motos Custom e vamos divulgar isso...

Eu também vejo a Rocan direto com viseira aberta e já fui multado... :evil:

viewtopic.php?t=62
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
pedro.lw
Contato:

malcom10 escreveu:Po galera mais é tão ruim assim? morro de medo de pegar a carta andar com ele abaixado nao acostumar e ficar andando com ela sempre levantada ae derrepente levo duas canetadas e ja era a carteira nova.
Fala malcom10,

Eu uma vez peguei uma pequena pedra na viseira, se eu estivesse com ela levantada provavelmente teria acertado meu olho.

O que eu faço quando tá calor, é levantar a viseira 1 ou 2 estágios, fica uma fresta de uns 2 a 4 cms, obviamente quando a moto está parada fica quente, mas com ela andando entra bastante vento e seus olhos ficam protegidos.

Abraço,
----
Pedro Bueno da Silva
Amauri Zanforlim
Contato:

UTILIDADE PÚBLICA – (POR FAVOR REPASSEM) ISTO VAI INTERESSAR MUITO A VOCÊ QUE É MOTOCICLISTA OU CONHECE ALGUÉM QUE É?

O site www.reportercidadao.com criado por Amauri Zanforlim está compartilhando com internautas de todo o Brasil e Mundo, o primeiro levantamento, inédito, que aponta o vergonhoso exemplo dos “Agentes Oficiais de Trânsito” de todo o Brasil quanto ao item multa de capacetes com viseiras levantadas nos motociclistas.

Estamos divulgando em nosso site e Canal no You Tube todos esses exemplos, flagrados por nosso site e outros recebidos por internautas de todo o Brasil que compartilham com a nossa iniciativa.

CONFIRA NO LINK http://www.youtube.com/watch?v=0Z_ChQ24kVQ O CAPITULO ARAÇATUBA-SP MOSTRANDO O PÉSSIMO EXEMPLO DOS AGENTES OFICIAIS DE TRÂNSITO desta cidade. Acompanhe nosso site para ver próximos capítulos de péssimos exemplos de outras cidades do Brasil que estaremos divulgando a cada levantamento que concluirmos.

O cidadão que foi multado em quase 200 reais perdeu a CNH por um ano e teve que fazer uma reciclagem porque estava com a viseira do capacete aberta ou um pouco aberta, geralmente no centro das cidades, nunca nas rodovias, não acha nenhum pouco agradável (justa) essa realidade que nosso levantamento aponta:

No Brasil o agente oficial de trânsito de moto multa o motociclista, mas não é penalizado por cometer a infração que atribui a milhares de motociclistas desde a vigência da lei em 01/01/2008 através da Resolução 203 do CONTRAN e artigo 244 do CTB.

As reclamações quanto ao cumprimento da norma por agentes de trânsito estão espalhadas por todo pais, seja através de alguns órgãos de imprensa que tiveram a coragem de mostrar este outro lado da realidade deste tipo de infração ou por alguns cidadãos que acabam protestando individualmente e após se conformando porque seus representantes no poder público que editaram essas leis parecem não se comover com a questão

A corregedoria de alguns Estados tem se esquivado de investigar o assunto dizendo não ser de sua alçada, já os comandos tratam a questão como infração administrativa leve. Na lei, a infração é gravíssima.

Essa linha vem se repetindo em outras regiões, quer seja o caso de viseiras ou de outra infração quando o assunto envolve policial infrator de trânsito são levadas as autoridades.

Alguns Promotores entendem que o caso é administrativo, por isso não abrem inquérito e os comandos simplesmente advertem os policiais. O “Repórter Cidadão” é autor da primeira denuncia levada a Promotoria Pública do Estado de São Paulo sobre o tema viseiras levantadas, apresentando vasto material com vídeos, textos, pesquisas e fotografias sobre a realidade. Extra oficialmente sabemos que a Promotoria nada vez, ainda e também não nos respondeu a representação passados mais de 30 dias da apresentação formal.

O que pode parecer pequeno a vista dos nossos maiores problemas no tema de segurança pública, é enorme do ponto de vista dos direitos e deveres dos cidadãos deste país.

Enquanto comandos da polícia e até algumas autoridades da justiça tratam o assunto como pequeno e administrativo, já existem entendimentos que a questão é de OMISSÃO dos Estados ou Municipios na Fiscalização de seu Agente de Trânsito, realidade que os leva a sua responsabilização civil ou criminal dependendo de cada caso.

A inobservância as leis por estes agentes de trânsito, faz do Estado ou Município OMISSO no cumprimento da Lei em uma questão que é penalmente relevante. "A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O Agente de Trânsito de Moto é um exemplo".

'O resultado de quase 100% no descumprimento da Lei da Viseira se devem a este péssimo exemplo do Agente Oficial de Trânsito, que os estados e municípios parecem fingir não existir".

"O Estado como um todo se auto defende através do corporativismo quando cometem falhas, e o POVO que paga a conta fica refém desta situação"

NOTA: Segundo o artigo 29 do CTB, viaturas policiais “gozam de livre circulação” apenas em situação de EMERGÊNCIA COM AS DEVIDAS SINALIZAÇÕES
Por incrível que pareça tem gente achando que TRÂNSITO LIVRE previsto no CTB dispensa utilização de itens de segurança, o que NÃO É VERDADE
Amauri Zanforlim
Contato:

http://agoraobrasilpodemais.files.wordp ... 11/ctb.jpg

NOVA VERSÃO DE VIDEO SOBRE VISEIRAS LEVANTADAS: http://www.youtube.com/watch?v=_QIj6zGETsU ASSISTAM OS FLAGRANTES DO DIA 16/11/2010

É verdade, como sabem venho debatendo insistentemente esse tema da viseira aqui. Tudo poque fazemos um trabalho fiscalizador como cidadão em nossa região e foi por ser questionador que um PM inventou que eu estava com a viseira levantada, após eu questioná-lo por que seus comandados não esztavam coordenando o trânsito por causa de um veículo parado em um cruzamento de Birigui-SP, ao invés dos mesmos ficarem aplicando multa nesta situação que a necessidade era outra.

O veiculo afogado, de um empresário local, que provavelmente contrata policiais para bicos, tinha na ocasião 2 viaturas e 8 policiais preocupados apenas em resolver o problema deste.

E o trânsito? O trânsito, ficou embolado, pois PMs não coordenaram a situação, não acionaram guincho e muito menos a guarda municipal que é responsável nestas situações.

A unica preocupação que um dos policiais teve, foi ficar na esquina aplicando multa numa situação que pedia outro tipo de atitude do agente de tr6ansito.

Passei com minha moto pelo local e o PM disse que eu passei no sinal vermelho, fui avisado da multa, quilometros depois por um moto express, voltei ao local para questionar o que aponto aqui.

Um tenente, ficou nervoso e mandou-me calar a boca. Queria ainda me dar uma multa que disse que eu estaria sobre a faixa e ainda me aplicou a famosa multa da viseira levantada.

Provamos ao delegado do Ciretran Birigui e a Promotoria Pública o erro de procedimento do policial. e o mais agravante, a MENTIRA DO PM QUE É UM OFICIAL DA POLICIA MILITAR.

Delegado deferiu nosso questionamento e cancelou penalidade da multa da VISEIRA LEVANTADA.

COMO JÁ HAVIA PAGO A MULTA, PAGUEI DE PROPÓSITO PARA JUNTAR NOS AUTOS.

Já estou com minha assessoria juridica estudando uma ação contra o estado. Quero além dos 191,54 de volta, uma providência de fato sobre policiais não cumprirem a mesma regra que cidadãos tem que cumprir.

Pois o "trânsito Livre" previsto no CTB a policiais trata apenas em situações de emergências, mesmo assim o código não confere a policiais deixarem de utilizar nenhum item de segurança previsto no VTB.

Estado, como muitas outras situações só se mexe quando é acionado na justiça.

A mauri Zanforlim vai fazer isso.

www.reportercidadao.com
FreezeMan
Contato:

Como eu já tomei uma fralda cagad* na cara quando fui ultrapassar um ônibus de turismo, faz muitos anos, eu nunca ando com a viseira aberta, por mais calor que esteja... prefiro suor do que cocô de neném...

Quanto a ver agentes da lei a desrespeitando, isso aqui no Rio de Janeiro é rotina...

(editado para retirar erro de digitação)
FreezeMan - Tiago Monteiro
www.emailguard.com.br/freezeman
Namorando uma GR250T3 Vettanero
Responder