Kansas 150: Rodas, Pneus, Câmara, etc

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Dafra

Responder
gildalfer
Contato:

Sobre esse assunto o Carlos (Bitenca) Bittencourt deu sua opinião:

O fabricante recomenda o melhor pneu para a sua moto. Qualquer coisa diferente disso vai piorar em algum aspecto a dirigibilidade dela. É ilusão pensar que nas motocicletas, como nos automóveis o pneu maior dá mais aderência, é melhor. A curvatura do perfil dos pneus é de suma importância para a ciclística das motocicletas e ao alterar as medidas esse perfil vai mudar e prejudicar a maneabilidade e estabilidade de todo o conjunto. Inclusive é recomendado sempre utilizar a mesma marca e modelo de pneus na frente e atrás, por esse motivo. Quanto às marcas, são equivalentes.

Extranho... eu só notei melhoras... inclusive, ve la se chines usa engenheiro pra projetar alguma coisa! Eles copiam...
HEHEHHEHEE

Brincadeiras a parte, o uso de pneus menores são apenas cortes de custos. Não é ilusão de que o aumento da área de aderencia em qualquer veículo aumente a estabilidade. O que pode ocorrer, e geralmente ocorre, é que pneus com medidas maiores aumentam o peso do veículo e seus atrito com o solo, podendo levar ao aumento do consumo de combustível... mas esse é o único problema.

Procure um engenheiro de automotiva e converse com ele. Assim você poderá ser informar melhor.
Manocharlie

Eu tb n acho que pneu mais largo prejudique a moto, como o rapaz acima disse, só acarreta no consumo de combustível pq exigirá mais força para andar já que a superfície de contato é maior, mas posso até arriscar e confirmar que pneus mais largos deixam a moto com mais aderência. Os pneus mais largos possuem o diferencial bem pequeno então trocar um 130/90 por um 150/70 seria perfeito, já que aumenta 2 cm lateralmente e diminui 2 de altura, então não corre o risco de arrastar no paralamas quando pegar fim de curso do amortecedor. Mas tb é só n exagerar e trocar um 130 por um 200 :/ Mas uma duvida que n tiraram (pelo menos no pouco que li), um pneu 150/70 cabe na roda de um pneu 130/90? Ou precisa trocar a roda tb? Desde já eu agradeço.
Mirage 250
Paulista

Não necessariamente... é só olhar a especificação do pneu. Cada pneu é feito para ser colocado em uma roda de uma determinada medida. Por exemplo, o penu original da minha moto é da medida 3.50 16. Isso significa que o pneu tem 3.5 polegadas de largura e é feito para ser instalado em rodas de 16 polegadas. Agora uso um pneu 120/90 16. significa que uso um penu de 120 mm de largura por 90% de altura (108mm) feito para ser instalado em rodas de 16 polegadas.
Então é só olhar a especificação do pneu.

Abraços,
Manocharlie

Não isso eu sei amigo, o que quis dizer é que várias pessoas já colocaram pneus mais largos em rodas originais, tipo, foi pouca coisa mas são mais largos. Em um outro tópico eu vi um cara que colocou um pneu 130/90 numa roda que possuía um pneu de 120/90, apenas 1cm a mais, mas será que da pra colocar dois números a mais sem precisar trocar a roda?
Mirage 250
Paulista

Mano,
Foi o q eu fiz, e na roda original. Substitui um pneu 3.50 ( que dá uns 85 mm) por um penu 120 mm...
Mantive a mesma roda.
stradeiro cansado

Em relação a pneu mais largo é só olhar a minha 'perereca' atual, cbx 200 Strada. Quem nunca colocou o pneu trazeiro da Strada numa CG ou YBR ??
O pneu dá até maior conforto, só que tem suas 'pequenas' desvantagens...aumenta o consumo pelo peso extra e arrasto... Só que esse consumo extra é traticamente insignificante... tudo tem seu preço.
No assunto de usar o modelo que o fabricante da moto indica, também tem market no meio... Se alguém levasse isso a sério nínguem fazia custom, tuning, chopper, bobber...
Fato: a motoca é minha e é assim que eu quero!!!
Fica filé mano...e quem já fez não tá reclamando!!
gildalfer
Contato:

Eu concordo contigo, Stradeiro. Mas todos aqueles que customizam, choperizam ou boberizam (hehehehe) suas motos o fazem já adaptando suspensões, ciclística, etc., de acordo com os pneus que vão usar ou vice-versa.
Mas se v. se adaptar bem ao novo pneu, tudo bem :!:
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
stradeiro cansado

Mano faz assim, conversa com um mecânico de sua confiança sobre isso. E trata de arranja um se ainda não tiver.
Até pq tem diferênça entre os pneus com as mesmas medidas ( 120/90-16 no caso ). Tem tipo que é produzido para durar mais,só que acaba sendo com barracha + dura e acaba sendo um pneus 'mais lento'. E tem uns com borracha macia e com isso 'mais velozes' , só que duram menos. Vai depender da sua necessidade e 'pegada'...
Não sei se a Pirelli fabrica pneus nessas medidas, mas se produzirem eu recomendo!! São os mais speed...
Michelin também são bons...
Só não pega Levorin, são mais "havaianas" ... eu comprei uma YBR maravilhosaaaaa, só que ela veio com um par de levorin, um belo dia, o meu trazeiro furou ( pneu, se liga!! ). Ai eu andei umas duas quadras até um borracheiro, o biscate do pneu impenou todo... O borracheiro perguntou se eu tava com carona . De um simples remendo de R$ 5,00 me custou R$ 5,00 + R$ 130,00 de um Pirelli decente( opa, aquele de strada...^^ )
Vê o caso da "MINHA SENHORA" ( é assim que chamo a Strada ), eu passei num burraco ENORME, furrei o dianteiro e quebrei a roda trazeira. Como o trazeiro era zerado ( Pirelli ), ela aguentou o coice. O dianteiro coitado rasgou, só que o motoqueiro lezado ( que sou eu ) pensou que só tinha baixado a pressão. Andei até chegar em casa normal a 80KM com o pneu dianteiro furado e a moto numa boa. só tava ruim de cuva parecia q o dianteiro ia "desembeiçar".
Não se deixa levar pela economia pq acaba saindo mais caro.!!

Aff... num para de falar... ^^

Ha, a foto do avatar é a 'MINHA SENHORA'!!!
Fernandotst

Mas qual a medida em cm do pneu da kansas, seria 100/90 ou 100/80?
Mais vale uma motinho na minha mão, do que um motão nas mãos dos outros!!!
Responder