Pessoal uma vez eu criei um tópico ESPECíFICO para que todos que tivessem as suas experiências como Líder ou Alas pudessem colocar em pauta as dificuldades enfrentadas e ainda receber críticas (construtivas) se fosse o caso.
Mas acima de tudo, compartilhar experiencias e dessa maneira aprimorar a condução do comboio. Infelizmente os Moderadores "julgaram" que era um tópico que poderia ser tratado de maneira geral e o moveram para este tópico aqui.
O resultado disso foi que muitos que se empolgaram a princípio com a idéia acabaram deixando de lado depois de um tempo e com isso já tivemos vários "batismos" de novos Líderes que jamais se pronunciaram a respeito das suas impressões na condução do grupo.
Por isso sugiro aos moderadores que reavaliem, se realmente não seria pertinente criar-se um tópico para a troca de experiências e relatos dos alas.
Digo isso pois já tive oportunidade de ser Ala por diversas vezes e cada vez foi diferente e tenho certeza que se eu postar aqui as falhas que eu cometi, ajudariam outros a não cometerem os mesmos erros...
Cordialmente
Zzo
Sinais e dicas para viagem em grupo
Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores
Família
VIRU'S
"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
VIRU'S
Legal sim, eu acho que acertar um forma padronizada para ala e anjo, seria uma boa.zzosurfer escreveu:Pessoal uma vez eu criei um tópico ESPECíFICO para que todos que tivessem as suas experiências como Líder ou Alas pudessem colocar em pauta as dificuldades enfrentadas e ainda receber críticas (construtivas) se fosse o caso.
Mas acima de tudo, compartilhar experiencias e dessa maneira aprimorar a condução do comboio. Infelizmente os Moderadores "julgaram" que era um tópico que poderia ser tratado de maneira geral e o moveram para este tópico aqui.
O resultado disso foi que muitos que se empolgaram a princípio com a idéia acabaram deixando de lado depois de um tempo e com isso já tivemos vários "batismos" de novos Líderes que jamais se pronunciaram a respeito das suas impressões na condução do grupo.
Por isso sugiro aos moderadores que reavaliem, se realmente não seria pertinente criar-se um tópico para a troca de experiências e relatos dos alas.
Digo isso pois já tive oportunidade de ser Ala por diversas vezes e cada vez foi diferente e tenho certeza que se eu postar aqui as falhas que eu cometi, ajudariam outros a não cometerem os mesmos erros...
Cordialmente
Zzo
Almir .'.
"Para que o mal vença, basta o homem de bem cruzar os braços"
Tudo o que foi dito tem uma razão, a infeliz experiência que tivemos voltando de Guaratinguetá no último Domingo.
Comboio de 14 motos e um carro
Ala: Zzo
Co-Ala: Glauber
Anjos de 2 rodas: Moura e Edson
Anjo Coxinha: aaajunior66
Relato da Ida:
Tudo transcorreu bem, o Almir nos aguardava no acostamento entrou no comboio em movimento logo após o trevo de Mogi, nos poupando preciosos minutos.
No trevo de Taubaté mais 3 integrantes novos nos aguardavam e desta vez o Co-Ala se destacou do grupo há alguns Km antes do ponto de encontro marcado e foi ao encontro deles para prepará-los e orientá-los em como entrar no grupo em movimento. Outra manobra perfeita. O Líder diminuiu a velocidade de cruzeiro para os 80Km/h e só retomou o ritmo normal da viagem após o retorno do Co-Ala à sua formação original e com a confirmação que tudo havia saído conforme combinado. Uma parada para abastecimento com as motos parando em diagonal, facilitando o abastecimento e agilizando o trabalho dos frentistas (Se tivessemos ensaiado não teria saído tão perfeito)Chegamos bem ao destino e sem nenhuma surpresa.
Relato da Volta
Mantemos a mesma formação, porém sem o aaajunior66 na "retaguarda" e foi justamente aí que começaram os nossos erros...
Com a ausência do "coxinha" no final da fila deveríamos ter reforçado o time de anjos com o pessoal mais experiente do grupo, a experiencia do anjo inspira confiança naqueles que dependem dele na hora de avaliar as manobras de mudanças de faixa (não fizemos
)
Cada membro do comboio tem obrigação de cuidar através do seu retrovisor do integrante imediatamente atrás dele, e este por sua vez do seguinte e assim por diante, e nunca deixá-lo muito pra trás. Isto vale desde o Ala até o último da fila, de maneira a fazer o comboio "funcionar" como um "volume" único, pois a medida que alguem diminuir a velocidade, automaticamente implicará na diminuição da velocidade do seu imediatamente a frente e assim sucessivamente até chegar ao Ala e este perceber que deve diminuir o ritmo pra manter a "compactação" do grupo (não fizemos
)
A mudança de faixa deve acontecer somente após TODOS terem dado seta e sinalizado com a mão e o mais importante SOMENTE APÓS O ANJO, ou seja, o comboio deve mudar de faixa como faria uma carreta ao contrário (primeiro o reboque depois o cavalo)(não fizemos
)
Esta sucessão de falhas acabou com um episódio stressante onde um motorista "endiabrado" jogava seu carro contra o Edson e eu, enquanto o Moura e o Américo tentavam a todo custo alcançar o comboio que saiu em disparada quando eu abandonei a posição de Ala para justamente tentar resgatar o Edson, o Moura e o Américo que sumiram do meu retrovisor, simplesmente porque ninguém se preocupou em cuidar para que eles não ficassem pra trás... a minha tentativa desesperada em manter a compactação do grupo fez com que eu passasse de Ala à Anjo em um piscar de olhos e acabou por deixar eu e o Edson totalmente vulneráveis e a mercê de um psicopata assassino que felizmente depois de algumas manobras insânas (minhas inclusive
) resolveu nos deixar em paz...
Que isto nos sirva de lição, e aprendizado aos que se aventurarem na arte da condução dos comboios.
Saudações Estradeiras e Conscientes
Zzo
Tudo transcorreu bem, o Almir nos aguardava no acostamento entrou no comboio em movimento logo após o trevo de Mogi, nos poupando preciosos minutos.
No trevo de Taubaté mais 3 integrantes novos nos aguardavam e desta vez o Co-Ala se destacou do grupo há alguns Km antes do ponto de encontro marcado e foi ao encontro deles para prepará-los e orientá-los em como entrar no grupo em movimento. Outra manobra perfeita. O Líder diminuiu a velocidade de cruzeiro para os 80Km/h e só retomou o ritmo normal da viagem após o retorno do Co-Ala à sua formação original e com a confirmação que tudo havia saído conforme combinado. Uma parada para abastecimento com as motos parando em diagonal, facilitando o abastecimento e agilizando o trabalho dos frentistas (Se tivessemos ensaiado não teria saído tão perfeito)Chegamos bem ao destino e sem nenhuma surpresa.
Mantemos a mesma formação, porém sem o aaajunior66 na "retaguarda" e foi justamente aí que começaram os nossos erros...
Com a ausência do "coxinha" no final da fila deveríamos ter reforçado o time de anjos com o pessoal mais experiente do grupo, a experiencia do anjo inspira confiança naqueles que dependem dele na hora de avaliar as manobras de mudanças de faixa (não fizemos
Cada membro do comboio tem obrigação de cuidar através do seu retrovisor do integrante imediatamente atrás dele, e este por sua vez do seguinte e assim por diante, e nunca deixá-lo muito pra trás. Isto vale desde o Ala até o último da fila, de maneira a fazer o comboio "funcionar" como um "volume" único, pois a medida que alguem diminuir a velocidade, automaticamente implicará na diminuição da velocidade do seu imediatamente a frente e assim sucessivamente até chegar ao Ala e este perceber que deve diminuir o ritmo pra manter a "compactação" do grupo (não fizemos
A mudança de faixa deve acontecer somente após TODOS terem dado seta e sinalizado com a mão e o mais importante SOMENTE APÓS O ANJO, ou seja, o comboio deve mudar de faixa como faria uma carreta ao contrário (primeiro o reboque depois o cavalo)(não fizemos
Esta sucessão de falhas acabou com um episódio stressante onde um motorista "endiabrado" jogava seu carro contra o Edson e eu, enquanto o Moura e o Américo tentavam a todo custo alcançar o comboio que saiu em disparada quando eu abandonei a posição de Ala para justamente tentar resgatar o Edson, o Moura e o Américo que sumiram do meu retrovisor, simplesmente porque ninguém se preocupou em cuidar para que eles não ficassem pra trás... a minha tentativa desesperada em manter a compactação do grupo fez com que eu passasse de Ala à Anjo em um piscar de olhos e acabou por deixar eu e o Edson totalmente vulneráveis e a mercê de um psicopata assassino que felizmente depois de algumas manobras insânas (minhas inclusive
Que isto nos sirva de lição, e aprendizado aos que se aventurarem na arte da condução dos comboios.
Zzo
Família
VIRU'S
VIRU'S
Concordo com voce, faltou a posição de Anjo esquecemos de identificar quem seria o Anjo. Na Dutra não dá pra ir muito devagar na volta porque os caminhões atropelam agente eu estava bem atraz e vi chegando na cola do comboio uma jamanta que parecia sem freio. Vixe nem me lembre. Na proxima eu vou de Anjo pode deixar. Nesse caso das ultrapassagem eu faço o seguinte:zzosurfer escreveu:Tudo o que foi dito tem uma razão, a infeliz experiência que tivemos voltando de Guaratinguetá no último Domingo.
Relato da Ida:
Relato da Volta
Com a ausência do "coxinha" no final da fila deveríamos ter reforçado o time de anjos com o pessoal mais experiente do grupo, a experiencia do anjo inspira confiança naqueles que dependem dele na hora de avaliar as manobras de mudanças de faixa (não fizemos)
Cada membro do comboio tem obrigação de cuidar através do seu retrovisor do integrante imediatamente atrás dele, e este por sua vez do seguinte e assim por diante, e nunca deixá-lo muito pra trás. Isto vale desde o Ala até o último da fila, de maneira a fazer o comboio "funcionar" como um "volume" único, pois a medida que alguem diminuir a velocidade, automaticamente implicará na diminuição da velocidade do seu imediatamente a frente e assim sucessivamente até chegar ao Ala e este perceber que deve diminuir o ritmo pra manter a "compactação" do grupo (não fizemos)
A mudança de faixa deve acontecer somente após TODOS terem dado seta e sinalizado com a mão e o mais importante SOMENTE APÓS O ANJO, ou seja, o comboio deve mudar de faixa como faria uma carreta ao contrário (primeiro o reboque depois o cavalo)(não fizemos)
Esta sucessão de falhas acabou com um episódio stressante onde um motorista "endiabrado" jogava seu carro contra o Edson e eu, enquanto o Moura e o Américo tentavam a todo custo alcançar o comboio que saiu em disparada quando eu abandonei a posição de Ala para justamente tentar resgatar o Edson, o Moura e o Américo que sumiram do meu retrovisor, simplesmente porque ninguém se preocupou em cuidar para que eles não ficassem pra trás... a minha tentativa desesperada em manter a compactação do grupo fez com que eu passasse de Ala à Anjo em um piscar de olhos e acabou por deixar eu e o Edson totalmente vulneráveis e a mercê de um psicopata assassino que felizmente depois de algumas manobras insânas (minhas inclusive![]()
) resolveu nos deixar em paz...
Zzo
Pulo para a esquerda pra segurar o transito ate que todos passem para a esquerda , mas nesse caso todo mundo tem q presar a atenção no companheiro de traz. Acho que assim resolve.
É assim que constumo fazer quando ando em um grupo menor. Acho que pode ser aplicado no maior também.
Alguem tem outra sugestão?
Almir .'.
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Eu gostaria que TODOS passassem pela função de Líder e Anjo, pelo menos 1 vez na vida, para darem o devido valor, e ajudarem aqueles que estão desempenhando esta atividade. É ESTRESSANTE! O Líder precisar olhar para frente e para trás, ao mesmo tempo! Precisa ser um "camaleão" para apontar cada olho em uma direção diferente
. O Anjo precisa ter sangue frio e aguentar a "bufada quente" de um carro ou caminhão em suas costas, enquanto o comboio faz uma ultrapassagem.
Então deixo uma mensagem para os "passageiros do comboio": Tenham confiança em seu Líder e Anjos, obedeça-os, e mantenha-se alerta durante o trajeto. É possível e NECESSÁRIO curtir a paisagem sem deixar de estar atento ao deslocamento do comboio. Não deixe abrir "buracos" no comboio, à não ser que sua motocicleta esteja com problemas, e isso deve ser tratado de outra forma (deve ir para o início do comboio). E não é porque você está sendo conduzido por um Líder e Anjos, que irá se abster da responsabilidade de piloto. Mantenha a atenção, siga as normas de trânsito.
Na minha opinião, este é o procedimento mais seguro. Mas é claro que precisamos discutir para ter novos pontos de vista.
Então deixo uma mensagem para os "passageiros do comboio": Tenham confiança em seu Líder e Anjos, obedeça-os, e mantenha-se alerta durante o trajeto. É possível e NECESSÁRIO curtir a paisagem sem deixar de estar atento ao deslocamento do comboio. Não deixe abrir "buracos" no comboio, à não ser que sua motocicleta esteja com problemas, e isso deve ser tratado de outra forma (deve ir para o início do comboio). E não é porque você está sendo conduzido por um Líder e Anjos, que irá se abster da responsabilidade de piloto. Mantenha a atenção, siga as normas de trânsito.
Camarada, esta é uma questão discutível. Quem decide se deve ser feita uma ultrapassagem ou mudança de pista é o Líder. É através da seta que o Líder comunica ao piloto de trás, que liga a seta e comunica o piloto de trás, e assim sucessivamente, até que esta "mensagem" chegue ao Anjo que é quem decide quando aquela ultrapassagem pode ser feita com segurança, fechando a passagem dos outros veículos. Neste momento, o Líder aguarda que o último veículo passe por ele, que toda a pista lateral fique vazia, e então o Líder comanda a ultrapassagem com o braço. Então, aumenta-se a velocidade, faz-se a ultrapassagem, e volta para a pista anterior, se necessário.zzosurfer escreveu:...A mudança de faixa deve acontecer somente após TODOS terem dado seta e sinalizado com a mão e o mais importante SOMENTE APÓS O ANJO, ou seja, o comboio deve mudar de faixa como faria uma carreta ao contrário (primeiro o reboque depois o cavalo)(não fizemos)...
Na minha opinião, este é o procedimento mais seguro. Mas é claro que precisamos discutir para ter novos pontos de vista.
- JocaMartins
Olá galera,
Eu sou anjo desde que cheguei ao grupo, e acho que os lideres tinham que ter mais atenção ao espelho.
Pois o lider é quem conduz o pelotão e sabendo que o pelotão tem mais de 500 m não adianta chegar muito junto para fazer a ultrapagem, pois os que estão no fim da fila vão com certeza ter problemas.
Depois de quase 40.000 km rodado com grupo de 5 até 35 motos, posso dizer com bom conhecimento de causa:
1- O lider é quem dirige o comboio e não tem preocupação com o mesmo, só vai alertar o ferrolho com conduzir o comboio.
2- Ferrolho, tem que ter uma pratica de conduzir o pessoal para poder agrupar as maquinas de pequena cilindrada e não deixar descarrar ou abrir lacunas no comboio, para isto ele tem que ficar 80% do tempo no espelho.
3- CoAla, tem que fazer com que o pessoal saiba a hora certa para sair na ultrapassagem, e o coala da direita é que faz o grupo se agrupar quando vai ficando vago. Ai o anjo não precisa sair lá de trás e vir pedir para o pessoal se agrupar.
4- Anjo é que conduz a ultrapassagem do comboio, pois vendo a aprocimidade do ponto de ultrapassagem ele sai no final do comboio e segura o transito, com o farol ele dá sinal para o CoAla da esquerda e ele é que vai puxar o comboio para ultrapassagem.
É muito treinamento, mais eu acho que isto é correto.
bele...
Aberto a disculção....
Eu sou anjo desde que cheguei ao grupo, e acho que os lideres tinham que ter mais atenção ao espelho.
Pois o lider é quem conduz o pelotão e sabendo que o pelotão tem mais de 500 m não adianta chegar muito junto para fazer a ultrapagem, pois os que estão no fim da fila vão com certeza ter problemas.
Depois de quase 40.000 km rodado com grupo de 5 até 35 motos, posso dizer com bom conhecimento de causa:
1- O lider é quem dirige o comboio e não tem preocupação com o mesmo, só vai alertar o ferrolho com conduzir o comboio.
2- Ferrolho, tem que ter uma pratica de conduzir o pessoal para poder agrupar as maquinas de pequena cilindrada e não deixar descarrar ou abrir lacunas no comboio, para isto ele tem que ficar 80% do tempo no espelho.
3- CoAla, tem que fazer com que o pessoal saiba a hora certa para sair na ultrapassagem, e o coala da direita é que faz o grupo se agrupar quando vai ficando vago. Ai o anjo não precisa sair lá de trás e vir pedir para o pessoal se agrupar.
4- Anjo é que conduz a ultrapassagem do comboio, pois vendo a aprocimidade do ponto de ultrapassagem ele sai no final do comboio e segura o transito, com o farol ele dá sinal para o CoAla da esquerda e ele é que vai puxar o comboio para ultrapassagem.
bele...
Aberto a disculção....
Concordo com você JocaJocaMartins escreveu:Olá galera,
bele...
Aberto a disculção....
-
Edson Oliveira
Turma, ao lerem os meus comentários, considerem que se trata de uma opinião exclusivamente minha. Desse modo, não tenho a pretensão de ser o "dono da verdade", mas, tão somente aprender e contribuir com a melhor padronização do deslocamento em comboio, bem como, andar de motocicleta da forma mais correta e segura possível.almirafo escreveu: Concordo com voce, faltou a posição de Anjo esquecemos de identificar quem seria o Anjo. Na Dutra não dá pra ir muito devagar na volta porque os caminhões atropelam agente eu estava bem atraz e vi chegando na cola do comboio uma jamanta que parecia sem freio. Vixe nem me lembre. Na proxima eu vou de Anjo pode deixar. Nesse caso das ultrapassagem eu faço o seguinte:
Pulo para a esquerda pra segurar o transito ate que todos passem para a esquerda , mas nesse caso todo mundo tem q presar a atenção no companheiro de traz. Acho que assim resolve.
É assim que constumo fazer quando ando em um grupo menor. Acho que pode ser aplicado no maior também.
Alguem tem outra sugestão?
Prezado Almir, entendo que, nesse caso, a formação do comboio, como retornamos todos juntos, foi a mesma. Portanto, como nada foi falado a esse respeito, as posições ocupadas na ida, foram de certa forma, mantidas na volta.
Você tem razão, comboio pequeno é uma coisa, mas, quando temos outro com grande número de motocicletas e ainda por cima, em se tratando de Rodovia Presidente Dutra em "horário de pico", é outra bem mais complicada.
ZZo, parabéns pelo reavivamento do tópico e o retorno a um assunto de suma importância e eu diria, até polêmico.
Bem, quanto ao ocorrido citado por ti, friso que estávamos na Rodovia Presidente Dutra, que por si só, dispensa maiores comentários, quem dirá, em horário de pico então
Tudo começou quando eu estava lá atrás (pista da esquerda, velocidade 120km/h no meu marcador), e o Moura (na minha fente, mas na pista da direita e o Américo atrás dele, também na pista da direita)quando sinalizei para que entrassem na formação da esquerda,a fim de que se juntassem ao comboio novamente.
Nesse meio tempo, rapidamente o tráfego intenso se amontoou num determinado trecho de aclive da Rodovia entre carros lentos, ônibus e caminhões, quando apareceu o tal carro vermelho, piscando faróis, dando seta desesperadamente para esquerda pedindo passagem. Mas, nessa velocidade, vou entrar aonde? Como?
Nesse momento percebi que seria mais uma daquelas situações de tensão, onde o famigerado motorista impaciente e imperito, achou, erroneamente que aquele trânsito todo estava sendo causado por nós motociclistas (Comboio), por isso, começou a pressionar desesperadamente o último motociclista para que saísse de sua frente. Mas, e o resto do comboio? Como iria ficar? O quê fazer? Sair da frente para assistir o "strike" dos demais? Ou aguardar, o melhor momento (ou o pior momento) para sair dalí?
Me desculpem a franqueza, isso eu nunca farei. Bem como, nunca direi ser melhor que esse ou aquele. Afinal, sempre soube que falar é mais fácil do que fazer. Digam o que quiserem (loucura, irresponsabilidade, etc), mas na verdade, faço isso, apenas, quando necessário e quando não há outra alternativa, sempre no intuito de ajudar o grupo, sei lidar com críticas numa boa, mas, também, convido os irmãos a ocuparem esta função, como bem sugeriu o irmão Jirschik. Daí perceberão que a "coisa" não é tão simples assim, ou seja, não é só sair da frente do carro ou entrar na frente de um caminhão e pronto. Tem muita coisa a ser considerada além disso!
Inclusive já ví esta situação ocorrer em outros comboios, tanto na irmandade, quanto em passeios de outros motoclubes, em que eu não ocupava esta função, mas, a penúltima fila do pelotão, que é onde eu gosto de andar, quando possível.
Uma outra observação apropriada que tenho a fazer, é que os integrantes do comboio devem manter a calma quando o líder liga o pisca. O que vejo, de forma repetida, é o lider ligar a seta para indicar que pretende mudar de faixa, e, de forma simultânea, o restante do grupo aciona a seta e também ENTRA NA OUTRA FAIXA "com tudo" (sem esperar o anjo exercer sua função), causando atropelo e desordem momentânea no comboio.
Aponto esse, como um dos erros frequentes na pilotagem em comboio, inclusive no passeio que fizemos no último domingo.
Por fim, ressalto que senti falta do "briefing", destacando desde logo a mea-culpa.
Outra necessidade a apontar: Discutir e abordar o aprimoramento dos passeios em comboio, seja no item de condução, segurança e deslocamento do comboio, a exemplo do que estamos fazendo aqui.
Como disse, esta é a minha opinião. Estou aqui para aprender muito mais do que ensinar
Edson

-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Não é fácil pilotar olhando pelo retrovisor. Se isso é difícil para o Líder, imagine todo o comboio ter que olhar para o retrovisor esperando um comando de trás. Quem olhará para frente?Edson Oliveira escreveu:...Uma outra observação apropriada que tenho a fazer, é que os integrantes do comboio devem manter a calma quando o líder liga o pisca. O que vejo, de forma repetida, é o lider ligar a seta para indicar que pretende mudar de faixa, e, de forma simultânea, o restante do grupo aciona a seta e também ENTRA NA OUTRA FAIXA "com tudo" (sem esperar o anjo exercer sua função), causando atropelo e desordem momentânea no comboio.
E há situações em que o Líder precisa desistir de executar uma ultrapassagem. Isso acontece quando o Anjo não tem opção para fechar o tráfego, ou quando as condições da pista não são mais favoráveis a uma ultrapassagem, como um aclive acentuado, trânsito, desvio, etc.
Por isso, SIGAM O LÍDER. Líder e Anjos "se conversam" por sinais de luz (difícil de identificar), sinais de mão, sinal de rádio, "transmissão de penssamento" e o que mais puderem inventar. Mas SIGAM APENAS OS COMANDOS DO LÍDER, pois "cachorro de dois donos, morre de fome"!
-
Edson Oliveira
Galera, após "meia hora de risos" por ler (última parte) esses comentários (sem me esquecer que o assunto é sério), com certeza temos muito a discutir e a aprender, haja vista que o nosso destemido comboião já visitou várias cidades com êxito e sem maiores problemas. Cada qual com seus erros e acertos, medos e ansiedades!!!jirschik escreveu:Não é fácil pilotar olhando pelo retrovisor. Se isso é difícil para o Líder, imagine todo o comboio ter que olhar para o retrovisor esperando um comando de trás. Quem olhará para frente?Edson Oliveira escreveu:...Uma outra observação apropriada que tenho a fazer, é que os integrantes do comboio devem manter a calma quando o líder liga o pisca. O que vejo, de forma repetida, é o lider ligar a seta para indicar que pretende mudar de faixa, e, de forma simultânea, o restante do grupo aciona a seta e também ENTRA NA OUTRA FAIXA "com tudo" (sem esperar o anjo exercer sua função), causando atropelo e desordem momentânea no comboio.
E há situações em que o Líder precisa desistir de executar uma ultrapassagem. Isso acontece quando o Anjo não tem opção para fechar o tráfego, ou quando as condições da pista não são mais favoráveis a uma ultrapassagem, como um aclive acentuado, trânsito, desvio, etc.
Por isso, SIGAM O LÍDER. Líder e Anjos "se conversam" por sinais de luz (difícil de identificar), sinais de mão, sinal de rádio, "transmissão de penssamento" e o que mais puderem inventar. Mas SIGAM APENAS OS COMANDOS DO LÍDER, pois "cachorro de dois donos, morre de fome"!
- Quem você vai seguir hoje?
- Ah, hoje eu vou seguir o Líder, porque eu gosto dele.
- Uhmmm, mas eu vou seguir o Anjo, porque ele é mais bonito...
É como já sabemos, "estranho personagem, esse tal de motociclista"