Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
cafb

O mecanico tentou ver codigo de falhas(piscadas)pela lampada de FI.
Verificar atenciosamente o funcionamento do Sensor TPS.
Jr.Gyn

Pessoal, preciso da ajuda de algum colega mais experiente. Eu tive problema neste final de semana com minha mirage 250, a bateria simplesmente morreu. Fiz uma viagem de mais ou menos 200 km e quando parei para abastecer a moto não pegava mais. Fiz várias tentativas e nada, resolvi esperar um pouco e depois de alguns minutos dei nova partida e ela pegou. Andei por uns 10 km e quando parei em um cruzamento a moto apagou e não pegou mais. Quando eu dava a partida, a luzes piscavam e falhavam e a moto só ratiava.
Encontrei uma auto elétrica e fiz uma "chupeta" na moto que ligou como um foguete, funcionando lindamente enquanto a outra bateria estava ligada na bateria da moto. Deixei dando carga por uns 10 minutos. Quando tentei ligar a moto só com a bateria dela, nada de pegar... da mesmo jeito de antes, luzes piscam, falha e a moto só ratiando. A bateria não segurou carga nenhuma.
Para minha sorte havia na auto elétrica uma bateria que me servia perfeitamente (naja 12v 12Ah). Comprei, instalei e segui viajem.
Hoje eu fui testar a carga dela, verifiquei que ela está com 12,4v com a moto desligada, quando eu ligo a moto e a carga tenderia a subir para +/- 14v, isso não acontece. A carga começa a subir muito lentamente e chega no máximo a 12,6v - 12,7v. Parece que o retificador não está carregando a bateria.
O retificador eu coloquei o da Falcon a uns 2 anos atrás (paralelo), parece-me estranho ele dá problemas novamente. Será que pode ser estator? Alguém sabe como posso testar o retificador e o estador da mirage 250 EFI? Qualquer ajuda será bem vinda.
Uma geração constrói a estrada onde a próxima trafega.
Cuba

Jr.Gyn escreveu:Pessoal, preciso da ajuda de algum colega mais experiente. Eu tive problema neste final de semana com minha mirage 250, a bateria simplesmente morreu. Fiz uma viagem de mais ou menos 200 km e quando parei para abastecer a moto não pegava mais. Fiz várias tentativas e nada, resolvi esperar um pouco e depois de alguns minutos dei nova partida e ela pegou. Andei por uns 10 km e quando parei em um cruzamento a moto apagou e não pegou mais. Quando eu dava a partida, a luzes piscavam e falhavam e a moto só ratiava.
Encontrei uma auto elétrica e fiz uma "chupeta" na moto que ligou como um foguete, funcionando lindamente enquanto a outra bateria estava ligada na bateria da moto. Deixei dando carga por uns 10 minutos. Quando tentei ligar a moto só com a bateria dela, nada de pegar... da mesmo jeito de antes, luzes piscam, falha e a moto só ratiando. A bateria não segurou carga nenhuma.
Para minha sorte havia na auto elétrica uma bateria que me servia perfeitamente (naja 12v 12Ah). Comprei, instalei e segui viajem.
Hoje eu fui testar a carga dela, verifiquei que ela está com 12,4v com a moto desligada, quando eu ligo a moto e a carga tenderia a subir para +/- 14v, isso não acontece. A carga começa a subir muito lentamente e chega no máximo a 12,6v - 12,7v. Parece que o retificador não está carregando a bateria.
O retificador eu coloquei o da Falcon a uns 2 anos atrás (paralelo), parece-me estranho ele dá problemas novamente. Será que pode ser estator? Alguém sabe como posso testar o retificador e o estador da mirage 250 EFI? Qualquer ajuda será bem vinda.
Gyn,

Não esta carregando, assim que liga deveria ir para 14v pelo menos.

Para testar o estator e o retificador, segue este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=U0Ps9YtboXE

Abs,
Cuba.
Jr.Gyn

Opa... valeu pelo link. Obrigado. :lol:
Cuba

Jr.Gyn escreveu:Opa... valeu pelo link. Obrigado. :lol:
Gyn, o teste esta nesse link que deixei no post, naquele vídeo mostra como fezer o teste.
Jr.Gyn

Cuba escreveu:
Jr.Gyn escreveu:Opa... valeu pelo link. Obrigado. :lol:
Gyn, o teste esta nesse link que deixei no post, naquele vídeo mostra como fezer o teste.

Rsss... eu não havia prestado atenção no link. Obrigado novamente.
Joezer

Cuba escreveu:
Jr.Gyn escreveu: ... verifiquei que ela está com 12,4v com a moto desligada, quando eu ligo a moto e a carga tenderia a subir para +/- 14v, isso não acontece...
Gyn,

Abs,
Cuba.
Esse problema aconteceu duas vezes comigo. Era um dos 3 fios amarelos do retificador que estava com mal contato, meio solto e bastante oxidado.

Toma cuidado que essas coisas provocam aquecimento... eu tenho trauma disso, a minha já teve um princípio de incêndio!
Soli Deo Gloria
Jr.Gyn

Joezer escreveu:
Cuba escreveu:
Jr.Gyn escreveu: ... verifiquei que ela está com 12,4v com a moto desligada, quando eu ligo a moto e a carga tenderia a subir para +/- 14v, isso não acontece...
Gyn,

Abs,
Cuba.
Esse problema aconteceu duas vezes comigo. Era um dos 3 fios amarelos do retificador que estava com mal contato, meio solto e bastante oxidado.

Toma cuidado que essas coisas provocam aquecimento... eu tenho trauma disso, a minha já teve um princípio de incêndio!
Pois é, o meu primeiro retificador, o original, pegou fogo no trânsito, tive que parar rápido e desconectar os cabos da bateria. Imagina o mico que eu paguei com a motoca soltando uma fumaceira em baixo do banco? . :oops:

Eu fiz os testes do link que o Cuba sugeriu e os testes complementares do manual de serviços da Mirage 250.

O teste de tensão CA do Magneto ficou entre o especificado (acima de 60V a 5mil RPM) mas o teste de resistência da bobina de indução do magneto ficou fora do especificado (85 a 105 ohms). No meu teste ficou 147,5 ohms.

A resistência da bobina de carga do magneto ficou entre o especificado (0,2 a 1,0 ohms).

O teste de tensão do retificador/regulador (teste no manual de serviço) os valores ficaram muito diferentes dos padroẽs, tipo: - exemplo: resistência entre o pino 1 e 5 que deveria ficar entre 0,4 a 0,7 ficou 557. Não sei se foi eu que não configurei corretamente o multimetro, mas acho que não é este o problema, porque eu usei o multimetro na posição indicada pelo manual de serviço.

Agora eu estou na dúvida se eu terei que trocar a bobina de indução do magneto (estator) e o retificador/regulador ou se troco só o retificador/regulador. Me ajudem aí galera :?

Abraço a todos...
jbrigagao
Moderador

Gyn,

Verifique a faixa do multímetro, se o valor esperado esta entre 0,4 e 0,7 Kohms o resultado 557 esta dentro do esperado, provavelmente a escala está em ohms, então 557 ohms equivale aproximadamente a 0,5 Kohms.
Imagem
Jr.Gyn

jbrigagao,

Pelo que eu entendi, a medida é volt (sou leigo em elétrica, apenas fuço muito).

Eu estou realizando este teste do manual de serviço da Mirage 250:

https://lh3.googleusercontent.com/-819b ... e_tela.png

e utilizando este multimetro:

https://lh4.googleusercontent.com/-96dH ... imetro.jpg
Responder