Ae Kamerads:
A relação secundãria de uma moto, conhecida simplesmente como "relação" é o conjunto responsãvel pela transmissão da força da caixa de marchas para a roda.
Normalmente é composta por três elementos:
- corrente (às vezes correia dentada)
- coroa - a peça dentada que vai na roda
- pinhão - a peça dentada menor, que sai da caixa de câmbio.
Diferentemente de um carro ou mesmo de uma moto com eixo cardã, você pode alterar facilmente a relação de sua moto, encurtando-a, para obter mais força ou alongando-a, para obter maior velocidade.
A relação pode ser alterada trocando-se o pinhão, a coroa ou ambos.
Um cuidado a ser tomado é verificar o "passo" da corrente (420, 460, 510, 530, etc), pois esse passo corresponde à distância entre o meio dos elos da corrente (ou meio dos dentes da correia). Sem entrar em maiores detalhes técnicos, é bom verificar se a coroa ou pinhão a serem substituidos são compatíveis com o passo da corrente que se está usando.
E por que o nome relação? Porque é a relação entre o número de voltas do pinhão em relação a uma volta da coroa (e da roda, consequentemente).
Assim, uma relação "curta" significa que para cada volta da coroa o pinhão da um numero de voltas "maior" do que numa relação mais longa.
Como saber qual é relação da minha moto?
Basta dividir o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão:
Exemplo: CB400 em 6ª marcha
Relação original: coroa de 36 dentes e pinhão de 16 dentes.
36/16= 2,25
100 km/h a 6.150 rpm
105 km/h a 6.500 rpm
Relação encurtada: coroa de 36 dentes e pinhão de 14 dentes. A moto ganha força e perde final, ficando mais "xucra" nas arrancadas e o consumo aumenta um pouco.
36/14= 2,57 (o nº aumentou, portanto a relação "encurtou")
87 km/h a 6.150 rpm
92 km/h a 6.500 rpm
Relação alongada: coroa de 36 dentes e pinhão de 18 dentes. A moto ganha final e perde força, ficando mais "xoxa" nas arrancadas e o consumo diminui um pouco.
36/18= 2,00 (o nº diminuiu, portanto a relação "alongou")
112 km/h a 6.150 rpm
118 km/h a 6.500 rpm
É vantajoso mudar a relação?
Se você mora numa cidade plana com avenidas largas e transito rápido e fluído, ou ainda, se usa mais a moto em estradas ou rodovias planas, é interessante "alongar a relação".
Se você mora numa cidade que tem o trânsito travado, ou que tenha muitas ladeiras, ou se roda muito com garupa ou se circula muito por estradas de serra, é interessante "encurtar a relação".
Abaixo, uma tabela prá facilitar a vida:
Entendendo a "relação"
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Ótimo tópico Russo...
Mais uma vez, parabéns....
Mais uma vez, parabéns....
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
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Jovi procurei e não achei esse topico.
Da serie comprei minha moto ontem....rsrsrsrsr
Depois de perguntar para os senhores como lubrificar a corrente, eu lhes pergunto:
Como faço pra regular a corrente de transmissão??? é só seguir o que diz o manual, ou tem outros detalhes que tenho que me atentar???
Bom vou tentar fazer o que está no manual, que na ultima revisão que pedi pra fazer, alem dos manés zuarem a moto, não fizeram isso, ela ta com um barulho de Twister que enche o saco
Espero não fazer besteira.
Da serie comprei minha moto ontem....rsrsrsrsr
Depois de perguntar para os senhores como lubrificar a corrente, eu lhes pergunto:
Como faço pra regular a corrente de transmissão??? é só seguir o que diz o manual, ou tem outros detalhes que tenho que me atentar???
Bom vou tentar fazer o que está no manual, que na ultima revisão que pedi pra fazer, alem dos manés zuarem a moto, não fizeram isso, ela ta com um barulho de Twister que enche o saco
Espero não fazer besteira.
Paulo Moura
Se tu fala da transmissão secundaria, (corrente, coroa e pinhão) basta afrouxar as porcas da roda (2 chaves de boca, uma de 22mm e outra de 23mm eu acho).
Depois dá meia volta nos 2 parafusos do fim da balança (antes solta as porcas) não deixar a corrente muito apertada, na balança tem uma etiqueta que mostra qual a folga a deixar.
Depois é só reapertar as porcas...
O bom como está no tópico limepza da corrente é lavar todo o conjunto com querosene e algum detergente ou desengraxante, limpar bem e depois lubrificar com oleo 90.
Depois dá meia volta nos 2 parafusos do fim da balança (antes solta as porcas) não deixar a corrente muito apertada, na balança tem uma etiqueta que mostra qual a folga a deixar.
Depois é só reapertar as porcas...
O bom como está no tópico limepza da corrente é lavar todo o conjunto com querosene e algum detergente ou desengraxante, limpar bem e depois lubrificar com oleo 90.
Ufaa!!!!
Ia fazer a coisa certa então !!!!
Mas desisti por enquanto, a porcaria das porcas são duras pra cacete !!!! e tambem lembrei que teria de levantar a moto e como estava sozinho, não ia ser facil (precisa levantar a traseira dela pra fazer isso né??)....
Semana que vem com mais calma e a ajuda do papai e faço isso...
mas tava no caminho certo...hehhehehe
Valeu Cros
Ia fazer a coisa certa então !!!!
Mas desisti por enquanto, a porcaria das porcas são duras pra cacete !!!! e tambem lembrei que teria de levantar a moto e como estava sozinho, não ia ser facil (precisa levantar a traseira dela pra fazer isso né??)....
Semana que vem com mais calma e a ajuda do papai e faço isso...
mas tava no caminho certo...hehhehehe
Valeu Cros
Paulo Moura
Não precisa necessarimente levantar, pois só afrouxando as porcas é o suficiente, mas claro que ajuda muito, por isso tenho o cavalete, além de ajudar e muito na manutenção da corrente.... podes comprar um macaco desses jacarés pequenos, made in china, tá mais barato que o cavalete.Moura escreveu:Ufaa!!!!
Ia fazer a coisa certa então !!!!
Mas desisti por enquanto, a porcaria das porcas são duras pra cacete !!!! e tambem lembrei que teria de levantar a moto e como estava sozinho, não ia ser facil (precisa levantar a traseira dela pra fazer isso né??)....
Semana que vem com mais calma e a ajuda do papai e faço isso...
mas tava no caminho certo...hehhehehe
Valeu Cros
Ia esquecendo, dos dois lados onde ficam as porcas da roda, tem uma especie de garabito, com riscos que devem alinhar com a marcação da balança, os riscos devem ficar na mesma posição dos 2 lados, por isso que 1/4 de volta as vezes já é muito, depende da folga atual...
boa tarde pessoal.
Gostaria de saber com os amigos mais experientes se existe alguma melhoria em trocar a relação da intruder 125 por uma com menos ou mais dentes.
estou com 13 mil km e tenho q trocar o mais rapido possivel.
sempre procuro colocar peças melhores que a original, pois tenho em mente que todo veiculo pode ser 'tunado' (restrições de orçamento na construção, uso generalizado, etc)
por exemplo a pastilha de freio dianteira eu troquei por uma de 55 reais, muito mais cara que a original (q nao tinha na autorizada)
depois da viagem pro RS q fiz nesse find os dentes estao todos 'penteados' pra trás na coroa
hehehehe
Gostaria de saber com os amigos mais experientes se existe alguma melhoria em trocar a relação da intruder 125 por uma com menos ou mais dentes.
estou com 13 mil km e tenho q trocar o mais rapido possivel.
sempre procuro colocar peças melhores que a original, pois tenho em mente que todo veiculo pode ser 'tunado' (restrições de orçamento na construção, uso generalizado, etc)
por exemplo a pastilha de freio dianteira eu troquei por uma de 55 reais, muito mais cara que a original (q nao tinha na autorizada)
depois da viagem pro RS q fiz nesse find os dentes estao todos 'penteados' pra trás na coroa
hehehehe
assinatura muito grande. ¬¬
encontrei este modelo da Riffel
http://www.cityparts.com.br/int/produto ... oduto=1400
Kit Riffel Coroa/Pinhão Today/Titan 99 Aço 1045
Código: 7899128811420 (sem corrente)
À Vista R$ 49,00
na autorizada da Suzuki aqui na cidade encontrei por 76,00 AV e pelo que notei, vem com a corrente. tem a mesma medida da original 43/14
será q serve?
http://www.cityparts.com.br/int/produto ... oduto=1400
Kit Riffel Coroa/Pinhão Today/Titan 99 Aço 1045
Código: 7899128811420 (sem corrente)
À Vista R$ 49,00
na autorizada da Suzuki aqui na cidade encontrei por 76,00 AV e pelo que notei, vem com a corrente. tem a mesma medida da original 43/14
será q serve?
assinatura muito grande. ¬¬
Se for usar as mesmas medidas o melhor é olhar na coroa e no pinhão a numeração que está gravada na peça, no cado da Mirage o pinhão é 14 e a coroa é 46 (senão me engano) a corrente é 116 dentes passo 520.
Então podes começar por ai, mas existe divergencias entre Riffel e Vaz por exemplo, alguns preferem uma outros outra.
Podes ainda comprar as peças separadas e no caso uma corrente KMC (antigamente era o must das correntes, japonesa etc) mas tem que ser dentro das especificações, quantidade de dentes e o passo, reforçada e com retentores, está por volta de 90 reais.
Uma relação bem cuidada dura muito tempo, só fui trocar a minha com 35mil km, e ainda não troquei a coroa. Usei tudo da VAZ kit por 190 reais.
Então podes começar por ai, mas existe divergencias entre Riffel e Vaz por exemplo, alguns preferem uma outros outra.
Podes ainda comprar as peças separadas e no caso uma corrente KMC (antigamente era o must das correntes, japonesa etc) mas tem que ser dentro das especificações, quantidade de dentes e o passo, reforçada e com retentores, está por volta de 90 reais.
Uma relação bem cuidada dura muito tempo, só fui trocar a minha com 35mil km, e ainda não troquei a coroa. Usei tudo da VAZ kit por 190 reais.
qual é a relação melhor?
Riffel ou Vaz?
que combinação uso?
pinhao e coroa Riffel corrente c/retentor?
ou a relação completa da Riffel?
alguem sabe me dizer?
Cros?
=D
Riffel ou Vaz?
que combinação uso?
pinhao e coroa Riffel corrente c/retentor?
ou a relação completa da Riffel?
alguem sabe me dizer?
Cros?
=D
assinatura muito grande. ¬¬