Mirage 250 EFI: Problemas elétricos em Geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Franero

Boa noite mirageitos.
É triste, mas na verdade nossas mirages foram muito mal elaboradas, principalmente a elétrica. Uma pena, pois ela tem estilo. Bom... entre trancos e barrancos vamos seguindo.
SemControle

hj cedo foram 3 ou 4 partidas até q pegou com o som abafado, ai apagou, custou ligar novamente com o som abafado, acelerava e morria, notei a luz FI ligada.....
tentei andar, sem força, sem resposta.....
fui de carro então trabalhar, de noite sai do serviço e fui até em casa, bati e pegou na segunda partida sem problema algum, tinha mais aula pra dar a noite, fui com ela, e normal, sem qq problema....sem luz FI.....

ainda na busca do código da bateria yuasa...
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
agpcardoso
Contato:

Opa, o código da yuasa é este daqui Imagem

Com relação ao sistema eletrico, lembro q qdo vc trocou o retificador vc comentou q vc fez os testes pisando no freio e acendendo o farol alto e não teve diminuição da voltagem.

Por esse motivo que falei da minha, pois acho que os retificadores feitos para mirage não são bons, e TALVEZ o ideal é fazer o que vc fez, colocar o retificador de uma outra moto

SemControle escreveu:hj cedo foram 3 ou 4 partidas até q pegou com o som abafado, ai apagou, custou ligar novamente com o som abafado, acelerava e morria, notei a luz FI ligada.....
fui de carro então trabalhar, de noite sai do serviço e fui até em casa, bati e pegou na segunda partida sem problema algum, tinha mais aula pra dar a noite, fui com ela, e normal, sem qq problema....sem luz FI.....

1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
Miau
Moderador

Eu sempre quis pegar uma EFI com esse defeito de não carregar e dar pau na lenta.. problemas na partida.. só pra esmiuçar e ver qual é..

Então um dia apareceu um cliente com uma com esses sintomas..

Fiz todos os testes.. tirei todas as medições ohmicas e de voltagem de funcionamento de estator.. retificador.. etc e tal.. e tudo ok..

fora o retificador que era original e ficava com a voltagem caída em 12v quando era pra dar 14 e tantos..

usando uma bateria de carro.. dava partida fácil e mantinha a lenta.. e a tensão do retificador ficava normal.

assim q eu soltava a bateria de carro do circuito.. dava pau..

fui descobrir que o borne, não lembro se + ou - da bateria tava todo solto.. tipo quebrado mesmo dentro da bateria.. e ai ele ficava bambando.. quando eu forçava ele.. a moto ficava ok..

era uma bateria moura.. pedi pro cliente trocar pois tava na garantia.. ele trocou e tal.. ai aproveitei pra testar um retificador de falcon só pra ver.. deu ruim.. não funcionou com a mirage EFI, as voltagens de carga ficavam meo doidas.. chegando a 9v e tal.. então ficou com o original mesmo.. e tudo resolvido
agpcardoso
Contato:

Na época que troquei meu retificador pelo chiaratto teve um mecanico que falou que estava adaptando o retificador da CB300 pq o da falcon dava muito problema.
Miau escreveu:Eu sempre quis pegar uma EFI com esse defeito de não carregar e dar pau na lenta.. problemas na partida.. só pra esmiuçar e ver qual é..

Fiz todos os testes.. tirei todas as medições ohmicas e de voltagem de funcionamento de estator.. retificador.. etc e tal.. e tudo ok..

fora o retificador que era original e ficava com a voltagem caída em 12v quando era pra dar 14 e tantos..

usando uma bateria de carro.. dava partida fácil e mantinha a lenta.. e a tensão do retificador ficava normal.

fui descobrir que o borne, não lembro se + ou - da bateria tava todo solto.. tipo quebrado mesmo dentro da bateria.. e ai ele ficava bambando.. quando eu forçava ele.. a moto ficava ok..

era uma bateria moura.. pedi pro cliente trocar pois tava na garantia.. ele trocou e tal.. ai aproveitei pra testar um retificador de falcon só pra ver.. deu ruim.. não funcionou com a mirage EFI, as voltagens de carga ficavam meo doidas.. chegando a 9v e tal.. então ficou com o original mesmo.. e tudo resolvido
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
SemControle

obrigado pelo código.....
então, tanto o original qnt o adaptado logo q liga não tem queda, 20min depois de funcionando já começa a ter queda, o adaptado após longo tempo tem queda da ordem de 2V qnd freia em lenta....o original la na frente ainda não usei por horas direto pra ver a qnt chega a queda...mas coisa de 30min já tem 1V de queda...de 14,7 em ML freiando pra 13,5~13,7 em ML e freiando após uma meia hora ligada....
agpcardoso escreveu:Opa, o código da yuasa é este daqui Imagem

Com relação ao sistema eletrico, lembro q qdo vc trocou o retificador vc comentou q vc fez os testes pisando no freio e acendendo o farol alto e não teve diminuição da voltagem.

Por esse motivo que falei da minha, pois acho que os retificadores feitos para mirage não são bons, e TALVEZ o ideal é fazer o que vc fez, colocar o retificador de uma outra moto

SemControle escreveu:hj cedo foram 3 ou 4 partidas até q pegou com o som abafado, ai apagou, custou ligar novamente com o som abafado, acelerava e morria, notei a luz FI ligada.....

Lead preta 108cc 14
Yes 07
SemControle

Miau escreveu:Eu sempre quis pegar uma EFI com esse defeito de não carregar e dar pau na lenta.. problemas na partida.. só pra esmiuçar e ver qual é..

a minha carrega, não liga de primeira mais, após um tempo desligada, eu desconfio da bateria pq acho q seja a original ainda....e a moto é 12/13, e qnd tento dar a partida vejo marcar na casa de 9V o voltímetro, mas independe disso, na segunda ou terceira tentativa pega....
no dia q testei com a bateria do carro ligada na moto, foi uma partida longa, mas pegou de primeira, coisa q pode segurar o tempo q for qnd da a primeira partida so c a bateria dela q não pega....
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Miau
Moderador

Mas o SemControle.. isso não seria normal? pois enquanto ta carregando a bateria.. acho que a tensão fica mais alta mesmo, no máximo até 14.5v pois além disso pode causar deformação dos elementos da bateria e diminuir a vida útil.. e a medida que a bateria se aproxima da carga plena, abaixa a tensão.. e passa a flutuar uma tensão de 13v por ai..

não te dou certeza mas acho que é um comportamento normal.. nesse caso.

sobre a partida.. eu tive um problema desse com a minha.. fria só pegava na terceira por ai.. e era o rele de partida que tava deixando passar menos corrente do que o necessário, inclusive eu percebia a partida meio cansada como se a bateria tivesse meio arriada. Já com o motor quente.. a partida é mais fácil obviamente pois o motor tá quentinho. Troquei e pegou de primeira..

ahh sim.. complementando, vai uma dica a respeito da moto se comportar estranhamente quando a bateria está ruim..

ocorre que nas EFI, a ECU é muito sensível e exige alimentação continua retificada e filtrada.. mas como assim?

por exemplo.. nas carburadas, eu consigo fazer a moto funcionar só com o retificador.. sem bateria.. pois não tem problema se os 12v estiverem chegando em pulsos..

já na EFI.. tem q vir continuamente 12v lisinho.. então a bateria acaba atuando como se fosse um baita capacitor.. vamos supor que a tensão chegue do retificador em pulsos de 200hz.. isso equivale a alguém estar ligando e desligando a alimentação 12v 200 vezes por segundo.. cada intervalo entre 1hz e outro fica sem tensão e seria como se você estivesse desplugando a ECU nesse momento. Quando adicionamos a bateria, ela passa a alimentar esse intervalo, mantendo os 12v contínuos sem quedas, como se fosse um capacitor eletrolítico.
SemControle

sim sim, essa parte entendo, so não sei se em moto, estator/retificador, tem esse monitoramento de carga da bateria pra reduzir.....
o estranho é assim, se eu rodar meia hora....qnd freio em lenta a tensão cai, ok....se paro de freiar a tensão volta aos 14,5.....
com o retificador não original a queda era maior...e funcionava da mesma forma.....a queda acontece com o consumo da luz do freio, muito estranho ficar em marcha lenta não importa qnt tempo ligada, ela mantem a tensão inicial.....se der seta q seja tem queda q varia pelo tempo ligada.....
1hora ligada com seta e freio com o retificador não original, caia em 12,1V e a lenta oscilava....

então não noto a partida pesada/cansada não....mesmo qnd cai em 9V...pelo teste com a bateria do carro, não deve ser o rele não...mas já é algo de pensar em trocar tmb....estou usando muitas partidas e logo ele pifa....
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Miau
Moderador

da uma olhada se não há fuga de corrente nesse chicote da luz de freio.. desmonta a lente.. e a carenagem lateral direita da bateria.. o chicote tem um conector bem ali se não me falha a memória.. ai você despluga e testa pra ver se não tem curto ou alguma pequena fuga de corrente pro chassis.

também pode testar assim com o chicote deplugado e acionar o freio pra ver se não tem fuga no chicote da frente.. se a voltagem cair.. mesmo com o chicote da lampada solto, então tem problema na frente
Responder