Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Cuba escreveu:...Ontem descobri que as paradas da moto não era por causa do sensor do pézinho, mas o fio do sensor que vai para o chicote, em alguma parte ele esta partido, mas como um fio que fica dentro pode partir assim?

Estou pensando em trocar todo o chicote principal, alguém tem idéia de valores?...
Pode ser que o fio esteja partido próximo dos conectores. Isso é o mais comum, pois é por ali que puxamos e empurramos o fio para soltar e prender dos contatos.

Outra falha pode ocorrer se o fio ficar próximo de uma chapa ou chassis e com a vibração natural, gastar a isolação, expondo o condutor.

Troca do chicote... Nem imagino o quando isso envolveria. Mas sei que se eu precisasse disso, eu mesmo faria, fio por fio, pois suponho que o custo e disponibilidade devam ser proibitivos!
Imagem
Cuba

jirschik escreveu:
Cuba escreveu:...Ontem descobri que as paradas da moto não era por causa do sensor do pézinho, mas o fio do sensor que vai para o chicote, em alguma parte ele esta partido, mas como um fio que fica dentro pode partir assim?

Estou pensando em trocar todo o chicote principal, alguém tem idéia de valores?...
Pode ser que o fio esteja partido próximo dos conectores. Isso é o mais comum, pois é por ali que puxamos e empurramos o fio para soltar e prender dos contatos.

Outra falha pode ocorrer se o fio ficar próximo de uma chapa ou chassis e com a vibração natural, gastar a isolação, expondo o condutor.

Troca do chicote... Nem imagino o quando isso envolveria. Mas sei que se eu precisasse disso, eu mesmo faria, fio por fio, pois suponho que o custo e disponibilidade devam ser proibitivos!
Então, tentei ver isso sozinho hj de manha, puxei o fio até a parte que fica entre os dois cilindros, como chegou um ponto que nao deu pra puxar mais e não resolveu o problema, pediu pra um amigo legar a moto na CC, pego ela amanhã, vamos ver como ficou e o que reslmente era...

abraços,
Cuba.
TRON

Este esquema foi criado pelo Giovani no ORKUT, para desligar o farol e a lanterna traseira na hora da partida para as EFI.

Não forçando a bateria e o motor de partida, aumentando a durabilidade de ambos.

"Este mini tutorial deve ilustrar de uma forma bem simples, como fazer que o farol, a lanterna e a luz da placa da sua Mirage se apaguem durante os poucos segundos em que você pressiona o botão de partida.
Poucos segundos que podem significar uma vida útil maior da bateria da sua Mirage e uma partida mais eficiente.

As fotos que tirei foram feitas com um celular, mas acredito que dê para identificar bem as cores dos fios e os conectores utilizados.

O esquema de ligação é bem simples e pode ser facilmente adaptado a qualquer outra motocicleta que tenha o mesmo problema (erro) de projeto. Não tenho aptidão com editores gráficos, por isso ele foi feito no modo tradicional.
Qualquer informação que puder ser acrescentada será bem vinda.
Imagem

O tipo de relê a ser utilizado.
Eu comprei um relê de cinco (05) terminais para uso geral em automóveis. O fabricante é DNI e o modelo dele é DNI 0116 Relê auxiliar de potência.
(40/30A - REVERSOR -12V - 5 Terminais c/ Suporte)
Fig 002
Imagem

Fig 003
Imagem

Fig 004
Imagem
Imagem
junioma

TRON escreveu:Este esquema foi criado pelo Giovani no ORKUT, para desligar o farol e a lanterna traseira na hora da partida para as EFI.

Não forçando a bateria e o motor de partida, aumentando a durabilidade de ambos.

Este mini tutorial deve ilustrar de uma forma bem simples, como fazer que o farol, a lanterna e a luz da placa da sua Mirage se apaguem durante os poucos segundos em que você pressiona o botão de partida.
Poucos segundos que podem significar uma vida útil maior da bateria da sua Mirage e uma partida mais eficiente.

As fotos que tirei foram feitas com um celular, mas acredito que dê para identificar bem as cores dos fios e os conectores utilizados.

O esquema de ligação é bem simples e pode ser facilmente adaptado a qualquer outra motocicleta que tenha o mesmo problema (erro) de projeto. Não tenho aptidão com editores gráficos, por isso ele foi feito no modo tradicional.
Qualquer informação que puder ser acrescentada será bem vinda.
Imagem

O tipo de relê a ser utilizado.
Eu comprei um relê de cinco (05) terminais para uso geral em automóveis. O fabricante é DNI e o modelo dele é DNI 0116 Relê auxiliar de potência.
(40/30A - REVERSOR -12V - 5 Terminais c/ Suporte)
Fig 002
Imagem

Fig 003
Imagem

Fig 004
Imagem
Nossa, estava pensando nisso ontem mesmo!!!!
TRON

Atenção!!!!!
Antes de fazer qualquer alteração na sua motocicleta, esteja certo que tem as habilidades necessárias. Caso contrário, leve a um eletricista que o faça para você.

Primeiro de tudo, desligue a bateria da moto ou remova o fusível da caixinha verde (30 A).

Remova o tanque da moto, então localize na carenagem da entrada de ar na frente da moto do lado direito, um conector que vem do comutador no punho direito com cinco (05) fios.
Fig 005
Imagem

dentifique o fio amarelo e vermelho e deixe-o separado para fazer a ligação dele ao relê.
Fig 006
Imagem

Remova a caixa de fusível azul (aquele de 15 amperes) em baixo do banco e identifique o fio laranja. Deixe separado para ligar ao relé.
Fig 007
Imagem

Remova o fio laranja com terminal do suporte com cuidado para não estragar. 
Fig 008
Imagem

No lugar dele, você colocará o fio de 1,5mm vermelho com 15cm com um terminal em cada extremidade.
Fig 009
Imagem
Imagem
TRON

A outra extremidade do o fio de 1,5mm vermelho com 15cm você ligará ao Relê no ponto 30.
O fio laranja que você removeu do suporte deve ser ligado ao relê no ponto 87a
Fig 010
Imagem

fig 011
Imagem

Fig 012
Imagem

No fio amarelo e vermelho do comutador do punho, você vai juntar um cabinho 1,0 mm, Amarelo e Vermelho 60cm (eu utilizei Verde e Amarelo).

Fig 013
Imagem

Você deverá e esticá-lo até o local do relé. Coloque um terminal na ponta. 
Fig 014
Imagem

Ligue ao relê no ponto 85.
Fig 015
Imagem

No ponto 86 do relé, você vai colocar outro fio “Cabinho 1,0 mm, Verde 15cm” com um terminal e ligar a outra extremidade á terra (eu aterrei no parafuso da trava do banco). 
Fig 016
Imagem

fig 017
Imagem
Imagem
TRON

Feito isso, a ligação esta pronta.
Fig 018
Imagem

Final
fig 019
Imagem

fig 020
Imagem

Verifique novamente todos os passos.

Se tudo estiver certo, você pode religar a bateria, montar todas as partes e dar partida no motor sem exigir muito esforça da bateria.

Eu percebi que a minha moto liga com apenas um toque no botão, sem precisar ficar segurando por dois ou três segundos.
Isso é por que a bateria ficar livre para se encarregar apenas da partida do motor.

Então você pergunta:
E o relê não vai consumir corrente do botão?
O consumo deste tipo de relê é inferior a 250 mA (miliampéres), e muito inferior às luzes da moto.

Espero que ajude.
Abraços.

Giovani Dias
Imagem
jirschik
Moderador
Contato:

Obrigado TRON! Um belo tutorial. :wink:

Vai ganhar 1 estrelinha de participação :D

Hehehehe...
Imagem
mendesinfoware

:lol: Parabéns ! Ótima solução. Tive sérios problemas elétricos com minha Mirage. Troquei bateria e no dia seguinte, nada de partida... Então foi identificado que o problema foi o Retificador que foi pro saco !
Com esta solução, acrescento que não só vai poupar a bateria, motor de arranque, como este infeliz componente que vive dando pau nas Mirage EFI.
EVANDRO - ARUJA
ocara

Tron,

Muito legal o esquema, mas isso não inutiliza a garantia?

Abraços.