Mirage 250: Grilos e ruidos no motor

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
Avatar do usuário
reinerdm
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Mar 2010, 21:59
Localização: Porto Alegre

Muito obrigado pela resposta jirschik.
Agora ao meio dia dei uma passada de desincravante na correia só para ver o que acontece. No final de semana eu vou fazer esta inspeção mais apurada na corrente. A moto esta com o kit de transmissão original e tem 18000 km. Numa primeira olhada, como comentei antes, a corrente e a coroa estão em bom estado, sem defeito nos dentes, quanto ao pinhão, vou dar uma olhada, mas esta moto nunca sofreu acidente.
Assim que tiver feito a limpeza eu digo qual foi o resultado.

Abraço
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Com 18.000km, pode ser que o pinhão esteja gasto. Dê uma olhada nesse tópico:

viewtopic.php?t=206

Boa Sorte!
Imagem
Avatar do usuário
di.bob
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Set 2011, 13:14
Localização: Pirassununga

Só para esclarecer aos amigos, a mirage utiliza pinhão 14 dentes. Esse é o tipo de pinhão mais comum para ficar excêntrico (perde a precisão/centro), ou seja, em alguns pontos a corrente fica mais tensionada, gerando estalos e barulhos diferentes. Tenho quase certeza que sua corrente foi regulada com a parte mais frouxa da corrente.
Gire a roda verificando a tensão da corrente, e diga depois se ela está igualmente esticada, ou variando. Se estiver variando, desligue a moto eem ovimento e vc perceberá a mudança de som da relação.
"A grande dúvida da humanidade: Existe vida após a morte?
Mexe na minha moto e você logo saberá!"
Porks
Mensagens: 25
Registrado em: 29 Set 2013, 18:19
Localização: Marília

Bom dia pessoal!

Faz um pouco de tempo que o tópico está parado, mas as informações aqui facilitaram algumas coisas para mim.

Então gostaria de deixar meu relato aqui, pois talvez facilite para outros diagnosticarem seu problema com o tensor da corrente de comando.

Minha moto com mais ou menos 9.000 km começou a fazer uns barulhos de 'grilo' e uns 500km mais tarde comecei a notar que pingava um pouco de óleo do braço do câmbio (perto do descanso da moto, o pézinho):
Imagem

Notem o pingo de óleo no piso:
Imagem

Notei que se formava uma 'poça' de óleo (beeem pouco mesmo) perto da entrada da 'embreagem', na parte de baixo, não está nítido na foto, mas creio que a foto serve como um ponto de referencia boa, é só passar o dedo la que vai sair sujo de óleo.
Imagem



Bom, o resumo disso tudo é que o mecânico me informou que preciso trocar o tensor da corrente de comando, agendei para fazer isso daqui 2 dias. Qualquer coisa posto mais informações aqui...
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Porks escreveu:Bom dia pessoal!

Faz um pouco de tempo que o tópico está parado, mas as informações aqui facilitaram algumas coisas para mim.

Então gostaria de deixar meu relato aqui, pois talvez facilite para outros diagnosticarem seu problema com o tensor da corrente de comando.

Minha moto com mais ou menos 9.000 km começou a fazer uns barulhos de 'grilo' e uns 500km mais tarde comecei a notar que pingava um pouco de óleo do braço do câmbio (perto do descanso da moto, o pézinho):

Notem o pingo de óleo no piso:

Notei que se formava uma 'poça' de óleo (beeem pouco mesmo) perto da entrada da 'embreagem', na parte de baixo, não está nítido na foto, mas creio que a foto serve como um ponto de referencia boa, é só passar o dedo la que vai sair sujo de óleo.

Bom, o resumo disso tudo é que o mecânico me informou que preciso trocar o tensor da corrente de comando, agendei para fazer isso daqui 2 dias. Qualquer coisa posto mais informações aqui...
Não seria algum retentor (do eixo do campio ou da embreagem)??? Já o óleo que desce pelo eixo do cambio poderia ser também um excesso de óleo que se usa na lubrificação da corrente, caso for.
Imagem
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Complementando o Cros tambem não acredito que o vazamento tem a ver com tensor e sim com algum retentor.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Porks
Mensagens: 25
Registrado em: 29 Set 2013, 18:19
Localização: Marília

Uhmm.. mas então o barulho de 'grilo' não estaria relacionado com o vazamento, correto?
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Porks escreveu:Uhmm.. mas então o barulho de 'grilo' não estaria relacionado com o vazamento, correto?
Barulho é uma coisa muito complicada, pode ser o tal "grilo" que seria mais uma peça seca sem lubrificação, pode ser um "tec tec" tipo máquina de costura que poderia ser valvulas e no caso uma folga no tensionador da corrente de comando também mas isso se resolve com ajuste e não existe ajuste nas valvulas da mirage, pois dizem que é auto-ajustavel.

Tem que achar um mecanico dedicado pra relmente achar o problema e não ficar inventando...

Mas qual o problema? Vazamento de óleo ou barulho de "grilo"?
Imagem
Porks
Mensagens: 25
Registrado em: 29 Set 2013, 18:19
Localização: Marília

cros escreveu:
Porks escreveu:Uhmm.. mas então o barulho de 'grilo' não estaria relacionado com o vazamento, correto?
Barulho é uma coisa muito complicada, pode ser o tal "grilo" que seria mais uma peça seca sem lubrificação, pode ser um "tec tec" tipo máquina de costura que poderia ser valvulas e no caso uma folga no tensionador da corrente de comando também mas isso se resolve com ajuste e não existe ajuste nas valvulas da mirage, pois dizem que é auto-ajustavel.

Tem que achar um mecanico dedicado pra relmente achar o problema e não ficar inventando...

Mas qual o problema? Vazamento de óleo ou barulho de "grilo"?
Oi cros, valeu pelas respostas.

Na verdade são os dois problemas, o barulho que começou com 9.000 km e o vazamento que começou com 9.500 km (mais ou menos).

A princípio o mecânico achou que o vazamento seria alguma vedação também, borracha ou coisa parecida.

Mas no sábado após olhar melhor, segundo ele, era culpa do tensor de corrente.

Na terça-feira levarei a moto lá para ele mexer e vou conversar melhor e perguntar sobre isso antes dele trocar.

Valeu!
Responder