Tudo sobre velas

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
wellrod
Contato:

Se não trocar a vela no período recomendado a probabilidade é de que o consumo de sua moto aumente... e em casos mais graves, se uma das velas pararem de funcionar, vc ocasionará uma falha na queima causando instabilidade no funcionamento do motor...

no caso da shadow 750 ela utiliza 4 velas... 2 para cada cilindro... segundo um amigo meu explicou, uma das velas tem uma função de "pré-explosão"... não entendi muito... mas é meio q uma vela reserva... (explicando de um modo muito grosseiro)

em termos lógicos,

uma vela tem a função de produzir a centelha que irá dar a explosão no cilindro para o funcionamento de todo o sistema dos motores... se vc não tiver produzindo a centelha por algum motivo, essa explosão não acontecerá de forma correta, podendo ocasionar danos no motor... tipo funcionar somente 1 cilindro... a moto ficará toda inconstante... perderá potência... essas coisas...

(se eu estiver errado, me corrijam por favor!!!)

uma vela possui um desgaste natural... tem vários manuais na net com fotos dos possíveis desgastes de vela...
portanto compensa muito vc trocar as velas SEMPRE no período recomendado... não são caras... o preço varia de 11 a 13 reais cada vela... não trocar significa uma economia burra diante dos futuros problemas que ela pode causar no motor...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
L340
Moderador
Contato:

wellrod escreveu:Se não trocar a vela no período recomendado a probabilidade é de que o consumo de sua moto aumente... e em casos mais graves, se uma das velas pararem de funcionar, vc ocasionará uma falha na queima causando instabilidade no funcionamento do motor...

no caso da shadow 750 ela utiliza 4 velas... 2 para cada cilindro... segundo um amigo meu explicou, uma das velas tem uma função de "pré-explosão"... não entendi muito... mas é meio q uma vela reserva... (explicando de um modo muito grosseiro)

em termos lógicos,

uma vela tem a função de produzir a centelha que irá dar a explosão no cilindro para o funcionamento de todo o sistema dos motores... se vc não tiver produzindo a centelha por algum motivo, essa explosão não acontecerá de forma correta, podendo ocasionar danos no motor... tipo funcionar somente 1 cilindro... a moto ficará toda inconstante... perderá potência... essas coisas...

(se eu estiver errado, me corrijam por favor!!!)
Cara, numa moto com dois cilindros perde a potência, a minha tem um só, se falhar eu fico literalmente na roça, pq eu duvido que falhe quando eu estiver saindo de casa, seguindo a Lei de Murphy vai falhar num domingo que eu esteja de plantão no trabalho.
wellrod escreveu: ...uma vela possui um desgaste natural... tem vários manuais na net com fotos dos possíveis desgastes de vela...
portanto compensa muito vc trocar as velas SEMPRE no período recomendado... não são caras... o preço varia de 11 a 13 reais cada vela... não trocar significa uma economia burra diante dos futuros problemas que ela pode causar no motor...
Sim, é barato mesmo, já havia pesquisado o preço numa situação anterior com a Intruder, mas o fato é que provavelmente não trocaram, ela está meio escura e opaca no eletrodo lateral e um marrom médio no isolador. Não sei quanto tempo isso vai durar, mas se no manual mandaram trocar, vamo trocar, só queria saber se é possível colocar uma vela de melhor qualidade. Cada peça que eu desconfio que esteja com problema na minha Kansas eu estou trocando por equivalente de qualidade (pelo menos melhor qualidade que a original).
Pelo que andei lendo, vela ruim pode detonar o motor. :shock:
Vou comprar comum mesmo, mas ainda estou com a idéia da Iridium na cabeça.

Valeu!
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
wellrod
Contato:

Pelo q já li e já me falaram a respeito, a única coisa q vc pode melhorar com uma vela melhor é o consumo... usando velas padrão e trocando no período certo já tá de bom tamanho!!! a iridium é cara, difícil de achar e acho que não trará tantos benefícios pelo trabalho e preço q ela te dá...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Wolverine

As velas com eletrodo Iridium produzem uma centelha muito mais eficiente, queimando todo o combustível disponível dentro da câmara:

Imagem

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/tS4MV2pELyU?fs ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/tS4MV2pELyU?fs ... t_BR&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

A queima dessas velas é tão eficiente que não permite leitura da vela (analise da queima através da coloração da ceramica da vela).
Ou seja, mesmo que a mistura estiver rica (muito combustível) ela dará conta de queimá-lo.Isso dá muito mais torque, potencia final,diminui consumo e acaba com estouros no escapamento.

Posso assegurar que o investimento nessa vela vale a pena,qualquer preparação consciente numa moto deve ser acompanhada de substituição das velas originais por velas de iridium, tanto que são padrão no MotoGP.

Uso na minha Drag duas Denso Iridium, paguei na época algo em torno de 55 dolares, provavelmente troco de moto antes de trocar de velas.

Abs
wellrod escreveu:Pelo q já li e já me falaram a respeito, a única coisa q vc pode melhorar com uma vela melhor é o consumo... usando velas padrão e trocando no período certo já tá de bom tamanho!!! a iridium é cara, difícil de achar e acho que não trará tantos benefícios pelo trabalho e preço q ela te dá...
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
wellrod
Contato:

OCê falando eu acredito... mas tudo q já li a respeito de velas está relacionado ao consumo... nada mais... a potência e torque independem das velas...

sobre a queima eficiente eu concordo plenamente... mas vc também num concorda comigo q o cilindro tem uma quantidade exata de volume cubico justamente para aquela queima? vc tendo uma queima eficiente, vc não estará fazendo "mais do que a obrigação" de queimar aquele volume exato que a moto foi projetada... isso não vai me aumentar em nada o que a moto já foi "projetada" pra fazer...

e também o que sei é q velas podem causar a detonação dos pistões se estiverem em condições ruins...

O que melhora o desempenho de motos é uma mistura bem ajustada, um bom filtro de ar... mas é o q sei apenas... posso estar redondamente enganado!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
wellrod
Contato:

num moto GP a história é mto diferente... trabalha-se com milisegundos de diferença do outro concorrente... então cada peça da moto tem que ser devidamente ajustada para funcionar em perfeita harmonia... então esse fator da explosão "perfeita" que essas velas proporcionam, com certeza surte um efeito enorme no "resultado final" da moto... tipo a queima exata, no ponto exato, com a mistura exata, filtros exatos, compressão ajustada, etc... é todo o conjunto...

mas po... pensa só em nóizzzz... simples humanos... usando esse combustível bostícula que compramos a preço altíssimo... que mais tem água e naftalina do que combustível... tem dias q eu penso em abrir a minha geladeira e jogar uma garrafa de água no tanque... deve dar o mesmo efeito...

e nossas pistas... limpinhas... sem buracos... sem poeira... sem sujeira...

sei lá... sei lá... rsrsr
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
wellrod
Contato:

consultando o São GUGLU óia aí o q encontrei:

1. A Função da Vela de Ignição

A função da vela de ignição é conduzir a alta voltagem elétrica para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível.
Apesar de sua aparência simples, é uma peça que requer para sua concepção a aplicação de tecnologia sofisticada, pois ao seu perfeito desempenho está diretamente ligado o rendimento do motor, os níveis de consumo de combustível, a maior ou menor carga de poluentes nos gases expelidos pelo escape, etc.

Fonte: http://www.autonewsbr.hpg.ig.com.br/Materias/vela.htm

Esse site é bom pra caramba... tem outras explicações sobre vela... mas no geral estão associadas ao consumo e níveis de poluição...

se alguém achar mais coisas aí mandem pra gente se aprofundar nesse trem aí q eu me amarro em pesquisar!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
wellrod
Contato:

sem contar q em motosGP cada motor é preparado para uma corrida apenas... ou seja... o estado q ele deve sair depois de cada corrida... sendo utilizado ao extremo... imaginem o estrago q essas "super-tunadas" q tentamos dar num devem causar no motor de um simples mortal... e ainda usando essa nossa gasolina cheia dáaaguaaaa...

acho q o único fator positivo é uma maior durabilidade que essas velas podem ter... pois são testadas ao extremo... aí sim... durabilidade eu concordo plenamente...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
Wolverine

A durabilidade já paga a diferença de preço de uma vela comum e uma Iridium.

Como pode ver na primeira foto que postei, a diferença é que a explosão é regular em toda a câmara,enquanto na vela convencional fica irregular e não preenche a câmara.

Consumo: Queimando tudo o que está na câmara, poderá regular sua moto para a mistura ideal. Se queimar apenas parte, vai ter que dar mais combustível, que não será queimado e jogará fora pelo escapamento.

Emissão de poluentes: Como todo o combustível será queimado dentro da câmara, não jogará mistura não queimada pelo escapamento,que corresponde em grande parte pela emissão de poluentes de sua moto.
Isso é o motivo de motos mais recentes serem reguladas com uma mistura muito pobre,pois senão não passariam na inspeção veicular.

O rendimento (performance X consumo) também é resultante da queima total da mistura, evitando desperdício de combustível e da força que ele geraria.

Claro que não é uma solução milagrosa. A vela de Iridium deve ser parte de um conjunto de ajustes para extrair o máximo de potencial do motor, sem prejuízo à sua durabilidade.

Todos os meus projetos levam em conta isso.
Fazer intervenções na moto para ela andar mais tem vários caminhos:
Pode optar por andar MUITO e destruir seu motor em poucos quilômetros;
Pode deixar original e ter performance e durabilidade igual a qualquer um;
Ou pode investir tempo, estudo e capital para chegar ao ajuste mais eficiente,que te dará maior performance e também maior durabilidade.

Como faço isso em minhas motos de uso,só me dou por satisfeito quando chego à este equilíbrio.

Abs

Abs
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
TRON

Afinal de contas vale apena colocar vela de iridium na MIRAGE 250 EFI?
Vai ter problema para passar no CONTROLAR??
Fica mais economica ou melhora a potencia ou etc....?????
Qual a diferença em Km/l???

8)
Imagem
Responder