Acessórios Aerodinâmicos

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Bom, um dos nossos usuários Nerds, rsrsrsrsrs, o Rafael fez um post no tópico sobre peças/acessórios em alumínio sobre a aerodinâmica das motos custom comparada com as demais motos...

Como um bom nerd, o assunto foi interessante e resolvi fazer mais um post, só que sobre acessórios para melhorar a aerodinâmica de motos custom...

Antes, a mensagem do Rafael:
rafaeladvogado escreveu:Uma vez li numa ficha técnica sobre a esportiva suzuki hayabusa que a velocidade final dela era:

302km/h com espelhos

311km/h sem espelhos...

veja:
http://oasis.fortunecity.com/niagara/102/hayabusa.htm

ou seja o arraste do espelho dava uma boa diferença de velocidade final...

Nos carros de NASCAR não existe espelhos externos... existe apenas um único retrovisor interno que é dividido em 3 partes (ré, lado esquerdo e l. direito) para melhorar a aerodinâmica...

Para motos custom, infelizmente não acredito em grandes ganhos aerodinâmicos, pois, nelas, andamos numa posição mais ereta e nosso peito acaba funcionando como um para-quedas hehehe segurando a moto... mesma coisa ocorre com os alfoges laterais que também seguram vento, mas trantando-se de motos custom vale a pena ter estes acessórios, mesmo que arraste mais ar :wink:

abaixo imagem de uma hayabusa e sua aerodinâmica durante a pilotagem, reparem que o piloto se esconde atrás da bolha formando um conjunto único:

Imagem

Agora veja só uma custom... reparem que nesta foto (fiz uma montagem bem chinelona hehehe) o piloto anda muito ereto e mesmo se não tivesse o para-brisa, mesmo assim o vento bateria em seu peito e seguraria bastante !!! e se houvesse alforges também haveria mais arraste:

Imagem

enfim, é isso que tenho a dizer sobre aerodinâmica em motos !!! :wink:
Então sobre a questão das melhorias já que o Rafael citou o acessório em sua mensagem começo pela Bolha:

Imagem

Eu particularmente não gosto da bolha e acho que nunca vou ter mas seus benefícios podem ser discutidos...

CARENAGEM

Agora a parte onde eu gostaria de chegar, vi um acessório fabricado pela Calberline, que faz os alforges em fibra que vai na frente do radiador de óleo da moto e até sua base em diversas motos custom, abaixo os exemplos retirados do site da Calberline:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Nas fotos tem o modelo das motos em questão...

Para quem não entendeu a qual peça me refiro segue abaixo as fotos que destacam o item:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Essa peça teria apenas efeito estético ou melhoraria também a moto em relação à performance e também no resfriamento já que direciona melhor o ar para dentro do corpo da moto? Ou ainda, por esse motivo só iria piorar por causar mais resistência ainda?

E será que ficaria legal essa peça em uma Mirage? Sei que o radiador dela é pequeno e normalmente essa peça vai em motos cujo o radiador ocupa a frente da moto inteira, mas se for algo bem feito ficaria legal na Mirage?
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Avatar do usuário
rgallas
Mensagens: 1269
Registrado em: 22 Nov 2007, 14:37
Localização: Novo Hamburgo

Joviman;
Acho que essa peça apenas direciona o ar para o radiador, nada mais, aumentando ainda mais o empuxo aerodinâmico.

Ví em outro fórum onde o usuário comparava a custom (Viraguinho) com a street (Fazer) dizendo que na custom não se sentia a vontade pois o ar puxava os braço e as pernas para fora da moto e na street isto não acontecia em função da posição de pilotar.
Este, a meu ver, é uma das principais fontes de perda aerodinâmicas: pernas e peito.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

Imagem

hehehehhehe


Realmente nas custom o grande problema aerodinamico é a posição de pilotagem......

E ao mesmo tempo esta é a principal vantagem em relação às motos esportivas, pois é possível viajar longas distancias sem dores nas costas heehhehe

abraço
Imagem
Responder