Virago 250: Relação, Coroa, Pinhão, Corrente.
Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha
- brunobacelar
Certo, você diz o barulho de corrente rodando (o que eu já sabia que era por causa da corrente apertada) ou dos "tléc tléc" quando vou parar?beryalves escreveu:Bruno, verifique se o mecanico não esticou muito a corrente, ela deve ter uma pequena folga, para verificar mexa na corrente para baixo e para cima, a folga deverá estar entre 30 e 40 mm, se estivar muito apertada fará este barulho.
Mas assim, é certo ter algum barulho de corrente rodando ou não?
Bruno a minha moto faz esse tectec quando estou empurrando ele para estacionar com o motor desligado, então acredito que seja normal, mas aqui no forum tem uns caras fera que poderiam te ajudar mais.brunobacelar escreveu:Certo, você diz o barulho de corrente rodando (o que eu já sabia que era por causa da corrente apertada) ou dos "tléc tléc" quando vou parar?beryalves escreveu:Bruno, verifique se o mecanico não esticou muito a corrente, ela deve ter uma pequena folga, para verificar mexa na corrente para baixo e para cima, a folga deverá estar entre 30 e 40 mm, se estivar muito apertada fará este barulho.
Mas assim, é certo ter algum barulho de corrente rodando ou não?
Acrescentando, talvez seja a emenda da corrente, de uma olhada tambem.
- brunobacelar
Estava olhando o manual para ver como medir a folga, porém tenho uma dúvida.
Os 3~4cm de folga é total?
Ex:
--------folga cima
======== corrente
--------folga baixo
Seria 2cm pra cima + 2 pra baixo = 4cm
Ou, 4cm pra cima + 4 pra baixo?
Uma coisa que notei, é que a folga de baixo é menor que a folga de cima. É assim mesmo?

Ex:
--------folga cima
======== corrente
--------folga baixo
Uma coisa que notei, é que a folga de baixo é menor que a folga de cima. É assim mesmo?
A folga é 4cm no total.brunobacelar escreveu:Estava olhando o manual para ver como medir a folga, porém tenho uma dúvida.
Ex:
--------folga cima
======== corrente
--------folga baixo
- brunobacelar
Valeu, agora preciso arranjar uma régua pra medir, hahaha.beryalves escreveu: A folga é 4cm no total.
Pessoal, quero compartilhar com vocês a minha experiência nessa troca de coroa da viraguinho.
Tive que trocar minha relação por desgaste então me determinei a trocar a coroa por uma menor, a princípio eu pensei em colocar uma de 40z mas como alguns colegas já afirmaram que ela fica meio pesada na 5a marcha eu fiquei meio ressabiado. Ocorre que me deparei com uma coroa de 43z no site da VAZ que me pareceu bem atraente e assim resolvi compra-la.
Ontem fui à yamaha para trocar a relação e fazer outras pequenas manutenções de rotina... feito o serviço, peguei a maratanga e parti para o trabalho (35km de distância) e para minha surpresa ela ficou maravilhosamente boa...putz...perfeita, deveria vir de fábrica!
A arrancada ficou com uma sutilíssima diferença e o final ficou bem mais adequado que a coroa original, não sinto mais a danada "esguelando" e também não fico mais tentando passar para uma 6a marca que não existe.
Resumo da história, RECOMENDO A TODOS OS PROPRIETÁRIOS DE VIRAGUINHO!
Depois posto o levantamento sobre o consumo de combustível.
O link para a referida coroa segue:
http://goo.gl/Ich6P (site da comprevaz, tá com redutor de link do google)
Custa R$ 58,73

Tive que trocar minha relação por desgaste então me determinei a trocar a coroa por uma menor, a princípio eu pensei em colocar uma de 40z mas como alguns colegas já afirmaram que ela fica meio pesada na 5a marcha eu fiquei meio ressabiado. Ocorre que me deparei com uma coroa de 43z no site da VAZ que me pareceu bem atraente e assim resolvi compra-la.
Ontem fui à yamaha para trocar a relação e fazer outras pequenas manutenções de rotina... feito o serviço, peguei a maratanga e parti para o trabalho (35km de distância) e para minha surpresa ela ficou maravilhosamente boa...putz...perfeita, deveria vir de fábrica!
A arrancada ficou com uma sutilíssima diferença e o final ficou bem mais adequado que a coroa original, não sinto mais a danada "esguelando" e também não fico mais tentando passar para uma 6a marca que não existe.
O link para a referida coroa segue:
Custa R$ 58,73
Os justos deveriam ter a ousadia dos canalhas!

- brunobacelar
Boa tarde sbenga, poderia dar mais detalhes da troca? Além da coroa, qual pinhão e corrente comprou?sbenga escreveu:Pessoal, quero compartilhar com vocês a minha experiência nessa troca de coroa da viraguinho.
O link para a referida coroa seque:
Custa R$ 58,73
Obrigado.
Conforme esta no tópico peças genericas virago 250:
Coroa / Relação
- Tenere de 40 dentes aumenta velocidade final, mas diminui a arrancada da moto;
- Teneré ou XT600 Vaz 45 dentes
Corrente
- CB 400/450
É importante que a corrente tenha retentor, que é uma borracha que fica entre os elos, não trepida e não faz barulho.

Coroa / Relação
- Tenere de 40 dentes aumenta velocidade final, mas diminui a arrancada da moto;
Corrente
- CB 400/450
É importante que a corrente tenha retentor, que é uma borracha que fica entre os elos, não trepida e não faz barulho.
- brunobacelar
Sim, mas queria saber quais e possíveis links.beryalves escreveu:Conforme esta no tópico peças genericas virago 250:
Coroa / Relação
Corrente
- CB 400/450
Tipo: corrente DID?, Pinhão VAZ/RIFFEL?
Marcas e se possível links.
E pelo que ví, as correntes da cb tem pelo menos 6 elos a menos que a da virago original (110 contra 116), logo se fosse usar coroa de 45 e corrente de cb, daria problema não?