Isso faz muito sentido!!!
Pode até ser uma solução para nossos estatores...
Boa estrada a todos.
Mirage 250: Problemas elétricos em geral
Moderadores: Moderadores, Administradores
Gama
Ex-Mirage 250 Carburada - Gordinha
Um sonho realizado!
Motoabraços
Ex-Mirage 250 Carburada - Gordinha
Um sonho realizado!
Motoabraços
agpcardoso escreveu:Pessoal,
Andei navegando por uns sites gringos para ver se eles tinham algumas soluções diferentes de alguns problemas comuns e encontrei uma que não lembro de ter visto em nenhum forum/site brasileiro.
Fonte: http://www.sbrnsw.com/forums/index.php?topic=59.0
Tradução meia boca pq meu inglês não é 100%
Estator
O que dá errado ?
Parafusos da carcaça de trás do estator solta fricção no interior do estator, eventualmente causando variações eléctricas e insuficiência
Como faço para corrigir ?
Retire a tampa do estator, remova o estator e usar algum composto bloqueio permanente sobre esses parafusos.
Alguém ja notou isso?
Texto na íntegra
Stator
What goes wrong?
Casing bolts behind the Stator work loose rubbing on the inside of the stator eventually causing electrical variations and failure
How do i fiX?
Take off the stator cover, remove the stator and use some permanent locking compound on these bolts you can now see and torq em up.
Essa para mim é nova, mas é de grande ajuda!!
-
agpcardoso
- Mensagens: 619
- Registrado em: 03 Ago 2012, 18:06
- Localização: São Paulo
- Contato:
dougnaestrada seu estador chiaratto chegou?
Ja instalou?
Ja instalou?
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
-
dougnaestrada
- Mensagens: 300
- Registrado em: 23 Out 2012, 13:52
- Localização: São Paulo
- Contato:
Fala brother!agpcardoso escreveu:dougnaestrada seu estador chiaratto chegou?
Ja instalou?
Vamos por partes, como diria Jack.
Chegou no dia seguinte ao pedido e pagamento. O atendimento deles é campeão e o produto veio muito bem embalado em uma caixa de papelão com "bolas" de isopor protegendo.
A embalagem continha o RR e os plugues novos para eu refazer o chicote que havia derretido. Não vieram instruções, mas foi fácil de montar.
Fiz a instalação no sábado, mas não tive a oportunidade de fazer um bom teste ainda. Apenas rodei para testá-lo (na verdade mais para testar minha perícia na instalação).
Entre amanhã e sexta rodarei bastante e efetuarei as medições de carga, temperatura do RR e inspeção visual dos plugues para saber se está tudo conforme o planejado. Até porque no sábado devo rodar para mais longe...
Ainda estou estudando se adicionarei um cooler para ajudar na dissipação de calor, mas possivelmente farei isso somente no mês que vem.
De qualquer forma seguem algumas imagens do plugue derretido e do novo RR:
<br>
<br>
Depois posto as fotos do novo RR instalado.
Doug
Keep your bike in good repair, because motorcycle boots are not confortable for walking
Keep your bike in good repair, because motorcycle boots are not confortable for walking
dougnaestrada escreveu:
Maninho! Como você conseguiu isso?!?
Eu não lembro do relato de "fogo", só lembro que você disse que tava com problemas no R/R...
-
agpcardoso
- Mensagens: 619
- Registrado em: 03 Ago 2012, 18:06
- Localização: São Paulo
- Contato:
CARAMBA!!! foi o RR que fez tudo isso??
Será q não tem outra coisa em curto não?
Antes de instalar o chiaratto, testa o estator pra ver se ele não ta enviando carga de mais.
Será q não tem outra coisa em curto não?
Antes de instalar o chiaratto, testa o estator pra ver se ele não ta enviando carga de mais.
FIlIPy65 escreveu:dougnaestrada escreveu:![]()
Maninho! Como você conseguiu isso?!?
Eu não lembro do relato de "fogo", só lembro que você disse que tava com problemas no R/R...
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
-
jirschik
- Moderador
- Mensagens: 4103
- Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
- Localização: São Paulo
- Contato:
Na nova instalação, garanta que as conexões estejam firmes, que os terminais estejam bem presos e limpos, sem oxidação. Se for o caso, troque o tipo de terminal, que não precisa ser original. Eles só precisam se encaixar bem. Terminais do tipo "faca-bainha" podem apresentar problema de transferência de energia, principalmente causado durante um processo de manutenção onde coloca-se alguma ponta de prova de equipamento elétrico dentro da bainha, de forma à abri-la, e isso tira a pressão do contato. Se o contato não é bom, ele apresenta maior resistência elétrica, dissipa mais calor e derrete o plástico, como neste caso. Pela foto, é o que aparenta que aconteceu, pois parece que o aquecimento foi apenas nos terminais e não no restante dos fios. É lógico que os fios na proximidade do terminal irá aquecer por conta do terminal.
Em suma, como uma opção para este caso, vale até refazer as conexões utilizando terminais parafusáveis (sindal), desde que os fios tenham suas pontas estanhadas e muito bem fixadas nos terminais. Não é tão prático quanto os terminais originais, mas cumprem muito bem a missão. Existem terminais parafusáveis com materiais isolantes diferentes: plástico, baquelite, cerâmica, etc.
Em suma, como uma opção para este caso, vale até refazer as conexões utilizando terminais parafusáveis (sindal), desde que os fios tenham suas pontas estanhadas e muito bem fixadas nos terminais. Não é tão prático quanto os terminais originais, mas cumprem muito bem a missão. Existem terminais parafusáveis com materiais isolantes diferentes: plástico, baquelite, cerâmica, etc.
-
dougnaestrada
- Mensagens: 300
- Registrado em: 23 Out 2012, 13:52
- Localização: São Paulo
- Contato:
A princípio está tudo OK com o estator.agpcardoso escreveu:CARAMBA!!! foi o RR que fez tudo isso??
Será q não tem outra coisa em curto não?
Antes de instalar o chiaratto, testa o estator pra ver se ele não ta enviando carga de mais.
Eu? Quem conseguiu foi a Kasinki e/ou o mecânico que mexeu procurando um certo curto que deu na moto depois de tombá-la. Até agora desconfio que ele só enrolou e ainda fez esta m*... Sabe quando o diagnóstico é a repimboca da parafuseta? Pois é...FIlIPy65 escreveu:![]()
Maninho! Como você conseguiu isso?!?
Eu não lembro do relato de "fogo", só lembro que você disse que tava com problemas no R/R...
Não chegou a sair chama, mas confesso que fiquei preocupado depois que vi como estava.
Quase dei uma de motoqueiro fantasma ao pilotar uma moto em chamas... kkkk
Grande Jirschik! Demorou pra aparecer por aqui, mas já chegou com contribuições valiosas.jirschik escreveu:Na nova instalação, garanta que as conexões estejam firmes, que os terminais estejam bem presos e limpos, sem oxidação. Se for o caso, troque o tipo de terminal, que não precisa ser original. Eles só precisam se encaixar bem. Terminais do tipo "faca-bainha" podem apresentar problema de transferência de energia, principalmente causado durante um processo de manutenção onde coloca-se alguma ponta de prova de equipamento elétrico dentro da bainha, de forma à abri-la, e isso tira a pressão do contato. Se o contato não é bom, ele apresenta maior resistência elétrica, dissipa mais calor e derrete o plástico, como neste caso. Pela foto, é o que aparenta que aconteceu, pois parece que o aquecimento foi apenas nos terminais e não no restante dos fios. É lógico que os fios na proximidade do terminal irá aquecer por conta do terminal.
Em suma, como uma opção para este caso, vale até refazer as conexões utilizando terminais parafusáveis (sindal), desde que os fios tenham suas pontas estanhadas e muito bem fixadas nos terminais. Não é tão prático quanto os terminais originais, mas cumprem muito bem a missão. Existem terminais parafusáveis com materiais isolantes diferentes: plástico, baquelite, cerâmica, etc.
Os conectores novos foram enviados pelo Chiarato, mas realmente são do tipo "faca-bainha". Até pensei em estanhar os fios antes de fixa-los nos conectores novos, mas desisti da ideia ao analisar que isso não era feito nem pela fábrica (talvez esse não seja um bom parâmetro).
Será que é radicalismo demais em usar um desses Rondal de porcelana? Ou estes Sindal de Baquelite já seguram bem o tranco? Ambas suportam 25A/600V, porém a de Baquelite suporta até 140ºC enquanto que a de porcelana chega aos 350ºC...
Abraços e valeu galera!!!
Doug
Keep your bike in good repair, because motorcycle boots are not confortable for walking
Keep your bike in good repair, because motorcycle boots are not confortable for walking
FIlIPy65 escreveu:![]()
Maninho! Como você conseguiu isso?!?
Eu não lembro do relato de "fogo", só lembro que você disse que tava com problemas no R/R...
O mecanico pode até ter te enrolado procurando por algum curto, mas acredito que, o que aconteceu com sua moto nao foi por culpa dele. Falo isso porque o mesmo aconteceu quando queimou o meu segundo retificador, parei no posto de gasolina para abastecer e começou a subir a fumaça e o cheiro de queimado, e adivinha onde foi? Exatamente no mesmo lugar que o seu.Eu? Quem conseguiu foi a Kasinki e/ou o mecânico que mexeu procurando um certo curto que deu na moto depois de tombá-la. Até agora desconfio que ele só enrolou e ainda fez esta m*... Sabe quando o diagnóstico é a repimboca da parafuseta? Pois é...
Não chegou a sair chama, mas confesso que fiquei preocupado depois que vi como estava.
Quase dei uma de motoqueiro fantasma ao pilotar uma moto em chamas... kkkk
Só para corrigir:
Quando queimou o segundo retificador da moto, nao o meu! HEHEHEHE
Quando queimou o segundo retificador da moto, nao o meu! HEHEHEHE

