Vulcan 900: Diário de uma Custom

Moto: Kawasaki Vulcan

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Kawasaki, Colaboradores Kasinski

Responder
rklein

Quatro Rodas Motos, Melhor Compra 2015

Custom de 301 a 750 cm³

http://quatrorodas.abril.com.br/moto/me ... -cm3.shtml

1- Honda CTX 700N

2- KAWASAKI VULCAN 650 S

Imagem

Sua principal missão não é nem brigar com a CTX 700N, mas apagar da memória do brasileiro as más lembranças das antigas Vulcan 500, 750, 800 e 1500. Não que fossem ruins (ao contrário), mas seu pós-venda nos anos 90 era tão precário que as motos ficaram sem assistência técnica e peças. O que, para uma Vulcan 750, era decretar sua morte. Hoje a Kawasaki está no Brasil através de uma subsidiária (e não mais um representante), monta suas motos em Manaus, tem preços competitivos e uma assistência técnica estruturada.

Custom de 751 a 1200 cm³

http://quatrorodas.abril.com.br/moto/me ... -cm3.shtml

1-YAMAHA MIDNIGHT STAR 950

2- HARLEY-DAVIDSON SPORSTER 1200 CUSTOM

3- KAWASAKI VULCAN 900

Imagem

Tudo levava a crer que aqui ficaria a Suzuki Boulevard 800, que é muito mais bem-sucedida no mercado. Mas os números falaram mais alto: a Vulcan tem preço inicial inferior e cesta de peças bem mais barata (a da Boulevard custa R$ 1 197!), enquanto o seguro e a desvalorização equivalem aos da Suzuki. E ainda há sua solidez no mercado: apesar das vendas modestas, a Kawasaki a mantém em linha em três versões bem definidas, sem mudanças repentinas nem sinais de descontinuidade.
Imagem
Imagem
JoaoYYZ

Fala rklein,
Pra variar eu aqui lendo seu diário de bordo. Leu que eu QUASE comprei uma Vulcan com o cárter trincado? QUASE... por muuuuuuuuuuuito pouco não avancei. Agradeço muito ao Joca pela puxada de orelha. Minha hora vai chegar...

Meu nobre... eu sou fissurado por carros. Tinha pilhas de coleção de Quatro Rodas e Oficina Mecânica (lembra dela, que algumas páginas eram preto e branco, e ensinava tudo, até como regular e trocar o cabo de freio de mão??). Década de 80 tinha excelentes revistas... e neutras! Deixei de comprar a Quatro Rodas no início de 2000, devido à postura nas reportagens. Deixaram de ser imparciais e passaram a elencar, eleger os melhores, os piores... e sempre aos olhos DELES, em vez de dar prós e contras, balanceando os veículos comparados para deixar o leitor com todo o material para tomar sua decisão por si mesmo. Enfim... compre a Revista Duas Rodas do mês passado (ainda não deve ter sido recolhida). Tem exatamente o comparativo entre as duas motocas: Vulcan S e CTX... e quem bate? A Vulcan S!
Eu não confio na Quatro Rodas por NADA!

Leu o que falaram na reportagem, que a missão da Vulcan S não é brigar com a CTX e sim "apagar da memória do brasileiro as más lembranças das antigas Vulcan 500, 750, 800 e 1500". Oi??? Podiam ser ruins de comprar peças... mas na década de 90! HOJE vá à uma Hyundai e peça um pára-lama direito do HB20. Tem para pronta entrega? NÃO! Então, se hoje, em 2015 as coisas ainda são assim para marcas FIRMES no mercado como a Hyundai, imagina década de 90. E nem por isso eles metem o pau na Hyundai, né? (Obs: nada contra, quase comprei um HB20 ano passado rs).
O repórter falou algum ponto positivo da Kawasaki? NÃO. Ah... mas falou 4 (QUATRO) pontos positivos da Honda. Se o motor da Honda é moderno, o da 650 então é da era do DKW? Po... a moto é lançamento mundial, pega o Youtube e os americanos fãs de Harley elogiando a Vulcan S... o cara perdeu a noção... e se fosse tão ruim estaria na Ninja, na Versys...? Po... o cara tomou bolinha!

Sabe o que acontece? Sou engenheiro. Na engenharia tudo roda em torno do meu CREA. Se eu faço algo errado, eu respondo judicialmente. Se dou um parecer técnico errado, respondo judicialmente. Um médico responde pelo CRM dele, também judicialmente. E o jornalista? É comprado... escreve o que quer... e acaba queimando toda uma marca, um trabalho bacana... em favor do bolso dele.

Não que todos os jornalistas sejam tendenciosos, longe disso! Mas não há NADA p/ coibir essas coisas. Compare as duas revistas. NADA A VER as coisas ditas. E colocar QUATRO pontos positivos da Honda e NENHUM da Vulcan, e ainda dizer que a missão dela é "apagar a imagem..." não é à toa que a Suzuki se recusa a ceder motos para comparativos. Nesse ponto respeito a Suzuki, por não se venderem. Se as matérias fossem imparciais, show. Mas... ceder um produto que você investiu milhares de dólares em pesquisa e desenvolvimento, pra que um Zé das Couves receba um "cafézinho" e enalteça o outro... não é um comparativo justo.

Por fim: por isso a Suzuki não ganha comparativos. Eles não cedem motos a reportagens. É a política deles.
Por outro lado, o pessoal da Quatro Rodas não citou TRÊS pontos negativos cruciais nas 2 primeiras colocadas acima de 751cm³:
MIDNIGHT: o motor refrigerado à água, que no verão de 40 graus te deixa estéril de tanto calor lá embaixo; mas ainda considero a moto um sonho de consumo!
HD 1200: o motor refrigerado à água e o mesmo problema acima (sendo que um senhor aqui do prédio que tem uma Heritage tem uma das batatas das pernas tostada (mto feia a cicatriz da queimadura) por causa do calor; e a suspensão traseira que dá fim de curso sem carona, e com carona soca muito (li isso no fórum das HDs).

Acho as duas motos simplesmente lindas! São as mais bonitas na minha opinião. Mas... cadê os pontos negativos? Nada é perfeito!

A Quatro Rodas deixou de ser uma revista informativa... pra ser uma coluna de opinião.
Desculpas pelo post longo... mas foi mais um desabafo. Gastei meses pesquisando pela Vulcan S pra fazerem isso. Que desrespeito... e palmas à Suzuki pela política de não ceder motos para testes.
Abraços!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
rklein

Joao,

É exatamente como vc falou, infelizmente a mídia sempre puxa a brasa pra quem anuncia mais em suas revistas. Temos mesmo que ler com a pulga atrás da orelha, temos que ler desconfiando e dando os devidos descontos para chegarmos a nossa conclusão.

Quando decidi partir para uma Custom, cheguei a cogitar a HD 1.200 Custom, li muito e pesquisei a opinião e experiencias de proprietários nos fóruns, mas refrigeração a ar e a suspensão dura e inadequada para nossas ruas, fizeram eu desisti dela. a Midnight star em minha opinião é a mais bonita e bem avaliada pela mídia, mas a antiquada refrigeração a ar me fizeram desisti dela também.

Decidi pela Vulcan 900 com base em minhas opiniões e conclusões sobre o que é uma boa moto, e acertei na mosca, 1 ano e 4 meses com ela e hoje tenho a certeza que escolhi certo.

A HD V-Rod foi escolha pela emoção, pelo design, motor (potente e refrigeração liquida). A marca HD e a opinião da mídia pesaram muito pouco.

Quanto a Vulcan que você estava pensando em comprar, eu até ia dar minha opinião, mas Joca falou tudo que eu diria e muito mais. Ainda bem que você desistiu daquela, ia ser dor de cabeça e chateação. Logo voce pega uma decente, e aí, vai ser só alegria.

Uma coisa nunca me incomodou na Vulcan 900 é o calor gerado pelo motor. Até porque costumo usar calça de cordura, já na V-Rod, mesmo sendo refrigeração liquida, sempre me incomodou em dias quentes. Na semana passada, tive que sair sem a calça de cordura, usei uma calça da capa de chuva da HD, que tem uma proteção na parte interna das pernas para evitar que derreta em contato com o escapamento que fica colado na sua panturrilha e coxa direita, teve um momento, no transito que senti minha panturrilha queimando, acho que encostei no escapamento, afastei a perna mas a dor aumentava, continuei pilotando com a perna esticada, afastando do escapamento, mas nada da dor passar, só aumentava, pensei que tinha esguichado água fervente, e procurei um lugar para parar, pois não aguentava mais, mas antes de eu parar a dor diminuiu. Péssima a localização do escape da V-Rod Night Rod, acho que na V-Rod Muscle é melhor, pois é um escapamento de cada lado e não ficam tão perto da canela.

Nunca terei uma moto com motor de grande capacidade e refrigeração a ar, até a ultra conservadora HD já está mudando seus motores e adotando a refrigeração liquida (Projeto Rushmore)

"...Agora, o modelo Ultra Limited é equipado com o novo Twin Cam 103™ High Output Twin Cooled™, também de 1.700 cm³, com refrigeração mista que, além de proporcionar melhor performance, oferece mais conforto ao condutor e passageiro ao reduzir o calor propagado..."

http://www.harley-davidson.com/content/ ... ews68.html

"Novas Harley-Davidson “pedem água” para 2014... ...a Electra Glide Ultra Limited e o triciclo Tri Glide Limited receberam refrigeração líquida – na verdade um sistema de refrigeração líquida nos cabeçotes. Sim! A Marca de Milwaukee finalmente se rendeu ao sistema de arrefecimento e já declarou que os modelos equipados com o propulsor Twin Cam 110 preparado pela divisão Screamin’Eagle , presente nas motos especiais da linha CVO também terão a refrigeração mista ar e água."

http://infomoto.blogosfera.uol.com.br/2 ... para-2014/

Refrigeração a ar pode até não sofrer na estrada, mas na cidade...
Imagem
Imagem
JoaoYYZ

rklein,
É bem por aí... e valeu por ter acompanhado minha dúvida sobre a Vulcan que quase peguei.

Surgiu uma possibilidade de uma 2011 Custom, IGUAL à sua. Preta com faixas vermelhas, 34.000km.
Uma coisa que está me afastando (E MUITO) das Vulcan 900 é a largura: 1005mm! A minha Horizon tem 790mm.
Estou buscando Shadow Aero (920mm de largura) e estou desanimando da Vulcan e seu 1m de largura. Tá bom... pode parecer que 10cm não são nada, mas no RJ e em corredor... a diferença é absurda! E sair dos 790mm pra 1m de largura... é tenso. Te trago algumas dúvidas:
1) Você usa ela pra trabalhar. As faixas em SP são mais largas, o que dá um maior espaço no corredor. Como ela é no trânsito pesado?
2) Nos seus tópicos iniciais você comentou que a Ninja soprava calor na sua perna, e você elogiou o projeto da Vulcan. Ela no trânsito pesado esquenta muito?
3) Você QUIS a Custom, ou chegou a ver a Classic? Nem em "opiniões dos proprietários" eu consegui achar um comparativo entre a Classic e a Custom em termos de ciclística e comportamento.

Pode me dar uma ajuda nessas 3 aí?
Abraço!!
Dafra Maxsym 400i
rklein

João,

Eu acho a 2011 a mais bonita das Vulcans.

1) Você usa ela pra trabalhar. As faixas em SP são mais largas, o que dá um maior espaço no corredor. Como ela é no trânsito pesado?

Uso diariamente, mas a maior parte de meu trajeto de 60 km ida e volta é de trecho urbano de rodovias (Rodoanel, Raposo Tavares, Regis Bittencourt e Castelo Branco) e os corredores são bem largos, mas nas avenidas e ruas que pego, o corredor é apertado, mas não atrapalha muito não, depois que vc se acostuma com ela, parece que ela emagrece. Longe de ser uma 250cc, mas mesmo assim, muito melhor que um carro. As vezes eu entalo com ela, mas é pouco, no inicio é um problema, mas depois que vc se acostuma, fica fácil.

2) Nos seus tópicos iniciais você comentou que a Ninja soprava calor na sua perna, e você elogiou o projeto da Vulcan. Ela no trânsito pesado esquenta muito?

O problema da Ninja 650r era que o jato era direto na sua canela, na Vulcan, o jato não bate na canela, passa por baixo, pois a perna fica esticada e mais alta devido a posição das pedaleiras. Não me incomodo nada com calor do motor na Vulcan, já na Ninja sim, e na V-Rod então nem se fala, é um absurdo mesmo. Pra piorar, a Ninja e a V-Rod trabalham em alta rotação, e a ventoinha (uma na Ninja e duas na V-Rod) ligam mais constantemente, a Vulcan trabalha em baixa, por isso esquenta menos e a ventoinha liga menos também.

3) Você QUIS a Custom, ou chegou a ver a Classic? Nem em "opiniões dos proprietários" eu consegui achar um comparativo entre a Classic e a Custom em termos de ciclística e comportamento.

Quando vi as duas, Custom e Classic, fiquei na duvida, pois não gosto de cromados, nem de tachinhas, franjas, etc. prefiro pintura fosca e visual dark e clean, e a Custom é fosca até no escapamento. Tanto é que escolhi a V-Rod preto fosco também, por sinal, até o grafismo é parecido com o da Vulcan, duas faixas longitudinais nas duas, sendo vermelha na Vulcan e laranja na HD. O que me desagrada na Custom é o pneu dianteiro fino e as bengalas finas, acho bacana o aro da roda de 21", mas o pneu fino... que bagulho feio. Mas depois que troquei o 80/90 pelo 90/90 melhorou a estética. As bengalas da Classic são mais grossas e bonitas, dá mais impressão de robustez e de "moto grande". Por outro lado, acho que o pneu maior e mais fino da Custom ajuda a deixar a dianteira mais leve, facilitando manobras na cidade. foi complicado escolher entre cromados x pneu fino, fiquei dias pensando e horas olhando para as duas, até que concluí que gosto menos de cromados que de rodas finas :mrgreen: e que não se pode ter tudo :(

Também não queria arriscar plataforma, nunca pilotei uma moto com plataforma, prefiro as pedaleiras que estou acostumado, até porque raspa menos no asfalto. Plataforma me dá uma impressão de falta de apoio, de insegurança, que os pés vão escorregar pelo lados, sei lá, talvez seja falta de experiencia, mas preferi não arriscar.

Outra coisa boa na Custom, é que ela é um pouquinho mais alta que a Classic, e aí fica menos pior pra passar em lombadas, raspei muito pouco Suzana Vieira em lombadas, foi apenas no inicio, depois peguei a manha de como passar nas lombadas (transversalmente) e aí acabaram os sustos.

Tem este teste com as duas, muito superficial, mas é o único que achei.

https://www.youtube.com/watch?v=FPEMM09 ... e=youtu.be
Imagem
Imagem
Ygor

Nossa João, você é engenheiro tem uma Dafra horizontal quase comprou um hb20 e está em dúvida sobre a 900 e 650 da Kawasaki, só falta me dizer que é eng° civil e deixou de comprar o hb20 pelo péssimo atendimento das cc's parece plágio kkk

Tenho acompanhado o diário também, eu já fico na dúvida pelo seguinte adoro cromados e desenho clássico, mas sou fã de tecnologia embarcada se não tivesse de trabalhar com a moto todos os dias, a 900 seria uma escolha fácil, mas o guidão mais largo, ciclística, calor maior gerado pela foi cilindrada maior, tudo isso pesa na escolha fora o ABS que está sendo determinante, a 650 está ganhando a parada pouco a pouco.

Se a 4 rodas tivesse comparado a 650 com a ctx automática do exterior seria uma briga mais justa agora o que se vende atualmente pela honda não se compara.
Ygor P
JoaoYYZ

Fala sério Ygor! Até nisso! Engenheiro também? E também mal atendido na Hyundai??? rsrsrs
Também sou fã de tecnologia embarcada, e ter um chassi novo, lançamento mundial e um motor atual me chamam bastante a atenção. E o ABS então, nem se fala.
Também só tenho UMA restrição quanto à Vulcan: 1005mm de largura X 790 da Horizon
A Vulcan S tem 881mm de largura, o que não é muito longe da Horizon. Mas a Vulcan normal com 20cm a mais... a coisa fica tensa, ainda mais aqui no RJ com os corredores BEM estreitos.

Quanto ao calor, o rklein tirou várias dúvidas minhas sobre a Suzana Vieira dele ser uma frigideira p/ fritar ovos ou não. E logo nos primeiros posts ele comparou o jato de ar dela com o da Ninja, e diz que ela sopra pra longe da perna.
Dafra Maxsym 400i
rklein

Sopra menos, o jato é menos quente, e a ventoinha liga menos que o da 650r.

Nunca tinha reparado que a Vulcan era tão larga, 1 metro??? :shock:

Até pensei que a largura da Classic era maior que da Custom, pois visualmente o guidom da Classic parece ser maior, e o guidom parece ser a parte mais larga das duas. Mas no site da Kawasaki Brasil diz que a largura é exatamente a mesma!

Classic

Dimensões C x L x A 2.465 mm x 1.005 mm x 1.065 mm

Custom

Dimensões C x L x A 2.405 mm x 1.005 mm x 1.065 mm

Desconfiei dos números tupiniquins :roll: , e pra não restar duvida, fui no site dos Apaches norte americanos, e :wink: :

Classic

Overall Length.(comprimento)...97.0 in = 2.463,00 mm
Overall Width..(largura).......39.6 in = 1.005,84 mm
Overall Height.(altura)........41.9 in = 1.064,26 mm

Custom 900

Overall Length...94.7 in = 2.466,34 mm
Overall Width....35.2 in = 894,08 mm
Overall Height...44.1 in = 1.120,14 mm

Custom S

Overall Length...91.0 in = 2311,4
Overall Width....34.7 in = 881,38
Overall Height...43.3 in = 1.099,82

Ninja 650

Overall Length...83.1 in = 2.110,74
Overall Width....30.3 in = 769,62
Overall Height...46.5 in = 1.181,10

Pronto, prefiro acreditar nos meus olhos e nos Sioux que nos tabajaras. A Custom é mais estreita que a Classic.

Não passa de 1 metro. Apenas 0,894 mts, 11,2 cms mais estreita que a Classic e 12,7 cms mais larga que a Vulcan S e 12,5 mais larga que a Ninja 650.

Apenas 10,4 cms a mais que a Horizon!!! :lol:

Pode comprar a Custom que vai entalar menos que a Classic! :mrgreen:

Quanto ao ABS, maior pisada na bola da Kawasaki, não tem como deixar de ter uma coisa tão comum hoje em dia, Não me interesso mais por moto ou carro sem ABS e também não compro mais uma moto com corrente. Correia ou cardã são pre requisito.
Não quero mais saber de limpar e lubrificar corrente, muito menos de roda suja de graxa.
Imagem
Imagem
rklein

Esta semana me enrosquei numa linha de pipa, olha onde ela enrolou:

Imagem

Essa reportagem da Auto Esporte vem a calhar pra quem acha feia a antena:

Linha de pipa pode cortar como faca: veja como se proteger na moto
Antena que corta a linha é indicada para evitar os ferimentos.
Vídeo mostra quais cuidados os motociclistas devem tomar.

http://g1.globo.com/carros/motos/notici ... -moto.html
Imagem
Imagem
rklein

Estou planejando trocar a Vulcan por outra V-Rod no inicio de 2016, só que será a versão Muscle.

A razão é que gostei tanto do motorzão revolution da V-Rod que a Vulcan ficou fraquinha para meu gosto e perdi a vontade de usar ela. Pra quem gosta de uma esportiva e sai de uma 600 cc ou mais, fica mesmo complicado se contentar com os 50 cavalos da Vulcan ou de qualquer outra custom clássica (Midnight, Boulevard, Shadow...). O fato do torque ser abundante já em baixa rotação não chegou a compensar a falta de potencia/reação em velocidades mais altas. A vulcan reage bem, mas não chega nem perto dos 125 cavalos da V-Rod quando você quer descarregar as frustações da vida pelo caminho :twisted:

Não curto alta velocidade, costumo respeitar a velocidade máxima da pista, mas arrancar na frente de todo mundo nos semáforos e saída de pedágio não tem preço, ainda mais quando o rugido do motor ecoa bonito pela rua sem o exagero de um escape aberto. Poder ganhar velocidade num piscar de olho pra sair de entre os carros, numa ultrapassagem ou situação de risco também é muito bacana e transmite uma genuína sensação de segurança, de poder "escapar" do perigo que é estar entre carros e caminhões para se posicionar mais a frente num lugar mais tranquilo na via. Quem nunca viu um malacabado se aproximando pelo retrovisor sem dar sinal de que vai reduzir? Nestas horas deixo ele comendo poeira e remoendo suas frustrações e impotência, facinho. Só não pode ter uma curva fechada pela frente :mrgreen:

Gostei demais da V-Rod, é a moto ideal para esse país sem lei, bonita, baixo risco de assalto, seguro irrisório e com esportividade. Pretendo ficar com as duas versões dela, a Night Rod (Vera Fischer) e a Muscle (que será a Maria Bethânia), nas cores abaixo, as que acho mais bonitas de cada uma. Não existe outra moto que tenha, ao mesmo tempo, potencia suficiente para garantir alguma diversão e não seja visada como a V-Rod, todas as outras são perigo de vida nessa terra desgovernada, quem manda aqui são mesmo os bandidos. Tudo bem que ela não tem a agilidade de uma esportiva, naked ou big trail, mas não se pode ter tudo ao mesmo tempo. :cry:

Até andei sonhando com uma Ducatti Diavel, mas não quero mais saber de voltar a enfrentar uma corrente, cuja manutenção constante (limpar e lubrificar ela e a roda traseira suja de graxa), sem falar nas trocas de corrente e relação, tira a vontade de ter uma dessa. Também não sei como anda o seguro e o interesse da bandidagem nestas Duccati, até porque, assim como as BMWs, podem ser que venha a subir em pouco tempo.

V-Rod Night Rod Black Denin

Imagem

V-Rod Muscle White Hot Denim

Imagem
Imagem
Imagem
Responder